O anjo pornográfico

Ruy Castro

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda2407 27/03/2024

Ruy Castro é um gênio da escrita. Nelson Rodrigues foi um gênio em vida. Essa combinação não tinha como dar errado.
Como foi gratificante conhecer Nelson Rodrigues e suas nuances e desfazer a imagem de degenerado que sempre associam a ele.

Anistia Literária 08/01/2024

Melhor material acerca do autor!
Castro foi genial, como sempre. Utilizei da biografia para compreender mais de Nelson e assim realizar minha monografia, e que bela oportunidade. Através desta obra bibliográfica pude adentrar a mente e coração de Nelson, entendendo-o, ou ao menos tentando entendê-lo, da forma mais humana possível.

As imagens são ricas, e o detalhe nada singelo de Ruy discorrer também sobre a vida do pai de Nelson, Mário Rodrigues, faz da vida da família uma grande peça de teatro a ser acompanhada desde o princípio. Mário Rodrigues é o primeiro ato, Nelson é o segundo e o terceiro.

Não fosse o primor e a sutileza do autor em transcrever cada detalhe da vida do jornalista, desde as ruas do Rio de Janeiro às dores ulcerosas ou os suspensórios, talvez não nos despertasse um olhar humano sobre o também dramaturgo, mas aqui é possível. Aqui, faço-me uma atriz e pesquisadora legitimamente Rodriguiana, não só pelo santo anjo Nelson Rodrigues ou pelo seu trabalho (principalmente no teatro), mas também pelos fiéis seguidores: Ruy Castro, Sábato Magaldi, Abdias do Nascimento, Fernanda Montenegro, e mais.

site: https://www.instagram.com/anistialiteraria/

Alexandre.Aranha 16/12/2023

Legal, mas cansativo
A vida do Nelson Rodrigues é uma verdadeira epopeia, muitos altos e baixos, perseguições, conquistas, fãs e críticos. Fiquei feliz em conhecer mais sobre a trajetória dele.

Meu ponto é que diferente de outros livros do Rui Castro esse foi muito cansativo de ler. Acho que os grandes parágrafos e o espaçamento das páginas ajudaram nessa experiência que poderia ser mais legal.

Gláucia 23/10/2023

O Anjo Pornográfico - Ruy Castro
Demorei muito tempo nessa leitura, feita de forma intercalada com várias outras feitas no decorrer de alguns meses. Isso pode ter atrapalhado um pouco minha experiência. Engrenei no último terço.
Que vida cheia de acontecimentos teve o polêmico Nelson, costumava imaginar ele tão diferente do que vi retratado aqui, talvez por causa do teor de suas polêmicas histórias.
A vida de muitos de seus familiares, daria cada uma uma biografia tão grandiosa quanto a dele. Fiquei especialmente interessada em ler sobre seu irmão Mário Filho, homenageado no nome que recebeu o estádio do Maracanã. E de seu filho Prancha, que eu costumava ver sentado numa esquina da Rua da Passagem na época em que morei nos arredores e na época nem sabia de quem se tratava, apenas me chamava a atenção figura tão peculiar.

Gi Santos 28/09/2023

É uma biografia envolvente que retrata a complexa vida de Nelson Rodrigues, conhecido dramaturgo brasileiro.

O livro destaca suas contradições, aprofundando-se nas nuances da sua personalidade controversa e sua influência marcante no teatro e na literatura brasileira.

No entanto, esperei uma obra que explorasse mais as implicações éticas e sociais das suas temáticas, oferecendo uma visão mais equilibrada e crítica sobre o legado do autor.

PAULINHO VELOSO 12/06/2023

E, COM FUROR, RUY DEIXA SE POSSUIR POR NÉLSON
Que Ruy Castro seja o maior biógrafo brasileiro, beira o óbvio. Quem não teve uma vida óbvia ou ululante foi seu biografado.

Nelson Rodrigues foi daquelas figuras de vida intensa. Sua vocação para a polêmica criativa fez dele o Ruy Castro do teatro brasileiro.

Seu talento com as palavras fazia de suas crônicas um deleite para os amigos e um desfeite para os inimigos (que por fim lhe cederiam a graça de tornarem-se seus quase irmãos).

