O Melhor de Mim

O Melhor de Mim Nicholas Sparks

Resenhas - O Melhor de Mim

Vanessa Vieira 28/03/2012

O Melhor de Mim_Nicholas Sparks
O livro O Melhor de Mim, de Nicholas Sparks, nos conta a história de Amanda Collier e Dawson Cole, que se conheceram em meados de 1984 na cidade de Oriental e se apaixonaram perdidamente. Na época, ambos eram estudantes e pertenciam a famílias bem diferentes entre si.

Os Cole eram conhecidos por sempre estarem envolvidos em criminalidade e encrenca, espalhando uma onda de terror por Oriental. Dawson, apesar de ter o sangue dos Cole, é totalmente o avesso de sua família, mas mesmo assim sofre com o preconceito dos outros habitantes da cidade, sobretudo da família de Amanda. Os Collier são uma típica família tradicional, de classe média alta, que quer oferecer a filha o máximo de conforto possível. Eles sonham com um futuro brilhante e promissor para Amanda.

Apesar de serem tão diferentes entre si, Amanda e Dawson se amam mais do que tudo, e buscam forças um no outro para viver essa grande paixão. Eles lutam contra tudo e contra todos para permanecerem juntos, mas chega um determinado momento que não conseguem mais ter forças para resistir aos percalços. Dawson acaba abrindo mão do seu grande amor, alegando que não pode oferecer um futuro brilhante e seguro a Amanda, e que ela deve seguir os conselhos de sua família e ingressar em uma faculdade conceituada. Ele afirma que vê-la feliz e realizada será sua grande felicidade. Mesmo relutante e com o coração em frangalhos, Amanda decide tocar em frente.

Vinte e cinco anos depois, eles se reencontram novamente em Oriental, para o velório de Tuck Hostetler, um grande amigo do casal, ou melhor, o único que apoiava o relacionamento dos dois. Amanda é casada há mais de 20 anos com o dentista Frank, com quem teve 4 filhos. Abriu mão da profissão dos seus sonhos para se dedicar a rotina de dona de casa, além de sofrer com o alcoolismo do marido, que afundou em um poço de angústia e depressão quando a terceira filha do casal, Bea, faleceu de câncer. Dawson, por sua vez, acabou se envolvendo em um acidente automobilístico que vitimou fatalmente David Bonner. Ele permaneceu 4 anos na cadeia cumprindo a sua pena pela morte que ocasionou, mesmo sendo um mero acidente, e quando alcançou a liberdade, resolveu trabalhar em uma plataforma de petróleo. Ao contrário de Amanda, que casou e constituiu família, Dawson nunca mais se apaixonou nem se envolveu com ninguém, permanecendo recluso e totalmente isolado.

Unidos fatidicamente devido a morte de Tuck, eles acabam descobrindo que ainda se amam tremendamente e passam um final de semana incrível juntos. Tuck deixou três cartas para o casal, que trará à tona um sentimento que estava recolhido no âmago de cada um dos dois. Mas o destino reserva surpresas inesperadas e mudanças fugazes na rotina de Amanda e Dawson.

O Melhor de Mim aborda o amor, em todas as suas formas e aspectos, de modo peculiar e sublime. A narrativa do Nicholas Sparks é tocante e profunda, me emocionando da primeira à última página. Um livro maravilhoso e sem precedentes!

Dawson é um personagem maravilhoso, dotado de muito sentimentalismo e ternura. Ele anula o seu próprio eu em busca da felicidade do seu próximo. Amanda é uma mulher que já passou por boas e poucas, perdas e ganhos, e que aprendeu a sobreviver com isso. Sua vida já tinha caído na rotina e ela não imaginava que ficaria tão impactada com a presença de Dawson, brotando em seu interior sentimentos tão belos e límpidos.

Amei o livro e chorei de soluçar com o desfecho da história. Pra mim, não resta dúvidas que o autor teve uma forte inspiração divina para tecer mais essa obra. A trama me impactou de uma forma tão intensa, que mesmo já tendo um bom tempo que terminei a leitura, a história permanece viva em minha memória. Recomendo, com certeza, e já aviso para se precaverem com uma caixinha de lenços. É impossível não se emocionar.

Silvia 30/03/2012minha estante
Vc me deixou com vontade de ler este livro, adoro romances que nos emocionam :-)

Bruno 17/07/2012minha estante
Realmente, o livro é muito bom. Para mim, de todos os livros do Nicholas que já li esse foi o melhor, recomendo muito!

