A Viuvinha

A Viuvinha José de Alencar

Resenhas - A Viuvinha

- J. 19/08/2011

Saindo do armário
Uma coisa que eu desprezo nos brasileiros é o fato que podem não ter cultura alguma, detestar ler livros ou simplesmente odiar os clássicos, mas sempre têm medo de admitir isso.
Então vou sair do meu armário e botar a cara à tapa aqui.

A Viuvinha, de José de Alencar, é um dos piores livros que eu já li, e já li livros horríveis.

Cuidado, diabéticos! Ele é meloso a proporções hediondas. Pelo menos uma vez por parágrafo você vai encontrar uma frase do tipo "o amor dos dois era como o sol da primavera brilhando sobre o orvalho no campo florido, e seus corações desaceleravam com blabblablablablablá".
O livro até parece tentar construir um suspense, mas falha miseravelmente uma página depois, a não ser que o leitor seja obtuso o suficiente pra não perceber o que está acontecendo na hora. Sinceramente, não entendo como uma história em que absolutamente nada acontece pode ser tão longa.
Até Crepúsculo, com páginas e mais páginas descrevendo o Edward "reluzindo como milhões de diamantes" não consegue ser tão brega quanto esse livro. Desculpe-me, Stephenie Meyer, mas José de Alencar é e sempre será o autor mais brega da história.

Pronto. Falei mal do José de Alencar. Se atraí a fúria da Academia Brasileira de Letras, eles vão ter que lidar com isso, já que atraíram a minha primeiro, transformando livros incrivelmente escrotos em clássicos.
Mariana 19/01/2012minha estante
HAHAHAHAAHHA que ridículo esse comentário (sério)

- J. 27/02/2012minha estante
Sério mesmo? Que coisa. Talvez seja mesmo. Tenho certeza que se eu lê-lo mais uma vez vou odiá-lo, já que quase todo ser humano odeia aquilo que escreve depois de um tempo. Mas ainda assim ele continuará sendo a minha opinião, e cada um tem direito a uma, até você.

Apesar de que, independente de qualquer erro que eu possa ter cometido, é muito mais "ridículo" uma crítica que não inclue qualquer argumento. Sério.

Dodo 12/01/2014minha estante
Argumentou muito bem, soube defender o que acha, não concordo, pois sou fã desse pequeno Romance. Mas enfim, como diria Machado de Assis em O Alienista ''O que seria do amarelo se todos os gostos fossem iguais?'' Parabéns pela criticidade,bjos

Davi 24/06/2015minha estante
Concordo contigo, o livro é péssimo, dá desgosto de ler

P. Lochs 08/11/2015minha estante
Escrever uma resenha para um livro de forma a desconsiderar TOTALMENTE seu contexto histórico-artístico é. no mínimo, ridículo. Espera-se que, ao ler um livro considerado clássico e posteriormente dar uma avaliação, o indivíduo estude movimento ao qual a obra está vinculada. Do contrário, você nunca terá argumentos inteligentes.

Sybil 20/10/2016minha estante
É tão lógico criticar uma obra representante de uma Escola Literária que - por acaso - se chama Romantismo justamente por suas passagens românticas.
O livro não é prolixo. Fica longe disso, na verdade.
Talvez falte a quem lê um pouco de exercício para conseguir abarcar o contexto em que algo foi escrito.
Repense, darling.

Marcelo 09/04/2018minha estante
Ufa! Até que enfim encontrei pessoas que compartilham do mesmo desgosto (secreto, já que é quase uma ofensa admití-lo) por livros como esse. Parabéns pelo comentário, J.

NinaLeitora 16/02/2020minha estante
Eu acho importante respeitar opiniões. Essa é a sua opinião é um direito seu, nem todo livro nos agrada, seria até sem sentido se gostássemos de tudo, mudamos muito com o tempo.

jacqueline 26/03/2021minha estante
O leitor deveria sentir -se no século quando foi escrito essa obra. Infelizmente, muitos não tem esse poder

Marcus.Vinicius 02/01/2022minha estante
Cômico é o fato de você não gostar de representações amorosas e reduzir um dos melhores escritores brasileiros por um mísero detalhe literário. Repense um pouco, só por que você não gosta do romantismo da época vale a pena menosprezar tanto José de Alencar?

