A Menina que Brincava com Fogo

A Menina que Brincava com Fogo Stieg Larsson

Resenhas - A Menina Que Brincava Com Fogo

Chirles0 29/05/2022minha estante
Ficamos no livro pela Lisbeth e é uma pena o autor ter falecido antes de dar tudo o que a personagem podia dar para o leitor. :

Luís Henrique 16/02/2020

Ótima história
O livro é sensacional. É uma daquelas leituras que te faz ficar pensando sobre a trama, e que você não vê a hora de se debruçar na leitura para devorá-lo. E o livro te deixa louco pra prosseguir com o livro 3.

Marjory.Vargas 25/08/2023

O segundo volume da série Millenium é totalmente focado em Lisbeth. A história se desenrola a partir do assassinato do jornalista Dag Svensson e da criminalista Mia Bergmann. O trabalho dos dois, que seria publicado pela revista Millenium, denunciaria diversas figuras públicas do país no envolvimento com o tráfico e exploração sexual de mulheres.

Lisbeth fica sabendo dessa pesquisa ao acessar o computador de Mikael (quem leu o primeiro volume sabe como ela faz isso) e um nome muito familiar chama sua atenção. Um nome que ela não ouvia há muito tempo. Isso desperta a curiosidade de Lisbeth, e ela faz uma visita ao casal.

No entanto, logo após a saída de Lisbeth do apartamento dos dois, eles são assassinados. Suas digitais são encontradas em uma xícara no apartamento e na arma do crime. Na mesma noite, uma terceira pessoa, ligada à Lisbeth, também é assassinada, e ela passa a ser suspeita então, de um assassinato triplo. Isso dá início a uma caçada da polícia, que coloca o nome de Lisbeth em todos os jornais do país.

Devido a sua aparência exótica, os jornais desenterram histórias sobre a vida dela, e a pintam como uma garota lésbica, satânica, violenta, paranoica, psicótica... E uma assassina de sangue frio.

A única pessoa que não tem dúvidas da inocência de Lisbeth e Mikael, que se vê determinado a ajudar sua amiga, apesar de toda a resistência dela.

A menina que brincava com fogo trás à tona acontecimentos chocantes do passado de Lisbeth, tirando dúvidas que surgiram no primeiro livro, e nos revelando uma garota ainda mais incrível e inteligente.

Apesar de denso (são mais de 600 páginas) a leitura flui muito bem. Larsson constrói uma história elaborada e cheia de detalhes. É uma leitura que exige muita atenção, mas não é monótona e nem cansativa.

O final do livro não é redondinho como o primeiro, nos deixando curiosos para o futuro dos personagens. Mas todas as dúvidas são respondidas no terceiro volume.

Brenda 20/08/2020

Eletrizante
O segundo livro consegue ser tão bom e intrigante quanto o primeiro, um thriller de primeira! A escrita do Stieg é muito boa, detalhada mas ao mesmo tempo fluída, ele consegue criar um clima gostosinho de suspense que te deixa instigado e preso à história.
Tem uma narrativa bem construída e amarrada, e consegue alternar os narradores de forma bem natural o que permite uma visão mais ampla da narrativa. A protagonista é um capítulo à parte, forte, inteligente, diferente e interessante. O final te deixa com gostinho de quero mais e louca pelo próximo.

Bella 14/09/2022

Que livro foi esse ?
Com certeza meu favorito da trilogia até agora !

Nesse livro tem novos personagens muitos importantes , tem muito mais mistério, mortes uma atrás da outra, muita luta corporal, eu amei.

O final , a Lisbeth, o Mikael , o que foi tudo isso ? ???
Tenho que começar o terceiro logo ! Socorro !

danisteagall 17/01/2021

Lisbeth Salander está de volta
Segunda parte da saga da nossa hacker preferida, Lisbeth Salander. Agora com dinheiro de sobra, Salander acaba se envolvendo em uma investigação policial onde seu passado será revisitado.
Recheado de intriga, suspense e ação, com brigas e porradas inesquecíveis, Stieg Larsson mais uma vez entrega um vira-páginas de respeito, mesmo com suas mais de 600 páginas.
Se você gostou do primeiro livro, não deixe de conferir esse também!