Talessa 28/10/2012minha estante
Espetacular!

Keyla 13/02/2013minha estante
Show!

Paola 13/06/2013minha estante
Lindoo lindoooooo

nana 17/01/2014minha estante
Eu estou trocando O melhor de mim.

Dê Borges 02/02/2014minha estante
Eu tmb gostei da estória de amor tão singela, pura e que ultrapassou o tempo na vida dos personagens. Adoro Nicholas Sparcks e em cada livro ele nos surpreende. Só que essa estória me deixou um pouco mexida, ou triste, ou impactada... Aí, sei lá... Não consigo nem expressar o que sinto. Só seu que desde as primeiras páginas narradas por Downson já me emocionei e queria muito um final feliz pra ele. Downson sofreu desde que nasceu e nunca conseguira encontrar a felicidade duradoura. Amanda ainda continuou sua vida, mas ele... Sinceramente essa estória ainda me perturba muito e foi, desde o começo, muito triste.

bruno.martingil 04/02/2015minha estante
na minha opinião esse é o terceiro melhor livro do nicholas.
ele só perde para O GUARDIÃO e UM PORTO SEGURO.
o final realmente é de certa forma impactante, que faz vc entender o pq do livro
se chamar assim.
será que o filme é tão bom quanto o livro???

Raphael.Araujo 05/12/2015minha estante
Vanessa adorei a sua abordagem. Realmente você pegou a idéia do livro e do sentimento que o escritor quis passar ao leitor. Eu acho interessante que as pessoas criticam Nicholas por em alguns livros deixarem o personagem morrer no final, mas ninguém reclama de Romeu e Julieta e nem de Otelo de Shakespeare com finais trágicos também kkkk Diante de toda a narrativa que se prega na estória é lindo a maneira que Dawson lida com o amor que sente pela Amanda, você ver um homem ser fiel ao seu grande amor durante 25 anos é quase impossível; muitos criticam a doação do coração, mas releiam a estória Amanda por mais que o marido não merecesse ela não iria o largar e muitos mais deixar os filhos, então o coração de Dawson no filho dela simboliza que eles não ficaram mais separados, porque no peito do filho dela bate o coração do grande amor da vida dela.

Vanessa.Luciano 05/02/2016minha estante
Estou começando a ler o livro neste momento... Fiquei ainda com mais vontade de ler após ler sua resenha.

Jessica.Santos 22/02/2016minha estante
Dentre todas as obras de Nicholas que já tive o prazer de ler, este com certeza foi o que mais me tocou. Terminei o livro entre soluços de tanto choro. Não tenham duvidas, vale muito a pena ler !

Michela Wakami 14/06/2023

Amei acompanhar essa linda história de amor.
A vida tem seus mistérios e vamos passar por ela, sem desvenda-los.
Amar é indiscutivelmente o maior deles, e passar por essa vida sem viver um grande amor é muito triste.
Por tanto, ame e se permita ser amado.
Fabio 14/06/2023minha estante

Juki 17/05/2012

O melhor de mim
Posso falar???
Desisto de Nicholas Sparks....rsrs

Ah não.... este foi o 4º livro dele que eu li, e sempre a mesma coisa....

(cuidado agora vem um pouco de SPOILER)

A mesma historinha que no final acaba se resolvendo com a morte de alguém.... Em QUERIDO JOHN, UM HOMEM DE SORTE e O MELHOR DE MIM, o autor finaliza com uma morte....

O único que gostei um pouco mais foi ''A ÚLTIMA MÚSICA'' que apesar da morte de alguém no final (CLARO!) foi uma história muito emocionante e não voltada ao 'romance adolescente' em si....

Logo no início me decepcionei com O MELHOR DE MIM, devido aos pensamentos e gestos de Amanda, certas vezes cheguei a ficar com ''vergonha alheia'' por ela....rsrsrrs

Uma mulher de 42 anos, ele narra que ela se sentou na bancada da oficina, com os joelho juntos ao queixo, encolhida, observando Dawson.... Nossa, não consigo imaginar uma mulher de 42 anos, com 3 filhos, imitando uma adolescente... Depois fazendo perguntinhas bestas pro Dawson, tipo ''O que mais lembra da época que namorávamos?''

Ah não, pára.....

E ao final, como sempre bem previsível, assim que o médico falou que o filho da Amanda precisava de um transplante, eu saquei que Dawson havia morrido e seria o doador....