Bagui 03/03/2022minha estante
Fico rindo dessas pessoas que defendem o livro por fazer parte de determinada escola literária e desprezam qualquer crítica contrária, como se o fato de pertencer a tal contexto histórico colocasse a obra em um pedestal inalcançável. Li a obra A Moreninha, que estreia o romantismo no Brasil, e devo dizer, nada pode fazer aquele livro ser considerado uma obra-prima, exceto as vendas que alguns insistem em vestir como desculpa para defender a literatura brasileira. Existem sim inúmeras obras nacionais que são dignas dos maiores elogios e acho incrível enaltecermos isso, mas manter a memória de certos livros viva apenas por seu contexto histórico e insistir que todos devam ler e admirar apenas por esse fator é um dos motivos que desmotiva os jovens ao hábito da leitura. Tenham força pra assegurar a opinião de vocês sem precisar atacar aqueles que não gostaram do livro. A moça não é burra simplesmente por não ter gostado, o comentário dela nada tem de ridículo. Ridículo é saber que a obra não é boa, mas não admitir por medo ou porque "ai, mas foi escrito há 230 milhões de anos por dinossauros intelectualizados".

Haulnny 09/04/2022minha estante
Olha, eu tive a mesma reação quando li "5 Minutos" (do mesmo autor), simplesmente terrível. E 5 Minutos, assim como A Viuvinha, são considerados os piores livros dele. Escritos ainda no inicio de sua carreira, visto por parte da critica como "quase que infantis". Só tive uma opinião diferente referente ao Alencar quando li "Til" e agora, lendo A Viuvinha eu acho esse conto até superior que 5 Minutos (mas em meu caso eu já estava vacinado, já sabia que ia encontrar um texto piegas extremamente brega que nada tem a ver com a escola literária, pois existe muitos livros incríveis de romantismo).

jam 18/11/2023minha estante
isso da tentativa de suspense é tão verdade!

@nattan2l_ 29/01/2024minha estante
Embora respeite sua opinião sobre A Viuvinha, é válido considerar o contexto histórico em que Alencar escreveu. O conto é um reflexo do romantismo brasileiro do século XIX, abordando temas que eram o hype do momento tipo amor, tradição e sociedade da época. Alencar contribuiu significativamente para a literatura nacional ao explorar esses aspectos, moldando a identidade literária do Brasil e isso você tem que admitir, é indiscutível. Suas obras servem como janelas para compreender a cultura e os valores da sociedade brasileira da época, sendo um importante registro histórico, você poderia muito bem dizer que não curtiu que não é sua vibe e tals gosto é gosto, mas você tem que admitir que para o período em que foi escrito e publicado ele faz todo o sentido ele é o puro suco do romantismo brasileiro, seria a mesma coisa se reclamasse da violência nos livros de true crime haha após esses 12 anos queria saber se sua opinião ainda continua a mesma, se você revisitou a obra com um olhar diferente, mais maduro?

Everton Vidal 06/05/2021

O tom romanesco demasiado sentimental, típico da literatura desse momento, não chega a enjoar porque o livro é curto, e de fato, é até um atrativo pra quem curte. O livro tem o mérito de ser um dos primeiros romances a retratar a vida urbana do Brasil independente, onde uma literatura com nossas próprias nuances ainda estava se formando, e muito graças a José de Alencar. Também é de se destacar o germinal viés de romance psicológico.

Thai 07/04/2021

A viuvinha
O livro de José de Alencar conta a história de Jorge e Carolina. Se eu fizer um breve resumo vou contar o livro todo kkk.
Os clássicos não é um dos meus gêneros preferidos, porém quis ler pelo menos um esse ano e como tinha esse livro desde a época da escola e nunca tinha lido revolvi dar uma chance.
Não gostei. O objetivo da história é até interessante, porém da forma em que foi narrada pra mim nao funcionou. Por ser um livro pequeno você não se apega aos personagens, e tem muitaaaa narrativa e é muito descritivo, mas sem aproximação nenhuma do leitor com o personagem além da história ser bem previsível, parece que ele tenta algumas vezes dar um plot porém o leitor já sabe o que vai acontecer.
Mas ele tem uma leitura fluida, você consegue ler rapidinho, no mesmo dia consegue terminar a leitura, e a escrita não é tão difícil como eu achei que fosse.
Quero sim dar outra chance para algum livro clássico porém esse não funcionou comigo.

TalesVR 29/09/2023

Romântico até o osso
O ruim de ler José de Alencar é que as suas expectativas com o amor romântico vão crescendo até atingir patamares irreais. Um perigo que gosto de correr, aceito os termos.
Angelica213 29/09/2023minha estante
Esse livro é muito fofo

Tata271 27/05/2020

A redenção do boêmio ? Resenha A Viuvinha
Romance urbano que retrata a história de Jorge e Carolina.
Em se tratando de José de Alencar é uma história lenta e morna, como se estivesse a tomar um chá de hortelã contra um resfriado.
Jorge é um ?Bon Vivant? figura conhecida nos salões de festas da aristocracia carioca, ainda moço herdara a fortuna de seus pais e tomado por estilo de vida hedonista jogou tudo fora. Até que um dia o destino lhe aprestou Carolina, menina moça que fisgou-lhe o coração.
Arrebatado pela paixão o boêmio muda de vida, torna-se um rapaz sério e casto. Entregue ao amor toma a moça por esposa
, mal sabe ele que a vida iria cobrar-lhe com juros os arroubos cometidos outrora por ele. Na véspera do casamento uma notícia desagradável lhe assalta o sono bem como o prazer sonhado com a noite de núpcias.
No dia do casório Carolina sorria e fazia festa com os poucos convidados, Jorge dissimulava a angústia que lhe corria pela alma. Havia arquitetado um plano para evitar que a honra de sua amada fosse maculada. O que para alguns era festa, para ele era tormento.
Seria o destino tão implacável com esses jovens amantes?
@letrastataarrasa

