A Menina que Brincava com Fogo

A Menina que Brincava com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Ali 13/10/2023

Muuuuito bom!!
Achei o livro 2 ainda melhor que o primeiro! O autor escreve muito bem! Mesmo sendo um livro grande você não consegue parar de ler! Já estou indo para o livro 3!!

Gi Santos 12/10/2023

Segundo livro da trilogia "Millennium" escrita por Stieg Larsson, é uma continuação envolvente e impecável que mantém os leitores presos em uma trama repleta de mistério e suspense. Larsson desenvolve habilmente os personagens já introduzidos no primeiro livro, aprofundando suas complexidades e criando uma teia intrigante de relacionamentos e segredos. A protagonista Lisbeth Salander continua sendo uma personagem fascinante, com sua personalidade forte e sua determinação em enfrentar desafios. A trama é repleta de reviravoltas inesperadas que nos mantêm ávidos por saber mais desse universo tão cheio de corrupção, manipulação e intriga. Além disso, a habilidade do autor em abordar questões sociais e políticas relevantes, como abuso de poder e violência contra mulheres, enriquece ainda mais a narrativa. Uma leitura envolvente que não decepciona e que deixa ansiedade para conhecer o desfecho da série.

Vania.Cristina 01/10/2023

Não há inocentes
Embora seja um livro ótimo ele tem gatilhos para mulheres, com inúmeras agressões, desde as mais sutis até as mais violentas. A história é instigante, o suspense envolvente, os personagens são muito bem construídos e o ritmo vai crescendo de forma alucinante. O sentimento de injustiça é de tirar o ar. Aqui não tem um serial killer poderoso como no primeiro livro, a violência aparece ainda mais institucionalizada, na saúde, na assistência social, na polícia e na imprensa, sempre norteada pelo preconceito e a misogenia. Os protagonistas continuam sendo o jornalista da revista Millennium Mikael Bloomkvist e a hacker investigadora Lisbeth Salander, mas aqui vamos mais fundo na história de vida de Lisbeth e são muitos os personagens secundários (também bem estruturados). O livro mostra uma Suécia de extremos, de um lado temos pessoas emocionalmente maduras e sexualmente liberadas, que respeitam a diversidade, mas elas são aparentemente minoria. De outro temos machistas, misógenos, preconceituosos, homofóbicos, hipócritas, moralistas... Temos o jornalismo íntegro e o sensacionalista, a polícia honesta e a corrupta. Essas e outras dualidades revelam um país muito menos evoluído do que à princípio pode parecer, que acaba vitimando os mais frágeis: as crianças, as mulheres e os imigrantes. Mas é importante dizer que a frase que se repete no livro e no pensamento de Lisbeth é "Não existem inocentes. Só existem diferentes graus de responsabilidade." Ou seja, todos somos responsáveis pela sociedade onde vivemos. Lisbeth reage à violência com violência. Ela é capaz de qualquer coisa para proteger sua integridade, as pessoas que ela gosta e aqueles que são mais frágeis. Não subestime Lisbeth Salander, ela soube tomar as rédeas da sua vida mesmo tendo sido desde sempre ignorada. E ela odeia "os homens que odeiam as mulheres."

Gabriella.Anderson 29/09/2023

Segundo livro da Trilogia Millenium. Nesta segunda parte, o autor parte do acontecimento de dois assassinatos. Dag Svensson e Mia Bergman. Lisbeth Salander esteve com as vítimas pouco antes das mortes e se torna a principal suspeita dos assassinatos. A partir de algumas pesquisas, Lisbeth descobre alguém de seu passado que a muito tempo ela não via.
Mikael acredita na inocência de Lisbeth. E a história se desenrola por aí.
Esse livro é daqueles que a gente não consegue parar de ler. Recomendo muito. Ansiosa pra ler o terceiro e último volume desta trilogia eletrizante.

Cebins 26/09/2023

Fiquei sem ar
A narrativa que esse escritor faz, a atmosfera que ele cria te transporta para dentro do livro, te vicia e te faz sentir o que os personagens sentem. Simplesmente intrigante e viciante. Apaixonada por essa escrita ?

Suzana203 02/09/2023

L.S
Eu demorei mais de um mês pra terminar esse livro, não porque fosse ruim, ele é tão bom que simplesmente não queria terminar.
A Lisbeth com certeza é a personagem que mantém toda essa série viva, claro que o Mikael é essencial, mas eu leria tudo só com ela sem problema nenhum.
A revelação sobre quem realmente era o Zala me surpreendeu, e a história sobre a infância da Lisbeth também, eu imaginei que teriam mais coisas ali, principalmente mais pesadas (não que a história não tenha sido).
O desfecho realmente deixa aquela vontade de saber mais, mas talvez eu enrole um pouquinho pra ler o próximo.
E quero assistir a outra adaptação que fizeram que tem mais filmes, só pra saber se ficou ok. Eu simplesmente amo a versão do primeiro filme que tem o ator bonitão de 007 e a Rooney Mara, inclusive só imagino o rosto deles quando penso nos personagens.

Camila0831 29/08/2023

Fluidez sem igual
Extremamente bem concatenado. A fluidez entre os gêneros investigativo, ação, terror, psicológico é sem igual. Prende o leitor a cada palavra e mantém o interesse não importa o foco narrativo, aliás a constantemente troca do foco só acresce à narrativa e ao estilo do autor.

Marjory.Vargas 25/08/2023

O segundo volume da série Millenium é totalmente focado em Lisbeth. A história se desenrola a partir do assassinato do jornalista Dag Svensson e da criminalista Mia Bergmann. O trabalho dos dois, que seria publicado pela revista Millenium, denunciaria diversas figuras públicas do país no envolvimento com o tráfico e exploração sexual de mulheres.

