O Fim da Terra e do Céu

O Fim da Terra e do Céu Marcelo Gleiser

Resenhas - O FIM DA TERRA E DO CÉU

Rafael 15/05/2015

O fim da terra e do céu
Marcelo Gleiser é o maior divulgador científico brasileiro que eu conheço. O livro é bom e tem uma proposta interessante. Alterna ótimos momentos de leitura fácil e empolgante e outros assuntos complicados de leitura arrastada (principalmente na segunda metade do livro). Apesar disso, aprendi muita coisa sobre alguns tópicos de interesse (religião e ciência), muito mais sobre ciência do que religião, ponto pro Marcelo. Alguns tópicos discutidos são: masdeísmo, filosofia grega, morte de estrelas, buracos-negro, universo, multiverso e etc. Acho que o livro "Criação Imperfeita" do mesmo autor é um bem melhor e mais atual. Mesmo assim, vale a pena ler o que o Gleiser tem a dizer.
Boa leitura.
Fernando 15/05/2020minha estante
Das leituras do Gleiser qual a que você mais gostou?

vicki4you 23/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que me envie um e-mail para meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Paulinha 27/10/2021minha estante
Fernando o livro de Gleiser, Retalhos Cósmicos é muito bom!

Didi 02/01/2019

O fim do céu e da terra.
Excelente! Pra gente ver como somos pequenos diante da imensidão do universo. Muito interessante a ligação Deus, sinais dos céus e ciência. Mostra como o homem naturalmente foi se tornando um ser místico e aos poucos, com as descobertas da ciência, esse sentimento foi diminuindo.

Júnior 26/03/2018

Perfeito para quem quer iniciar os estudos em astrofísica
Minhas impressões sobre este livro pode ser resumida em dois pontos.

1. A obra é dividida em duas partes (no sentido geral): em uma, mostra como se dará o fim do mundo nas mais variadas religiões e no outro, como se dará o fim do mundo na ciência.
Com relação as religiões, fiquei meio que com o pé atrás no que se refere ao Cristianismo, uma vez que o autor foi simplista demais e analisou determinadas coisas, que fora do contexto católico, parecem absurdas mesmo.

2. Já a parte da Ciência é muito massa. É um mundo a se conhecer tudo o que há na Ciência e o autor explora isso de maneira perfeita. Senti um pouco de dificuldades em alguns pontos, especialmente em termos próprios da Física e da Química. No geral, para quem gosta de estudar Astrofísica, vale a pena a leitura.
Eu indico.

livrodebolso 14/10/2019

Que livro rico! Há tanto tempo guardado em minha estante e eu enrolando para ler essa obra de arte!
O que Gleiser faz aqui é traçar uma relação entre as crenças antigas e interpretações religiosas sobre os "recados de Deus através do céu" (tudo que acontecia acima de nossas cabeças era um presságio de algo, seja um cometa, eclipse, etc), até os maiores avanços na pesquisa cosmológica sobre o futuro do nosso estimado Universo e seu início, que é um mistério.
Os capítulos que realmente se preocupam com a visão da religião sobre o apocalipse são poucos, deixando bastante espaço para a perspectiva científica, tanto a antiquada, que era um misto de fé em Deus e na Natureza, até as atuais pesquisas e controvérsias que cercam os cientistas.
O autor vai direto ao ponto, e bombardeia o pobre leitor com tudo e todas as coisas: referências de física e química (ah! Oitava série, que falta tu me faz), literárias (aparentemente ele gosta de Poe, entre outros autores, inclusive Sagan, que cita no final e provoca uma torrente de lágrimas de emoção), filmes, nomes importantes da história, gente desconhecida e outras que deveriam ser conhecidas, etc... As informações presentes aqui são inúmeras, praticamente lançadas em uma conversa num bar da esquina (Gleiser é BR!) da forma mais natural e simplista possível. É agradável descobrir como funciona nossa querida estrelinha e como provavelmente ela acabará seus dias, ou como raios um buraco negro se forma. .
Não vou negar que dá um certo medo pensar sobre o fim da Terra e do céu, e que seria confortável ter alguém em quem acreditar, se formos bonzinhos, um salvador; porém, podemos nos acalmar e pensar em quanto tempo vai demorar para tudo isso acabar, apesar de o tempo ser relativo, assim como o espaço, e nós mesmos, enquanto figuras que participam do movimento ou meros observadores... enfim! GOD pode ser sua certeza, ou apenas uma sigla para Geometria do Destino, e as dúvidas sobre quem somos e se estamos sozinhos nessa vastidão nos mostram uma única possibilidade plausível: "quanto maior a nossa humildade, maior o alcance da nossa imaginação".

victorbv01 18/09/2020

Muito bom ao comparar aspectos históricos da evolução da Religião e da Ciência. A 2a parte pode ser um pouco cansativa para quem não tem muito interesse pelas teorias da Física, mas muito válido pela linguagem simples e os exemplos utilizados.