A Falecida

A Falecida Nelson Rodrigues

Resenhas - A Falecida

Eloah 02/04/2024

Genuina e agradavelmente surpresa.
Todos sabem que conforme você vai avançando em tempo de leitor, você começa a perceber quando a trama está caminhando para um plot Twist. Existe um cheirinho. Dessa vez eu fui pega totalmente desprevenida.

Notei que o livro tem uma nota bem baixa e, sem entender porquê, fui olhar as outras resenhas e entendi: a obra aparece como leitura obrigatória em alguns vestibulares, escolas e afins. Se eu tivesse lido essa peça enquanto jovem tbm não teria gostado KKkkkk. Dica do coração: jovens, revisitem essa peça peça daqui a dez anos, vai ser oooooutra leitura!

Enfim: Muito bom livro! Inclusive, me levou a assistir o filme (cuja protagonista é interpretada por ninguém menos que Fernanda Montenegro) que é excelente tbm. Queria muito ver uma encenação ao vivo!!

rosinha:) 05/02/2024

?li pra escola e gostei!
°.?achei legal, mas deve ser muito melhor ver como peça. ler roteiro é meio esquisito. achei muito engraçado mas não tem muito desenvolvimento.

livia1418 03/01/2024

Eu achei esse livro muito engraçado KKKKKKKK
as histórias se interligam no final e eu gostei bastante

Nathalia.Franca 14/10/2023

Leitura para trabalho
Mais uma leitura para trabalho. Agora para auxiliar meus alunos para a prova do ITA.
A falecida é uma peça teatral de Nelson Rodrigues, dos anos 50.
Fala sobre Zulmira, uma mulher pobre, de família pobre, casada com um homem desempregado, apaixonado por futebol. Zulmira se sente "ameaçada" pela prima e vizinha Glória e, devido a isso, planeja seu próprio funeral. Mas não é um funeral qualquer, e sim, um funeral muito elegante e super caro, para causar inveja em toda vizinha, principalmente Glória!
Texto rápido e fácil de ler.
Também não é o tipo de livro que eu leria se não fosse a trabalho. Mas curti bastante!

Mona 29/09/2023

A falecida
Achei bem nhe, meio confuso. Entendi, mas não foi uma leitura q eu tenha apreciado tanto, talvez por ter sido mais teatral, não sei

Mika 26/09/2023

É interessante
Tem amantes e não temos incesto é novidade vindo de senhor Nelson Rodrigues
Zulmira enlouqueceu como tantas outras

Cecidsg 27/07/2023

Esperava bem mais, os personagens são patéticos, não tem muita emoção, mas mostra a burrice de muitas pessoas

Maria1691 27/07/2023

OLHA SÓ, Q VELHA SAFADA!!!
Caramba eu adorei kkkkkk fui vendo o filme de 1965 enquanto ia lendo o roteiro, achei incrível!! Sem pé nem cabeça, uma hora você acha que a pessoa é uma coitada, depois passa raiva, o cara chorando no final, me deu uma dó!! Enfim, amei, só leiam! E assistam tbm pq o filme é muito bem feitinho, preto e branco, aa músicas, tocou uma que eu amo de mais, as roupas, acho muito legal ver esses filmes antigos e ver como as coisas mudaram! O bonde que ela anda na praça, eu andei num igualzinho qnd fui no Rio, fiquei muito feliz kkkkkk

Kamis 19/07/2023

A falecida
Já tinha assistido ao filme, resolvi agora ler o livro. Os dois são bem chatinhos, e a história contada não fez muito sentido pra mim. Pelo menos, foi uma leitura rápida.
KadidjaK 19/07/2023minha estante
Esse cara me deu trauma no ensino médio

Raquel1299 21/06/2023

Começando pelo começo...
Zulmira é uma mulher hipócrita, traidora, com um péssimo caráter, invejosa e cruel.
Glorinha, coitada, nem aparece na história, mas TUDO o q acontece de ruim na vida de Zulmira é culpa dela... A coitada só descobriu q Zulmira tinha um amante, mas nunca falou nada, pq NÃO ERA DA CONTA DELA.
Entretanto, o fato de alguém saber significa q não é mais "certo" trair o marido, pq agora tem testemunha...
E o marido... Um palerma q se fosse um pouco mais inteligente teria impedido essa traição.
O livro em si é muito chato, mas mostra a realidade brasileira de forma interessante. Mas não recomendo a leitura, só passei raiva com Zulmira.

isanunesantos 15/05/2023

Confesso que só li por ser obrigatório no vestibular rsrsrs. Mas me surpreendi com o quão fácil foi a leitura, concluí em menos de duas horas (isso porque parei algumas vezes), vou assistir o filme agora (pq tbm é obrigatório) e acredito que vá ser muito bom.

Trovador Solitário 16/04/2023

Nem muito, nem pouco
O texto cumpre seu papel de apresentar - sem poupar escárnio - parte da vivência "popularesca" da época, mas apenas como uma introdução desse contexto no Theatro Municipal. Seja por não poder se aprofundar mais por conta do público alvo, seja por não ser necessária tal aprofundamento, o texto se mantém um tanto quanto superficial, sem se aventurar muito nas condições que dão espaço para as mazelas apresentadas.
Trovador Solitário 08/07/2023minha estante
Isso tá muito errado, eu tive uma releitura muito profunda, algum dia eu escrevo

Luiz Pereira Júnior 17/07/2022

Do nosso próprio tamanho...
É chover no molhado dizer que Nelson Rodrigues retrata a vida como ela é (esse chavão até já virou título de série de TV). Mas isso não impede que se reconheça seu enorme talento para retratar as taras (no sentido real e no coloquial também) do ser humano.

A fixação de uma mulher em uma vizinha que a pegou no flagra com o amante faz com que a protagonista deseje morrer e ter o maior enterro que o dinheiro possa pagar. E, o pior, inveja até mesmo o único seio dessa mulher que tem câncer. E, esconda-se o que houver para esconder, todos nós temos nossos pequenos desejos ocultos (podem não ser sombrios como o dessa mulher, mas não deixam de ser ocultos).

No entanto, a meu ver, o que pode incomodar o leitor de hoje é o vocabulário que, por ser coloquial, pode tornar até mesmo datada a leitura. Afinal, expressões coloquiais e gírias têm prazo de validade e isso parece ocorrer em várias falas dos personagens (lembremos que a obra é uma peça teatral).

Por outro lado, é claro que isso também serve para situar a peça em um determinado tempo, em uma determinada camada social, e isso acaba por se tornar mérito em vez de defeito.

Resumindo: Nelson Rodrigues é grande, mas isso não o impede de ser do nosso próprio tamanho...

najuliass 25/01/2022

Muito engraçado, amei o livro e me diverti muito com a história, tem um final bem inesperado e cômico.

k.j. 18/11/2021

ler nelson rodrigues = se sentir podre
logo após assistir ao excelente filme, protagonizado pela gigante Fernanda Montenegro, me surgiu um interesse enorme pela obra original...

e por mais que o texto seja praticamente o mesmo, ao ler o roteiro da peça, sente-se em completo, todo o escárnio da escrita, a imundície dos personagens e as desgraças da vida urbana.

batata!