A origem das espécies

A origem das espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luize.Hoffmann 11/07/2022

Opinião sincera tá? Eu sou estudante de biologia e todo mundo diz que esse livro é obrigatório. Mas assim, eu fui com uma expectativa muito muito muitooo alta. Só que quando você começa a ler o livro você percebe que ele é extremamente técnico, com palavras difíceis e tive dificuldade em entender os assuntos. Quase larguei de mão esse livro, pq a medida que você lê, ele fica massante, tu não consegue entender muita coisa, tem que voltar atrás pra reler termos que são difíceis.
Do pouco que eu consegui absorver e entender eu achei maravilhoso, quem sabe um dia se eu reler esse livro novamente eu consiga entender mais coisa. Mas não vai com a expectativa que tu vai ler de primeira e entender tudo, pois realmente é bem técnico e a leitura não é fluída.

Leonardo 09/05/2020

A Lei do Mais Apto
A Origem das Espécies é um dos livros mais importante e também mais polêmico da história das ciências, do naturalista britânico Charles Darwin, um dos cientistas mais influente de todos os tempos. Nesse livro ele apresenta a Teoria da Evolução, que iria revolucionar o mundo cientifico.

Darwin faz uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, e faz diversas observações que seriam cruciais na formulação da sua teoria, principalmente na América do Sul, usando como base a distribuição das espécies e também os registros geológicos.

Com essas observações, ele cria a famosa teoria da evolução, que explicava o surgimento de novas espécies. Segundo essa teoria, as espécies passavam por diversas alterações durante os seus anos de vida (isso medido em milhares, milhões e até bilhões de anos), sempre se adaptando ao seu ambiente através da seleção natural.
Certos indivíduos podem nascer com uma certa vantagem que faz com que ele tenha uma chance maior de viver, assim ele tem mais chances de deixar descendentes. Seus descentes também adquirem essas qualidades, e consequentemente tem mais chances de deixar descendentes... e isso vira um ciclo. Com o passar das gerações, essa certa qualidade vai ser predominante. E isso ocorre com todas as espécies. Com o passar dos milênios, essas espécies, além de se adaptarem ao seu meio, também se difundiam para outros meios. Assim ocorria também a diversificação das espécies, e algumas delas de forma radical, já que alguns ambientes são radicalmente diferentes de outros, como uma floresta em relação ao mar. Ele também acreditava que todas as espécies atuais descendem de pouquíssimas formas de vidas primitivas, podendo ser até mesmo de apenas uma forma. Assim, a explicação para as diversas formas de vida seria a diversificação (expansão do território de sobrevivência, desde o mar até a terra), a evolução (mutação nos genes), a seleção natural (sobrevivência dos mais aptos), a hereditariedade (os filhos herdando as qualidades dos pais) e também o tempo, já que ele acreditava que esse processo levava milhares, e até milhões de anos.

Isso é apenas um breve resumo do que é essa teoria, pois existem diversos fatores que influenciam na evolução. Nesse livro achamos diversas respostas, e também muitos fatos curiosos, e conseguimos entender de uma forma bastante profunda todo o mecanismo envolvido na evolução das espécies. Esse livro é um dos melhores para entender o assunto, porém pode ser um pouco cansativo, já que Darwin foi muito detalhista (mas não tinha como ser diferente, já que o próprio assunto é muito complexo). E por ir contra o criacionismo, acabou sendo muito polêmico, mesmo nos dias atuais. Mas é inegável os indícios que apoiam a teoria, e de certo modo podemos chamar de o FATO da evolução. Um livro que nos torna mais humildes, pois começamos a entender a nossa ligação com todas as outras formas de vida.

Eduardha 14/03/2022

Foi uma leitura extremamente proveitosa! Já conhecia um pouco do livro por ter estudado o assunto na escola e no cursinho, mas ver por completa a teoria do Darwin foi incrível!

josefsguimaraes 04/12/2009

Um livro brutal, extensamente bem escrito. Fundamental para todos que querem desvendar a própria origem e como surgimos. Perfeito.

