O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

8manu 22/04/2024

Envolvente e cativante
Eu tinha começado a ler o livro e por uns problemas parei no início, ontem voltei a ler e simplesmente devorei o livro em uma madrugada, a escrita é tão boa e os personagens apaixonantes, ver o mundo pela visão da protagonista que começa com 6 anos é refrescante, eu simplesmente não conseguia parar de ler. Teve partes que eu ria, partes que eu me sentia triste, partes que me davam indignação. Vou levar esse livro pra vida, e se eu puder ser metade da pessoa que o Atticus é, vou ficar feliz.

Arthur1259 22/04/2024

Interessante
Foi um livro que demorou pra me prender, as 100 primeiras páginas são bem descritivas e até um pouco confusas, mão da pra discernir direito quem é quem ou o que ta acontecendo, mas com o tempo se torna mais interessante. É uma narrativa nem descritiva com a visão de uma criança, então esse toque de ingenuidade é muito interessante e deixa as coisas divertidas. A principal questão abordada é o racismo e como na época ele era extremamente naturalizado em todos os contextos, e observar que isso pode se perpetuar, infelizmente, até os dias de hoje. Ver a dinâmica dos personagens se concretizando, eles se relacionam e as coisas se encaixando é extremamente satisfatório. Final bem inesperado kakakakakaak, do nada uma reviravolta e um acontecimento fortíssimo. Foi uma boa leitura, principalmente pra escola fez bastante sentido

Ashiley 22/04/2024

As pessoas sensatas nunca se orgulham dos próprios talentos.
O sol é para todos, um livro que aborda assuntos sérios mais de uma forma "leve", mas não deixando o livro ser infantil ou coisa do tipo. O livro tem um escrita muito boa, os personagens são bem desenvolvido, todo o enredo é fantástica, o livro começa a ficar bom mesmo no capítulo 09, Atticus é uma pessoa incrível!!!
O livro fala sobre racismo, injustiça, descriminado e desigualdade racial e social de uma forma fantástica, como o livro e narrado por uma menina de oitos acaba sendo abordado todos esses assuntos de um jeito leve, mas a Scott é uma criança inteligente demais. TODOS DEVERIA LER ESSE LIVRO. Creio que como o livro é voltando no ano de 1930 o racismo e a desigualdade social, estava no nível desse livro.

Lucas 22/04/2024

Sem palavras
Sem palavras é como estou, que livro impressionante cada página perfeita o livro aborta temas pesados como desigualdade social, racial do ponto de vista de uma criança que nem chegou nos seus 12 anos ainda, ambientado durante a grande depressão nos EUA esse livro conta a história de um advogado que tenta fazer o que é certo e sua família em nenhum momento eu cansei desse livro cada página foi perfeita é um livro incrível e com ctz um dos favoritos da minha vida.

SamuelSan 22/04/2024

Impactante
"O Sol é Para Todos", escrito por Harper Lee e publicado em 1960, é uma obra-prima da literatura que continua a ressoar com força e relevância até os dias atuais. Ambientado na cidade fictícia de Maycomb, no Alabama, durante os anos 1930, o livro segue a jornada de Scout Finch, uma jovem garota, e seu irmão mais velho Jem, enquanto testemunham o julgamento de Tom Robinson, um homem negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca.

A narrativa é contada do ponto de vista de Scout, oferecendo uma perspectiva inocente e ao mesmo tempo perspicaz sobre os eventos que se desenrolam ao seu redor. Através dos olhos dela, somos apresentados a uma galeria de personagens inesquecíveis, incluindo o sábio e compassivo advogado Atticus Finch, pai de Scout e Jem, cuja luta pela justiça e pela igualdade serve como um farol de integridade moral em uma comunidade dividida pelo preconceito racial.

Ao longo do romance, Harper Lee habilmente explora temas complexos, como racismo, injustiça, empatia e moralidade. Através do caso de Tom Robinson, ela lança luz sobre a natureza corrosiva do racismo institucionalizado e as consequências devastadoras da ignorância e da intolerância. No entanto, também destaca a coragem e a compaixão daqueles que se levantam contra a injustiça, mesmo quando enfrentam oposição e hostilidade.

