Assombro

Assombro Chuck Palahniuk

Resenhas - Assombro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nifrido 30/10/2020

Só o primeiro conto presta
Foi um erro ter deixado Tripas como primeiro conto, pois você lerá todo o livro esperando mais esse tipo de estímulo horrendo. E o que nos é entregue é um bando de histórias e personagens non-sense, com nomes que dão vergonha alheia, e que não choca mais em nada.

Fui perdendo a vontade de ler a cada conto que se passava, e li a frase final com um alívio inexplicável, e não pq o livro é ?forte?, mas sim por ele não fazer sentido ?

Duas estrelas só por conter o conto Tripas.
moacircaetano 09/12/2021minha estante
Sou fã, mas detestei esse!

Chico 12/08/2009

Guts.
Se você não vomitou lendo "Crepúsculo", provavelmente possui estômago para esse.
Ivan Picchi 21/08/2009minha estante
no sentido vomitável de crepúsculo (se for o dos vampirinhos de Stephenie Meyer) ser levado ao pé da letra né?

aueuehuhae

ou é outro Crepúsculo que vc se refere? ;P

karina 16/11/2009minha estante
comparar guts com crepusculo não é uma coisa digna, mesmo com todo o sarcasmo envolvido

=]

RIcardo 21/04/2012minha estante
kkkkkkk muito bom!!!

Alex666Messias 14/11/2016minha estante
Eu respeito gente sarcástica. Kkkkk

A. 31/07/2020minha estante
Maravilhoso.

Rosana.Souza 12/09/2020minha estante
Não vomitei mas passei dias com nojo

Norma Durão 07/06/2021minha estante
Tô com vontade de vomitar já nos 5% do livro.

Michelle França 15/01/2022

Para quem tem estômago! Importante é cheio de gatilhos ruins
Não perca seu tempo lendo este livro procure algo melhor!!!
Já li livros muito bons do Chuck mas esse foi de doer, olha tem que ter um gosto muito bizarro para gostar desse livro, eu como não tenho odiei. Eu pensei que eram contos de terror mas engana não tem nada disso, a história bizarra demais, confusa, ela foge muito do enredo principal e você até meio que se perde. É composta de microcontos que envolvem os personagens principais e cada conto é tão absurdo é nojento! Tem muita coisa pesada, descritivo é muito f***, não recomendo para quem tem sensibilidade com gatilhos passe longe eu só terminei de ler porque eu queria saber aonde essa história iria parar.
Dragarians Geek 15/01/2022minha estante
Já vou colocar esse na minha lista de compra rsrs. Mesmo sabendo que você não gostou eu fique curioso em conhecer.

Michelle França 15/01/2022minha estante
O que eu achei de ruim vc pode achar interessante, vai em frente ! Chuck escreve coisas loucas algumas eu curto outras nem tanto.

Dragarians Geek 15/01/2022minha estante
??

Flavio Assunção 25/06/2012

Quase 20 pessoas presas em um Retiro para Escritores, durante três meses, sem contato com mundo exterior e com intuito de criar a obra que os tornará celebridades. Essa é a premissa de "Assombro", livro de Chuck Palhaniuk, que além dessa trama principal conta com uma coletânea de poemas e contos sobre a história de cada um dos personagens.

De fato, o conceito utilizado pelo autor é bastante original, ao conseguir juntar três estilos em um livro só. Sua criativade também deve ser exaltada, já que os temas dos contos são dos mais variados possíveis, embora todos possuam o mesmo caráter trágico/cômico.

Talvez o maior problema de "Assombro" seja a quantidade de personagens - o que não possibilita um aprofundamento - e consequentemente a quantidade enorme de poemas/contos. Esse modelo, embora original, é extremamente cansativo. Na metade do livro, a exaustão pega de jeito e você é obrigado a diminuir o ritmo. Foi muito difícil, ao menos pra mim, conseguir emplacar na leitura de uma forma contante. Talvez se o número de personagens fosse mais enxuto teríamos uma leitura mais agradável e coesa como um todo.

Sobre os contos, muitos são bem interessantes, outros bastante ruins. Na verdade, não vi nenhum que fosse mediano. Minha impressão era que ou era 8 ou 80. Ou muito bom ou muito ruim. Dentre os melhores, destaco: "Tripas" (esse muito superior aos demais), "Desabrigados", "Anos de Cão", "Colocação de Produtos", "Canto do Cisne" e "Pós-Produção".

A partir disso posso destacar que "Assombro" é altamente injusto com o leitor, quando apresenta "Tripas" como o primeiro conto da obra. Esse conto em si é altamente asqueroso, repugnante e de longe a melhor coisa que acontece em 387 páginas. Só esse conto em si vale o preço de todo o livro. Falo que é injusto porque como primeiro conto ele acaba sabotando os restantes e nos faz passar a leitura buscando momentos tão bons. Seria mais justo que "Tripas" fechasse o livro.

Quanto aos poemas, não tenho muito o que falar, já que os achei desacartáveis. São basicamente uma prévia dos contos e que não acrescentam muito.