Nelson realmente foi um subversivo anjo sem deixar de ser, ao mesmo tempo, um doce e reacionário aficionado pelas prendas pornográficas.

A vida é assim, como ela é...

Deixe sua hipocrisia de lado e se delicie com a herança dos Rodrigues: o talento, a ousadia, a coragem e a poesia _ concreta e bem alicerçada no doar-se às diversas artes.

Desnude-se de preconceitos e venha pornograficar-se com o anjo belo, decaído, renascido e cheio de graça.

Viva Nelson Rodrigues! É isto...

Martony.Demes 28/11/2022

Mês passado, fiquei interessado em ler a vida como ela é! Contudo, eu queria primeiro entender a vida desse Anjo pornográfico, então resolvi singrar pela sua biografia! Como eu já li Estrela solitária do mesmo Ruy Castro, o interesse ficou maior pois conheço Ruy e ele é um ótimo biógrafo.

A vida de Nelson Rodrigues é cheio de altos e baixos. E o livro inicia pelo seu Pai, Mario Rodrigues, um expoente do jornalismo no Rio de Janeiro e que teve mais de 12 filhos entres os famosos Nelson e Mario Filho (isso mesmo, o do Estádio).

A vida de Nelson teve várias cenas, muitos episódios. Ficaria extenso em tentar resumir aqui! O que posso aconselhar é que leia essa biografia! É bem interessante e diferente! Como também é de Elsa Soares, de Garrincha.

Você vai saber cada coisa! Eu acho uma ótima forma de fuxicar por meio de leituras de biografias! Vá la e leia também!

Luciano 21/11/2022

Bom pra conhecer
Pra quem não conhece a história dos Rodrigues,é até um bom livro,ele foca em diversos momentos da vida dos Rodrigues do qual Nelson está envolvido direta ou indiretamente,.

04/09/2022

Meu amor por Nelson Rodrigues
Ruy Castro escreveu essa biografia, e ela é brilhante! Uma leitura gostosa que faz você querer ler sem parar. Minha curiosidade e paixão pelo Nelson Rodrigues começou por esse livro.

Ludmila 14/08/2022

É superprazeiroso ler a biografia de um homem "fora da casinha"! Uma escrita maravilhosa de um homem com uma história incrível!

Tati 06/08/2022

Os Rodrigues:
De onde vieram e para onde vão (ou já foram).
Ruy Castro, com sua escrita genial, esmiúça de cabo a rabo a vida do jornalista, escritor, dramaturgo e tantas coisas mais, Nelson Rodrigues. E que vida!
Digna de novela das mais dramáticas, a vida do "anjo pornográfico" foi rodeada de tragédias, lutos e desavenças com desafetos.
Mas, ao mesmo tempo que eu me chocava com certas coisas e ia procurar mais no google pensando: "duvido, não é possível que isso aconteceu!"( e todas as vezes tinha acontecido), também ri sozinha com o tom que a escrita magistral dá aos momentos que, em meio ao caos da vida de Nelson Rodrigues, é possível achar graça.
Desde onde vieram até para onde vão, Ruy Castro nos conta onde e como viveram, os muitos velórios que enfrentaram e os amores e escândalos que os Rodrigues estavam envolvidos.
Recomendo demais!

Mariah 25/07/2022

Não gostei da forma a qual ele organizou, e não penso que tenha sido bem aproveitado.

ps: não é uma resenha claro, é uma nota.

Procyon 25/06/2022

O Anjo Pornográfico ? comentário
?Acredito que a maior tragédia do homem ocorreu quando ele separou o amor do sexo. A partir de então, o ser humano passou a fazer muito sexo e nenhum amor. Não passamos do desejo, eis a verdade. Todo desejo, como tal, se frustra com a posse. A única coisa que dura para além da vida e da morte é o amor.?

Excelente biografia de um dos maiores escritores do Brasil e da Língua Portuguesa. A vida de Nelson Rodrigues é tão ou mais avassaladora do que suas peças. Ruy Castro reconstrói de maneira formidável a vida deste formidável escritor. Com uma abordagem semelhante a de um romance, o biografo parece porventura emular a linguagem literária de Nelson (a voz do biógrafo e do biografado se chocam), e sempre deixando o leitor instigado a ler o capítulo seguinte.

