Inocência

Inocência Visconde de Taunay

Resenhas - Inocência

Ale 11/08/2020

Inocência é a figura de garota frágil e ingênua dos romances da época. Seu pai é viúvo e bastante machista e opressor da figura feminina, prometeu sua filha ao Manecão. A chegada de Cirino , que se intitula doutor, causa um reboliço nos planos do Sr. Pereira de casar sua filha.

Sophi 14/06/2021

O enredo tem uma fácil compreensão, uma moça do interior chamada Inocência se apaixona por Cirilo, mas a menina está de casamento mercado com outro. Então os dois vivem esse amor proibido.

Flávia 20/09/2021

Inocência é um romance romântico, classificado como regionalista, porque o espaço narrativo está situado no sertão, longe da então corte portuguesa, o Rio (espaço narrativo dos chamados romances urbanos). Justamente por isso há uma intensa descrição dos microespaços que, se casado com o inchaço dos períodos típico do romantismo, tornam o livro cansativo. A história se arrasta e o conflito (o amor impossível vivido por Inocência e o médico charlatão, Cirino) é prolongado até não poder mais. Os personagens são poucos e toda carga dramática fica em cima do casal protagonista, que, aliás, por incrível que pareça, tem poucos momentos juntos. Porém, estamos falando de romantismo e todos os excessos são perdoáveis. Se você estiver disposto a ler a obra de Taunay, é preciso ter isso em mente.

Uyara Maria 20/03/2022

Não funcionou pra mim
O começo é muito descritivo com cenário e a linguagem é muitoo difícil também, tipo de livro que é preciso ler com o glossário aberto. Só o final é interessante

Jennifer 26/03/2022

O primeiro livro q ganhei
Esse foi o primeiro livro q ganhei aos 7 anos. Lembro da minha vizinha me dar e falar "quando tu tiver idade, vai ler e gostar". Apesar de não ter curtido muito a história, no geral ela é agradável, mas nao tem nada de especial.

Um ponto negativo é que ele é muito descritivo e é de difícil leitura, mas como ele é curtinho foi rápido de ler.

Gabi 03/08/2022

Esqueci de resenhar e marcar ele como lido, mas...
Eu comecei a ler esse livro, para complementar um trabalho escolar sobre autores do Romantismo e eu simplesmente amei. Muito bom a história do livro, é envolvente e sem os clássicos finais felizes. Recomendo a leitura, por mais que seja um pouco difícil no começo (ainda mais para quem não é acostumado com esse tipo e leitura), vale muito a pena!

Aline 16/10/2022

Inocência
Romance brasileiro ?????! Envolvente, sensível e ... tenso! Da metade adiante... não dá para parar de ler! São poucos personagens e poucas cenas... porém o enredo romântico nos prende de tal maneira, que o coração até dispara! São diferentes emoções a cada capítulo. Além de retratar muito bem a época, a região, os valores e a linguagem, conseguimos enxergar o Brasil em cada personagem e em cada canto descrito. Excelente escolha para uma rápida leitura ??.

laricanrs 03/12/2022

Mais do que eu imaginava
Nunca havia lido nada do Visconde de Taunay, então foi um primeiro contato digamos que muito positivo, pois gostei mais do esperava da leitura. Uma escrita detalhista e com muitas observações do autor sobre coisas da região nas notas, algo para facilitar ainda mais a leitura. Um livro que traz uma linguagem fácil e com muitas referências linguísticas da região; e também traz uma noção sobre a zona rural naquela época em meio a tantas obras que traziam o urbano.
Neste livro, Taunay conta a história de amor impossível entre Inocência e Cirino. Logo no começo temos a descrição detalhista do lugar onde a história vai passar (Sant?Ana do Parnaíba) e já nos contextualiza do que vamos esperar no restante. É uma história sobre uma menina criada somente pelo pai (Pereira) na zona rural do Mato Grosso no século XIX e não tinha contato com outras coisas/pessoas além do que havia dentro da casa, ela não sabia ler e não conhecia nada além do básico que conseguia ver e ouvir na bolha em que vivia. Também temos a história de Cirino, um médico que veio da cidade e estava viajando através do sertão, ele acaba encontrando com Pereira e indo para casa dele com a intenção de curar Inocência, que estava doente. Assim, os dois se conhecem e há um amor à primeira vista, mas vários motivos os impedem de ficar juntos, sendo um deles o noivado de Inocência com Manecão.

Lucio 24/05/2023

Deveria ter lido antes ?
Comprei esse livro por acaso, li a sinopse atrás e fiquei curioso, pois adoro histórias que passam no interior do Brasil. Ele é bem rápido, a história flui bem, as 50 primeiras páginas talvez sejam mais "chatinhas" pois vão descrever com precisam o local, mas depois disso, vc vai embora e termina rapidinho.

Ale 04/02/2024

Esse tipo de romance não é meu nicho favorito. A historia se desenvolveu bem lentamente e senti que não saiu daquilo. Eu quase desisti no inicio dos capitulos, porque estava muito dificil de compreender, mas conforme avançou, a leitura ficou mais facil. Parece uma releitura distante de Romeu e Julieta, bem clichê, mas sem tanta trama. Somente a parte agua com açucar.

Carol 19/04/2024

Não posso negar que esse livro não é interessante, por que ele é, porém, é muito complicado de ler, pois é um livro de época, sem contar que a história se passa na região do Mato Grosso, então tem muitas gírias que eu não conheço, sem contar que são gírias antigas, então tudo isso complica muito na leitura.

laran.juh 21/05/2024

Livro muito bom, de fácil leitura e ultrapassou muito as minhas expectativas. O livro também nos mostra os dois lados de Pereira, um dos personagens que mais aparece na história, sendo bondoso e sociável em momentos x, e machista, preconceituoso e teimoso em momentos y. É mostrado como as motivações dos personagens vão mudando conforme o passar do tempo e dos acontecimentos, com a chegada de uns e a partida de outros. Um final inesperado, que demorei pra acreditar. Mas eu esperava mais da protagonista. Pelo livro ter seu nome, eu imaginava que ela seria mais icônica para o enredo, mas ela é meio sem sal e sem personalidade, mas talvez seja pela criação que teve, com medo de desobedecer seu pai e por isso ser tão passiva e quieta. Mas é um bom livro, uma leitura obrigatória de escola que se tornou um ótimo passatempo.