Cântico dos Cânticos

Cântico dos Cânticos Salomão

Resenhas - Cântico dos Cânticos

Olavo.Schlsser 23/06/2023

Deveria ser considerado texto apócrifo. se eu quisesse ler romancezinho degenerado eu não tava lendo a bíblia 🤬 #$%!&

Marcos606 20/04/2023

Na Bíblia Hebraica, o Cântico dos Cânticos está com Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester e com eles compõe o Megillot, cinco pergaminhos que são lidos em vários festivais religiosos do ano judaico. Este livro é o pergaminho festivo para Pesaḥ (Páscoa), que celebra o êxodo dos israelitas do Egito. O livro em sua forma atual é posterior ao exílio babilônico (século 5 a.C em diante), mas os poemas que ele preserva datam do século X a.C.

O livro, cujo autor é desconhecido (o nome de Solomão é uma adição posterior), é uma coleção de poemas de amor falados alternadamente por um homem e uma mulher. Não há uma história coerente no livro. Vários poemas descrevem sistematicamente a beleza e a excelência da pessoa amada. O Cântico dos Cânticos recebeu várias interpretações, sendo as mais comuns alegóricas, dramáticas, cultuais e literais. Entre os judeus, a interpretação alegórica considera o livro uma alegoria do amor de Deus pelos israelitas, com quem fez uma aliança sagrada. Entre os cristãos, o livro é interpretado como descrevendo o amor da aliança de Cristo por sua igreja. No misticismo medieval, o Cântico dos Cânticos foi interpretado para se aplicar ao amor entre Cristo e a alma humana.

As interpretações dramáticas do Cântico dos Cânticos baseiam-se em grande parte do livro em forma de diálogo. De acordo com essa visão, os falantes estão representando papéis em uma dramática história de amor que varia em contorno de acordo com a interpretação particular. Em vista da ausência de drama nas antigas literaturas semíticas, entretanto, tais interpretações não são muito prováveis. A interpretação cultural vê o livro como uma coleção de canções associadas à prática do casamento sagrado, observada pelos sumérios e outros povos antigos da Mesopotâmia.

A quarta interpretação, e aquela que talvez tenha ganhado mais credibilidade entre os estudiosos modernos, é simplesmente que o Cântico dos Cânticos é uma coleção de poemas de amor seculares sem quaisquer implicações religiosas. De acordo com essa interpretação, as canções celebram a alegria e a bondade do amor humano entre os sexos e o sentimento de realização interior e harmonia com a criação de Deus que surgem desse amor.