Nicholas.... chega!!! Te dei 4 chances de me surpreender.... rsrs
Naty 17/05/2012minha estante
Tb não gostei muito desse não :(
Fora esse só li O melhor de mim, e+ gostei.

bjss,

Maria Luiza 02/07/2012minha estante
kkkkkkkkk, tinha umas coisas meio nada vê mesmo! E quando falou que ele precisava do transplante também já sabia que Dawson ia doar, então nem me comoveu. Nicholas tá me dando raiva já também!

Juki 03/07/2012minha estante
hahaha que bom que concordam!! rs

Um amor pra recordar eu já assisti o filme e realmente é lindo!!

Lívia Nery 02/01/2013minha estante
Se tem uma coisa que eu realmente detesto é o fato do Nicholas matar os personagens no fim de seus livros. Estou lendo "A Primeira Vista" e depois vou ler "O Melhor de Mim" porque eu ganhei, depois só vou ler por recomendação.

Josie ~Sakura 19/01/2013minha estante
Vc falou exatamente como eu penso, não sei onde registrar aqui o q penso sobre o livro em forma de opinião/resenha mas tbm desisti de Nicolas Sparks, não dá mais...

Juki 04/02/2013minha estante
Luiza, opinião é opinião neh... cada um tem a sua...

Eu tenho sim sensibilidade, gostei de ''Querido John'' e me emocionei com ''A última música'', não sei quantos livros do Nichollas vc leu, mas na minha opinião são todos iguais, se passam sempre na Carolina do Norte e ele sempre mata algum personagem no final, e de preferência de câncer... rsrs

W.B.Freitas 06/03/2013minha estante
Nossa, estou nos primeiros capitulos e impressionante como parece com todo o resto que ele escreveu anteriormente. Amor, morte... Nunca mais!kkk

Elaine 23/04/2013minha estante
Esse foi o sexto livro que li do Nicholas Sparks. E o que mais odiei. Realmente, essa fórmula água com açúcar do autor cansa, além de ser totalmente previsível.
Adorei a sua sinceridade.

Rafaelle 03/05/2013minha estante
Vixii, sua resenha me fez perceber que a primeira impressão que tive do Nicholas Sparks não estava errada. Li só A Escolha, e apesar de não achar ruim o livro, achei a narrativa muito parada, a única coisa realmente supreendente foi o fato dos protagonistas não morrerem no fim... Mas achei tão previsível a história que nem sei se conseguirei ler outro livro dele.

kelly 20/05/2013minha estante
Realmente ainda não encontrei um do Nicholas que tivesse um final feliz!!!

Sheila 24/06/2013minha estante
O melhor de todos, dentre os que eu li até agora, foi o Diário de Uma Paixão. Realmente lindo! E, O Milagre tb gostei, mas a continuação (À Primeira Vista) foi MUITO RUIIIIIIIIIIMMMM!!! De fato, ele se repete e, como diz uma amiga, quando não está mais dando certo, ele mete um AVC e soluciona tudo, rs...

Ana Martines 17/11/2013minha estante
Vocês precisam lembrar que esse é o estilo de Nicholas Sparks, e ele é feito essencialmente para quem gosta desses romances 'água com açúcar', portanto, todos os livros serão assim. Sabendo disso, por favor, não leiam caso não gostem! O autor é fantástico, tem uma escrita maravilhosa, mas voltada para um público em particular. É triste quando alguém o critica por escrever sempre as mesmas coisas, pois este é seu estilo. E eu, como também muitas outras pessoas, amamos esse estilo particular dele.
A única coisa que digo é: Não gostam do estilo dele, não leiam. Mas ele é um autor muito mais culto que muitos que existem por ai. Por isso vende tanto, e é tão famoso.

Dê Borges 02/02/2014minha estante
Concordo em gênero, número e grau com vc.
As estórias até são bonitas, os amores são de suspirar, só que PelaamordeDeus! Todos morrem!!! Affs... Esse então, foi o mais sofrido que já li... O personagem Downson sofre a vida inteira, merecia um final feliz. E outra, como assim em 20 anos ele não se relaciona com ninguém?!?! Isso existe??? E a Amanda por ser uma mulher, mãe, 42 anos, ser tão indecisa... No momento que teve oportunidade de se entregar de cabeça pela última vez ao Downson, dá pra tráz. AVÁ! Tmb desisti de Nicholas Sparks, e mesmo que seja por indicação já vou logo perguntar se alguém morre ou se o final é triste, pq já estou cansada de sofrer nas estórias dele.

