O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Rafael.Tadeu 09/04/2024

Acho que por ter sido meu terceiro audiobook seguido pela audible c a temática parecida e também narrado em grande parte na perspectiva de uma criança achei massante,provavelmente demoraria muito mais se tivesse que ler

O tema é sobre uma sociedade conservadora e preconceituosa pos crise nos EUA,usando um bairro específico para retratar ações,comportamentos e situações.

Mas teria preferido se tivessem focado em uma ou 2 situações,por terem sido muitas,achei boa parte devagar e pouco desenvolvida

Carol 09/04/2024

O sol é para todos
O livro passa muito tempo relembrando memórias e eu tive que me forçar a ler, só começa realmente lá pro 70% e achei bem superficial o tópico de racismo, sendo que eu achava que esse era o tema principal, acabei me apegando um pouco na família por isso a nota.

Patriciapilotti 08/04/2024

Eu gostei
Achei bem escrito, mas esperava mais, por ser tão bem comentado e conhecido no mundo todo, achei os personagens bem construídos e a narrativa envolvente.

Maria Carolina 08/04/2024

Mais um clássico que me deixou reflexiva
O livro é contato sob a ótica da Scout, uma garota que mora com o pai, que é advogado, e com o seu irmão mais velho.
O livro é dividido em duas partes: a primeira foca no crescimento da Scout, no início de sua jornada na escola, nas brincadeiras com seu irmão e seu amigo, a vida de criança no interior, os laços e relações entre os vizinhos, a relação familiar e a profissão do pai.
A segunda parte, é focada no julgamento de um negro acusado falsamente de um crime brutal, que é defendido pelo pai da Scout.
É muito importante ler o livro sob a ótica de uma criança, moradora de uma cidade do interior do Estados Unidos na década de 1930. Ou seja, o que vemos é segregação racial, racismo, "mulheres usando rosa e homens usando azul", e religião acima de tudo.
O final era um pouco óbvio, mas ainda assim me deixou triste, sobretudo ao perceber que passados quase 100 anos, pouco evoluímos como seres humanos.

aanaelamesma 08/04/2024

Um livro aconchegante
Eu amo que no livro vemos as coisas com esse olhar infantil da Scout, apesar de tratar de alguns assuntos delicados a situação fica diferente vista pelo olhar inocente de uma criança, acho que isso é o que me traz conforto lendo esse livro. Amei acompanhar o crescimento das crianças durante os acontecimentos com seu pai e como lidaram com as coisas.

Meiri.Rodrigues 07/04/2024

Um bom livro
O livro traz a história contada pela visão de uma criança que vive em um município muito simples. Traz um pouco dos desafios e dificuldades vividos pela família e temas até hoje discitidos.
Achei que a leitura fica um pouco cansativa por algum momento, mas é um bom livro.

gooelhao 07/04/2024

De início eu demorei um pouco para me interessar na leitura mesmo, de verdade. quando chegou numa parte específica, foi aí que eu passei a ler com vontade e prazer. nunca senti isso com um livro, até agora! o melhor de tudo é a escrita cativante, pois fez me sentir conectada com os personagens. apesar do final, que pensei que seria mais interessante, recomendo ?? foi perfeito me aprofundar mais sobre temas sensíveis através da perspectiva de uma criança naquelas condições

Carlos.Eduardo 07/04/2024

??????????????????????????????????????????????????

Gigi 06/04/2024

Clássicos que encantam
Sempre quis ler esse livro e fui surpreendida positivamente.
Tinha altas expectativas por ser um clássico bem comentado e mesmo assim fui felicitada com a história

O livro é narrado pela Jean Louise, uma menina que tem entre seus 7 e 10 anos e viver numa província americana naquela época após o fim da escravidão, liberdade dos negros mas com ainda muuuita segregação social.

O fato de ser narrado por uma criança mostra tanta pureza nas relações e observações na sociedade deles. Muitos assuntos são tratados além do racismo, mas como o amadurecimento do irmão dela, dela e de como a bondade é recompensada no fim.

O vizinho deles era uma citação que na metade do livro eu questionei os motivos; mas no fim todas as pontas soltas de encontraram para um emocionante final; que mesmo não sendo aquela final feliz de herói; é belo do seu jeito?

mipavaneli 06/04/2024

Belo e triste
Foi muito interessante ver assuntos tão sérios como racismo, desigualdade social e machismo serem retratados da perspectiva de uma criança. A gente cresce e às vezes deixa de se sensibilizar tão profundamente pelas injustiças e coisas que estão completamente erradas no mundo. Livro bem escrito e ótima leitura.

Let 06/04/2024

O sol deveria ser para todos
"Cheguei a conclusão de que as pessoas eram estranhas. Por isso, mantinha distância e só pensava nelas quando era obrigada"
"Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar"

É simplesmente incrível. Ver uma época como aquela na visão de uma criança mostra como tudo deveria ser mais simples.
Mesmo sendo narrado pela visão da Scout mostra nitidamente como a história vai acontecendo e como a opinião das pessoas não segue o que elas dizem acreditar.
O livro é construído em partes o que nos ajuda a entender o contexto em que a história acontece. O julgamento é extraordinário e me fez chorar, pq da pra sentir o que acontece. E por último, o final é surpreendente e supera expectativas.

Resumindo: todos deveriam ler assim como o sol deveria ser pata todos.

Morgana.Canfild 05/04/2024

Muito além do que eu esperava.

Ad astra per aspera.
(?Por caminhos difíceis, chegamos às estrelas.?)

raissagregianin 05/04/2024

Racismo, injustiça e preconceito social são abordados e narrados a partir da visão ingênua de Jean Louise (Scout), uma criança de seis anos de idade, que mora com seu pai e irmão.

Toda a história se passa em um período de 3 anos, e durante, os personagens passam por mudanças significativas.

Samara 05/04/2024

Já conhecia um pouco sobre o livro, mas me surpreendi bastante com a história. O fato do livro ser narrado pela Scout, filha do advogado, tornou a história um pouco mais leve, embora seja tão triste. A escrita é do tipo que prende a atenção do leitor. Enfim, um livro muito bom, com temas importantes e bem comovente.