A Armadilha de Dante Arnaud Delalande

Resenhas - A Armadilha de Dante

edisik 19/05/2023

Uma ótima aventura histórica por Veneza. Achei o livro bem articulado e ágil. Uma corrida contra o tempo para impedir o mal.

ANA 15/02/2012

O LIVRO É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO. É UM SUSPENSE HISTÓRICO ESPETACULAR E UMA VERDADEIRA POÉTICA DISCRIÇÃO DE VENEZA.

Saulo 26/08/2010

Enganado!
Eu fui enganado pela capa. Nunca mais farei isso. A única coisa bela que este livro tem, é a ilustração vermeha frontal.
O livro tem uma história vaga, personagens ridículos, mal construidos. Um terror esse livro.
Anna 06/09/2013minha estante
Sério mesmo que você achou isso do livro? Já leu algo sobre a Divina Comédia de Dante?

Saulo 12/09/2013minha estante
eu li a divina comédia, estudo a obra de dante, conheço a biografia do autor e ilustro as passagens descritas no livro.

Bruno.Santos 09/11/2018minha estante
Saulo, também tenho vontade de estudar a obra dele, mas a literatura é super complexa, recomenda algum caminho das pedras pra eu poder seguir?

Saulo 11/11/2018minha estante
divina*

PipocaJedi 27/10/2010

É... Legalzinho.
Sou fã da Divina Comédia, apesar de não ter lido o texto "original" e sim um livro-resumo e apenas a parte do inferno. He-he! Então o título logo me chamou a atenção.

O início é um pouco tedioso, mas a medida que se segue, a leitura vai ficando um tanto melhor. Só não gostei muito do final, a captura do culpado foi muito rápida, de uma forma que, acreditem se quiser, me lembrou "Scooby Doo".

Mas, enfim, o que eu mais gostei neste livro foi o personagem principal. Ele foge daquele estigma de que todo protagonista tem que ser certinho e sem personalidade. O tal Orquídea Negra é um verdadeiro mulherengo!
Nayra 12/01/2017minha estante
Estou interessada nesse livro, por ser baseado na divina comédia, e por ter lido outro do autor que achei interessante..
Não sei se vc conhece, chama Os crimes de La Fontaine, no caso o assassino se baseia nas fábulas, e tbm aparece o Orquídea Negra.. Eu achei bem legalzinho a leitura, fica a dica, caso ainda não conheça.. Acredito qe seja no mesmo estilo que A armadilha de Dante

Alana ! 13/07/2010

Este livro se passa na linda e enigmática Veneza do ano de 1756. Uma série de crimes brutais acontece (quer ter uma idéia? *mini-spoiller* O primeiro assassinato foi o de um ator. Ele foi achado crucificado, com os olhos fora da órbita e uma inscrição no peito: “Vexilla regis prodeunt inferni” – Avançam os estandartes do inferno *fim do mini-spoiller*) e não se tem idéia de quem os comete ou de seu por quê. Para investigar o caso, Orquídea negra, Pietro Viravolta (cuja descrição no livro é linda, devo dizer) é libertado da prisão.

Como vocês já devem supor pelo título do meu post, os assassinatos seguem a obra de Dante Alighieri. A divina comédia é o cerne do mistério. Cada crime representa um ciclo do inferno descrito, tanto na forma de morte, quanto no pecado que é castigado; a figura de Virgílio é presente, exatamente como guia; versos e estrofes são usados pelo assassino. Como infelizmente não li A Divina Comédia não posso julgar se, em relação a esta obra, este diálogo ficou bem feito ou é fiel. Porém, n’A Armadilha de Dante ficou excelente, deu um ar de thriller histórico para a coisa toda e outra dimensão aos crimes, entendem?

Restante da resenha: http://soasvezes.wordpress.com/

Rodrigo Almeida 22/02/2010

Um bom livro, bem escrito e que agrada aqueles que gostam de livros policiais.
Entretanto, minha decepção é na qual a premissa do livro poderia ter sido mais bem explorada. Este é daquele tipo de livro que o texto contido na “orelha” nos engana e acabamos comprando gato por lebre.

Bem, apesar dos pesares gostei do enredo, e daria um ponto negativo para o excesso descritivo que, ao mesmo tempo remonta a Veneza renascentista torna um pouco cansativa a leitura dos primeiros capítulos e dos últimos (pois queremos saber o que está acontecendo e não os detalhes do palácio do doge).

Ademais, o final é um pouco decepcionante e o senti que alguns fatos desnecessários fazem com que o leitor se perca.

Resumindo, é um bom livro, valeu a leitura, mas não o recomendaria sem antes algumas advertências e certamente não o lerei novamente.

Will 27/07/2010

A Armadilha de Dante
Eu, sem duvida, sou um grande admirador do poeta italiano Dante Alighieri. Admirador de sua história e de sua obra. Confesso que não cheguei a ler toda A Divina Comédia. Mas simplesmente pela história desse grande poema eu já vi nele um desafio, com toda sua linguagem de dificil compreensão e complexidade.
Quando vi na livraria A Armadilha de Dante, o nome do poeta já me chamou a atenção, como havia chamado antes Os Crimes do Mosaico, de Giulio Leoni. Quando li em sua orelha que se tratava de um triller baseado na Divina Comédia eu senti uma vontade incontrolável de começar a lê-lo imediatamente.
E foi imenso contentamento, e tristeza pelo fim, que terminei de lê-lo. Havia tempo não encontrava um personagem tão interessante em uma história. O Orquidea Negra, herói da história, investigador, malandro, mulherengo, audacioso... um conquistador em plena Veneza do século XVIII, onde a luxúria em sua essência vivia em cada esquina.
Ao mesmo tempo um enredo surpreendente. Uma série de assassinatos brutais espalhados por toda Veneza... em cada morte uma cena, em cada cena o trecho de um poema, um trecho da Divina Comédia. Cada assassinato "encenando" um castigo de um dos nove círculos do inferno, descrito por Dante em seu épico poema.
O enredo é brilhante, intenso, um ritmo impossível de ser quebrado, e um fim surpreendente, como é esperado de todo triller policial.

Helena 05/02/2017

Envolvente!
Eu fui chamada pelo título. Quem ler pode achar que é somente mais um livro que tem como fundo A Divina Comédia, mas eu gostei muito. Me envolveu e conquistou... Ah Vira Volta...

Cassinha 10/11/2017

Aff. Uma bobagem.

Lanny 25/02/2021

Lido e relido
Devo confessar que a leitura em inglês me deu uma impressão muito melhor dessa história do que em Português. Ou talvez seja por ter lido em inglês e em seguida português ela tenha perdido um pouco do brilho. Mas ainda assim é uma ótima história até pra quem não é tão fã (como eu) de casos investigativos de seria killer.

A única coisa que eu achei é que não explicou direito as motivações de quem estava por trás de tudo e como pretendia assumir o cargo depois de concluído o plano.