Além da trama central do julgamento de Tom Robinson, "O Sol é Para Todos" também aborda questões universais de crescimento, amizade e compreensão. A evolução de Scout, de uma criança curiosa e travessa para uma jovem mais consciente das complexidades do mundo ao seu redor, é ricamente detalhada e emocionalmente envolvente.

A prosa de Harper Lee é marcada por sua simplicidade elegante e sua capacidade de capturar a essência da vida no sul dos Estados Unidos durante a era da segregação racial. Seu estilo de escrita evoca uma sensação de nostalgia e autenticidade, transportando o leitor para a atmosfera única de Maycomb e seus habitantes.

Em última análise, "O Sol é Para Todos" é uma obra profundamente comovente e poderosamente relevante que continua a inspirar e desafiar os leitores décadas após sua publicação. Ao oferecer uma visão penetrante da condição humana e das lutas por justiça e igualdade, Harper Lee criou um legado duradouro que ecoa através do tempo.

Susan.Kelle 22/04/2024

Geralmente livros narrados do ponto de vista de crianças me deixam entediada ou irritada, então este foi uma grata surpresa para mim. Talvez a construção dessa familia "diferente", com o pai e seus termos "juridiqueses" tenham feito a mágica, uma vez que Scout tem uma voz muito clara e idealista sem perder a inocente curiosidade inerente as crianças. O senso de justiça do Sr. Finch e sua descrença na capacidade da maldade extrema das pessoas foi muito bonito de se ler, mas como disse o delegado algumas pessoas são simplesmente realmente ruins e não valem a pena. Calpurnia também merece destaque, mesmo não sendo a babá delicadinha, com certeza era a referência por trás da criança combativa de Scout, e caramba o orgulho dela em exibi-los na igreja como as suas crianças foi lindo de se ver, ela me conquistou mesmo.

Vinicius.Hinobu 21/04/2024

Creio que, apesar de abordar assuntos essenciais, o que mais me cativou fora a abordagem de tais temas a partir da visão de uma criança

Marina516 21/04/2024

Seria como matar um rouxinol não?
Leitura que fluiu bem, só foi mais complicado ndo final onde os capítulos se tornaram mais exaustivos para mim. Gosto do contexto central do livro e seu desenvolvimento, mas nas outras partes não vejo a evolução de narrativa como gostaria.

Olisena. 20/04/2024

Maycomb, década de 1930
O sol é para todos é uma narrativa emocionante que se passa nos anos de 1930 na região sul dos EUA, numa cidadezinha "rural" chamada Maycomb. A história é narrada através dos olhos infantis e ingênuo de Scout, nossa protagonista, sobre uma sociedade contaminada de violência, preconceitos raciais, desigualdades sociais, injustiça.
Scout é uma criança de seis anos, questionadora, engraçada e de um temperamento meio aguçado, mora juntamente com seu irmão Jem, que é um pouco mais velho e aventureiro assim como ela, e seu pai Atticus, um advogado justo e inteligente da cidade.
Ao longo da narrativa, como já esperamos, vemos uma grande enxurrada de preconceitos e uma sociedade extremamente racista. Vemos o quanto isso acaba afetando a todos, e principalmente as pessoas negras que são diariamente injustiçadas.
Mas, a história apesar de focar muito nesse ponto do racismo e as outras temáticas que já citei, ela também nos mostra a parte onde a Scout tem aventuras com seu irmão e o melhor amigo deles, Dill. Aventuras pelo quintal, na casa da Sra. Maudie, sobre a casa dos Radley, no tribunal...
Ao mesmo tempo que é um livro leve, por ser contado pela visão de uma criança, ele ainda assim se torna "pesado".
A leitura é fluída, muito fluída mesmo. Os capítulos assim que acabam já dá aquela vontade de ler o outro, e o outro, e o outro. Confesso que só demorei para terminar de lê-lo por culpa minha mesmo, porque o livro é realmente muito bom de se ler.
5/5 ??

Helena 20/04/2024

Oi, boo!
Interessante as relações de amizade e familiar abordadas no livro. Interessante a demonstração quase palpável da hipocrisia humana.

