Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Jessyka Passos 21/07/2020

Sincero
Esse livro cativa pela linguagem sincera e realista do personagem. Nos faz pensar que as pessoas conhecidas como "normais", são muitas vezes hipócritas, e tem atitudes cruéis com pessoas denominadas "diferentes". O amor que permeia a família descrita no livro, é algo que deixa o coração quentinho. Livro rápido e leitura leve.

Débora Castro Alves 21/07/2020

Leitura interessante, mostra o universo pela visão do autista, seus sentimentos e anseios, como se relaciona e se refere às coisas e pessoas.
É uma aprendizado importante de inclusão social.

Manuela.Cavalcanti 20/07/2020

O mundo do autista
Acho super interessante como o livro se apresenta, quanto à questão do leitor saber se adaptar ao mundo do autista e não o contrário. Afinal, todo mundo gosta de ler e perceber as coisas na sua língua própria, não é mesmo? Achei essa sacada da escrita muito massa no livro.

Porém, fui com muita expectativa para a leitura desse livro. Esperei muito até a história engrenar, coisa que só aconteceu na metade do livro. Achei a escrita um pouco confusa também, porque ele é dividido em partes que têm lapsos temporais. Depois, no capítulo seguinte, ele volta para a continuação do trecho do capítulo anterior... Não sei se curti muito esse estilo de escrita. Sem falar que no final eu só tava interessada em ver o que ia acontecer entre ele e Rebecca.

É legal, no entanto, ver como o livro mergulha nos pensamentos do menino. As pessoas ao redor dele não o entendem, não compreendem o modo dele agir. Isso porque ele não fala muito. Os pais precisam deduzir algumas coisas a partir do comportamento do garoto, o que fica meio difícil, porque erram muitas vezes nesse palpite.

É fofinho também o jeitinho do garoto de estar apaixonado.

Lais.Lagreca 18/07/2020

O mundo através do olhar do outro
????

Tudo menos ?normal?, de Nora Raleigh Baskin?
Esse livro traz a história de Jason Blake, um garoto autista de 12 anos que ama escrever e, por meio da escrita, descobre que pode muito, que pode se expressar e, inclusive, fazer amizade.?
Eu me senti muito tocada por poder imaginar como um garoto como Jason percebe os NeuroTípicos (NT).?
Jason, por exemplo, não gosta de olhar nos olhos das pessoas como os NT fazem. ?
Eu achei maravilhoso quando ele fala que os NT ficam incomodados quando você não os olha nos olhos, como se isso fosse sinal de falta de atenção, sendo que as pessoas podem estar olhando nos olhos da outra e não estar prestando atenção.

Ele sabe muito bem ouvir as pessoas, o que, na verdade, é uma dificuldade para os NT que preferem, geralmente, falar, falar e falar.?
Ele é muito inteligente, mas pelo fato de não agir como agem os NT, as pessoas o olham com olhares de medo, de curiosidade, de estranhamento. Jason sabe que o olham assim, sabe que as pessoas não estão acostumadas com o que foge do ?normal?.?
Com algum avanço na minha leitura, eu comecei a pensar sobre o título: ?Tudo menos normal?, e comecei a pensar que nós, NT, somos tudo, menos ?normal?. Todos temos peculiaridades, a diferença é que nós, NT, temos a facilidade de conseguir nos encaixar em padrões de comportamento socialmente aprendidos. O fato de uma pessoa, como Jason, não se encaixar nesses ?padrões? devido a suas especificidades não o torna de maneira alguma menos capaz.?
Algumas coisas que não nos incomodam são, para Jason, gatilhos de comportamentos que ele não controla.?
Os pais de Jason representam um alicerce para ele. Sua mãe tem medo, sofre por saber que ele precisa ter independência e sofre porque há pessoas cruéis.?
No entanto, eles reconhecem o quanto Jason é capaz, acreditam nele e têm orgulho de quem o filho é.?
O livro me deixou com gostinho de quero mais. Eu queria saber mais sobre as histórias escritas por Jason, que é um excelente escritor.?
Recomendo essa leitura. ?
Precisamos ampliar nossa forma de ver o outro e enxergar cada um como cada um é, respeitando, amando e apoiando. ?
Um livro sobre amor.

Lirieudo 12/07/2020

Interessante para aqueles que querem compreender o autismo.
Quem convive com um autista sabe que não é fácil estimular essas pessoas. Enquanto professor de uma autista, sei quão difícil é fazer com que ela desenvolva as habilidades. Através do Livro pude compreender melhor como é a percepção de um autista e por intercalar essa leitura com um Livro técnico sobre autismo enriqueceu mais ainda a experiência, ao conseguir identificar na narrativa os comportamentos típicos dessas pessoas.

Diana Prates 12/07/2020

O que é normal para mim
"a palavra para o que estava errado, três letras e isso me deu um nome."

Foi mais ou menos assim que eu me senti quando recebi o meu diagnóstico. TEA, as 3 letras do Jason, para mim foram como aquela última peça que falta num quebra cabeça complicado, o nome que te ajuda a entender porque se é como é, mas não facilita as coisas de qualquer forma.

