O anjo pornográfico

Resenhas - O anjo pornográfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mônica 11/10/2009

Maravilhoso!
A vida de Nelson Rodrigues é retratada através de uma narrativa deliciosa!E ao vermos a trajetória de Nelson Rodrigues (que com tantos altos e baixos é digna de novela) passamos a entender um pouco mais sobre um personagem ainda tão comentado mas que já está caindo no esquecimento, além de aprendermos por tabela vários fatos que marcaram o país (acho que nunca vou me esquecer do nome do estádio do Maracanã xD).

Leitura mais do que recomendada!

HARRY BOSCH 22/12/2009minha estante
também gosto muito do nelson.e é triste ver que realmente está caindo no esquecimento...

Rodrigo 20/02/2021

Uma vida digna de um livro
Ruy Castro conseguiu a proeza de contar a história de Nelson Rodrigues como se fosse o próprio Nelson contando suas histórias.
Magistral! Melhor biografia lida!

Jonara 18/04/2010

Nelson Rodrigues pra mim foi o cara. Na minha adolescência, quando eu precisava ler coisas bizarras e sombrias, foi ele quem me amparou. Suas personagens femininas neuróticas, a violência, sexualidade, a loucura... todas as fugas que eu precisava encontrava em seu teatro. Ele foi meu grande amor quando eu ainda nem sabia bem o que era isso.
Na casa do meu pai tinha este volume que sempre me intrigou. O Anjo Pornográfico... li apaixonada, e por causa dele, queria ser jornalista. Cheguei a escrever peças de teatro mórbidas e bizarras, economizava papel como ele, e eu tinha por ai, o quê?, uns 13 anos. Pobre da minha mãe lendo aquilo! Ele era meu ídolo, meu deus, minha inspiração.
Muitos anos se passaram, e pude reler essa magnífica biografia. Ruy Castro arrasa! Não tem como não se apaixonar pela história do Nelson, tão incrível quanto sua obra. Uma história que além de ser a do Nelson, é a do Rio de Janeiro e é a do jornalismo no Brasil.
Pra quem gosta do Nelson, leitura obrigatória. Pra quem não o conhece, a melhor orportunidade.

PilarCoutinho 15/01/2010

O anjo dourado.
Tarado. Esse é o principal adjetivo destinado ao Nelson Rodrigues e sofre da mesma limitação de toda redução: nenhum homem pode ser marcado por uma palavra. No caso de Nelson, o termo tarado, fundado em grande parte de sua obra teatral, com, sim, uma tensão sexual que é em parte fruto de uma mente obcecada, em outra grande parte, feita para chocar uma sociedade superficialmente puritana, mas, em sua profundidade, atormentada pelos desejos que proíbe. Nelson era um puritano, infiel como a maioria dos homens de toda a sua geração (e provavelmente como a maioria dos homens da minha geração), mas era do tipo que se impressionava com o fato de que uma moça de bikini, a passear pelas areias de Copacabana, já não era capaz de causar um arrepio ao homem que lhe vendia um refrigerante. Foi casado por mais de vinte anos e quando o desejo por outra foi mais forte que o compromisso com o casamento, deixou a esposa ao invés de inventar duas famílias. Foi um menino com horror da nudez. E um homem com horrer ao rascimo dissimulado brasileiro, foi um dos primeiros a colocar o dedo na ferida, e sua peça em que a mulher branca apaixonado pelo homem negro mata seus filhos mestiços, é de uma simbologia tão maravilhosa quanto dura: o brasil, grávido de mulatos, que esmaga em seu sistema feito e governado por brancos.

Nesse livro ( que recomendo seja lido em conjunto com A menina sem estrela - do próprio Nelson) é uma bibliografia não só de Nelson, mas também de parte de sua família, que colabora para entender a contribuição dessa família para a cultura, os jornais, a política brasileira. Ruy Castro - como sempre - revela o pesquisador atencioso e o escritor articulado que é e talvez inspirado por Nelson, escreve páginas de uma beleza própria.

Impossível não se apaixonar pelos Rodrigues. Impossível não se encantar com o eterno menino, o pornográfico, o pró-ditadura, o crítico, o egocêntrico: Nelson Rodrigues.

Lilia Carvalho 28/10/2009

Espetacular!
O livro é simplesmente maravilhoso!

O engraçado que todas as vezes em que eu comentei que estava lendo a biografia do Nelson Rodrigues, as pessoas me perguntavam se tinha muita pornografia.

E o encanto desse livro é que ele nos faz entender essa característica do Nelson Rodigues, não como algo cheio de luxúria, mas cheio de visões da vida e do homem.

Mostra-nos uma Nelson apaixonado e leal aos seus amigos!

Vale à pena! Esplêndido!

Gi Santos 28/09/2023

É uma biografia envolvente que retrata a complexa vida de Nelson Rodrigues, conhecido dramaturgo brasileiro.

O livro destaca suas contradições, aprofundando-se nas nuances da sua personalidade controversa e sua influência marcante no teatro e na literatura brasileira.

No entanto, esperei uma obra que explorasse mais as implicações éticas e sociais das suas temáticas, oferecendo uma visão mais equilibrada e crítica sobre o legado do autor.

Ludmila 14/08/2022

É superprazeiroso ler a biografia de um homem "fora da casinha"! Uma escrita maravilhosa de um homem com uma história incrível!

Marco 25/10/2020

Mais Que Nelson Rodrigues
A leitura é bem agradável, e sabemos não só a história de Nelson, mas de todos os universos em que ele está inserido. O teatro do séc. XX, dia família, seus amigos próximos. Tudo envolto numa religiosidade pornográfica. A última peça de Nelson é sua vida.

