Aleijadinho: Iconografia Maçônica

Aleijadinho: Iconografia Maçônica Marilei Moreira Vasconcellos

Resenhas - Aleijadinho: Iconografia Maçônica

Kelli 09/06/2023

Leitura fantástica
Aleijadinho ( Iconografia Maçônica) é um livro que eu estava querendo ler há muitos anos, mas não estava conseguindo comprar. Então, como por encanto, encontrei o livro em uma pequena loja de lembranças em Congonhas, e olha que só havia um exemplar, com certeza ele estava esperando por mim. Trata-se de de um estudo aprofundado e muito interessante de algumas obras de Aleijadinho, Igreja S. Francisco de Assis em Ouro Preto e da obra em Congonhas do Campo, ou seja, Igreja Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo. O livro comprova a participaç?o de Aleijadinho na Maçonaria e portanto na Inconfidência Mineira.

Com muitas fotos das obras e documentação. Para aqueles que acreditam que Aleijadinho não passa de uma lenda,
a autora comprova sua existência através de documentos e registros históricos que comprovam sua existência e seu trabalho como escultor e arquiteto no período colonial brasileiro. Sua vida e obra são amplamente estudadas e reconhecidas tanto no âmbito acadêmico quanto na cultura popular brasileira.

Foi uma leitura demorada porque pesquisei os detalhes das obras citadas em fotos na internet, já que a edição é antiga. É um livro que faz o leitor viajar e querer saber mais. Adorei o livro

gabrielt3norio 17/06/2020

Não é muito prolixo, ainda levando em conta que nem todas as obras citadas tem imagem no próprio livro e as que possuem, é em baixa qualidade.
Achei um estudo interessantíssimo da obra do mestre Aleijadinho.