maria 23/09/2021

a menina que brincava com fogo
minha nossa senhora
que livro foi esse?
comecei a ler ele super animada, porque tinha adorado o primeiro, só que tinha esquecido como o autor demora algumas muitas páginas para mostrar o ambiente e tooodos os personagens.
confesso que peguei o ritmo de leitura faltando umas 200-300 páginas, tanto que terminei ontem a noite naquele estado febril de leitor doido que quer todas as respostas ( e que respostas KKKSKKS me senti quase numa novela com tanta revelação).
já tô me preparando pro terceiro livro e lysbeth e mikael estão no meu coração :')
podia falar um bucado sobre esse livro, mas iam sair só frases desconexas de uma leitora panfletando livro kkksks recomendo pros pacientes.
Raquel 23/09/2021minha estante
Bom saber.... Tenho os 3 há muitos anos na estante me aguardando!!

maria 23/09/2021minha estante
hehe, vai na fé mulher ^^ quando peguei o ritmo da história, a leitura ficou meio frenética ( de um jeito bom). espero que gostee

Cebins 26/09/2023

Fiquei sem ar
A narrativa que esse escritor faz, a atmosfera que ele cria te transporta para dentro do livro, te vicia e te faz sentir o que os personagens sentem. Simplesmente intrigante e viciante. Apaixonada por essa escrita ?

Janaina.Vidal 08/04/2023

Um livro pesado, porém perfeito.
Conclui a leitura desse livro e sinceramente analisando um pouco.... Tem horas que recomendo e tem horas que não. É muito pesado o que a protagonista dessa história passa... Mas é lindo de lê como que ela resolve as coisas. Nesse livro a gente tem a clareza do porquê ela é considerada incapaz de cuidar de si mesma na sociedade. E isso não tem nada haver com seu estado psíquico de saúde... Enfim, é uma trama muito bem interligada, com alguns plots incríveis... E vamos para o terceiro volume.

Gi Santos 12/10/2023

Segundo livro da trilogia "Millennium" escrita por Stieg Larsson, é uma continuação envolvente e impecável que mantém os leitores presos em uma trama repleta de mistério e suspense. Larsson desenvolve habilmente os personagens já introduzidos no primeiro livro, aprofundando suas complexidades e criando uma teia intrigante de relacionamentos e segredos. A protagonista Lisbeth Salander continua sendo uma personagem fascinante, com sua personalidade forte e sua determinação em enfrentar desafios. A trama é repleta de reviravoltas inesperadas que nos mantêm ávidos por saber mais desse universo tão cheio de corrupção, manipulação e intriga. Além disso, a habilidade do autor em abordar questões sociais e políticas relevantes, como abuso de poder e violência contra mulheres, enriquece ainda mais a narrativa. Uma leitura envolvente que não decepciona e que deixa ansiedade para conhecer o desfecho da série.

MarcosQz 25/05/2020

Uma continuação de matar
Segundo livro da trilogia Millennium que devorei. Melhor que o primeiro livro, com toda certeza. Lisbeth é alvo de um grande crime, acaba sendo acusada e a partir daí sua vida vira de cabeça para baixo. As reviravoltas da história são incríveis, a presença feminina é forte, mais forte que o primeiro livro. Ouso dizer que esse sim deveria ter o título de Os Homens que não amavam as mulheres, a frase está ali, pelas páginas, esse também poderia ser o título da trilogia original, mesmo não tendo lido o terceiro ainda.
A forma como o livro termina é agonizante, dá até um certo medo do que virá pela frente, mas não poderia ser melhor.

Uma poderosa história sobre a força e a grandiosidade das mulheres.
Nota 10 de 10.
Murilo (: 31/05/2020minha estante
Eu to querendo ler essa trilogia faz um tempo, eu achei o filme ótimo!

Jaque.Campari 02/07/2020minha estante
Se tivesse combinado não daria certo. To fazendo releitura e estou na metade do 3o livro. Amo demais essa história, e a Lisbeth é minha personagem favorita da vida.

MarcosQz 03/07/2020minha estante
Só falta o terceiro pra eu terminar, será a próxima leitura talvez. Eu amo essa saga, mas não sei se lerei os outros livros, me parecem fracos.

Jaque.Campari 03/07/2020minha estante
Eu to relendo pq pra mim só faltava o 6o volume, lançado ano passado. Confesso que não chega aos pés do Stieg, mas pra dar uma "continuidade" na série ficou legal até. Rsrs to lendo em conjunto, então isso ajuda bastante a surtar em companhia hahaha

MarcosQz 05/07/2020minha estante
Hahahaha
Isso é vdd. Vale a pena então ler ad continuações?

Jaque.Campari 05/07/2020minha estante
Pela história, sim. Mas o David não chega aos pés do Stieg hahaha

Evy 20/01/2011

FANTÁSTICO
Lisbeth Salander. Uma heroína totalmente fora do comum. Heroína? Eu considero que sim, afinal ela salva a vida do Super-Blomkvist, além de cuidar de pôr em seu devido lugar os "bandidos" da história. Simplesmente A-D-O-R-O Lisbeth Salander. Uma personagem muito bem construída envolta de histórias macabras que te surpreendem pelo grau de realidade. A verdade nua e crua.