Inês 22/02/2020

Leitura obrigatória dos biólogos
Darwin está para a biologia assim como Newton está para a física, e deste modo é de extrema importância conhecer a sua obra. Por se tratar de um livro clássico ele tem um valor histórico muito forte com ideias muito avançadas para época, mas que não serve de livro-texto para alguém que esteja interessado em aprender o que é evolução. É muito interessante ver como as ideias evoluíram desde então e ver como Darwin foi um cientista brilhante e extremamente dedicado às suas ideias.

MaurAcio1 02/11/2022

Tinha outra ideia de sobre como era este livro, acredito que seja mais para quem é área de Biologia e queira saber as origens dos pensamentos da evolução, pois eu, que não sou da área fiquei perdido.
Gustavo.Cerqueira 27/12/2022minha estante
Sugiro o livro "Darwin sem frescura", de Pirulla e José Reinaldo. É até curto e traz as principais ideias d'A Origem das Espécies, com algumas atualizações

MaurAcio1 30/12/2022minha estante
Valeu.

Italo Ruan 31/05/2021

Um desafio
Ler esse livro sempre foi um desejo que tive, esse assunto da evolução das espécies e a sobrevivência do mais apto era algo que me intrigava, que gerava em mim uma curiosidade imensa.
Quando escutei o podcast Vinte mil léguas contando a história do Darwin desde a sua viagem no Beagle eu tive certeza que precisa conhecer mais dessa obra que revolucionou a biologia no século XIX.
Essa revolução nos parece um pouco bizarro a princípio, afinal já nascemos em contato com a ideia de que os seres foram se modificando através do tempo, mas durante a leitura do livro, que normalmente é a tradução da sexta edição, vemos as dificuldades que o próprio Darwin enfrenta, as dúvidas em relação à religião, e o mais interessante é que ele está sempre comentando as críticas e as oposições que outros estudiosos apontam à sua teoria.
A leitura não é fácil, são termos muito específicos da biologia e em alguns (vários) momentos me senti um pouco perdido apesar dele sempre apresentar exemplos que facilitam um pouco, porém é isso temos que ter em mente que é um artigo científico publicado em forma de livro em pleno século XIX, o que torna a ciência um pouco ultrapassada até, mas nada que exclua o livro, pelo contrário.
Apesar de tudo a leitura é ótima e vale a pena.

Andrezinn 05/08/2022

Leitura difícil, mas vale a pena
Achava que ler Darwin fosse fácil, que um aluno do ensino médio poderia ler sem dificuldades? Estava muito enganado. Em vários momentos a leitura se torna maçante, com várias palavras técnicas que exigem pesquisa. Várias páginas dele descrevendo criações de pomba e as diferenças entre elas. Exige bastante vontade. Ainda assim, no final você percebe que foi uma leitura proveitosa, apesar dessas dificuldades. Dá pra entender a importância que esse livro tem para a ciência - tanta, que muitos cientistas dividem a ciência antes e depois de Darwin.

Lendo, vemos um pouco mais sobre as variações das espécies em torno de todo o globo; descobrimos que a seleção natural ocorre de forma lenta e gradual, levando espécies a extinção; vemos o pensamento de uma descendência em comum entre todas as espécies, de dispersão das terras ao longo do globo; e muitas outras coisas.

"Enquanto esse planeta continua com seus ciclos, a partir de um início tão simples, as formas infinitas mais belas e mais maravilhosas evoluíram e continuam a evoluir."