Isabelle 13/05/2014minha estante
Obrigada por dizer que tem spoiler e eu não ter lido rs ?
Tbm acho as historias dele parecidas, mas gosto da narrativa. Já li uns 3 livros dele.. achei o final de Um Homem de sorte meio sem noçao pela morte de um personagem (nao posso falar né rs), já A ultima música.. mesmo sendo meuo clichê o final, eu amei a narrativa, as falas dos personagens eram bem legais e a doença.. aquilo foi algo real pra mim, pois isso pode acontecer com qualqr um. Alem de mim esrou no início ainda, mas to gostando

Geyce 18/08/2014minha estante
Fiquei impactada e tipo,foi o primeiro e último livro de Sparks na minha vida, acabei esse livro ontem e quase não dormi a noite... Caramba, custava deixar Dawson seguir a vida dele, encontrar uma mulher, casar e viver feliz pra sempre como nas estórias comuns em livros?
Fiquei chocada... Ele destruiu o meu coração !! :'(

Camila A. Meireles 08/08/2015minha estante
ele não muda, o nicholas.

Luana.Ribeiro 13/05/2021

"Eu lhe dei o melhor de mim".
Confesso que esse livro me deixou desolada, é um livro que me impressionou em vários aspectos, achei impressionante a história ter me prendido totalmente, ao ponto de me fazer sentir a história no decorrer de cada capítulo, se está afim de chorar um pouquinho (ou muito) esse é o livro certo.

Meias de Abelha 20/10/2020

O Melhor de Mim
Em 1984 os estudantes Amanda e Dawson se apaixonam perdidamente. Apesar de viverem mundos totalmente diferentes, eles acreditavam que conseguiam superar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade que moravam.

Dawson, nascido em uma família de criminosos acreditava que seu sentimento por Amanda, pudesse ajudá-lo a fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela uma garota bonita e de família tradicional, só sonhava em se formar em uma faculdade boa, via em seu namorado um porto seguro.
Infelizmente quando se formaram, a realidade os separou de maneira cruel.

Vinte e cinco antes depois, eles voltam para Oriental para o velório de Tuck, o homem que ajudou a esconder Dawson de seu pai e seus irmãos e também, que encobertou o relacionamento deles. Tornando assim, o melhor amigo do casal.
Seguindo as instruções de cartas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas e neste único final de semana juntos, talvez seus destinos mudem para sempre.

Um livro cativante e mostra mais uma vez Sparks nos emocionando com suas histórias de amor e superação.

Siga nosso Instagram e fique por dentro dessa e muitas resenhas, memes, dicas e muito mais...
www.instagram.com/meiasdeabelha

myebird 09/01/2024

Tio Nicholas de sempre
Acho impossível não se apaixonar por tudo que o Nicholas Sparks escreve! Cada história com o jeitinho dele de romance, com essa energia de vida real e uma pitadinha de acontecimentos meio peculiares me deixa envolvida com a leitura todas as vezes.
O melhor de mim é um livro ótimo, do jeitinho que eu tava procurando na época. Essa edição especificamente me irrita um pouco por ser numa formatação diferente das outras, mas o livro é incrível como sempre!
Amanda.Andreza 09/01/2024minha estante
Esse livro é lindo?

souza96 29/04/2023

O melhor de mim
Um livro repleto de emoções, Nicholas sparks com sua escrita incrível me fez nao querer larga o livro, mas o final eu fui encaixando com decorrer da história então nao fiquei surpresa.

Aritana.Silva 24/06/2021minha estante
Emocionante

Elisiane.Ribeiro 29/09/2022

Tocante
Eu tinha me esquecido como os livros do Nicholas Sparks nos prendem desde as primeiras páginas e nos cativam com os clichês nada convencionais. Eu chorei tanto porque me vi em muitas cenas descritas nesse livro. Faz o seu coração ficar quentinho, mas, ao mesmo tempo te destrói de uma maneira nunca vista antes. Me deu vontade de ler mais histórias assim...

jenni 07/09/2022

Livro maravilhoso
Não é um romance clichê que você sabe oque vai acontecer e como vai ser o final, é muito mais que isso. O livro tem o foco em contar a história de Dawson e Amanda, que se reencontram e daí tudo começa. Mais ao longo da leitura também existe outros personagens que fazem parte da vida dos dois ou que tem alguma ligação mesmo que seja mínima, e conta um pouco deles também, fez com que eu entendesse o todo da história, não só uma perspectiva de um deles, isso ajudou a não ficar maçante. Além disso a todo momento acontecia algo, bom e ruim, fazendo com que eu tivesse diversas emoções e até simpatizei com alguns personagens. Os últimos capítulos foram muito difíceis de ler, muita coisa aconteceu e foi tudo colocado em detalhes fiquei tentando digerir tudo, senti que eu estava dentro daquela história e a dor que os personagens sentiram de alguma forma eu senti também.