Neste segundo livro da saga, um jornalista e uma criminologistas que estavam prestes a lançar um livro através da Editora Millennium que denunciaria uma rede de tráfico de mulheres, são assassinados. Na mesma noite, o tutor de Lisbeth também é morto a tiros. A arma usada nos crimes não só é a mesma como possui as impressões digitais de Lisbeth Salander. Procurada por triplo homicído, ela desaparece e Michael que acredita nela começa uma luta em busca de provas e indícios que possam inocentá-la.

Uma narração perspicaz, detalhista, perfeita que te leva a entrar na história. Me suspreendi, prendi a respiração, sofri e ri em diversos momentos. Achei esse livro realmente sensacional! Uma história madura e alucinante que aborda diversos problemas sociais e realmente prende a sua atenção com personagens tão vivos e reais que parecem sair das páginas. Perfeito. Fantástico.

"Não há inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade"
. Lisbeth Salander .
Lu 03/09/2010minha estante
Que ótima resenha, amiga!

Ana 15/05/2010

a curiosidade matou o gato
Esse livro é um mistério. Li o primeiro, não gostei muito. Mas aí já começa a dicotomia. A história não é ruim (apesar de não ter achado brilhante e muito menos verossímil) mas o estilo é medonho! só não sei se ponho a 'culpa' no autor (culpar mortos não é muito elegante) ou o tradutor, mas de qualquer forma a linguagem usada para falar de informática é patética! A personagem pensa coisas do tipo: "vou ligar meu powerbook de x Mgz., com 500 GB de HD e 4 GB de RAM para ler o jornal". Ridículo! Parece essas propagandas feitas em programas toscos de tv, onde a idéia é introduzir o produto na conversa dos personagens e fazer aquilo parecer natural. O problema é que pra fazer isso, tem que saber o "tom".

Enfim, mesmo achando o primeiro uma porcaria, fiquei curiosa com a história e peguei o segundo emprestado com um amigo. Esse foi menos traumático, apesar de ser outro tijolão, e a tradução (ou o original) parece um pouco mais bem cuidada, as falas dos personagens estão um pouco menos imbecis mas alguns personagens ainda são terrivelmente caricatos (o tal Niedermann é uma piada). Obviamente não se trata de literatura de verdade mas depois de ter gastado horas da minha vida com o primeiro, quero saber o fim da história. E esse segundo, nesse aspecto, foi uma bela surpresa, pois finalmente a história "disse a que veio" e introduziu elementos que nos fazem querer virar a página.

Resumindo: a história é bem melhor e mais bem conduzida que no primeiro e apesar de ter usado "técnicas" de leitura dinâmica (li em diagonal - já que o autor não tem estilo mesmo, para que ler todas as linhas com atenção?) foi uma experiência bem mais compensadora do que o primeiro. E continuo achando que isso deve ter ficado melhor no cinema do que em papel ... e certamente vou assistir aos filmes!

Cássia 22/05/2010minha estante
hiuhauihiahuaiahauhuiah, você fez leitura dinâmica, meu. xD Atoron. Assim, eu já vi os dois primeiros filmes. Ambos são muito fiéis. Alguns personagens simplesmente não têm desenvolvimento algum, como a Berger. Ao contrário de você, o que gostei mais foi o primeiro livro da série. ^^ O segundo termina do nada, do ponto de vista formal. Claro que isso é deliberado pra dizer "teremos uma continuação, galëre". E o terceiro é legalzinho. Mas só legalzinho.

Charlie 31/01/2011minha estante
muuuuuuuuuuuuuito boa sua resenha. Realmente esse Stieg sabe irritar. Ele viaja. Tipo " ah o Dag tinha um igual ao meu. Um powerbook de 14 polegadas com leitor não sei das quantas." aaaaaaaff. E a crítica social é bem pobrinha, viu. Mas eu até que gostei. Melhor que o primeiro, sem dúvida.

Priscila.Veloso 21/09/2020

...
Que continuação maravilhosa. Lisbeth é incrível e só me faz querer ler mais ainda sobre suas aventuras.

maria rita 19/10/2021

? | Angustiante.
Quando a sua heroína está sendo acusada por todos os lados é algo HORRÍVEL, você sabe que não é ela mas o que é apenas você e ela contra todo mundo? Ah, o Mikael também. hehe.