Thai Mafra 30/01/2011

A Origem das Espécies (ou, originalmente, Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida)é sem dúvida um dos livros mais relevantes no que diz respeito às ciências naturais.
Membro de uma família rica, Darwin embarcou como convidado no HMS Beagle, navio da coroa britânica que tinha como objetivo realizar explorações das terras por onde passasse.
Dentre os muitos passageiros a bordo do navio, havia um naturalista que, revoltado com as regalias que Darwin recebia, abandonou a expedição no Brasil, se não me engano no Rio de Janeiro. Coube então a Darwin assumir o posto.
Em sua função como naturalista do navio, Darwin iniciou suas observações sobre as variações entre indivíduos da mesma espécie, observando inicialmente os tão famosos tentilhões das ilhas Galápagos.
Durante anos Darwin estudou os resultados das suas pesquisas e chegou às suas conhecidas conclusões sobre evolução.
O mais engraçado da história é que, apesar da insistência de parentes e amigos, Darwin estava decidido a não publicar o livro, até que um outro pesquisador mais jovem, chamado Wallace, enviou uma correspondência a Darwin falando sobre suas pesquisas sobre evolução. Wallace não só chegou às mesmas conclusões de Darwin como também enxergava com mais clareza alguns pontos que ainda eram incertos para Darwin. Já não dava mais para adiar. Darwin escreveu e publicou o livro, colocando Wallace como seu colaborador.
Outro fato interessante é que no final do ano da publicação do livro, foi dito que nada de relevante tinha sido escrito naquele ano. O figurão que soltou tal frase deve ter-se arrependido bastante nos anos seguintes...

Huan Carlos 29/03/2021

Evolução das espécies
Se quisermos entender o presente e quiçá o futuro devemos entender o passado. Charles Darwin nos mostra uma nova visão a respeito da vida. Ela está sempre em transformação, modificação e aprimoramento. A leitura requer atenção e um pouco de conhecimentos biológicos, o autor tenta da melhor maneira explicar seu ponto de vista usando de vários exemplos e estudos pessoais e de colegas cientistas. "A partir de um início tão simples, um número infinito de formas, as mais belas e maravilhosas, evoluiu e continua a evoluir."

Túlio 12/02/2014

Essencial
Darwin começa esse livro mostrando como as variações entre indivíduos estão presentes dentro das espécies, seja na natureza ou nas seleções que o homem faz com suas criações. Essas pequenas variações, quando acumuladas no decorrer do tempo podem fazer com que surjam "novidades" nessas espécies.

Uma característica nova que possibilite uma amplitude maior de habitats ocupados, ou que restrinja os indivíduos a regiões menores são características importantes que surgem e que são decisivas na luta pela sobrevivência. Quando fala desse assunto, o autor mostra que os seres vivos estão eternamente envolvidos numa luta pela vida. E cada "arma" que eles possam ter é essencial para sua vitória. Essas armas são essas características que eles desenvolvem, que vão permanecer ou não na espécie pela ação da seleção natural.

Essa é a grande chave desse trabalho. Na luta pela sobrevivência, apenas os mais aptos a suportarem as pressões do meio irão continuar vivos, passar suas características para a geração seguinte e garantir a sobrevivência de sua espécie. A partir desse princípio, Darwin mostra que todos os seres vivos passam por esse processo, as alterações vão surgindo na espécie e continuam ou não presentes se o indivíduo sobreviva; se essa alteração o tornar apto a determinada situação em determinado momento.

Definida a seleção natural, o livro ainda aborda as leis de variação, mostrando como elas podem surgir nos organismos,como, por exemplo, pelo uso e desuso. Darwin ainda mostra muitas situações dos seres vivos que com certeza vieram de uma longa composição de caracteres selecionados: o instinto e comportamento diversos.

Embora na época os estudos de Mendel sobre genética ainda não tinham sido divulgados, Darwin já sabia que algo ligado à reprodução permitia a transmissão das variações, hibridismo e outros assuntos relacionados. Por fim, o livro fala da distribuição geográfica dos seres vivos, deixando claro que o lugar onde eles vivem hoje está claramente relacionado com sua capacidade de adaptação e migração em épocas remotas.

