A morte de Ivan Ilitch

A morte de Ivan Ilitch Leon Tolstói

Resenhas - A Morte de Ivan Ilitch

elizamaraverissimo 15/05/2024

Apesar de se tratar de um livro curto, A Morte de Ivan Ilitch foi uma leitura demorada em razão da rotina, mas em nenhum momento chegou a ser uma leitura cansativa, acredito que me fez apreciar melhor a obra e entender melhor a vida de Ivan Ilitch. No final, durante os momentos de questionamento de Ivan Ilitch em relação a Deus, me lembrei de Tolstói em Uma Confissão, o que assemelha um pouco os livros em relação desse questionamento de fé.

lua 15/05/2024

Por razões externas, demorei horrores pra ler esse, mas não me arrependo. é uma leitura interessante e pode ser muito tocante para algumas pessoas.
ele é uma versão remixada e russa de o retrato de dorian gray e o declínio de um homem, sendo mais parecido com dorian gray, já que ivan ilitch se deixa levar completamente pelos parâmetros sociais que deve seguir e passar sua vida inteira vivendo pela construção de seu ego.

D. R. Guindani 14/05/2024

Quando li a sinopse criei muita expectativa para moral deste livro, mas acabou sendo genérica.
É interessante acompanhar o processo de aceitação da própria morte, mas a leitura é um pouco cansativa, com parágrafos gigantescos de mais de uma página. Além dos nomes russos impronunciáveis e repetitivos.
A reflexão sobre a leitura é boa, mas poderia ser melhor.
Possui quatro estrelas em minha avaliação, pois prendeu a minha atenção.

"Não pode ser que a vida seja tão sem sentido e repugnante. E se ela for assim tão repugnante e sem sentido, por que então morrer, e morrer sofrendo?"

Phil.Surniche 13/05/2024

Essa edição trás três romances/novelas de Tolstoi. Para quem nunca tinha lido nada do autor, como eu, é otimo para iniciar na literatura russa.

Após a leitura, cheguei a uma conclusão: Todas elas orbitam a questão da angústia humana.

O primeiro romance, que leva o nome do livro (A morte de Ivan Ilitch), trata sobre a angústia da morte.
O segundo romance, (A Sonata a Kreutzer) fala sobre a angústia do casamento, dos ciúmes e da traição. Já o terceiro (Padre Sergio), retrata acerca da angústia da tentação e da fé...

Os livros são curtos e muito bons.
Acho que eles te preparam para obras maiores do autor.

Mariely.Carreira 13/05/2024

Tocante, comovente e cheio de surpresas
Ler esse livro foi o maior acerto que fiz. Quando vi tantas pessoas falando sobre ele, quis ler para tirar minhas conclusões, afinal, fiquei curiosa. Ao concluir a leitura, percebi que se trata de uma obra que muda nossa vida.

A narrativa começa já no velório de Ivan Ilitch. E no velório, percebemos, não o sofrer das pessoas em perdê-lo, mas sim, o desconforto das pessoas em saber como será agora sem ele. A esposa está preocupada com a parte financeira e os colegas de profissão estão preocupados em saber quem vai ocupar o posto deixado por ele.

O livro traz uma reflexão sobre aquilo que estamos fazendo da nossa vida. Quando Ivan começa a pensar em sua vida e tudo que viveu, ele vai se perguntando o que fez de errado, se soube viver ou se somente sobreviveu. Com ele, vamos pensando sobre nossas atitudes. O que estamos fazendo da nossa vida, o que estamos fazendo com aqueles pessoas que convivem conosco. Será que estamos buscando felicidade, ou somente estamos buscando sobreviver?

Um livro sobre a vida e o modo de viver, e a morte, e o tão desesperador medo de morrer sozinho. Os últimos momentos de Ivan ilitch são sufocantes, a doença o toma de vez e a solidão ainda mais. E isso nos faz pensar: as pessoas se afastaram dele ou simplesmente ele fechou portas e janelas do seu coração e não deixou ninguém entrar de verdade?

Se você gosta de livros tocantes, leia. E se não gosta, leia também, só pra mergulhar em um clássico russo

Poli 13/05/2024

Clássico russo
Muito reflexivo de se ler, livro cheio de camadas, não fala só do aspecto da morte na história, mas também da soberba, egocentrismo, construção da sociedade, individualismo, amor ao próximo e etc. Clássico russo.

Alice2476 13/05/2024

Raiva, negação, depressão e aceitação
A morte é a única certeza que todos nós temos, quais são nossos últimos pensamentos antes de partidos? Ivan Ilitch, que teve altos e baixos durante sua vida, refletiu sobre se sua vida foi um erro ou acerto. Seu casamento, filhos e trabalho? Será que ele viveu da forma correta?!
Nessa narrativa de Tolstói, ele demonstra todas as possíveis reações que podemos ter ao saber que a morte está por perto: a raiva, a negação, a depressão e a aceitação. É agonizante ver a evolução dos estágios da morte de Ivan, da dor que nunca cessa até a aceitação e indiferença se ainda dói ou não. A doença o consumiu ao ponto de ele pedir para que a morte viesse logo.

Foi uma leitura rápida, não pelo fato de ter poucas páginas, mas pela ânsia de ver o desenvolvimento do quadro do protagonista. A vida continua para os outros e isso não conforta a gente.

Maria Izabela 13/05/2024

A morte de Ivan Ilitch
A obra levanta muitas reflexões sobre a vida e a morte, no presente e no passado, e isso me surpreendeu de forma muito intensa.

O fim do livro me lembrou um pouco do sr scrooge, com os fantasmas do futuro, entretanto, vivendo em um futuro sórdido inalterável.

Entretanto, o desconforto do livro nos leva a refletir ativamente sobre a vida, principalmente sobre a nossa.

Maiara.Lucas 12/05/2024

A morte de Ivan Ilirch
Gostei do livro, no início tem uma pegado de sarcasmo a respeito da morte do protagonista, depois é contada a forma como ele viveu e por último sua morte.

VITRIAX 12/05/2024

A arte imita a vida
É possível ver muito do tolstói dentro da obra, tanto a vida conjugal quanto a visão de mundo. Aliás, ao ver Ivan ilich morrendo de forma tão patética me fez lembrar da própria morte do autor que num rampante resolveu fugir de casa em pleno inverno russo e morreu logo em seguida de hipotermia.

virgroove 12/05/2024

A Morte.
Mesmo depois de ler esse livro eu não sei exatamente como tratar ele, e eu sabia que seria assim desde as primeiras páginas. A forma que o Ivan toma consciência sobre si mesmo e sobre a vida, e em maior parte sobre a morte só quando está à beira de tudo, é deprimente, e muito reflexivo. É de se pensar em como levamos a nossa vida, e parar e observar se realmente estamos vivendo ou só seguindo oque supostamente deveríamos seguir como Ivan fazia.

julibsff0 11/05/2024

Muito profundo. Ivan Ilitch levanta muitas questões como a morte, a vida e o porquê de tudo isso. Qual a finalidade de todo o sofrimento que leva a morte? Vivemos uma vida que vale a pena? São algumas das questões retratadas no livro. Muito reflexivo, vale a pena.