A Fome de Íbus

A Fome de Íbus Albarus Andreos

Resenhas - A Fome de Íbus

nandaassis 14/04/2010

Resenha publicada no Viagem Literária
Um valoroso guerreiro retorna à sua terra após um longo período de guerra e provação. Uma profecia deverá ser cumprida. Uma longa caminhada se inicia e um grupo estranho é então formado. Um feiticeiro, um anão, um elfo e um jovem batedor se unirão ao guerreiro nesta difícil empreitada. Isso é só o início da saga medieval A fome de Íbus do brasileiro Albarus Andreos.

Karizem é um bárbaro, um guerreiro que partiu de sua amada terra Ith para lutar em guerras que não eram suas. Lutou por um senhor tirano, conheceu de perto a dor e a luta pela própria vida, viu feiticeiros e lutou contra criaturas oriundas da magia negra. Sozinho e cansado esta é a história de sua volta para casa.

De volta a Ith, reencontra seus amigos e sua família, e também seu mentor, o feiticeiro Tellor. Com a ajuda do mago, Karizem descobre que seu coração foi roubado por um dragão e que deverá partir em busca do coração perdido, enfrentar o dragão e só assim encontrar o seu lugar no mundo. É ai que se inicia uma grande aventura.

Karizem parte em companhia de Tellor e do jovem guerreiro Haskor. Durante sua busca estranhos aliados farão parte do grupo, como Dorfhull o anão, Gelfor o elfo e um misterioso andarilho cego. Juntos passarão por muitos perigos e farão uma grande descoberta que colocará em risco a vida de todos. A missão será árdua, e o Escolhido deverá enfrentar bruxos poderosos para cumprir a profecia e por fim à Fome de Íbus.

Conseguiu se sentir dentro do maravilhoso mundo criado pelo autor? Não vou entrar em mais detalhes do que acontece na história para não estragar a surpresa. Mas o que posso dizer é que é uma saga emocionante e muito bem construída. A história é complexa, o leitor irá conhecer um mundo novo, repleto de seres fantásticos e de muita magia. O estilo me lembrou um pouco os livros de Tolkien que eu amo, e terminei o primeiro volume ansiosa pela continuação, intitulada "O livro da escuridão".

O primeiro livro da saga é bastante introdutório, os personagens e os lugares são descritos minuciosamente, por isso achei o começo um pouco cansativo. Depois a história se desenvolve e eu devorei o restante do livro, que me surpreendeu bastante. Pelo que pude perceber a continuação terá muito mais ação e aventura. Sem dúvida é um ótimo livro para quem, como eu, adora literatura fantástica. Se você procura uma boa história de elfos, bruxos e dragões não irá se decepcionar.

BLOG: www.viagemliteraria.com.br

Antonio Caetano 23/06/2010

Terminei de ler este livro finalmente depois de muitas interrupções da faculdade, que quase me forçaram a voltar páginas até o início e recomeçá-lo.
Mas superadas estas barreiras pude conhecer a história.

É diferente de tudo que já li. Meu gosto literário tende principalmehte para a fantasia, então já era meio caminho andado para eu gostar de A fome de íbus. É claro que isso não é uma regra, existem livros de fantasias que são terríveis...
Mas bom, gostei do estilo mais sério que foi empregado, desde o início senti um clima misterioso e cheio de suspense rondando os personagens, e principalmente Karizem, bárbaro de Ith, que está de volta à sua terra natal depois de muitos anos afastado em guerras estrangeiras.
As paisagens são descritas minunciosamente sem serem passagens monótonas, principalmente porque estão exatamente ai as partes que mais admirei na história. O autor utiliza várias analogias para descrever diversos acontecimentos narrados, desde um passo dado, à maneira com que se empunha a espada, que te faz pensar algo como "Puxa, nunca pensei nisso desta forma", e este é um estilo que muito me agrada.

Grande parte do livro é realmente uma apresentação, do mundo, dos personagens, das lendas e histórias, justamente para que possamos nos situar e reconhecer este lugar nas próximas vezes que leiamos sobre ele, quase como uma marca registrada.
A medida que a história avança, o grande mistério que ronda o título do livro passa a ser mencionado e esclarecido, embora não totalmente, e é ai que eu entrei em uma leitura desenfreada, pois lugares sinistros acompanhados de pessoas ainda mais sinistras aparecem e você pode até sentir o frio e o medo pelos quais passam os personagens. E gosto mais ainda que um dos personagens mais sinistros e estilosos está mais próximo dos heróis do que eles imaginam, o que é uma novidade no quesito fantasia, pelo menos pra mim.

