O Sonho de Eva Chico Anes

Resenhas - O Sonho de Eva

Leo Oliveira 19/06/2012

O Sonho de Eva
Dormir é um sonho perigoso.

Dra. Eva Abelar é uma pesquisadora de Sonhos Lúcidos. Suas pesquisas de campo e constatações fizeram-na uma autoridade mundial, como era seu pai antes de morrer. Enquanto Eva está em um congresso super importante em Viena, sua irmã Anna, está no Brasil junto com o sobrinho Joachim, uma criança doce e autista que faz de Eva uma mãe afetuosa e robusta. O que Eva mais temia aconteceu, sua irmã estava morta! O que realmente havia acontecido com Anna? Onde estava Joachim? Os únicos sobreviventes de sua família haviam misteriosamente a deixado, e agora Eva deve fazer a escolha certa e não se esquecer de que ...Dormir é um sonho perigoso.

"... Foi onde deixou a visão descansar. O verde da grama, as copas perfeitas das árvores, algumas lápides de mármore branco, o homem de gorro segurando a mão da criança. Um menino... Cabeça baixa, cabelos lisos espalhados pelo rosto. Rosto que de longe se parecia com...

- JOACHIM!"
Capítulo três - página 29.

Em meio a tantos acontecimentos, entra em cena uma empresa chamada Yume, na qual Anna trabalhará antes de morrer. Eva está desconfiada que a empresa fez da vida de Anna um verdadeiro inferno, e que ela também possa ter sequestrado seu amado filho Joachim, já que ele tinha o dom de se comunicar com a mãe durante os sonhos e esta é uma arma perigosa se colocada na mão das pessoas erradas.

"Aqui tudo parece irreal. Nada parece o que realmente é."
Capítulo quinze - página 217

Eva não vai desistir tão facilmente, ela irá vingar o seu filho e sua irmã nem que seja a última coisa da qual se orgulhe. Ela não sabe que Joachim está ao seu lado, como sempre esteve... Eva é apenas o início de um jogo que irá destruir e atormentar os sonhos da humanidade.

"O QUE ACONTECERIA se você dormisse,
e em seu sono você sonhasse,
e em seu sonho você fosse ao paraíso
e lá colhesse uma flor,
uma estranha e bela flor.
E se quando acordasse,
você tivesse a flor em suas mãos?
AH! e Então?"
Capítulo dezessete - página 247

Chico Anes tem em suas mãos uma obra que deixa o leitor extasiado, suas palavras são discorridas de maneira simples e categórica. A cada capítulo nos surpreendemos com a interação de cada protagonista. Em "O Sonho de Eva" cada personagem tem seu papel de início e fim, nada muito desgastante e nem tão pouco simples.
Definir a obra de Chico seria fugir da realidade e mergulhar em um mundo totalmente novo, onde o irreal se torna real e o leitor uma marionete.

O autor sabe como escolher as palavras e metrificá-las no decorrer da narrativa, dando uma pitada de mistério e romance sem igual. Chico consegue desprender-se do que hoje é considerado "clichê" e criar um tópico totalmente novo na literatura brasileira. Emoção e complexidade, definem mais uma obra fantástica do selo Novo Conceito Jovem, e saber de onde vem tanta magia e paixão? Não há como descobrir.

A leitura é rápida e a cada diálogo ficamos com dúvidas que serão saciadas apenas, no decorrer da narrativa. Diferente, complexo, emocionante, dolorido, enfim, apenas me rendo a esta obra e Chico Anes, torna-se, a partir de hoje o meu autor nacional masculino preferido.

Diagramação: Em páginas amareladas O Sonho de Eva, ganha forma com destaques em citações, e início e fim de cada capítulo. Mais uma vez surpreendendo os leitores o autor e a editora tem em mãos uma obra fantástica.

Capa: Com uma mistura de cores, o emaranhado de sonhos se distribui de maneira clássica e radical na capa deste livro. Vemos os olhos de Eva ao fundo (a princípio), mergulhando em seus sonhos e os transformando em emoções inigualáveis, com a arte de Igor Campos a capa no final da leitura torna-se incrivelmente pacífica e condizente.

O Autor: Entrevistei Chico, no mês de lançamento do livro. Antes mesmo de recebe-lo da editora, sabia que não teria uma vontade louca de ler, mas com o passar dos dias eu ficava admirando-o na minha estante e lia toda noite a sinopse, não sei porque mas algo diferente aconteceu. Quando sentei e o peguei em mãos, minhas emoções explodiram e fiquei estarrecido com o autor. Definir o estilo de Chico é estranhamente difícil pois o mesmo, sabe como fugir dos moldes atuais e criar novas maneiras de sentir as mesmas emoções, mas de um jeito totalmente diferente.

Editora: A Novo Conceito, sabe como conquistar o leitor e deixá-lo sem palavras. Uma editora que está surpreendo a todos e chegando a um patamar de "livros bons, leitores melhores ainda", a vocês tenho só a agradecer por presentear nós leitores, com estórias ofegantes e dignas de serem lidas, Obrigado!

Endry 18/06/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
Este livro me surpreendeu muito. Primeiro, é de um autor nacional, em sua estreia. Segundo, ele é do novo selo da Editora Novo Conceito; o Novo Conceito Jovem. A capa e o kit montados pela editora estão impecáveis. Estava em dúvida de qual começar quando recebi a caixa de lançamentos da NC (adoro essas caixas recheadas de livros!) e a Aymée me indicou "O sonho de Eva", que ela estava lendo e gostando muito. O tema é extremamente intenso, mítico e muito bacana: sonhos lúcidos, ou seja, poder manter a lucidez enquanto se sonha. Parece meio estranho e até impossível à primeira vista, mas tenho de admitir que foi um ótimo tema para ser trabalhado. Chico tem uma escrita fluente, simples e muito cativante. Praticamente devorei o livro em pouco tempo. Eva, a personagem principal, é especialista em sonhos lúcidos. Ela acaba indo trabalhar em uma empresa super famosa que produz games, a Yume, para produzir o DreamGame após seu filho, que é autista, desaparecer e a sua irmã, que trabalhava na Yume, pular do 20º andar e acabar morrendo. O DreamGame é um jogo em que o jogador joga enquanto está sonhando. Eva aceita trabalhar lá, enquanto tenta descobrir o motivo que levou a irmã a se suicidar e tenta descobrir onde Joachim, seu filho, está. Várias questões sobre o perigo da tecnologia, conspiração, grana e outras coisinhas mais. Só tenho a dizer que é incrível e que eu me apaixonei por essa trama envolvente cheia de mistérios. Há outros personagens secundários, mas que me cativaram muito! Não vou contar mais, pois se não seria spoiler, certo?! Recomendo muuuito! Não deixem de ler "O sonho de Eva"!

Mais em: http://sonhos-de-princesa.blogspot.com.br/2012/06/eu-li-o-sonho-de-eva-chico-anes.html
Renata CCS 24/10/2013minha estante
Interessante a proposta deste livro. Boa resenha!

Samantha @degraudeletras 16/06/2012

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
Quando vi a capa desse livro e alguns comentários sobre a estória, fiquei louca para ler... Então li a sinopse e algo sobre o autor. Autor brasileiro... Eita!

Não é nenhuma novidade o preconceito que os brasileiros têm com a literatura nacional, principalmente quando envolve o fantástico.

É claro que aqui existem escritores contemporâneos tão bons quanto os internacionais, basta procurar direitinho.

Em meio à onda de distopias internacionais e romances adolescentes nacionais, Chico Anes nos leva ao perigoso mundo dos sonhos!

Aos Sonhos Lúcidos, para ser mais precisa. Confesso que eu não sabia nada sobre o assunto e acabei anotando algumas referências que o livro dava para checar depois se isso existia realmente ou era apenas ideias loucas que vinham de uma cabeça super criativa.

Encontrei vários sites, blogs e associações com relatos de sonhos lúcidos e estudos a respeito do assunto...

Foi aí que percebi o quão cheio de informações é esse livro, não apenas sobre sonhos... O Sonho De Eva é um livro muito rico em informações e conhecimento, o autor faz uma viagem de referências, desde clássicas estórias bíblicas a estudos psicológicos e conspirações.

Mesmo o livro sendo em terceira pessoa, o leitor só fica sabendo dos fatos cruciais junto com a protagonista, o que achei maravilhoso, por sinal. Não é assim "cheio" de aventuras, mas segue uma linha contínua na trama, sem se perder em pontos bobos e deixando aquela paranoia nos finais dos capítulos.

-Não pretendia levar o livro, de qualquer maneira. Não o considero boa literatura.
-Deves estar dizendo isso por causa do autor, não? [...] Bem, isso vale para qualquer livro: se não serve para instruir, serve ao menos para divertir. O problema é quase sempre o leitor...
P.129

Inteligente! Eu definiria assim o livro O Sonho De Eva!

Envolvendo o Onirogame em meio à grandes nomes da psicologia, mitologias e tecnologia, Chico Anes quebrou os paradigmas da Literatura Nacional, provando que é possível sim ter uma bons escritores no Brasil.

Não é que o livro seja um almanaque de ensinamentos, mas é muito bem elaborado e cheio de referências.

Só senti falta de um pouco mais de explicações na formação do Onirogame, já que quase não é mostrado o trabalho com esse artefato. Creio que se a ideia fosse melhor tratada no decorrer do livro, seria quase uma ficção científica.

O Sonho de Eva teve pouquíssimos pontos negativos, ficando com quatro estrelas.

Renata 15/06/2012

O Sonho de Eva

Esse foi um dos lançamento da Novo Conceito que eu queria muito ler então ,fui cheia de expectativas devorá-lo! Não, felizmente eu não me decepcionei, muito pelo contrário! Fui incrivelmente surpreendida pelo conteúdo desse livro que vai de assustador a romântico e divertido muito facilmente sem ser forçado!

Drª Eva Abelar, como a sinopse nos informa, é uma conceituada estudiosa dos sonhos lúcidos e depois de um congresso sobre o assunto na Universidade de Viena, no qual era a congressista e discorria sobre os seus estudos, descobre que a sua irmã Anna Abelar se suicidou e que o seu filho Joachim desapareceu!

Nada poderia ser pior do que essas notícias, a irmã e o filho são as únicas pessoas da família que Eva tinha além de uma tia que é Curadora de um museu!

Anna, também trabalhava com os sonhos lúcidos e atualmente estava em um projeto que pretendia lançar um jogo revolucionário que deveria ser jogado durante os sonhos! Eva, depois do velório e ter visitado o apartamento da irmã, começa a perceber relações entre a sua morte , o desaparecimento de Joachim e a empresa para a qual Anna trabalhava!

Joachim é uma criança autista e possuía uma grande habilidade de se comunicar com a mãe durante os sonho. Ele tinha a capacidade de atingir um nível de lucides durante os sonhos, que os estudiosos da Yume adorariam poder estudar para o desenvolvimento do DreamGame. Por isso a possível relação entre todos os acontecimentos.

Para descobrir se suas suspeitas estão corretas, Eva decide aceitar o emprego que lhe foi oferecido pela empresa para assim, poder investigar bem de perto os fatos! São muitos os acontecimentos a partir daí!

" Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Anna era seu passado e sua dor. Joachim era seu presente e sua responsabilidade." (pág. 19)

O Sonho de Eva é uma história incrível, com personagens bem construídos e bem definidos, o enredo criado pelo Chico é fascinante e confesso que ler essas páginas e poder imaginar que os sonhos são controláveis, me deu muito medo! rsrsr

As coisas acontecem constantemente, a narrativa tem uma dinâmica muito interessante e gostosa de ser lida, me prendeu desde a primeira página, o que é um pouco difícil acontecer!

E livro me despertou uma gama enorme de sentimentos e sensações, medo, alegria, tristeza, sofrimento, risos altos, lágrimas e me fez abraça-lo e beija-lo quando terminei de ler! Sem dúvida O Sonho de Eva entrou para a lista dos favoritos!!

Sobre a diagramação é muito boa, a capa do livro é linda, as páginas são amarelas e as letras são em um tamanho bem confortável á leitura e os espaçamentos também! Não sei qual o critério da editora para publicar um livro pelo selo Novo Conceito Jovem, não sei se por serem autores nacionais ou por que o conteúdo seja para jovens, no segundo caso, creio que O Sonho de Eva não caberia nesse selo, uma vez que o livro tem uma temática bem forte a qual eu não indicaria para esse tipo de público, adolescentes no caso!

" Destino mordaz! No mesmo instante em que nos presenteia com a vida, nos dá a morte. Oferece-nos com o braço estendido dádiva e ruína, ambas na mesma mão, partes do mesmo presente." (pág. 142)

Amei O Sonho de Eva e aguardo ansiosa mais lançamentos do Chico Anes,me apeguei!!

Yasmin 15/06/2012

Me surpreendi

Recebi "O Sonho de Eva" tem menos de uma semana e confesso que estava bastante curiosa com o livro. A premissa era boa, mas tudo dependia de como o autor desenvolveria a história e de vários outros detalhes como escrita, descrições, etc. Sabia que gostaria do tema, mas me surpreendi ao gostar bastante do conjunto completo. A história criada por Anes passeia por gêneros e possui uma trama central criativa, pouco usada na ficção: os sonhos lúcidos e as consequências ao alterá-los.

Eva Abelar é uma das maiores cientistas estudiosas do sonho lúcido e estava em Viena para uma conferência quando recebeu a pior notícia de sua vida. A irmã e também cientista Ana acaba de morrer de uma queda do 20º andar no prédio onde morava. A polícia encontrou o apartamento vazio, nem sinal de que havia uma criança ali. Joachim deveria estar lá. Seja lá quem esteve no apartamento com Ana pouco antes de ela morrer, levou Joachim. O que essas pessoas querem? O primeiro indício de que o sumiço de Joachim e a morte de Ana estão conectados há algo muito maior é o encontro com a vice-presidente da Yume durante o enterro. Eva tem certeza de que viu seu filho ao longe com um homem e logo depois aquele rapaz indiano diz para ela não aceitar a proposta de trabalho de forma alguma. O que estaria acontecendo? Quem são as pessoas que tentaram matar o indiano no cemitério? O que uma corporação como a Yume poderia querer com seu filho? Chantageá-la a aceitar o emprego? Eva não sabe ao certo onde está se metendo, a proposta para o Dreamgame é perigosa demais se for manipulada de maneira arbitrária. Em uma decisão sem volta e isolada do mundo, Eva precisa descobrir o verdadeiro propósito do Dreamgame e ainda investigar o paradeiro de seu filho.

A partir dessa premissa acompanhamos Eva na China, em um lugar completamente isolado ela tem que manter o foco. O laboratório e os equipamentos ultramodernos da Yume são uma tentação e sua pesquisa poderia avançar anos se trabalhasse pesado. Eva começa a compreender que existe muito mais sujeira por baixo desse jogo milionário. A Yume quer controlar os sonhos das pessoas e através do subconsciente tomar decisões por toda a humanidade. Uma simples sugestão durante o sono e o planeta poderia entrar em guerra. Um enredo fantástico e uma personagem muito bem articulada e bem construída. Sou bem chata quando se trata de livros e gostei muito da forma que o autor desenvolveu cada parte da história. Sem perder o ritmo entre Eva na China e Alec no Brasil. De um lado ela lutava para encontrar uma maneira de impedir que o jogo controlasse totalmente a vontade das pessoas, de outro Alec procurava respostas. Quem está de fato por trás da Yume? Que organização é essa que passa século após séculos escondida de todos e tentando manipular o destino de nações?

Adoraria uma continuação. Gosto muito desse tipo de livro, ainda mais quando a narrativa acompanha a história. O controle de pessoas por sugestão durante o sono já vimos em "Admirável Mundo Novo". O que lá foi usado para mudar o mundo inteiro e implantar um novo comportamento aqui seria usado para derrubar governos, elevar certos países, destruir adversários e transformar o povo em gado, à mercê da vontade de tal grupo. A ideia de jogo enquanto dormimos é bem interessante. No livro "Os Gêmeos" de Pauline Alphen o que causou a catástrofe que fez o mundo regredir e virar comunidades esparsas vivendo de modo medieval, sem tecnologia nenhuma foi o uso do cérebro, do subconsciente para jogos. Achei muito interessante ver por outra ótica como uma simples sugestão enquanto dormimos pode mudar tudo. E pesquisando sobre o assunto vi que existem muitas pesquisas sobre sonhos lúcidos, desde o passado que cientistas tentam entender melhor, e universidades que investem em descobrir mais os mistérios do subconsciente.

O desfecho foi bem rápido de certa forma, mas positivo. Teria sido muito bom se o tal jogo viesse a público, então Eva, Alec, Jhotti e os outros aparecessem em outros livros tentando derrubar a organização por trás do jogo. Uma trilogia poderia funcionar muito bem. Mas enfim. O filho de Eva é um personagem muito interessante que poderia ter sido, mas explorado. O capítulo do menino foi adorável e gostaria de ter lido mais sobre ele. Ainda mais depois daquela revelação no final, de onde ele esteve o tempo todo. Zed, o paciente de Alec também é uma figura que merecia ter mais participação. Isso é opinião puramente pessoal. Aparecer pouco não causou problemas ao andamento da história.

A narração mesclada com descrições concisas deixa o ritmo constante, o que torna a leitura rápida e imperceptível. Quando vi já estava entrando nos capítulos finais. Além disso (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Daiana Falcão 15/06/2012

O sonho de Eva- Chico Anes- Editora Novo Conceito
Dra. Eva Abelar, é uma pesquisadora mundialmente conhecida, ela estuda os sonhos lúcidos, Eva estava em uma conferência em Viena quando foi informada de que sua irmã Anna havia se jogado do 20º andar de seu apartamento em São Paulo. Sem poder acreditar no que acabava de ouvir, Eva ainda teve que lidar com o fato de seu filho Joachim ter desaparecido, já que a polícia não o havia encontrado no apartamento de Anna, com quem Eva havia deixado para ir a tal conferência.

O filho de Eva é uma criança especial, é autista.

No apartamento de Anna foi encontrado duas taças, o que indicava que alguém esteve com ela na noite do suicídio. (ou homicídio?!)

Anna trabalha na empresa Yume, a maior e mais valiosa em todo mundo! A empresa estava desenvolvendo um jogo chamado DreamGame, tal jogo seria capaz de fazer com que as pessoas “jogassem” enquanto dormiam e o melhor, poderiam “acordar” em seus sonhos e poderiam mudar o rumo dos acontecimentos. Tal desenvolvimento ocorria em sigilo absoluto. Na verdade, esse não era o intuito da empresa, seu resulto real seria “roubar” os sonhos das pessoas, “uma guerra sem armas”.

Após a misteriosa morte de Anna, sua irmã Eva é convidada a trabalhar na Yume e terminar o trabalho de sua irmã.

Eva acredita que a Yume poderá levá-la a descobrir o paradeiro de seu filho e solucionar a morte de Anna, logo aceita a proposta, sem imaginar onde estava se metendo.

Eva conta com a ajuda de Alec, um psiquiatra e amigo de longa data. Alec não consegue acreditar que Eva tenha aceito tal proposta, mas decide ajudá-la depois de ouvir um de seus pacientes, Zed, que sabe muita coisa sobre um livro muito raro e precioso.

Eva viaja com a empresa Yume para China, ela terá que trabalhar num laboratório subterrâneo, em um lugar muito afastado de toda civilização.

Adhya é a vilã do livro, ela é a diretora executiva da Yume, uma mulher dissimulada, capaz de qualquer coisa por dinheiro e poder.

Ao ler o livro, senti raiva e em alguns momentos ódio da mãe de Eva e Anna, uma mulher “bitolada” em sua religião. Helena, mãe de Eva era muito rígida na criação das filhas e não gostava do assunto “sonhos lúcidos”....

No desfecho do livro o leitor pode concluir que a morte dos pais de Eva, a morte de Anna e o desaparecimento de Joachim, muito têm em comum!

Eva conseguiu desvendar este mistério com a ajuda de Alec (um homem lindo, o homem que qualquer mulher gostaria de ter ao lado), também contaram com a ajuda de Jhothi, um indiano que sabia inclusive sobre o laboratório subterrâneo.

Eva era sem dúvida uma mulher espetacular, forte e linda, porém algo a incomodava e a afastava de qualquer homem que pudesse se aproximar dela. Não conseguia confiar em ninguém além de si mesma!

Em minha opinião, tudo o que Eva passara em sua vida era culpa de sua mãe, tudo mesmo, inclusive sua gravidez misteriosa, o leitor só consegue entender melhor esta situação no final do livro, quando Eva é obrigada a usar o aparelho do Dreamgame e relembrar a noite terrível que passou quando engravidou.

Alguns trechos do livro me deixaram confusa ou meio atrapalhada... A narrativa dos sonhos de Eva com a serpente... Maçã, serpente, paraíso... Isso me incomodou, mas no último capítulo pude entender e compreender o que manteve Eva firme durante todo o tempo que precisou para resolver os mistérios de sua vida dentro da Yume.

Todos nós temos a “serpente” dentro de nós, todos sem exceção, mas não vou contar o que é a serpente, terão que ler este impressionante livro para confirmarem o que estou dizendo!

O livro nos remete a muitas perguntas, nos envolve na trama, nos faz pensar e relembrar alguns sonhos. Quantos de nós nunca tivemos um sonho tão bom a ponto de querer voltar para o sonho? Quantos de nós já não tentamos reviver aquilo que sonhou na noite anterior? Muitas vezes eu mesma já fui dormir pensando no sonho que tive anteriormente, ou até mesmo fui dormir pensando em algo com que queria sonhar, quem nunca fez isso?

Imaginem caros leitores, um aparelho que o levasse a sonhar com o que você desejasse? Um sonho que poderia se repetir diariamente e que você pudesse acordar em meio ao sonho e agir? Seria muito bom, não é mesmo? Mas a que preço? Você trocaria o seu livre- arbítrio por isso?

Preciso dizer que este livro mexeu comigo em todos os sentidos, mas principalmente mexeu com meus sonhos, logo eu que costumo sonhar várias vezes o mesmo sonho, várias vezes com o mesmo lugar, porém em ocasiões diferentes... Meio estranho tudo isso! Será que acontece assim com todas as pessoas? Acontece com você?

Sem dúvida recomendo a leitura, são difíceis livros brasileiros me agradarem, mas este me “pegou de jeito”, gostei muito, achei que levaria uns 10 ou 15 dias para fazer a leitura, porém a leitura prazerosa me tomou apenas 3 dias! Isso mesmo, não conseguia parar de ler! Um dos melhores livros nacionais que já li em toda vida! E já imaginei até um filme, que com certeza seria um sucesso de bilheteria, mas também deixaria muita gente assustada.

Após ler este livro, você se perguntará: Será que estou sonhando, será que isso é real? Sem dúvidas seus sonhos nunca mais serão os mesmos!

Sigam o blog que faço parte e fique por dentro das resenhas dos melhores livros, dos lançamentos das melhores editoras!

www.ilusoesnoturnas.blogspot.com

** Não autorizo o uso/cópia desta resenha, direitos autorais: Daiana Falcão

Neyla 14/06/2012

O sonho de Eva
O sonho de Eva foi, para mim, uma surpresa bastante agradável. Eu, que aguardava uma história monótona, me vi envolvida em uma trama repleta de ação e mistérios.
A história começa com o suicídio da Dra. Anna Abelar, que se jogou do 20º andar de um prédio, e o sumiço de Joachim, seu sobrinho autista e filho de sua irmã, a renomada Dra. Eva Abelar. No apartamento não há indícios da presença da criança, mas o fato de haver duas taças de vinho no quarto de Anna levanta as suspeitas de que alguém esteve ali. Mas, quem seria essa pessoa? E qual o motivo de terem levado seu filho?
Anna trabalhava para a Yume, uma empresa chinesa que está desenvolvendo um novo jogo chamado Dream Game, que permite que as pessoas joguem enquanto dormem. Com a irmã morta e o filho desaparecido, Eva (que é uma autoridade em sonhos lúcidos) resolve aceitar a proposta recebida pela vice-presidente de trabalhar para a Yume e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos por Anna. Ela acredita que na Yume poderá encontrar respostas que a levem ao verdadeiro motivo da morte de sua irmã. E, o mais importante: poderá encontrar pistas que a levem ao paradeiro de Joachim.
Com uma história envolvente e personagens cativantes, O sonho de Eva é, sem dúvida, um dos melhores livros que li esse ano. A trama criada por Chico Anes é surpreendente e a vontade que se tem é de não largar o livro até chegar ao final.
Confesso que ao iniciar a leitura estava um pouco receosa. Ultimamente ando muito com “o pé atrás” com livros nacionais, principalmente pelas temáticas que não saem do lugar comum. E esse é o diferencial de O sonho de Eva. A história inovadora, que fala sobre sonhos lúcidos, manipulação de sonhos e jogos, torna-se extremamente atraente com o passar das páginas.
Apesar de ser lançado pelo selo Novo Conceito Jovem, não esperem um livro juvenil, no estilo YA. É um livro adulto e com uma temática bem forte, apesar de não ser uma história pesada.
Com certeza, vale a pena ser lido!

Moana Oliveira 12/06/2012

O livro já começa com as consequências dos sonhos lúcidos, quando a irmã de Eva Abelar, – Anna Abelar, que era uma das cientistas envolvidas no projeto DreamGame, da empresa Yume – se joga do vigésimo andar da cobertura onde morava. Eva estava dando uma palestra numa conferência em Viena quando foi informada pelas autoridades locais. Atordoada pelo impacto e tristeza da morte da irmã, Eva ainda tem de lidar com o desaparecimento de seu filho – Joachim – que estava sendo cuidado pela tia enquanto a mãe viajava.

Joachim é autista, o que aumenta o desespero de Eva, para piorar a situação as autoridades do Brasil não tem nenhuma pista da localização do garoto, pois não havia sinais da presença de uma criança quando revistaram o apartamento de Anna, tudo que encontraram foram duas taças de vinhos.
Em diversas partes do livro é possível notar que Eva tem personalidade forte, pois o seu passado é revelado, por diversas vezes, de forma bruta.

Eva recebe o convite para trabalhar nas indústrias Yume, para terminar o projeto DreamGame, iniciado por Anna, através das pesquisas sobre sonhos lúcidos, onde, após um treinamento, é possível acordar dentro do próprio sonho e controlar suas ações como se tudo fosse real. A Yume não queria algo convencional, ela queria desenvolver o melhor e game de todos os tempos sem usar tecnologias 3D, o problema é que Eva conhece o perigo de se mexer com sonhos lúcidos da forma errada, porém aceitar esse emprego a única forma de descobrir o que aconteceu com seu filho e sua irmã.

A narrativa ainda conta com dois personagens extremamente importantes, Alec e Zed, pois os segredos começam a ser desvendados nos sonhos de Zed, que é paciente de Alec. Eles investigam a existência de um livro perigoso que supostamente teria ajudado muitos poderosos controlar as pessoas no passado, alguém como Hittler.

Leandro | @obibliofilo_ 09/06/2012

Ao começar este livro — mesmo já tendo lido a sinopse — esperava uma história diferente. Em alguns aspectos ele me surpreendeu. Em outros, não. Não foi fácil escrever esta resenha também. Esperava mais da história em alguns aspectos e ao concluir a leitura, senti que foi como se tivesse faltado mais suspense e surpresas.

"Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio."

A história gira em torno da doutora Eva Abelar — uma especialista no estudo de sonhos lúcidos. Ela tem um filho — Joachim — que é autista. Ela está em um congresso internacional, quando recebe a notícia de que sua irmã — Anna — cometeu suicídio. E seu filho estava com a sua irmã, em São Paulo. Porém, não foi encontrada nenhuma criança no apartamento.

Em meio a toda essa confusão, surge uma oportunidade para ela trabalhar na empresa em que sua irmã trabalhava — a famosa empresa criadora de games, Yume — e ainda por cima no mesmo cargo. Sua irmã estava trabalhando em um projeto que permite à pessoa jogar enquanto dorme — o DreamGame.

"Anna, em pé sobre o parapeito do terraço, oscilara para frente e para trás, embalada pelo som distante que sussurrava: and we can't build our dreams, on suspicious minds (e não podemos construir nossos sonhos com mentes desconfiadas). Olhara o brilho das estrelas incontáveis, a claridade das centenas de janelas insones, os faróis dos carros abaixo, as pupilas radiantes de Eva. Olhara a imensidão de luzes noturnas e, inclinando-se em direção à voz abissal de Joplin, abrindo ainda mais os braços, tentara, num único salto, abraçar todas elas."

Acreditando que a morte de Anna e o sumiço de Joachim estejam relacionados com a empresa — Eva aceita o emprego e embarca para a China para tentar desenvolver o projeto. E ela ainda conta com a ajuda de Alec — seu ex-namorado e grande amigo — para encontrar resposta e acima de tudo, encontrar seu filho.

Confesso que o começo do livro foi um pouco enfadonho — o que é compreensível — até porque o autor nos apresenta todos os personagens e aos poucos, vai introduzindo toda a história.

"E havia, principalmente, Joachim. Sua intenção a empurrava em direção a Yume. Algo que sentia crescer em seu ventre, uma segunda gravidez lhe preenchendo de esperança. Conhecia os riscos, mas desperdiçaria seu melhor palpite para encontra o filho."

O autor escreve muito bem, porém eu não curti muito a história. Ele soube construir bons personagens e uma boa narrativa. Mas a história em si, deixou a desejar para mim. As cenas de ação foram bem descritas e foi o que deu um certo charme à história — pelo menos eu achei as cenas bem legais.

Concluindo, eu gostei do livro — não tanto como eu esperava. Mas vale a pena a leitura. A revisão do livro ficou ótima e a diagramação simples e objetiva. O autor é nacional e prova claramente que no Brasil existem bons escritores. E espero futuramente ler outras obras do autor.

Fica a dica!

Jeniffer 07/06/2012

O sonho de Eva
O Sonho de Eva com certeza foi um livro que me surpreendeu. Confesso que não sabia o que esperar dele e da estória toda, por isso nem estava tão empolgada assim em lê-lo, mas quando comecei a ler e depois de 10 páginas, mais ou menos, a estória se mostra interessante.

A primeira cena é da irmã de Eva, Anna, cometendo suicídio. Logo depois descobrimos que seu filho fica desaparecido por ter ficado com Anna, enquanto Eva viajava a trabalho. E o trabalho de Eva e de Anna, seguia a mesma linha que a de seu pai: Sonhos lúcidos.
Sabe quando você está sonhando e tudo parece real, até que você se toca de que é um sonho e fica tudo bem, mas você continua sonhando?! Não sei com vocês, mas isso já aconteceu comigo. Mas sonhos lúcidos são quase isso. Neles, nós comandamos nossos sonhos.
E logo após a morte de Anna, Eva é convidada a trabalhar para Yume, uma grande empresa multinacional onde sua irmã trabalhava no projeto DreamGame, que consistia utilizar dos sonhos lúcidos para pessoas jogarem em seus sonhos, tornando os jogos bem mais reais, bem mais emocionantes e bem mais perigosos.
E fora tudo isso, a morte de sua irmã e o desaparecimento de seu filho, Joachim, escondem um grande mistério, por que os dois fatos parecem se interligar e levam a empresa Yume, onde Eva aceita trabalhar, e lá, consegue descobrir muito mais do que esperava.

O livro de Chico Anes, autor nacional, vale ressaltar, é além de surpreendente, misterioso e angustiante. Além do desaparecimento do filho de Eva, de alguns mistérios envolvendo sua gravidez e sua falta de confiança nos homens, toda essa estória de sonhos lúcidos, DreamGame, com certeza faz com que a gente viaje na leitura, o livro traz explicações e teorias sobre sonhos lúcidos, entidades antigas que já sabiam sobre o assunto e que tinham planos com isso. Esses trechos podem complicar um pouco a leitura, mas não a dificulta tanto assim, no final, vale a pena reler os trechos com explicações e teorias científicas.
(...)

Veja mais:http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-sonho-de-eva.html

Maritza Bom 07/06/2012

Inteligente, bem estruturado e com um final eletrizante!
Logo nas primeiras páginas conhecemos Dra. Eva Abelar que está em Viena ministrando uma palestra sobre a combinação dos sonhos lúcidos com a superconsciência, relação que não é muito aceita pelos outros cientistas. No termino das discussões posteriores a sua apresentação ela percebe a presença de dois sujeitos estranhos e é deles que recebe a noticia de que sua irmã Anna faleceu, após ter se lançado da cobertura do prédio onde vivia em São Paulo. Como se não fosse o bastante, acaba descobrindo que Joachim, seu filho, está desaparecido. Evidentemente desconcertada, Eva retorna ao Brasil com o intuito de procurar pelo filho e investigar a razão do suicídio da irmã.

“O filho desaparecido, a irmã morta e uma caneta... Naquele momento, entendeu que a dor assim como a sobrevivência e a morte eram assuntos essencialmente individuais. Anna era seu passado e sua dor. Joachim era seu presente e sua responsabilidade” (pp. 19)

No velório, Eva recebe um convite para continuar o trabalho da irmã, Anna trabalhava para uma empresa desenvolvedora de jogos, que em um novo projeto chamado DreamGame se propunha a permitir que o jogador participasse dos jogos em quanto dormia, através de sonhos lúcidos. Aceitando a oferta Dr. Abelar é enviada para China, mais precisamente a uma instalação subterrânea da empresa Yume, uma vez mais próxima das informações do projeto, Eva percebe um suposto perigo nos dispositivos dos jogos.

Cercada por pessoas desconhecidas e possivelmente inimigas, entre assassinatos, sequestros e sociedades secretas Eva terá de lutar pela vida do filho e impedir que um jogo, ou um grupo de pessoas misteriosas, manipule a população pelos seus próprios sonhos. Terá também que interpretar seus sonhos repletos de traumas do passado e buscar caminhos nos seus próprios desejos inconscientes. De linda capa e narrado em 3° pessoa, o título se mostrou fantástico, o autor conseguiu desenvolver um romance de leitura fluída a partir de um assunto extremamente interessante e difícil.

A abordagem de sociedades secretas no decorrer do livro garantiu a cota de mistério, suspense e ação. Durante os capítulos a narração se alterava, não focando somente na personagem principal, dando um aspecto global e mais complexo a estória. Os vocabulários científicos e a atmosfera de pesquisas sobre sonhos lúcidos com certeza deu ao livro um charme próprio, mas sem deixar de ser claro o suficiente para que o leitor pudesse acompanhar o desenrolar lógico da trama. Fica evidente que o trabalho de pesquisa do autor não deve ter sido fácil. O desfecho foi ótimo, não deixando nenhum ponto solto, onde tudo somou para um final eletrizante!

“E eu me pergunto: será que estou sonhando?”

Leia a versão completa da resenha disponibilizada no Prólogo da Leitura acessando, http://migre.me/9oxS1!!

Celle 06/06/2012

O Sonho de Eva

O Sonho de Eva é um livro que me surpreendeu. Quando foi lançado, eu tive vontade de ler, mas nada avassalador e nem esperava que fosse tão bom assim. E não sabia muito sobre a história. Acho que não saber não só ajudou na minha vontade de ler, como também ajudou enquanto eu lia e ia descobrindo tudo.

O Sonho de Eva é um livro (nacional) sobre sonhos, seus poderes, influências e, principalmente, como alguém poderia tirar proveito deles. O livro contém um belo quê de conspiração. Será que jogos eletrônicos e programas de televisão podem ser usados para influenciar as ideias que achamos que são apenas nossas? Bom, que novelas e filmes influenciam as nossas vidas é certo. Mas será que quem cria essas coisas tem o objetivo de nos controlar? Ou, se não, será que isso seria possível?

Mas a história não se baseia somente em especulações paranoicas. Até porque eu não gosto disso e não teria gostado do livro se esse fosse o caso. Viver cogitando a possibilidade de pessoas desconhecidas estarem me controlando me deixaria louca. O que acontece com certo personagem.

A Dra. Eva Abelar é famosa por suas pesquisas sobre sonhos lúcidos. Um trabalho ainda mais inovador, e talvez irreal, que o trabalho de seu pai. Sua irmã também trabalhava com sonhos para as Indústrias Yume e Eva é convidada a continuar seu trabalho. Sua mãe é uma figura difícil, extremamente religiosa e a causa de alguns traumas de Eva. Ela tem um filho pequeno e é mãe solteira. Apenas ela sabe quem é o pai de seu filho. E não é Alec, sua paixão de faculdade que é louco por ela até hoje, faria tudo por ela, mas eles simplesmente não estão juntos porque a Eva gosta de sofrer. Entre a relação desses dois, muita coisa precisa ser dita.

O tanto que eu não gosto de teorias conspiratórias, eu gosto de sonhos. E foi o equilíbrio entre esse dois e os mistérios e toda a ação do livro que me fizeram gostar dele. A Eva não é das personagens mais carismáticas do mundo e alguns outros personagens são muito superficiais, não me apeguei muito a ninguém. Mas isso e alguns outros problemas, tipo as reflexões psicológicas, não me incomodaram de verdade. Algo, acho que o conjunto da obra, me pareceu realmente muito bom.

Especialmente na segunda metade do livro, quando além de não poder confiar em ninguém, Eva estava praticamente presa e isolada do mundo dentro das instalações das Indústrias Yume e tudo e todos pareciam muito suspeitos, as coisas ficam muito agitadas e eu comecei a gostar da Eva. A coragem dela foi o que me chamou mais a atenção e me fez respeitá-la. Ela não está ali para ser simpática, ela é inteligente, corajosa, determinada e mãe.

O que me faz levantar a questão: por que a Novo Conceito classificou esse livro como Jovem?
Bom, não sei. Não sei mesmo.

O Sonho de Eva trata de poder, de influências escondidas nas coisas aparentemente inocentes e de um novo tipo de guerra. Imagina o poder de alguém que pudesse controlar nossos sonhos? O quanto isso valeria? Todas essas questões são levantadas e o contexto dos sonhos para elas é bem mais intenso do que o mundo real. Mas a diferença entre a ficção e a realidade não é tão grande quanto pode parecer.

O livro está recomendado. Não sei exatamente para qual tipo de público porque eu achava que eu não fazia parte desse público. Mas cá estou eu feliz por ter lido O Sonho de Eva. Vale muito à pena tentar.

Vinícios 06/06/2012

Resenha: O Sonho de Eva (Blog Yes, We Read)
Assim que li a sinopse do livro pensei que fosse algo super revolucionário, e fiquei bastante curioso em ler o livro. Quando comecei a ler eu meio que estranhei o jeito, porque não foi da forma que eu esperava. Enquanto eu imaginava o livro de um jeito à la Matrix, mas me deparei com algo bem diferente.
O foco não são os jogos e nem tanto os sonhos em si, mas o que neles acontecem e o que eles representam para Eva. É justamente pelos sonhos (e algumas investigações) que ela vai desvendando todo o quebra-cabeça da trama.
Eu gostei bastante da narrativa do Chico Anes, que tem pequenas divisões ao decorrer do capítulo. Desse modo, fica mais fácil mudar a perspectiva dos personagens já que se trata de uma narrativa em terceira pessoa, mudando para primeira pessoa apenas quando Eva está dentro dos seus sonhos, tudo isso dentro de uma mesma cena, por exemplo.
Na obra, acho que o tema mais explorado essa a alienação causada pela tecnologia, no geral, e o quanto ela pode influenciar a nossa vida. Achei isso um ponto extremamente forte e que contou muito na hora da leitura.
Se você se interessou pelo livro, vale muito a pena ler e se aventurar pelas empresas Yume.

Bons sonhos!

Visite o blog: www.yesweread.com

Ique 06/06/2012

Resenha - O Sonho de Eva (Blog EPL)
Posso definir O Sonho de Eva como um dos melhores livros nacionais do gênero ficção/fantasia. O autor soube escrever muito bem o enredo relacionando com um tema possível e pouco discutido atualmente que são os sonhos lúcidos e a ganâncias de grandes empresas. Leia a resenha abaixo e conheça melhor essa obra de Chico Anes.

A Dra Eva Abelar seguiu e deu continuidade aos passos do pai se tornando uma especialista em pesquisas e conhecimentos de sonhos lúcidos. Em uma noite ela está dando uma palestra em Viena para outros cientistas e pessoas interessadas em sua teoria da junção dos sonhos lúcidos com a superconsciência que inicialmente não é muito aprovada. Ao final desta palestra ela recebe uma lamentável notícia: sua irmã, Anna está morta após ter se jogado da cobertura do prédio onde morava e o seu filho que estava sob cuidados dessa irmã misteriosamente desapareceu. Abalada, Eva não encontra outra solução a não ser voltar para o Brasil para acompanhar o enterro da irmã, investigar a razão do suicídio dela, e procurar pelo seu filho autista, que havia sumido.
Anna trabalhava para a empresa Yume, que estava desenvolvendo o chamado DreamGame, um jogo revolucionário que permitiria que o jogador jogasse enquanto dormia através dos sonhos lúcidos. No velório, Eva recebe um proposta praticamente irrecusável: dar continuidade ao trabalho da irmã. Porém, ela fica no impasse entre aceitar ou não essa proposta. Há fortes indícios para que ela recuse, já que no velório um indiano, aparentemente estranho, lhe disse para não se envolver com isso. Pensando na possibilidade da morte da irmã e o sumiço do filho estarem ligados ao trabalho e desenvolvimento do DreamGame, Eva aceita a proposta e é enviada para um laboratório subterrâneo secreto da empresa Yume na China, passando a investigar de perto o sumiço do filho e descobrindo o suposto perigo do DreamGame, sendo que se esse jogo fosse lançado seria possível manipular as pessoas através de seus próprios sonhos.
Ao tentar investigar as coisas e aceitar trabalhar na Yume, Eva se vê rodeada de inimigos e pessoas poderosas, capazes de fazer de tudo pelo lucro e status, mesmo que para isso tenham que assassinar pessoas que servirem como obstáculo para o projeto e tirar a liberdade que temos em nossos próprios sonhos para nos manipular e conseguir o que querem. Entre essas e outras coisas Eva está em uma trama perigosa onde nem mesmo sabe em quem pode confiar.
Será que Eva conseguirá encontrar o seu filho? E as razões da morte de sua irmã Anna será explicada? A empresa Yume conseguirá lançar e manipular as pessoas através do DreamGame? São perguntas que só serão respondidas no desenrolar da estória ao ler o livro.
O que tenho para falar da estória de O sonho de Eva é isso, se eu continuar descrevendo acabarei soltando spoilers e falando muitas coisas desnecessárias. Tentei fazer acima um resumo desse livro que achei fantástico, um dos melhores e mais inteligentes livros nacionais do gênero. Ao ler a obra podemos observar semelhanças do autor com o mestre Dan Brown no modo em que ele desenvolve a narrativa. O ritmo em geral flui em uma velocidade adequada, o autor consegue descrever e nos ensinar muita coisa em relação ao tema central o que com certeza é consequência dos estudos dele antes de escrever a obra.
Se for para citar algo negativo no livro, acho que foi o fato de alguns clichês no desenvolvimento da narrativa, e só.
Como ponto positivo gostei do fato do livro ter me entretido e feito refletir muito em sonhos lúcidos. Ao ler O sonho de Eva eu pesquisava sobre o tema e procurava aprender coisas novas. A obra também não deixa nenhum fio solto, o autor consegue fazer um desfecho aceitável e inteligente não se esquecendo de nada. Os personagens e os cenários também merecem destaque, todos são muito bem descritos, assim podemos ter uma maior aproximação com a estória.
Enfim, se quer saber mais e ficou interessado em ler o livro, fica a minha dica: leia, principalmente se você gosta de ficção mesclado com suspense e um pouco de romance. O sonho de Eva é um livro viciante que nos deixa sem fôlego, e ao terminar queremos mais.
Parabéns Chico Anes!

Leia a resenha no blog e participe das promoções. -> http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/2012/06/o-sonho-de-eva-chico-anes-resenha.html
Rosa 16/06/2012minha estante
Oi Caíque, visitei o seu blog e gostei muito. O Sonho de Eva parece ser um ótimo livro, só do fato de ser uma ficção brasileira já me encanta, pois prestigio muito a nossa literatura. E encontrar livros assim não é fácil, e é bom grandes editoras como a Novo Conceito estarem publicando livros assim.
Eu gostei muito do enredo do livro pelo que li na resenha, envolve muitos mistérios dentro de um tema muito interessante e pouco explorado atualmente, que realmente pode acontecer. Eu pelo menos acredito no improvável rsrs.
Mais uma vez gostei muito da sua resenha, vou participar da promoção em seu blog, quero muito ler o livro.

Beijos, Rosa.

Camila 16/06/2012minha estante
Nossa, gostei muito desse livro, não sou muito fã de ficções com assuntos que fogem um pouco da nossa realidade, mas a resenha conseguiu me fazer gostar da narrativa. Gostei, a capa também ficou muito bonita! Agora fiquei querendo saber o que vai acontecer com Eva!

Naasom 04/06/2012

O Sonho de Eva - Sonho ou realidade?
Logo quando li a sinopse desse livro e também li em algum lugar que era algo meio MATRIX, interessei-me em ler esse livro, e a Novo Conceito Editora, uma parceirona, por me proporcionar ótimas leituras enviou esse livro... PARA NOOOOOSSA ALEGRIA!! (Já ta chato isso, não? Mas juro! É a primeira vez que escrevo esse bordão). E tratei logo de conferir.

O meu gosto é por livros que não enrolem muito para dizer ao que veio e esse livro me conquistou justamente por isso. A trama começa com a morte de Anna Abelar, que pula do alto de um edifício, cometendo suicídio. A irmã dela, Eva, volta de uma conferência internacional e encontra a irmã morta e seu filho sumido, filho este que é autista e na ausência de Eva era cuidado pela tia Anna.

Logo Eva percebe que o suicídio de Anna e o sumiço de seu filho, Joachim, estão ligados e isso leva a pensar que Anna não pulou do prédio por escolha própria, mas foi induzida a fazer isso. Ao investigar o fato, Eva descobre uma empresa, Yume, que contratara Anna para ajudar na produção do DreamGame, um aparelho que levava os usuários a jogarem enquanto sonhassem. Com a ajuda de seu ex-namorado, o psiquiatra Alec, Anna começa a desvendar o mistério por trás do misterioso aparelho.

A Yume entra em contato com Eva e pede para assumir o lugar da irmã da produção do jogo. A fim de encontrar o filho, Eva aceita a proposta e viaja para um lugar sombrio localizada num abrigo subterrâneo da China. Nesse tempo Alec começa a encontrar respostas em lendas e livros antigos, que falam dos Nove Desconhecidos. Estes são escritos antigos que revelam tecnologias até então não reveladas ao homem e que têm o poder de dominar o mundo.

Por essa breve descrição você já pode perceber que é uma trama de mão cheia. Chico Anes soube explorar as lendas dentro de sua narrativa e tentou criar uma pergunta na mente dos leitores: o que pode acontecer de fato quando estamos imersos num sonho? Podemos, de alguma forma, confundir sonho e realidade? Até que ponto sabemos diferir um do outro?

Outros temas abordados nesse livro é a alienação por meios de comunicação, a questão autoritária da religiosidade e a superficialidade humana no que diz respeito aos relacionamentos. Um trecho muito interessante que pude extrair da obra e transcrevo abaixo:

“É difícil falar sobre o caráter das pessoas (...) Nesta nossa época, quase ninguém se abre de fato. Todos nós guardamos um par de assuntos interessantes do bolso da frente, três ou quatro no bolso de trás, meia dúzia de nomes de personalidades no bolso do paletó e, assim, saímos todos os dias para os nossos relacionamentos com os bolsos cheios de mesmice e lixo. São bolsos rasos, como os relacionamentos que pretendemos construir com eles. Difícil julgar alguém com esse tipo de material, não acha?”

O livro não tem muito de Matrix, mas sabe envolver o leitor tanto quanto. Eva salva o mundo? Encontra o seu filho? Fica louca ou presa em seu próprio sonho? Leia e confira. Vale a pena.