Wendel 27/01/2022

Emocionante
"O Melhor de Mim" é um livro incrível, cheio de emoções e conflitos. Diferentemente de outros livros de Nicholas Sparks que eu li, esse me prendeu mais que o normal pelo fato da leitura ser bem dinâmica com vários personagens e acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo.

Nesse livro temos a emocionante história de amor entre Dawson Cole e Amanda Collier. Ambos que por conta da complicada família Cole e da aristocracia da família Collier acabam tendo que seguir caminhos diferentes e se reencontrando anos depois.

Nesse reencontro ambos devem tomar decisões que irão mudar suas vidas. Problemas e fantasmas do passado ressurgem e eles têm que arrumar um jeito de enfrentá-los.

Amei os personagens principais da trama e amei muito o Tuck.
Se você gosta do gênero Romance contemporâneo esse livro é perfeito. Você irá amar e se emocionar do início ao fim.

Beatriz2371 09/09/2021

Releitura
Releitura dessa história linda, esse foi presente do meu esposo no ano de 2012.
E o que dizer? Que mais uma vez choro ao terminar uma leitura do Nicholas Sparks, ele simple é perfeito!
Que história linda, que nos faz pensar no que realmente é importante e no porque de estarmos vivo para mais um dia.
E com seu jeito sútil, dentre tantas mensagens que essa leitura nos passa, fica também a importância de uma simples doação de órgãos.

Simples e perfeito é assim que defino.

Aline.Rodrigues 29/06/2020

Um amor lindo marcado pela tragédia
Reza uma lenda que todo livro do autor Nicholas Sparks alguém tenque morrer de alguma doença ou de alguma outra coisa,e se você já li mais de um livro do autor com certeza você sabe que isso não é spoiler de suas histórias mas sim a marca registrada do autor.
Então por esse motivo eu não sou muito fã do autor e nem costume ler muito os seus romances,mas esse aqui uma amiga me deu de presente e resolvia ler.
Eu gostei muito da história,uma belo clichê de uma rapaz pobre vindo de uma família de marginais que se apaixona pela menina rica da cidade.
O romance é muito bem escrito,me envolvir muito na história,porém como sempre odeio os finais dos livros do Nicholas,esse então eu tive vontade de matar o autor por dar um final tão triste.
Por isso não curto muito os livros dele,são sempre romances que terminam mal,muito mal.

Ximbinha 17/06/2021

Amor além do tempo
Mais uma vez Sparks nos mostra uma forma de amor que supera as expectativas, um amor que sobreviveu a vinte anos separados, um amor que amadureceu com seus portadores através das dores da vida adulta.

Dawson Cole, um bom homem com um nome ruim. Dawson sempre fora diferente dos outros membros da família que não passavam de delinquentes cruéis e selvagens, isso fica ainda mais nítido quando o rapaz finalmente se cansa de apanhar e enfrenta o pai, mas é claro que um comportamento como esse não seria deixado impune, por anos, ele paga ao pai quase todo o salário que ganha como mecânico com o intuito de se abster de confusão, mas a família é incapaz de deixá-lo em paz.

Amanda, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade, uma jovem boa, decidida e gentil que tem nas mãos o coração castigado de Dawson, os dois compartilham um sentimento genuíno e lutam contra tudo e todos pelo amor que nutrem um pelo outro. Os dois jovens tem que lidar não somente com a desaprovação da sociedade e dos pais de Amanda como também com a ameaça que os Cole representam.

Quando o colegial tem fim, a falta de condições de pagar uma faculdade pesa sobre Dawson e vendo que o futuro de Amanda esta em jogo ele abre mão da coisa mais preciosa que tinha, o amor dela. Com a morte de um amigo em comum, os dois se encontram vinte anos depois para descobrir que o amor ainda existe e que talvez possa ser recuperado.

Spark nos guia de forma envolvente nessa montanha-russa emocional e ninguém sabe ao certo quem é o certo ou errado da história, cheia de sacrifícios, arrependimentos e mudanças, O melhor de mim, mostra-se um ótimo companheiro para uma tarde chuvosa.