A inspiração em Tolkien é evidente, ainda mais quando relemos aquela velha e gostosa rivalidade entre elfos e anões. Mas o autor tem um estilo próprio, por mais que inspirado em outros autores, ele é dono de sua própria narrativa, sendo ela romântica ou naturalista. Afinal, a hisória é aquela, e ele precisa contá-la do jeito que ela é.

Espero ansiosamente pela continuação, e recomendo o livro, claro.

Cel 06/06/2010

Literatura Fantastica ao estilo de Tolkien!
Uma história fantástica num mundo medieval repleto de criaturas magicas como magos, anões, elfos, guerreiros, espíritos, com a dosagem certa do horror macabro de King e Gaiman, a série A Fome De Íbus tem tudo para conquistar uma legião de leitores. – por: Uma Janela Secreta

Esse livro é a introdução de toda a obra, nele é focado mais a descrição dos lugares e uma apresentação dos personagens, o passado e o objetivo de cada um, bem como suas fraquezas. Portanto esse primeiro volume não foi completamente recheado de aventuras e guerras como eu esperava, nem por isso ele deixa de ser uma ótima leitura, pois a história tem batalha sim, e é uma aventura; o autor ainda é bastante detalhista de um jeito que não conseguiu me cansar, deixando a história bem estruturada porém um pouco complexa devido a aproximação com Tolkien e Cornwell que o obriga a descrever minunciosamente cada lugar, pensamento e personagem, que muitas vezes são indispensáveis para uma maior interação com a história.
Acredito que nos próximos volumes a história se desenrolará mais facilmente, já que uma vez conhecido os seus personagens e o que eles querem o autor se prenderá mais a aventura.

--> Leia a resenha completa em meu blog: Uma Janela Secreta

--> Veja também outras resenhas:

J. Modesto 22/06/2010

Releitura Fantástica
Li A FOME DE ÍBUS a cerca de três anos e iniciei sua releitura na busca de variar um pouco de tema, uma vez que minha lista de leituras estava povoada de livros sobre vampiros. Quando comprei a primeira edição da obra pela Amazon, na época publicada sob demanda pela lulu.com, achei a história maravilhosa. Muito tempo e livros depois, e com a crítica literária mais desenvolvida, surpreendeu-me o fato da obra de Albarus manter sua força de tempos atrás. Numa edição muito bem mais elaborada, com cara de livro (a edição da lulu.com tinha umadiagramação que era semelhante ao Word, quebrando um pouco a magia do produto livro). A Fome de Íbus - O Livro do Dente de Sabre é uma história de fantasia com todos os seus ingredientes básicos; Barbaros, Elfos, Anões, Magos, feiticeiros e Orcs, ao puro estilo Tolkien. Prato cheio para os amantes de Senhor dos Anéis e RPG.
O Autor demonstra grande habilidade com a escrita, descrevendo passagens de forma detalhada, mas sem ser, em nhenum momento, cansativo. Como ninguém é perfeito e infalível, comete o pecado de chamar o coletivo de lobos de matilha ou invés do correto Alcatéia, mas nada que comprometa.
Um livro perfeito para quem quer fugir um pouquinho da avalanche de vampiros que brilham no sol. RECOMENDADÍSSIMO!

AndyinhA 29/06/2010

Nessa busca pelo seu verdadeiro “eu”, ele é acompanhado por um feiticeiro e um caçador de sua tribo. Mas no meio da jornada outros se juntam a sua causa. Porém cada um deles tem um objetivo diferente e não necessariamente irá ajudar nosso protagonista.

O que eu achei mais legal, foi o fato do autor passar por um pouco de tudo... Têm bárbaros e suas lutas mirabolantes, vampiros, magos e feiticeiros, magia na forma de elfos, duendes. Esqueçam de tudo que leram e embarquem nessa nova aventura, pois não irão se arrepender!!

Mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/06/poison-books-livro-do-dentes-de-sabre.html

Léo Pezzella 11/03/2011

Perfeito!!!
Confesso que tive a oportunidade de ler esse livro antes de sua publicação, mas passado os anos havia me esquecido de quão bom esse livro é.