Não me prendeu muito, mas os diálogos sobre as questão morais e injustiças tão estruturais na nossa sociedade é de se revoltar.
FÃBIO 20/04/2024minha estante
Oi. Bela. Esse livro está na minha lista de interesses! Me conta tuas impressões!. Bjssssss

Cafe_Fili 20/04/2024

Um livro simples e poderoso
Usar a visão da filha pequena e seu irmão para discutir graves problemas sociais e de racismo é uma artimanha muito inteligente. O livro te envolve através de uma leitura fluida e te faz pensar sobre a sutileza de muitas relações e hipocrisias da nossa sociedade. É um livro essencial.

Lucas.Marra 19/04/2024

Qualidade
É muito bom pegar um livro e não saber o que vem pela frente. Normalmente já pegamos algo que conhecemos, ou que a sinopse entrega um pouco?. Mas ?O Sol é para Todos?, pra mim, foi algo surpreendente.

Primeiramente , a leitura é fluida. Você nem vê as páginas passando, e você não quer parar de tão gostosa e interessante é a leitura.

Além disso, os temas abordados , as discussões trazidas, são tão atuais quanto na época que o livro foi lançado (1960) ou de quando é vivida a história (1930).

Rossana 19/04/2024

Sem dúvida um dos melhores livros que li na vida!

Uma história redondinha, profunda, comovente. Personagens complexos e muito bem desenhados, que, a cada página e a cada diálogo, nos emocionam.

A história se passa na fictícia e pequena cidade de Maycomb, no Estado do Alabama, nos anos 1930. Narrada pela personagem central, Scout Finch, filha de um advogado respeitado na cidade, Atticus Finch, que foi contratado para defender um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca. E a narrativa acompanha o julgamento desse homem e revela as injustiças e preconceitos presentes na sociedade da época.

Através das observações de Scout, e com a ajuda de seu irmão, somos levados a refletir sobre questões éticas e morais importantes e bem relevantes para o dias atuais.

"O Sol é Para Todos" é um romance poderoso e comovente que explora questões sociais e raciais de forma profunda e sensível. A narrativa envolvente e os personagens cativantes, fazem deste livro uma leitura obrigatória para todos, especialmente para àqueles que buscam uma melhor compreensão da complexidade das relações humanas e as lutas por justiça e igualdade.

Lugar garantido no meu TOP 05!

?? ?? ?? ?? ?? com louvor!

Lari/Ok bookstan 18/04/2024

O sol é para todos, mas?
Esse livro é um belo murro no meio da boca. Sim, ele não mostra de forma mais predominante os assuntos sociais abordados, mas ficou simplesmente INCRÍVEL da forma que foi contada, pois parecia que eu realmente estava na cabeça de uma criança real.

Bato nessa tecla a anos: Não, não é tudo igual para todos e as réguas são diferentes para cada pessoa, dependendo de sua cor, etnia, gênero e etc. E isso é tão doloroso. Aquela chuva forte que te deixa ansiosa para ler um livro, deitar em sua cama confortável, com seu copo de bebida quente não é vista da mesma forma para aquela pessoa que mora em uma área de risco para deslizamento de terra, não tem outro lugar para ir e cada trovoada o desespero vai crescendo, pois ela teme as consequências de uma chuva forte. E é basicamente isso.

É tanta coisa para falar sobre, que não consigo nem formular direito.

A relação do Sr. Finch com Jem e Scout é TÃO linda! Me emocionou muito. Assim como a Cal. Queria tanto mais dela! Infelizmente vou ficar só na vontade. Foi lindo acompanhar esse núcleo familiar nessa cidade tão podre, tão? São tantos os absurdos?

Via que muita gente falava que esse livro era muito parado, sem grandes acontecimentos, mas para mim foi totalmente diferente. Eu engoli essa história e fiquei completamente viciada nela. Juro, até na hora de fazer a comida, eu ficava me perguntando: ?E agora, será que eles vão finalmente ver o Sr. Radley??

Gente, é isso. Existe livros que ao terminar você já não é a mesma pessoa. Definitivamente é o que esse livro foi para mim.

Leiam!