Lisbeth fica sabendo dessa pesquisa ao acessar o computador de Mikael (quem leu o primeiro volume sabe como ela faz isso) e um nome muito familiar chama sua atenção. Um nome que ela não ouvia há muito tempo. Isso desperta a curiosidade de Lisbeth, e ela faz uma visita ao casal.

No entanto, logo após a saída de Lisbeth do apartamento dos dois, eles são assassinados. Suas digitais são encontradas em uma xícara no apartamento e na arma do crime. Na mesma noite, uma terceira pessoa, ligada à Lisbeth, também é assassinada, e ela passa a ser suspeita então, de um assassinato triplo. Isso dá início a uma caçada da polícia, que coloca o nome de Lisbeth em todos os jornais do país.

Devido a sua aparência exótica, os jornais desenterram histórias sobre a vida dela, e a pintam como uma garota lésbica, satânica, violenta, paranoica, psicótica... E uma assassina de sangue frio.

A única pessoa que não tem dúvidas da inocência de Lisbeth e Mikael, que se vê determinado a ajudar sua amiga, apesar de toda a resistência dela.

A menina que brincava com fogo trás à tona acontecimentos chocantes do passado de Lisbeth, tirando dúvidas que surgiram no primeiro livro, e nos revelando uma garota ainda mais incrível e inteligente.

Apesar de denso (são mais de 600 páginas) a leitura flui muito bem. Larsson constrói uma história elaborada e cheia de detalhes. É uma leitura que exige muita atenção, mas não é monótona e nem cansativa.

O final do livro não é redondinho como o primeiro, nos deixando curiosos para o futuro dos personagens. Mas todas as dúvidas são respondidas no terceiro volume.

Kellbet 23/08/2023

É sem dúvida uma grande trama. Do início ao fim sob tensão, torcendo para que Lisbeth não seja culpada, pois já sofreu demais.
Isolada do mundo e com 'cenas' onde está perigosa, ficamos na dúvida se ela é ou não a culpada de vários delitos.
Sua fuga para ter chance de correr atrás de provas a seu favor, não diminui as perdas pelo caminho.
Stieg consegue nos deixar curiosos e envolvidos com um enredo fascinante e perturbador. (Risos)
Com certeza, uma leitura incrível.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/03/stieg-larsson-menina-que-brincava-com.html

Fábia 23/08/2023

Maravilhoso
Li o primeiro rapido e logo comecei esse, o livro prende a gente de uma forma incrível, você quer saber o que acontece e quase come o livro. É maravilhoso, tem um crítica fenomenal

Andie 17/08/2023

Lisbeth é a maior mesmo
Vou começar reclamando de que demora muito pras coisas acontecerem, e ainda bem que raramente leio sinopses principalmente se for de continuação pq sinceramente a sinopse do livro acontecer lá pra página 200 é absurdo, não é sinopse é spoiler.

De resto a história é incrível, e a Lisbeth é incrível em todos os aspectos.

Napmchd 08/08/2023

LISBETH EU TE AMO
Gostei mais que do primeiro!
Dessa vez temos a história mais focada na Lisbeth e em toda a história dela, justamente o que eu tanto queria no primeiro livro, esse aqui me entregou de bandeja, MAIS LISBETH.
Para mim foi ncrível, favoritado e tudo. Não tem uma falha, não encontrei uma ponta solta. Os personagens são muito bem construídos, a história toda em si, e por mais que tenha lá suas 600 e poucas páginas o ritmo é bem dinâmico.

Ana Claudia Domingues 27/07/2023

Lisbeth rainha, resto do mundo nadinha
Nesse segundo livro conhecemos mais da complexa Lisbeth e nos deparamos com uma mulher que, infelizmente, a vida fez forte.
No primeiro livro já conseguimos perceber o quão injustiçada Salander é, nesse segundo volume vemos as diversas injustiças que a vida dela sofreu.

O livro é maravilhoso. De forma linear ele nos apresenta a diversas facetas de Lisbeth, bem como o senso de justiça de Mikael (que nessa obra está em segundo plano), porém, a linearidade sai de cena e oferece espaço para um acontecimento chocante que muda totalmente o rumo da história e de suas personagens.

O que mais me agrada nessa escrita é o convencimento. Nada nessa história é incrível, pelo contrário, a mim tudo parece admissível. Os acontecimentos seguem uma linha de raciocínio super possível e, de forma humanitária, Larsson denuncia a desigualdade social e de gênero.

Salander não é forte porque é, mas precisou brincar com fogo para ser.

Uma releitura que, sem dúvidas, valeu a pena e me fez confirmar o que eu já me lembrava: ESSA TRILOGIA É MARAVILHOSA.

04isac 15/07/2023

Me surpreendeu
Pensei que nada seria capaz de superar o primeiro livro, mas esse segundo conseguiu me agradar um pouco mais (mas sigo achando o primeiro melhor)

Antes de comentar qualquer coisa, gostaria de pontuar: super blomkvist acima de tudo e todos.

O livro ter uma certa dependência de "coincidência" que não me agrada. Dois eventos acontecem praticamente ao mesmo tempo me pareceu desnecessário, mas vamos apenas aceitar como um jogada pra deixar a história mais interessante

Acompanhar tantas histórias de maneira simultânea me pareceria incômodo, porém o livro conduz essas tramas de um jeito bem legal. Contudo são criadas tramas demais com personagens secundário, que ao meu ver, não foram devidamente encerradas. Talvez ter dado menos atenção ao policial machista e um pouco mais de atenção a trama mercado de sexo seria mais interessante, enfim...

Em todo caso gostei muito do conjunto da obra