Alexandre.Aranha 16/12/2023

Legal, mas cansativo
A vida do Nelson Rodrigues é uma verdadeira epopeia, muitos altos e baixos, perseguições, conquistas, fãs e críticos. Fiquei feliz em conhecer mais sobre a trajetória dele.

Meu ponto é que diferente de outros livros do Rui Castro esse foi muito cansativo de ler. Acho que os grandes parágrafos e o espaçamento das páginas ajudaram nessa experiência que poderia ser mais legal.

Luis 03/02/2011

Nelson dissecado em obra prima de Ruy Castro.
É díficil resumir em palavras a minha profunda admiração por Ruy Castro. Muito mais fácil será falar do livro que inaugurou a minha relação de "leitor apaixonado" (título de seu mais recente livro) com a obra do autor.
"O Anjo Pornográfico", que eu comprei na véspera do natal de 1994, é a biografia definitiva sobre Nelson Rodrigues, nosso maior dramaturgo e um dos grandes jornalistas de todos os tempos. A grandeza do livro está nas inúmeras passagens interessantes que através da história do escritor repassam um período significativo da vida brasileira. Na impossibilidade de resumir todas, fico com aquela que mais me emocionou :
Em 29 de dezembro de 1929, uma tragédia abalou a família Rodrigues. Roberto, um dos talentosos filhos de Mário Rodrigues, foi brutalmente assassinado por uma socialite enlouquecida que entrou de arma em punho na redação do Jornal dos Rodrigues à procura do patriarca.Dias antes, o diário havia publicado uma notícia sobre sua separação, o que a deixou revoltada. Como Mário Rodrigues estava ausente, ela atirou em seu filho, hábil cartunista, que também atuava no jornal. O fato arrasou a família, levando Mário Rodrigues à depressão e à morte, meses depois.
Em 1943, Nelson Rodrigues, que na época do assassinato do irmão era um adolescente de 17 anos, estreou a revolucionária "Vestido de Noiva", a peça que iria mudar radicalmente o teatro brasileiro de então. Nelson escrevia a peça à noite, após o expediente no jornal. Durante o dia, sua esposa datilografava o texto e imúmeras vezes ligava para a redação : "Nelson, deve ter alguma coisa errada. Eu não estou entendendo nada. É assim mesmo ?" Ele respondia : "Pode datilografar do jeito que está." Nelson criou, pela primeira vez no nosso teatro, ações simultâneas em que o passado, o presente e a imaginação da personagem principal se alternavam no decorrer da peça.
O texto chamou a atenção de um diretor refugiado da guerra, recém chegado ao país, Ziembinski, que ensaiou um grupo de teatro amador para uma apresentação única, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
No dia da estréia, Nelson estava com a família em um camarote. Extremamente nervoso, não tinha certeza se a platéia estava preparada para o que seria encenado.
Abrem-se as cortinas, começa o espetáculo. Os vários planos de ação da peça são apresentados. No fim do ato, aplausos protocolares.
No segundo ato a ação se intensifica. Os aplausos do final se resumem a alguns poucos, puxados por amigos e pela família.
Entra o terceiro ato, a platéia fica estupefada. Dessa vez nem sua mãe aplaudiu.
Nelson a custo se mantêm no teatro até o fim da peça. Já via se desenhando o fracasso, a humilhação suprema de uma vaia monumental...
Finalmente o espetáculo termina. A cortina se fecha. Longos segundos de silêncio torturam ainda mais Nelson que, aquela altura, já quase chorava, quando lentamente irrompe um, dois , três aplausos, até desaguar em uma ovação consagradora como poucas vezes se viu no Municipal. No meio da confusão e dos "vivas e bravos" vigorosos, alguns começaram a gritar: "O autor, o autor !" Nelson, que ocupava com a família um discreto camarote, não era visto pela multidão que consagrava a sua criação. Acabou acidentalmente ignorado em seu momento mais glorioso.
Após a apresentação, o elenco foi comemorar o sucesso em um dos muitos restaurantes chiques que ficavam na Cinelândia. Nelson não foi. Tinha acabado de inventar o Teatro brasileiro moderno, mas não tinha dinheiro para a despesa. Preferiu ficar com a família e esperar uma conduçao para voltar para casa. Já era madrugada. Começava o dia 29 de dezembro de 1943, décimo quarto aniversário de morte de seu irmão Roberto.
Só por esse episódio "O Anjo Pornográfico" merece figurar entre as obras primas da literatura não ficcional brasileira.

marinamelz 02/01/2014

Simplesmente a melhor biografia que eu já li. Não sei se pela genialidade do biógrafo ou pela intensidade do biografado.

Extremamente bem escrita, detalhada, bem editada. Incrível.

Danilo Moreira 20/06/2021

Melhor biografia que já li até agora
Eu vou sentir saudades desse livro.

Ruy Castro mergulhou fundo na vida de Nelson e da família Rodrigues - e diria que até em parte da vida cultural e política do RJ no século XX. Não bastasse as histórias dessa turma, que justificam o tamanho da obra, Castro construiu uma narrativa incrível, com doses agradáveis de ironia, suspense e até plot twists.

Foi leitura das leituras mais prazerosas que já tive.

anoca 22/07/2020

Impecável
Ruy Castro é um biógrafo insuportavelmente bom e resolve escrever sobre um teatrólogo insuportavelmente bom, apenas um resultado era possível: a perfeição!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5