Hawksbill Station

Hawksbill Station Robert Silverberg

Resenhas - The Hawksbill Station

Lili Machado 12/09/2014

Que paradoxo do tempo sairia dessa situação?
Em meados do século 21, o rígido governa da Terra usava as viagens no tempo para mandar prisioneiros políticos mais perigosos, para a prisão Hawksbill, localizada no espaço-tempo da Era Cambriana, há bilhões de anos atrás.
Não nada na Terra, além de rochas nem plantas ou animais (somente no mar). A tecnologia da época só permitia que se viajasse para o passado portanto os prisioneiros lá ficavam, em prisão perpétua. Quase todos os 140 enlouquecem sem esperança e sem mulheres.
As mulheres prisioneiras políticas eram enviadas para outra era na pré-história da Terra: o período Siluriano, com plantas e insetos rudimentares.
O líder da prisão, Barrett, de 60 anos, é o prisioneiro vivo mais antigo por lá (cerca de 20 anos) e recentemente sofreu um acidente que o deixou aleijado.
Quando chega um prisioneiro muito suspeito, Lew Hahn, questões são levantadas sobre seus crimes e os outros presos decidem descobrir seus segredos, que podem, inclusive, mudar a vida de todos.
O livro foi publicado, pela primeira vez, em 1968 e possui algumas cenas antológicas, como quando Barrett observa um trilobite sair do mar, e se pergunta se este poderia ser o ancestral de todos os futuros animais terrestres... e pensa no que aconteceria se ele pisasse no invertebrado e o matasse. Quem sabe, seria o fim de toda a vida animal no futuro da Terra que paradoxo do tempo sairia dessa situação?
Eu gostaria muito de ler uma seqüência deste livro, baseado nas aventuras da mulheres. Que tal?