Uma história que deixa pra trás os limites que encontramos em "Senhor dos Anéis", trazendo mais magia, mais tempero a trama.

Se você já jogou Diablo e/ou o jogo de tabuleiro HeroQuest, encontrará nesse livro alguns elementos. Se você jogou o RPG Magic, também terá a chance de encontrar algumas de suas cartas...

Resumindo, uma história fantástica muito boa de se ler.

Ponto fraco: Alguns erros de pontuação passaram despercebidos pela revisão, e o principal.... a espera da continuação! HEHEE!

Leitura mais que recomendada!!!!

Carlos Augusto 05/06/2013

Trapalhada literária
Lixo completo. Acabei de ler agora. Uma das piores obras q eu já li. Depois retorno e faço uma resenha mais detalhes.
Marcel T. 09/02/2015minha estante
Poderia ser um pouco mais específico?

André 31/12/2015minha estante
E até hoje não voltou...

Rodrigo Almeida 26/04/2010

Um bom começo!
Esta resenha era para ter sido escrita a uma semana.

No entanto, foi bom não ter escrito, pois iria cometer uma certa injustiça com o Autor.

Antes de adentrar ao mérito propriamente dito, cabe dizer que existe alguns erros de revisão que devem ser corrigidos em uma próxima edição. No entanto, como em muitos casos não é esse um trabalho do escritor, não pode ser um demérito dele a ponto de prejudicar uma resenha.

Pois bem, dito isso, devo dizer que o livro é interessantíssimo, foge um pouco do clichê dos livros de fantasia que seguem a esteira de senhor dos aneis e tantos outros.

Com uma ambientação rica e bem detalhada, o Autor nos apresenta seu mundo deixando uma vontade de explora-lo ainda mais.

O modo como a ambientação nos é dada, mesclando passado e presente ao longo da narrativa faz com que passamos a nos interessar ainda mais pelos personagens.

Existem sim coisas que não gostei, mas não merecem ser destacadas em razão de ser opiniões pessoais sobre alguns pontos. Por exemplo, a forma como o vampirismo é abordado no livro, não é a forma que eu vejo o vampirismo, mas, novamente, isso não é um demérito, afinal, o autor tem toda a licença poetica à seu favor. (pelo menos os vampiros não brilham no sol com purpurina pelo corpo!)

Corrigindo um pequeno equivoco de minha parte, antes havia dado 3 estrelas pois havia achado o livro um pouco confuso, no entanto, ontem durante a noite, conversando com minha esposa sobre o livro, pude ver que o texto não era confuso, mas sim, que ele fugia da velha receita dos livros fantasticos.

Senti que, com este livro, o intuito do autor foi mais apresentar seu mundo, seu protagonista e preparar o leitor para as sequencias vindouras.

bom é isso!

Ademar Jr 04/05/2010

A Fome de Íbus - Livro do Dentes-de-Sabre
A literatura fantástica está presente e consolidada no universo literário como um gênero que como o próprio nome diz é fantástico e encanta muita gente. Apesar de ter sido amplificado através das obras de autores como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis, há também muitos outros que se destacaram posteriormente, inclusive brasileiros. E entre estes destaco Albarus Andreos, que 1993 começou a escrever uma saga fantástica, prevista para quatro volumes, intitulada A Fome de Íbus. Este é o primeiro livro da tetralogia, chamado Livro do Dentes-de-Sabre. Aos desacreditados que acham que a fantasia nacional não tem qualidade, esta é uma prova de que suas idéias são errôneas.

