O Viajante e Sua Sombra

O Viajante e Sua Sombra Friedrich Nietzsche

Resenhas - O Viajante e Sua Sombra

Rodrigo1185 21/06/2023

Bom livro. A leitura é prazerosa, no entanto o compreendimento é bem peculiar. Em certos tópicos é bem claro o entendimento, em outros fica em suspenso, aguardando a vivência para então lembrá-los.

Charly.nunes 12/02/2023

É irônico a filosofia do Nietzsche de tão baixo que vc vai, que vc começa a ir alto. É interessante como depois que o personagem vai se despindo de seus gostos pela vida ele vai vendo o fator de conseguir viver essa vida sem preocupações

Jean 01/07/2022

Incrível viagem de aforismos
Li despretensioso (em 2020) pois nunca havia ouvido falar (desse livro em específico), hoje em dia é meu livro de cabeceira, bolso e etc.. Incrível leitura diária. ''Vanitas Vanitatum Homo''

Patrick 22/03/2016

nietzsche
Um livro melancolico para os padroes de Nietzsche, mas nao deixe de ser uma otima indicaçao, o viajante e sua sombra deve ser lido com calma e paixão. Nao chega a ser um dos melhores livros do autor.
"prefere-se a embreaguiz ao inves da nutrição".

Luciano Luíz 21/08/2014

O VIAJANTE E SUA SOMBRA de NIETZSCHE, é uma coletânea sobre os mais vastos assuntos.

Educação, moral, sabedoria, disciplina, liderança, amor, traição, política, administração, etc..

O livro começa com o personagem (que pode muito bem ser o autor) tendo um diálogo com sua sombra (que neste caso, é sua consciência. Portanto, está travando uma batalha intelectual consigo mesmo).

Em seguida, mais de 300 textos que fazem os leitores e leitoras refletirem.
É uma leitura difícil, mas que compensa.

E caso o leitor já tenha uma boa bagagem e já conheça a obra deste filósofo alemão, torna-se ainda melhor.

Caso contrário, fique longe até que adquira experiência suficiente de análise e interpretação.

No final, uma conversa que encerra o volume de forma súbita, após todos os pensamentos apresentados.

Não é o melhor livro de Nietzsche, mas é sem dúvida uma coleção que deve ser absorvida.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

cfsardinha 10/07/2011

Esse livro tem 350 pequenos textos e duas conversas entre o viajante e sua sombra. Uma no inicio do texto e outra ao fim. Um diálogo interessante. Confesso que achei um livro um tanto estranho, pois os textos parecem soltos, desconexos. Não há uma linearidade de pensamento (ou pelo menos, rs, eu não acompanhei). O que dá pra perceber é que a sombra, obviamente, é do viajante. Mas tem pensamento próprio, diferente do dele. O viajante viaja para dentro de si em busca de respostas e acompanhado de sua sombra que o aconselha.
Moral a história, um livro um tanto doido. Mas vale ler, afinal, é Nietzsche.
Core. 22/06/2012minha estante
Caroª cfsardinha,

Achei teu comentário CONCISO.

Este filósofo alemão, realmente DEVE ser compreendido por mentes sensíveis ante SUA genialidade. Nietzsche, é um pensador e escritor SEM igual - com características PRÓPRIAS e RARAS!
Amo lê-lo, porque traz em mim, uma mescla de sentimentos que me encorajam. E outrossim, me faz compreender a posição dele. Sensível e bronco ao mesmo tempo. Mas não uma "bronquidão" tola; insensível no pensamento - NÃO!
Mas uma "bronquidão", que é manifesta em CORAGEM para expressar, o que somente ele soube expressar.