De um modo geral, "Assombro" é bom, principalmente por seu teor cômico em meio a tragédia e por possibilitar grandes reflexões sobre a natureza humana. Mas lembro mais uma vez: é difícil engrenar e os mais impacientes podem ter problemas com isso. No mais, vale a leitura.

Ninguem 27/10/2014minha estante
Eu tive a mesma sensação, li rápido até a metade e o ritmo diminui. Tem personagens que mereciam um aprofundamento...

Dani Favalli 07/06/2020

Não espere sentir medo
A questão é expectativa. Alguns contos são mais explícitos, nojentos, mas não dão medo. Achei que seria algo mais assustador. A premissa da história é bem interessante e a princípio parece que vamos ter um desenvolvimento em baseado em suspense e assombro. Não senti isso.
Mas é um livro bem crítico. Isso me surpreendeu. A cada conto uma crítica sobre o ser humano e as ações que tomamos e achamos certas.

lucas wilson 14/12/2020

haunted
eu acredito que umas das melhores formas de lidar com aquilo que nos incomoda e nos deixa desconfortável é através da arte. testar seus próprios limites e encarar algo feito propositalmente pra te incomodar pode ser até uma experiência catártica. o livro de chuck palahdjdhsihd é um excelente exemplo de uma experiência propositalmente incomoda. palahdino não tem medo de mexer nos aspectos mais repugnantes e vis da existência humana. são fatos da realidade que costumamos ignorar, e os contos desse livro trazem isso na sua cara. o mundo é mais perturbador do que queremos encarar no dia a dia, e obras que lidam com isso são uma boa forma de lidar melhor com essa realidade, tanto que um dos temas centrais do livro é sobre essa busca incessante de uma idealização de sucesso por parte dos protagonistas, que se perdem num processo de constante vitimização e são incapazes de seguir em frente aos seus próprios traumas.

assombro é um ?romance de histórias?, ou seja, chuck paidochuck decidiu interligar todos os contos criando um autor fictício para cada, que se tornam os 18 personagens da história principal. são 18 pessoas que aceitam o estranho anúncio de irem para um retiro de escritores por 3 meses, isolados do mundo, e chegando lá, se encontram presos dentro de um teatro abandonado sem nenhuma das coisas que os haviam prometido. spoiler: todo mundo é doido. essa ideia ambiciosa do palharim acaba sendo um tiro no pé, porque a estrutura do livro se vê obrigado a seguir um esquema de: capítulo da história ?> conto -> outro capítulo -> conto. e enquanto os contos variam de ?muito bom? a ?puta merda que obra prima vou chorar?, os capítulos ficam bem repetitivos e meio sem pé nem cabeça.

pelo teor >desconforto< é um livro meio difícil de recomendar, mas se o interesse bater: http://classedecinema.blogspot.com/2013/10/visceras-um-conto-de-chuck-palahniuk.html?m=1 leia o conto TRIPAS, que é o primeiro do livro e também o mais famoso. aviso dnv que é extremamente desconfortável, então não leia se você vomitar fácil? mas se você ler e gostar, assombro contém algumas histórias bem marcantes e muito bem escritas, deixo aqui o destaque, além de tripas, para ÊXODO, CAIXA PESADELO, e meu preferido, OBSOLETOS.
eu li uma review em inglês n lembro onde dizia ?there are things that can?t be unread? ou como no clássico meme de fb ?VI COISAS QUE NÃO PODEM SER DESVISTAS? e essa é a sensação que fica após a leitura de muitos contos. por isso, achoo sentido do título original melhor, porque você definitivamente fica assombrado por essas histórias.

geovani 31/03/2011

Amargo, doentio e triste. Une características difícieis de serem encontradas com tanta maestria num livro só.

Lorena 10/11/2022

Para estômagos e mentes fortes...
Esse estava na minha lista há literalmente anos. Conheci o autor com Clube da Luta e gostei do estilo ultra transgressor dele.

"Assombro" não é um livro de fácil absorção e até mesmo de abstração: a podridão humana se revela em tripas, sangue e morte. Causa alguns embrulhos no estômago, mas no final fica a crítica a tudo que o ser humano é capaz de fazer pra alimentar o próprio ego.

Ainda estou "digerindo" o final, aliás.

Ivan Picchi 09/03/2010

Leitura escabrosa
e cativante. Beirando algumas (maiora) das vezes a situações/ações esdrúxulas e repulsivas, com personagens à altura, o livro cumpre as espectativas de algo feito pelo mesmo autor de Clube da Luta.

Palahniuk consegue construir situações repugnates com um humor negro bastante afiado e um infeliz nível de descrição suficientes para uma montagem de cena e dos personagens, nem sempre agradáveis, sem deixar de soltar uma boa critica social no fundo de tudo. Uma mensagem que não deixa de ser real e reflexiva, mesmo emaranhado em tanto sangue, bizarrices e ficção.

