A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

Redryen 09/04/2024

A viuvinha de José de Alencar
O livro é muito leve e de fácil entendimento, embora aborde fatos como suicídio, falência e até mesmo prostituição. Assim como todos os livros de José de Alencar, esse não deixa de ser bom, entretanto não é um dos melhores do autor.
Embora tenha um final previsível e um "plot twist" já esperado, a obra chama a atenção do leitor, mesmo ficando um pouco irritada com as ações do protagonista Jorge, o livro tem um belo desenrolar e um bom desenvolvimento.
É um livro que dá para ser facilmente lido de duas a três horas, então recomendo que tire um tempinho e leia esse clássico do romantismo!

wonismo 05/04/2024

Leitura obrigatória por causa de uma prova. Apesar de ser um livro antigo(não tenho costume de ler livros muito velhos) eu não tive tanta dificuldade em avançar na leitura, teve sim umas partes que eu tive que reler várias vezes mas no geral é um livro que a leitura vai fluindo bem. Por ser um livro curtinho tudo aconteceu muito rápido, senti que o autor tentou criar ali um suspense mas pelo livro não ter tantas páginas já ficou meio óbvio o que ia acontecer.

Gladis Klein 31/03/2024

A viuvinha
Um clássico que sempre é bom reler. Fala de
amor inocente e sincero, que após uma separação inusitada os amantes enfim desfrutam de um final feliz.

Maria19136 27/03/2024

Um livro que mesmo curtinho traz bastante história.
Conhecemos um casal que se apaixonada e o desenrolar do romance deles.
É um livro bom, mas não o melhor do autor.

Wania Cris 25/03/2024

Envelheceu muito, muito mal...
Representante do romance urbano do final do século XIX temos Carolina, uma criança de 15 anos e Jorge, um herdeiro mimado que consegue gastar toda a fortuna recebida do pai. O que fazer? Trabalhar? Não, o moleque casa-se com Carolina e finge su1cidio no dia seguinte para recuperar sua fortuna. Sabe-se lá como ele consegue isso, mas, cinco anos depois, olha só quem está de volta! O patife! E quer retormar sua vida exatamente do ponto em que parou. E Carolina? Obviamente esperando pelo amado defunto...

Francamente, Zé!

A edição da Audible tem narração de Zeca Lima que a torna agradável, porém, não tragável...

soufernanda 23/03/2024

Um bom passatempo
Este livro é bem curto e muito pouco conhecido. Decidi lê-lo por curiosidade: desejava conhecer a história integral da peça que interpretei nos tempos de escola ?

Como de costume, José de Alencar fez de questão de contrastar o vigor masculino com a fragilidade excessiva das mulheres, afirmando que as lágrimas femininas são banais resultados de seu caráter irremediavelmente dramático...

É por isso que, não fosse a qualidade inegável de suas obras, eu jamais gastaria um instante sequer da minha vida lendo-as.

Ademais, o livro é muito rápido. Não há muita enrolação e o desfecho é bem óbvio. O único ponto do enredo que me causou uma leve curiosidade foi o "modus operandi" da morte de Jorge. Fora isso, o livro não nos oferece muitos detalhes, que o narrador deixa sempre a cargo da imaginação do leitor, além de isentar-se de discorrer mais profundamente sobre o íntimo de seus personagens, afirmando que seus sentimentos são "inexprimíveis".

Rani 22/03/2024

Bom demais, curto, muito bem escrito, com reviravoltas e um vocabulário de dar gosto eu amo as obras do José de Alencar nunca li nada dele que não tenha gostado.

~moonluny 09/03/2024

Uma fofoquinha do século XIX
Um homem apaixonado que acredita ter encontrado a alma que lhe completa. Duas metades enlaçadas a um destino quase trágico. Um homem que apesar de amar sua noiva, suicidou-se em nome da honra de sua amada e de seu pai

A Viuvinha é uma obra do romantismo brasileiro que se passa no Rio de Janeiro do século XIX. Caracterizado pelo enaltecimento feminino quase a ponto de colocar a imagem da mulher em um pedestal de castidade e beleza, pode-se afirmar que com certeza é um livro com uma linguagem um tiquinho rebuscada e bastante descritiva (quase chegando a ser meloso). Contudo, tal aspecto não significa unicamente algo ruim, afinal, embora seja uma pessoa um tanto leiga quanto à literatura clássica brasileira, não deve ocorrer um anacronismo ao julgar uma obra de 2 séculos atrás.

No geral é um livro bom para passar o tempo se já há um vocabulário apenas um pouco acima do básico. Embora tenha um acontecimento ou outro, não chega a ser uma tragédia. Além disso o suspense que constrói-se ao longo do livro não é extremamente um dos melhores, e tudo fica muito óbvio se o leitor tiver no mínimo 10 neurônios, porém é uma obra interessante de se ler.

Como último aspecto apenas enfatizo minha dúvida quando à idade de Carolina durante os acontecimentos

Elizabeth 23/02/2024

A viuvinha
Um conto de um romance doce. Com profundas tristezas. Uma lição para uma nova vida. Uma lição para jovens e adultos.

Jurandir2 18/02/2024

O amor e a honra de um homem
Em a viuvinha a gente aprende que o amor, como sentimento genuíno entre duas almas, pode transformar o velho homem. Jorge, protagonista deste romance, vendo-se falido pela miséria que plantou, abraçar a missão de resgatar a honra do pai e a sua própria honra. E isso porque o verdadeiro amor que ele encontrou não é digno de sua falência. Diante das intempéries que a vida apresenta a Jorge aprendemos que sobre a admiração, respeito e honra por aqueles que confiaram em nosso futuro e como o amor é capaz de limpar a alma de um homem vive os prazeres e as vaidades da vida em demasia.

Sophia 29/01/2024

Esse livro é uma das leituras obrigatórias da minha escola, mas fiquei impressionada com o quanto que ele é interessante! a história de Jorge e Carolina é tão bonita e o amor que eles compartilham ainda mais, a escrita desse autor é bem confortável contando que seja um clássico. A reviravolta do livro eu já esperava depois de algumas suspeitas, mas não deixou de ser boa.

C.lavocat 21/01/2024

Classico meio chato
O final foi lindo francamente, mas de resto a história era mto chata, a viuvinha só é citada lá pro final e não vi graça na história, palavras difíceis demais, e eu tive dificuldade de entender, mas vai até que foi legal

Nati 02/12/2023

Uma verdadeira poesia??
José de Alencar nos presenteia com essa obra que para mim, está mais para uma poesia!
Gostei da escrita, do enredo, do desenrolar?
Um livro curtinho que da para ler em um dia.

Jorge nos mostra que podemos sim viver em excessos, ter uma vida boêmia? porém, não poderemos fugir das consequências que uma vida desregrada e sem responsabilidades pode resultar.

Gostei!!! Me identifiquei com algumas partes!!!
??