Polêmico e com uma linguagem difícil, A Origem das Espécies é um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam por evolução. Afinal, a partir dessa obra deu-se início a uma série de estudos nesse campo da Biologia, mostrando que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum.
Vítor Gomes 18/06/2019minha estante
Gostei muito da resenha mas gostaria de saber oq vc achou da edição? Pq eu tenho e n sei se é boa pra leitura

Túlio 19/06/2019minha estante
Ah, as folhas são bem finas e as letras são bem pequenas. Isso é ruim de ler um pouco. Depois que li fiquei sabendo que a tradução tem acusação de plágio.

Vítor Gomes 20/06/2019minha estante
Iiii então n vou nem ler

Vítor Gomes 20/06/2019minha estante
Vou compra uma melhor

Yuririn 30/10/2021

O modo como o Darwin descreve suas experiências e teses é legal e embora tenham tido partes perto da metade q foram meio maçantes pra mim, tiveram outras q me mantiveram super entretida. A escrita não é pra cativar o leitor, é mais uma obra expositiva, mas q tem também seu lado sentimental (notável principalmente quando Darwin fala sobre as expectativas dele em relação aos próximos naturalistas e o q ele espera acontecer no futuro). É interessante conhecer um pouco de biologia para apreciar melhor a obra, mas tem um glossário no final (colocado lá já q muitas pessoas na época reclamaram dos termos). No geral gostei do livro e sinto como se conhecesse mais a personalidade do Darwin após ter lido.

U.F. 24601 20/11/2010

Explicação pormenorizada
Ótimo livro, cheio de detalhes, em que lendo você aceita sem sombra de dúvida nessa tão trabalhada e pesquisada teoria: Seleção Natural.
Precisei deixar de lado devido a falta de tempo, li até o "Capítulo VI – Dificuldades da teoria", não vi dificuldade nenhuma em compreender, indico para todas as idades. Espero retoma-lo em breve.

Claudia 06/10/2021

A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural
Mais de um ano e meio até que eu finalizasse a leitura desse livro. Não foi fácil. Entretanto, termino a leitura complemente impactada e com a certeza de que o relerei ao longo de toda a minha vida.
Ao longo da leitura é muito prazeroso e ao mesmo tempo intrigante a quantidade de informação à qual Darwin já tinha acesso mesmo naquela época. Diversas passagens de suposições dele hoje são campos científicos inteiros com pessoas dedicando suas vidas para investigar.
Os quatro primeiros capítulos são incríveis, pois são o cerne da explicação da teoria. Diversos assuntos abordados posteriormente são também muita interessantes, como as objeções à teoria, que Darwin faz questão de explicar muito detalhadamente e refutá-las com a maior classe possível.
Entretanto, agora no último capítulo posso dizer que finalmente me deparei com o Darwin que sempre esperei. A sensatez, a elegância, a modéstia, a riqueza de informações e todas as características do Darwin ao longo do livro, que sim, são qualidades, não me satisfaziam porque eu queria um Darwin que dissesse as verdades mais na cara mesmo. Queria ver ele escrevendo a palavra "evolução" e dizendo que acreditava na origem única da vida terrestre. Isso e tudo o mais que eu esperei por todo o livro e que não tinha mais esperanças de encontrar, apareceram no último capítulo.
Só posso dizer o quanto admiro o trabalho minuscioso de Darwin, Wallace e dos outros cientistas citados ao longo livro e também a coragem de Darwin em publicar uma obra como essa que, sim, foi feita para o grande público e que recebeu, evidentemente, diversas críticas, como o próprio autor menciona no último capítulo da obra.

Deixo-lhes uma breve citação para provocá-los à leitura.

"[...] a causa principal de nossa relutância natural em admitir que uma espécie tenha dado origem a outras espécies distintas é que demoramos muito para admitir qualquer grande inovação da qual não acompanhamos o desenvolvimento."

Flaubert.Echnaton 25/02/2020

Brilhante!
A leitura da obra é pesada, muitos termos técnicos. (Levei 1 ano para ler)
Recomendo ler um pouco por dia se quiser assimilar mais o conhecimento.
É deslumbrante verificar que Darwin elaborou sua teoria pela observação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6