Clafe 24/12/2020

A viuvinha
Achei o livro um pouco machista, lento e cansativo!
Conta a história de um homem que torra todo o seu dinheiro com besteiras de gente rica e ele está noivo de uma mulher maravilhosa.
O resto eu não conto por causa do spoiler
Tárcis 24/12/2020minha estante
O plot é bem previsível. Mas achei razoavel

Cal 18/09/2021

A viuvinha
Me lembro de ter lido esse livro na escola e pra dizer a verdade achei bem interessante, me lembro até hj da história

Mara Vanessa Torres 23/07/2009

Romanticamente Burguês
José de Alencar ganhou meu respeito - isso é fato. Suas obras giram em torno dos conflitos e alegrias da classe burguesa de um Brasil imperial. "A Viuvinha" não foge a regra. Portanto, não espere encontrar aqui um romance aterrador, erótico, socialista ou algo parecido.

Pegue uma caneca de chocolate quente e sente na melhor poltrona. ;)

Haulnny 09/04/2022

A Viuvinha, assim como 5 Minutos foi um dos primeiros trabalhos literários de José de Alencar. Considerado por muitos críticos como romantismo ingênuo, quase que infantil. Está de longe de estar entre as melhores obras do escritor.

Confesso que eu já estava vacinado. Quando li 5 Minutos eu detestei e jurei não ler mais nada do autor, até que li Til e me apaixonei. Esse no entanto lembra a escrita de 5 Minutos, mas eu já esperava por isso (afinal foi escrito no início de sua carreira), então não fiquei decepcionado; é uma história bacana, piegas, escrita como folhetim para mulheres de meia idade da época. Mas por ser curtinho, dá para aproveitar sem se cansar.
Mah 09/04/2022minha estante
Só não é uma decepção maior que o Sertanejo. José de Alencar não sabe escrever final (minha opinião), fico fisgada por todas as histórias, mas o final sempre me decepciona

taiisa 24/04/2023

Fui obrigada a ler
Minha escola obrigou a gente a ler kkkkkkk tive que fazer um tanto de slide, q saco.
não gostei não, eu sei q é sla oq romantista e os 🤬 #$%!& mas msm assim q 🤬 #$%!& de livro eh esse?
Alice1003 24/04/2023minha estante
Eu sou assim com os livros que a escola mandam ler, são sempre ruins

taiisa 24/04/2023minha estante
insuportáveis

hud 05/06/2022

mlhr....
leitura da escola que me surpreendeu, amei muito os plots envolvidos a leitura de fácil entendimento. obg professor por me fazer lerr
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Dilson Vargas Peixoto 06/01/2022

Uma reviravolta
A obra é interessante pela reviravolta que da no meio da trama. Embora em poucas linhas se possa prever o desfecho, principalmente pelas características de escrita do autor e sua "gana" por ter um casal junto. É um interessante, mas não é dos melhores escritos de Alencar.

daniela742 25/02/2021

"Pois não é preciso cometer um crime para livrar- se dessa tortura; morra para o mundo, morra para todos, porém viva para Deus, e para salvar a sua honra e expiar o seu passado."

José de Alencar, afirma desde o começo que essa história não é um romance, e realmente não é um romance entre duas pessoas, mas sim uma visão de esperança em amar à vida, e também de perdão para consigo mesmo. Estou apaixonada por esse livro por tudo que ele expressa, é bem curto e emocionante, indico para todos que se esqueceram de ter fé na vida.

Nicoly292 17/02/2021

Peguei esse livrinho curtinho para aproveitar a tarde chuvosa. Juro que odiava, na época da escola, só de olhar para a capa rs. Mas quando entendi o contexto da escola literária até que consegui ler tranquilamente. A linguagem não é tão complica assim, apesar de ser um clássico do romantismo, e o romance é bem fofinho. Só não dei uma nota maior porque José de Alencar ainda não me conquistou por completo. Mesmo assim, vale super a pena para quem quiser conhecer o autor.

Ivan 17/02/2021

Terceiro livro de José de Alencar
Um clássico, que era publicado na forma de um folhetim. Um romance de época. Jorge e Carolina são os protagonistas. Eles vivem uma grande história de amor, porém com grandes percalços! Uma leitura rápida, leve e envolvente.