12 anos. Jason é, entre outras coisas, autista e fez da narrativa contada no livro 'Tudo menos normal' uma série de reconhecimentos para mim que também estou no espectro. A propósito, o valor do título, no original 'Anything but typical', como de várias outras pequenas passagens acabam se perdendo com a tradução, não por inabilidade da tradutora, apenas por diferença linguística. Então se possível, recomendo a leitura no original em inglês.

Minha experiência de leitura foi no Kindle UnLimited, é um livro rápido e fácil. A autora pesquisa a respeito o que faz os relatos parecerem mais reais, porém não espere um livro técnico. São apresentadas algumas siglas e nomenclaturas mas ainda é no ponto de vista de  um menino de 12 anos e o que ele sabe sobre ser ele mesmo.

Jason é o irmão mais velho, autista de alto funcionamento, gosta de escrever histórias, ama muito seus pais. No pequeno pedaço de sua vida que podemos acompanhar ele nos mostra um pouco com é estar em seu lugar e as dificuldades que nem sempre ele vê assim, como é escrever, como ele se sente fazendo uma amiga.

"Tenho muitos sentimentos, mas nada para dizer."

É um livro sensível, leve e que me tocou como autista mas que certamente pode tocar te mesmo sendo neurotípico.

Tudo menos normal - Nora Raleigh Baskin
Editora Pontes

Lena Garcia 09/07/2020

Lindo!
Adoro livros com crianças autistas. Jason é um garoto muito inteligente e nos mostra a visão de um garoto autista já aos seus 11 anos de idade, quando já percebe como o resto de seus colegas de classe e outras crianças de sua idade se relacionam com ele. É um livro muito tocante. Para quem gosta desse tipo de livro, recomendo também "Passarinha", lindo e emocionante.

Sopinha cobalthorn 07/07/2020

Um livro para aquecer o coração e entender a complexidade de uma criança que não é considerada "normal"

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

no fim a sensação foi que o livro não se aprofundou em nada;
queria muito ter gostado mais desse livro, muito mesmo. mas infelizmente não rolou, achei que a autora se perdeu no meio do caminho, o livro se torna tão chatinho e o final não ajuda nada. terminei ele com a sensação de que foi legal, mas não tinha uma história em si.

Rosy 30/06/2020

Bom, mas esperava mais
Livro narrado por uma criança com autismo, super envolvente nas primeiras páginas, porém vai perdendo um pouco o fio da meada e o final não é nada de mais...

Hana 29/06/2020

Queria ter gostado mais..
Gosto muito de livros que abordam essa temática e adorei a narrativa em 1 pessoa, mostrando a forma de pensar do personagem principal, mas confesso que achei um pouco confuso e sem rumo.. e o final, pra mim, terminou do nada.. fiquei com a sensação de que deveria ter algo mais para a finalização..

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 28/06/2020

"Tudo o que somos, tudo o que podemos ser, são as histórias que contamos."
Um livro com uma escrita tão leve e sutil. E sendo escrito pelo ponto de vista do protagonista fica tão interessante o quanto os neurotípicos acham ele estranho e na verdade ele é que nos acha estranho. É tão puro, fiquei completamente apaixonada!

Ray 27/06/2020

Eu queria dar uma avaliação melhor, eu realmente achei a ideia boa, e por uns momentos até interessante. Mas a leitura se tornou maçante pra mim, algo arrastado, às vezes eu nem entendia, e só esperava o final, e quando chegou o final, eu só pensava "quê?"

Luíza 26/06/2020

Meh
Não consegui gostar desse livro. Em muitos momentos não parecia que era uma criança narrando, e a sensação que dá é que o livro não tem história nenhuma. A parte da menina que era pra ser algo relevante dentro da história no fim fica bem jogado e sem sentido. Achei umas partes mais pro final confusas, não consegui entender direito umas cenas. E aquela fala "emocionante" da mãe dele no final ficou bem nada a ver, porque pra mim não aconteceu nada que justificasse ela dizer aquelas coisas.

Enfim, pelo menos é rapidinho de ler.

Natty Boiani 23/06/2020

O que é normal para você?
Tudo menos "Normal" da Nora Ralingh Baskim

Foi o meu primeiro livro com o tema #autismo que li, apesar de viver o autismo bem de perto.
O livro é contado em primeira pessoa o personagem é um garoto com autismo Jason de 12 anos O que faz ter uma ideia melhor de como é a percepção do mundo de um autista que é bem diferente da que nós "neurotípicos" temos... coisas normais para nós no dia-a-dia como se expressar, manter um diálogo simples e olhar para as pessoas, e até mesmo para os próprios pais se torna uma coisa difícil. Mesmo Jason sendo um autista de alta funcionalidade, ele sofre preconceito e bullying na escola. Por não se encaixar nos padrões do que é considerado normal. Só que quando lemos seus pensamentos no livro percebemos, que ele é um jovem adolescente como todos os demais, que sentem medos, tem sonhos. É um livro que indico ?