Ah, os contos. Quando começar a ler, Palahniuk já deixará de brinde uma ótima introdução do que há por vir. São eles que, montam (ou desmontam) os personagens ao longo da trama, e o porquê de participarem da mesma. Revela todas as angústias, medos, vícios e motivações até antes escondidas, talvez até por ser uma experiencia um tanto pessoal, mas que rapidamente é ignorada pelo ambiente que vai se desenvolvendo na trama.

Condensando, é uma leitura rápida é flúida, despertanto uma certa curiosidade do que acontecerá nas próximas páginas. Tem uma linguagem bastante accessível e meio suja também; suja e convenientemente ideial...

Leitura indispensável de horror pra quem acha que Stephen King é bom, mais "caga" nos finais.

Eduardo 16/03/2010minha estante
o livro é tudo, menos cativante hehe

Ivan Picchi 17/07/2010minha estante
ja leu, seu puto? haeuhae =**

vai sair o filme, eim! haueuhae

Aline 30/11/2011minha estante
A parte das tripas me deixou chocada por uns três dias... hauhauhauha

Ivan Picchi 02/12/2011minha estante
leu, aline? fderoso, neah?

Henrique Cavalcante 19/07/2022

Horror transgressivo
O livro propõe-se a entregar uma narrativa chocante, de revirar o estômago. No início da leitura realmente a obra entega o que propõe, pois, o conto Tripas é algo agoniante de se ler. Não obstante este início escabroso/bizarro e a 200 km/h, não temos a mesma tônica nas narrativas seguintes e como consequência percebi uma quebra de ritmo e de expectativas durante a leitura.
Apesar desta ressalva achei uma leitura muito válida pela forma inteligente que o autor usa o horror sem precisar recorrer a elementos paranormais. Simplesmente usou o comportamento humano por ele mesmo.Todos os personagens trazem uma carga de vivências que os ajudam a construir esta narrativa de assombro durante o confinamento coletivo e mostra como o próprio ser humano pode ser monstruoso para alcançar objetivos convencionados como grandiosos, ou, simplesmente para se dar bem.
A obra possui vários gatilhos e uma escrita com uma verdade bem crua, logo, se você é sensível é provável que odeie Assombro de Chuck Palahniuk.

Serena 09/02/2011

Um dos livros mais falados do Palahniuk só com 3 comentarios?rs

Acabei de lê-lo hoje. Bom, as idéias e críticas sociais de Palahniuk são sempre ótimas, e ele faz questão de escancarar isso da forma mais bizarra e assustadoramente intimista,humana, real possivel. O ser humano é capaz de atitudes lindas e mais ainda de atitudes obscuras e insanas.

Só não fiquei muito fã dessa tradução da Rocco, algumas frases[ ao meu ver] pareciam escritas de forma bagunçada, achei que poderia ter sido melhor. Mas enfim.

Leiam!
E eu concordo com o "Pickles" de uma forma muito estranha ele acaba cativando você,rs.

Anny 08/06/2020

apavorantemente perfeito
Muitas pessoas dizem que desmaiou, vomitou ou algo parecido, mas eu não achei nada disso, o primeiro conto de fato é repugnante, se vc tiver comendo você automaticamente vai para de comer e segurar a barriga, pq é tão detalhado que a impressão é que estiver acontecendo naquele momento com você, enfim, eu amei esse livro e estou em busca de todos os outros do autor nunca tinha lido nada dele e amei a escrita dele, teve um conto também que me fez passar dias pensando é um conto que cita a bíblia e eu fui conferi na bíblia e tipo é a transcrição com uma pergunta no final que me deixou perturbada, aliais o livro todo me deixou perturbada e presa, eu dormia e acordava pensando no livro e o que iria acontecer no meio do percurso.

site: https://www.instagram.com/caveiradalei/

moacircaetano 09/12/2021

Jamais pensei que diria isso de um livro do Palahniuk, mas... Bem ruinzinho, esse.
A violência e a escatologia, tão bem utilizadas em outras obras suas de forma quase filosófica, aqui se reduzem a recursos gratuitos e mesmo mal escritos, com uma pressa e uma falta de cuidado que não são características desse autor.
Me peguei pulando parágrafos inteiros, tal era o nível de chatice da maioria das passagens.
Aqui e ali ainda reluziam alguma lampejos da velha genialidade, mas logo se desfaziam em um texto confuso e excessivo.
Não recomendo.

Ana Laura Fonseca 17/12/2016

Extremamente decepcionada
Não chamaria o que vou escrever em seguida de resenha. Não poderia fazer resenha desse livro pois abandonei-lhe-o na página 33 pelos seguintes motivos:
-Linguagem informal demais
-Livro confuso; um dos motivos pela forma em que um personagem chama o outro
-A imaginação fértil (uma coisa que admiro em pessoas) do autor confunde a gente
Li algumas outras resenhas, e todos dizem muito bem desse livro, vou pensar sobre voltar a ler, talvez tirei opiniões precipitadas mas eu realmente não gostei.

Helena 04/10/2020

Que loucura
Confesso que fiquei um pouco confusa com o final. Não entendi "obsoletos" que seria o conto mais importante da história. Já vi algumas resenhas no YouTube mas nenhuma explica realmente o livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6