Como o próprio explica, não seria possível entender a vida de Nelson sem abordar a vida de seu pai, Mário Rodrigues, e de pelo menos dois irmãos seus: Roberto e Mário Filho ? que mereciam biografias próprias. Um romântico nato, Nelson extraiu de sua vida uma obsessão pelo sexo e pela morte ? na verdade por muitas coisas, inclusive pelo fraque. Essa história, que passa a desvendas esse ?mito? (ou ícone), acaba por vezes contando de forma banal episódios lamentáveis na vida de Nelson, valorizando-o mais que outro personagem (como o episódio que envolvem os filhos não reconhecidos). Apesar dessa pontualidade, o livro é estupendo.

Brubo 02/03/2022

Tio Brubo, [28/02/2022 01:24]
“O Anjo Pornográfico” não é cinema, mas caso fosse, seria um grande exemplo de “cinéma vérité”. Isso porque, durante as 420 paginas que constituem a biografia, Ruy Castro realmente nos coloca como “uma mosca na parede” da casa da família Rodrigues. Propositalmente ou não, a forma como as fotografias são dispostas no livro, às vezes complementando o texto, algumas vezes ilustrando e muitas vezes interrompendo, passa uma sensação cinematográfica ao leitor de dar inveja a qualquer montador de cinema.
Fotografias essas, aliás, que são as únicas partes do livro que quebram a sensação de “mosca na parede”, por serem, com raras exceções, planejadas demais, com ângulos, filtros e poses que propositalmente deixam as situações retratadas grandiosas. É claro que isso não é, de forma alguma, culpa de Castro, que fez um trabalho impecável na pesquisa e recuperação dessas imagens (Com destaque às ilustrações de Roberto, irmão de Nelson, que carregadas de representações de sexo e culpa, impressionam até hoje).
Apesar disso, as imagens não geram um choque estético com o texto, pelo contrário, afinal, parafraseando o próprio Ruy Castro, a vida de Nelson foi “mais trágica e rocambolesca do que qualquer uma de suas histórias”, o que faz com que esse tratamento seja o mais justo a uma vida tão intensa quanto a de Nelson.
Mas, se a vida de Nelson foi tão agitada assim, como Ruy fez para evitar a romantização dos fatos e dar a já citada sensação de “mosca na parede”? Simples, ao contrario do que faria um biografo mais despreparado, Ruy entende que nos jogar diretamente na vida de Nelson sem antes nos apresentar o cenário que tornou todos aqueles acontecimentos possíveis nos faria ver a vida de Nelson como um autentico drama hollywoodiano. Justamente para evitar isso, Ruy dedica grande parte do inicio do livro á vida de Mario Rodrigues, pai do biografado, e após detalhar sua ascensão, divide a atenção do texto com os irmãos e o ainda adolescente Nelson Rodrigues.
Todo esse contexto evita que o livro caia no clássico clichê de idolatrar o prodígio Nelson, mostrando que esse começo precoce era, na verdade, o caminho natural das coisas. Essa abordagem sem idolatria acaba por mostrar ao leitor um lado não tão “emocionante” da vida rodrigueana, como longas descrições de suas constantes crises financeiras e etc.
Apesar de se tratar de um livro relativamente longo, Ruy Castro nunca perde o ritmo e sempre consegue deixar o leitor engajado e curioso para o que vai acontecer em seguida, mesmo que o leitor já conheça previamente os desfechos das situações apresentadas no livro. Coisa que é impressionante, se você levar em conta que, apesar do protagonista ser obviamente o Nelson, na pratica o livro acaba por ter 5 ou 6 biografados. e o leitor, apesar de ter começado a ler por causa de Nelson, jamais se sente enganado ou que Ruy está enrolando durante as paginas dedicadas aos irmãos e pais de Nelson.
Uma leitura indicada tanto aos que nunca leram uma obra de Nelson quanto aos que se aprofundaram na mesma, e que promete crescer e contar ainda mais em futuras releituras. Eu, que estou no meio do caminho, planejo reler o livro quando conhecer um pouco mais da obra rodriguiana. Até lá, fica minha indicação sincera de um livro maravilhoso sobre um biografado idem.

1 | 2 | 3 | 4 | 5