Leiam minha resenha completa aqui: http://wp.me/pCGut-eB

Psychobooks 03/06/2010

O que leva um guereiro a abandonar sua terra natal?
Este é o caso de Karizem, que mesmo sendo filho de um chefe de clã e seu futuro substituto, abando sua terra natal, Ith, junto a outros jovens de outros clãs atrás de aventuras e conquistas.
O tempo passa, muitas batalhas foram disputadas e conquistadas, e Karizem resolve que já é hora de voltar ao seu lar.
De volta a Ith, Karizem é recebido com muito hostilidade por muitos, principalmente por Hellducar, chefe do Clã do Cavalo Fantasma de Bittur e pai de Karizem.
Mas para Karizem talvez isso fosse resolvido, afinal estava de volta ao lar.
O sossego durou pouco, porque depois de uma breve visita ao velho amigo mago (e fedido) Tellor, ele decidiu que era hora de partir novamente para uma jornada sem rumo, sem destino certo.
Mas o destino nos prega peças, porque Tellor, o mago fedido, e Haskor o batedor do clã do urso, o alcançam, decididos a acompanhar Karizem nessa jornada sem rumo.
De longe, os 3 são acompanhados por Golfhary dos kurv, um ser maligno que tem outros planos para Karizem, e seus dois orcs e lacaios, Horttan e karlzok.
Nessa jornada, Karizem, Haskor e Tellor tem seus caminhos cruzados por Dorfhull, um anão com planos não muito bem esclarecidos.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Dica de Amigas 25/06/2010

O livro começa com a volta de Karizem, após onze anos batalhando em outras terras à sua terra natal: Ith, Áster.
Ao adentrar no limite do povoado, ele é interceptado pelo jovem batedor Haskor de Volka que por não conhecê-lo, o trata como inimigo. Contudo o assunto é resolvido com a chegada de Cettuk, por quem eu já me apaixonei xD e assim Karizem retorna para o seu povo.
A sua volta por alguns é bem vinda - como por sua mãe Kaliah -, e mal recebido por outros - seu pai Hellducar.
Uma festa é feita em sua homenagem e muitos fatos peculiares ocorrem e personagens são apresentados de forma continua e enigmática.
A leitura é agradável e por muitas vezes intrigante, já que os fatos são apresentados quando há necessidade do desenvolvimento da história. Esse foi um livro que me prendeu e eu gostei do fato que a sociedade deste é dividida em Clãs. Não os famosos clãs escoceses, e sim clãs de bárbaros, onde cinco clãs patriarcas tomam decisões sobre o restante.
Karizem acaba de retornar para o seu povo e acontecimentos estranhos o fazem partir, assim começando a aventura principal do livro. Muitos personagens são introduzidos durante a peregrinação, inimigos vão sendo mostrados. Lendas introduzidas e mistérios nos deixam intrigados e sem nenhuma vontade de largar o livro. Eu estou realmente me controlando para não soltar nenhum spoiler que poderia prejudicar a leitura de vocês.
Só digo uma coisa: muito dos seres sobrenaturais que lemos por aí são apresentados nesse livro para o nosso delírio.
Um trecho que fiquei fascinada, foi descobrir o porque do Dentes-de-Sabre, e aposto que vocês irão gostar. O Grande problema do livro é que terei que esperar a continuação. Albarus quando vai ser lançado? *o*

Dany Welch
Quer conhecer mais livros? Visite o Dica de Amigas: http://dicadeamigas.blogspot.com

dani 12/04/2011

A Fome de Íbus - Albarus Andreos
Logo no começo é narrada uma profecia em que alguém do povo de Tundra terminará com a Fome de Íbus. Logo depois, conhecemos a história do bárbaro Karizen, filho das terras do Norte, que abandonou seu povo quando jovem e renegou o legado de poder de sua família para poder enfrentar grandes guerras no ocidente, porém com isso ele foi renegado. Nessas batalhas ele mudou muito, viu grandes lutas e demonstrações enormes de poderes mágicos. Quando volta para casa, ele percebe que não se encaixava mais entre os seus, que não era mais só um bárbaro e descobre que ainda tem uma missão a fazer partindo de novo em busca de seu destino.

Nessa nova “caminhada” conheceremos vários personagens que influenciaram a saga de Karizen, como o jovem batedor Haskor e o feiticeiro Tellor, entre outros, que se juntam a ele durante o caminho.

A fome de Íbus explora o enredo medieval onde podemos ver várias lutas, armas, magias, homens com muita coragem, honra, determinação e poder. A narrativa é em terceira pessoa e explora bem os ambientes passados por Karizen, os cenários me lembraram da história de O Senhor do Anéis do J.R.R. Tolkien e adorei esse clima de “Terra Média”.

“Era por causa das leis de pedra, os preceitos, comuns de sua tribo que diziam que um homem velava pela descrição e introspecção, tinha uma pedra no lugar do coração, usava a língua para clamar os gritos de guerra, os olhos para observar a morte do inimigo e os ouvidos para escutar o clamor das espadas. “ pág. 12