Tombstone City: A Saga

Tombstone City: A Saga Alessio Esteves




Resenhas - Tombstone City: A Saga


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Henri B. Neto 07/03/2012

Resenha: ''Tombstone City, A Sama: Tomo I, A Maldição'', de Alessio Esteves
Para começar, quero deixar claro que eu conheço bem pouco sobre as histórias e lendas do Velho Oeste americano. Falando francamente, todo o meu histórico com este gênero se resume aos filmes do Zorro - o que, convenhamos, não significa muita coisa (para não dizer ''Nada''). Por isso, quando surgiu a oportunidade de ler um livro deste estilo, eu não pude segurar a curiosidade e aceitei na hora.
.
Originalmente escrita como uma fanfic para os fãs da banda Matanza, ''Tombstone City'' não está só cheia de referências à músicas da banda - que é citada várias vezes como uma espécie de personagem secundária, porém importante, da trama - como também à vários contos do universo Western. Não, eu não reconheci nenhuma delas na hora (Eu sei, #ShameOnMe)... Mas, logo no final do livro, os leitores tem a oportunidade de entenderem, capítulo à capítulo, a intenção do autor pelas palavras (para lá de bem humoradas) do próprio.
.
A narrativa do livro ocorre toda em 3ª pessoa, mas repletas de ironias - como aquelas vozes ''Off's'' de alguns seriados antigos. A história é toda dividida em tomos, e cada tomo possuí o seu capítulo. Mesmo assim, ele consegue ser muito ágil, e quando você menos percebe, já está no final da história. A única coisa que meio que me irritou no começo da leitura foi o ''excesso'' de palavrões nos diálogos... Mas isto era um reflexo da personalidade dos personagens, então era só uma questão de entender a proposta e se acostumar com o jeitão meio ''bronco'' da trama. Também vale ressaltar o ótimo trabalho da revisão do texto... Fazia tempos que eu não lia um livro 100% nacional tão bem editado!
.
Além das tradicionais características do gênero - muitas brigas, apostas, tiroteios, gente bêbada e garotas com uma profissão não tão nobre - a história conta também com um lado meio ''sobrenatural/fantasia'' que também chamou a minha atenção. Para falar a verdade, é meio que por causa deste seu lado mais ''sombrio'' que a história se movimenta, mas isto não impede que seus personagens busquem soluções mais ''reais'' (e põe real nisto) para solucionar o ''problema'' da cidade.
.
Outro ponto que eu achei bastante interessante foi o protagonista da história. T.J., o típico mocinho deste estilo (estou só supondo, O.k.?), sempre tenta evitar decisões mais extremas. Quero dizer, tudo bem que, perto dos outros personagens (que possuem uma índole para lá de questionável), o cara é bem correto... mas isto não significa que ele seja completamente inocente. Todo mundo pensa que ele está tentando ''salvar'' a cidade devido ao seu jeito de herói, mas só no final entendemos o motivo verdadeiro para aquela sua decisão - e isto disse muito da sua personalidade.
.
Segundo o autor, esta é apenas a primeira parte de uma série com mais cinco livro, porém, toda a trama apresentada neste é muito bem amarrada e devidamente concluída. Divertido, politicamente incorreto, e repleto de cenas de ação, Tombstone City: A Saga - Tomo I: A maldição é uma ótima história para se ler em uma tarde preguiçosa, daquele final de semana em que nós não temos nada para fazer. Se você ainda não leu nada do gênero, assim como eu, com certeza eu indico este livro do Alessio Esteves.
.
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''
Alessio Esteves 12/03/2012minha estante
Ganhei meu dia. Muito obrigado mesmo!




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR