Casa Gucci

Casa Gucci Sara Gay Forden

Resenhas - Casa Gucci

acidrock 04/02/2011

La vita amara
A história dos italianos da família Gucci parece estar associada a bandeira de seu país de origem. Tal e qual a flâmula transalpina, a trajetória deste clã teve o verde do dinheiro e o vermelho do sangue em sua história, mas a paz associada a cor branca não os agraciou enquanto eles transformavam um modesto negócio familiar em um império da moda e do luxo. A jornalista Sara Gay Forden conta essa saga em detalhes no livro Casa Gucci – Uma história de glamour, cobiça, loucura e morte, que acabei de ler recentemente.

Casa Gucci tem início com o assassinato de Maurizio Gucci. Ele, o último membro da família a controlar a empresa, foi baleado em uma manhã aparentemente normal em março de 1995, perto de seu novo escritório em Milão. A partir deste fato, Sara Gay Forden revive a trajetória dos Gucci, marcada a ferro e fogo por escândalos, controvérsias e brigas de família dignas de novela de Benedito Ruy Barbosa.

Foi o patriarca da família, Guccio Gucci, que deu início ao negócio na década de 1920, em Florença, com uma firma simples, fabricante de produtos em couro. Os áureos dias da Gucci tiveram início quando Aldo, o filho do meio de Guccio, resolveu levar a empresa de um âmbito doméstico a uma esfera global, abrindo filiais na América e reiterando perante o planeta que a moda italiana era não só sinônimo de tradição, como também de qualidade.

Nesse período do glória, Guccio e Aldo elevaram o nome da marca com produtos que tornaram-se ícones quase inexoráveis da moda como um todo. A bolsa com alça de bambu, da década de 1940, é um exemplo, assim como os mocassins com o monograma GG e a bolsa especialmente feita para a ex-primeira dama Jackie Onassis, conhecida como Jackie O., nos anos 1970.

O controle de Aldo na companhia, tempos depois, começou as disputas – primeiro a dele com o irmão Rodolfo, um ex-ator charmoso e pai de Maurizio, e logo com o próprio filho Paolo, que exigia maior controle e possibilidades de crescimento criativo. Quando Rodolfo faleceu no início da década de 1980, Maurizio ganhou direito a metade da Gucci e os embates com Aldo e os primos começaram. A guerra foi pontuada por tréguas de abraços e beijos efusivos e embates que envolviam pendengas judiciais, congelamento de bens e até mesmo bolsas, jogadas da janela das mais chiques lojas Gucci em rompantes de raiva.

A morte de Maurizio, que vendeu a Gucci para investidores logo antes de ser assassinado, virou a página da companhia. A dobradinha Domenico De Sole como CEO da marca e Tom Ford como estilista das coleções deu certo. Porém, seguindo o fluxo de outras empresas de moda, atualmente a Gucci faz parte do inventário da holding francesa PPR, que faturou a companhia após longo embate contra a LVMH.

A narrativa não linear de Casa Gucci por vezes confunde, misturando os aspectos relativos à morte de Maurizio com o nascimento e desenvolvimento da companhia por meio da história. A parte pessoal é de longe a mais interessante e é desenvolvida em caráter quase folhetinesco. O livro, no entanto, perde um pouco de sua força ao se alongar no juridiquês e descrever com minúcias intermináveis os jogos do mundo dos negócios, incluindo compra e venda de ações, nascimento de novas companhias e muitos personagens reais como advogados, sócios, etc.

Em meio ao turbilhão financeiro da Gucci, a escritora Sara Gay Forden descreve a vida em Maurizio e sua vida pessoal, focando-se no casamento deste com Patrizia Reggiani, descrita como uma mulher ambiciosa e controladora. Após um divórcio conturbado, Patrizia lutou pelos direitos que achava que tinha na fortuna dos Gucci, alegando que precisava manter o nome da família e o status financeiro para bem estar das filhas do casal, Alessandra e Allegra.

Os conflitos com o ex-marido tornaram-se mais intensos e uma trama diabólica foi traçada para a destruição dele. Em 1998, três anos após o assassinato de Maurizio, Patrizia, conhecida na imprensa italiana como “A viúva negra”, sua amiga Pina Auriemma, “A bruxa negra”, o atirador Benedetto Ceraulo e o motorista Orazio Cicala foram condenados pelo crime (Patrizia, Pina e Orazio com penas de mais de 20 anos e Benedetto sentenciado a prisão perpétua). Há rumores de que o livro Casa Gucci será adaptado para o cinema em breve, enfocando a relação de Maurizio e Patrizia – Ridley Scott (Blade Runner: o caçador de andróides, Thelma & Louise e Gladiador) estaria na direção e Leonardo DiCaprio e Angelina Jolie interpretariam o casal.

GabrielGLourenço 06/09/2022

Os pais conquistam, os filhos gastam e os netos quebram.
O que é mais irônico na história de toda a Casa Gucci é que o ponto mais interessante é justamente o assassinato do herdeiro da grife, Maurizio Gucci. A autora sabe muito bem disso e já destaca logo no início da obra todos os detalhes do assassinato.
No todo, é mais uma história de um self made man de seu tempo, chamado Guccio Gucci, que criou a marca no início do século XX, em Florença, na Itália.
É uma história com cara de Revista Caras com Revista Exame.
A grande vilã de toda a história, Patrizia Reggiani, a mandante do assassinato do ex-marido, Maurizio, é quem salva toda a obra com sua perspicácia e presença de espírito.
Porque se deixarmos o desenrolar da obra nas mãos da família Gucci, ou morreremos de raiva, ou morreremos de tédio. A família em si, retrata bem um clã aristocrático, tanto de tempos antigos, quanto de tempos atuais.
É o retrato de uma família que basicamente respira dinheiro, vomita ganância e tem verdadeiros orgasmos quando o assunto são os negócios.
Nem que para obter tal fortuna, seja preciso sonegar impostos e cometer uma série de irregularidades e crimes de natureza econômica e fiscal.
Sim, poderia ser a história de qualquer família rica e tradicional brasileira, porque a roupagem é a mesma, só mudam os personagens.
Um grande ponto negativo no livro é a forma demorada com que a autora descreve as maquinações dos herdeiros para "puxarem o tapete" uns dos outros.
Os imbróglios jurídicos da empresa também atrapalham muito o desenrolar da história.
No mais, eu recomendo a leitura, mas, desde que o leitor saiba filtrar muito bem o conteúdo, porque a chance de uma desistência pode surgir e não será em vão. Mas, para satisfazer a curiosidade sobre o mundo dos Ricos & Famosos, é uma boa pedida.

Gabbie 09/03/2022

Moda, dinheiro, dedo no c* e gritaria
Se vc está atrás de um livro sobre o assassinato de Maurício Gucci, talvez vc fique frustado com esse livro. Agora, se seu interesse é na complexa história da grife Gucci, indo deis da família que a fundou a 100 anos atrás até a atualidade, esse livro é um prato cheio.

Esse livro não é muito na minha zona de conforto, mas tive uma boa experiência com ele. Admito que as vezes ficava confusa por conta dos trâmites da gerência e das competições entre os grupos de marcas (que é bastante explorado da metade do livro pra frente) mas isso aconteceu por conta de eu na enteder do assusto.

Acho que quem trabalha na área da moda ou tem grande interesse nela vai ter uma boa experiência com o livro. E se vc também está atrás de fofoca, existem ótimos momentos na trama que rodam em volta dos altos surtos da pessoas envolvidas.

girlbetweenbooksandcoffee 09/12/2021

Excelente obra
A reimpressão se fazia necessária, para acompanhar o hype do filme recém lançado.

Gostei muito da leitura, por vezes me parecia que eu estava lendo uma obra de ficção do que algo baseado em fatos reais.

Edson 23/07/2013

Conta a história da família/empresa Gucci. A obra não segue uma ordem cronológica e o leitor se perde e a cada novo personagem a escritora traça um longo perfil de cada um.

Josiane.Castro 06/03/2022

Gucci
A história da Gucci simboliza as brigas travadas por muitas famílias e pessoas na Europa que criaram e fizeram crescer seus próprios negócios. Agora eles encararam a clássica situação sem saída: o preço que eles devem pagar por seu sucesso muitas vezes os afasta de suas empresas. A medida que a competição global acelera consolidações industriais, famílias e pessoas donos de empresas precisam render- se e entregar sua autonomia a uma administração profissional, unir-se a novos negócios, ou vender inteiramente seu empreendimento, se esperam sobreviver financeiramente.?

Doug 09/02/2024

Não era o que eu esperava
Se você, como eu, procurava mais informações sobre o assassinato de Maurizio, esse livro não é pra você. Existe uma grande explicação sobre a criação da marca Gucci desde os primórdios. Livro cheio de detalhes que vão e vem nos séculos que abrangem a história.

Começou engatar nos últimos 3 capítulos.

Monise Nunes 13/04/2022

Eu teria dado mais estrelas não fossem os capítulos maçantes em que a autora se debruça falando sobre os negócios da empresa. Em certa parte são importantes para contar a história da família Gucci, mas achei que foram desnecessárias tantas páginas sobre os desdobramentos dentro da empresa quando os Gucci nem sequer estavam mais lá dentro.
De resto, qual a família que não tem problemas internos né.

Já vi um documentário recente sobre a morte de Maurizio e me chocou a frieza de Patrizia, uma pessoa extremamente narcisista.

Su Martins 17/04/2022

Amor, poder, sucesso, ganância e família. Palavras que definem a história dessa família Toscana tão famosa por sua marca no mundo todo.
Leiam, vale a pena!

Christian Homem de Melo 19/02/2022

Fútil
Muito previsível. Drama comum ao de qualquer pessoa, contado sem empolgação.
Não gostei muito, da forma com que foi construída a narrativa.

Luciana131 15/01/2024

Cansativo
Apesar de ser uma história de cinema, a narrativa não engaja. Quando a leitura está pegando impulso, muitos detalhes burocráticos sobre a venda do negócio ou sobre as leis vigentes tiram o foco.

Vale a pena ver o filme.

Fernanda.Kuzma 18/01/2022

Esperava mais !!!
Eu tava esperando um pouco mais desse livro. Achei a história muito detalhista o que as vezes tornava meio chata ??

alexandra 14/01/2022

Razoável
O ponto alto do livro são os dramas da família. Mas em certos pontos a leitura fica com a linha do tempo extremamente confusa e simplesmente passa pra outro capítulo sem qualquer explicação. Além disso, tem grandes detalhes que simplesmente não são interessantes ao leitor e a história, a autora conta a história completa de TODOS ali presentes, sejam principais ou não. No fim, a história é boa mas a leitura é cansativa

Flora Airbender 13/01/2022

A Gucci ficou maior que os Gucci
O livro é um verdadeiro mergulho na cultura italiana e repleto de detalhes. Tem biografias de absolutamente todas as principais pessoas envolvidas com os Gucci. A pesquisa foi muito bem feita mas a autora deveria ter seguido a ordem cronológica ao invés de ficar indo e voltando no tempo.

Gostei de saber que os Gucci lutaram contra o fascismo, cada um do seu jeito, mas a história da Grimalda me deu ódio. A filha mais velha do patriarca foi banida da empresa pelos irmãos por ser mulher, ficou com uma mixaria de dinheiro e morreu cedo sendo esquecida.

Em meio as brigas familiares e judiciais entre executivos, o assassinato de Maurizio ocupa pouco da história mas é a parte mais interessante. Patrizia a princípio é uma mulher admirável: apoiava o marido tímido a se impor mais, queria que a Gucci fosse regida por pessoas que tivessem uma visão mais jovial da moda e até queria produzir pra marca. Uma pena que ela tenha se "perdido no personagem" e encomendado a morte do marido.

É surpreendente como a Gucci ficou maior que os próprios Gucci e eles perderam a empresa pra outras pessoas após várias contendas familiares e a morte do Maurizio. Adorei descobrir que a Gucci possui ações de várias grifes mais novas como Fendi e Yves Saint Laurent e que sua maior rival é a Louis Vuitton.