A Falecida

A Falecida Nelson Rodrigues

Resenhas - A Falecida

k.j. 18/11/2021

ler nelson rodrigues = se sentir podre
logo após assistir ao excelente filme, protagonizado pela gigante Fernanda Montenegro, me surgiu um interesse enorme pela obra original...

e por mais que o texto seja praticamente o mesmo, ao ler o roteiro da peça, sente-se em completo, todo o escárnio da escrita, a imundície dos personagens e as desgraças da vida urbana.

batata!

Kamis 19/07/2023

A falecida
Já tinha assistido ao filme, resolvi agora ler o livro. Os dois são bem chatinhos, e a história contada não fez muito sentido pra mim. Pelo menos, foi uma leitura rápida.
KadidjaK 19/07/2023minha estante
Esse cara me deu trauma no ensino médio

Marcelo Cataneo 25/05/2012

Surpreendente!
Posso dizer que é de se impressionar o rumo que a peça leva, gosto de ler livro sem ler sinopses, acho que é por isso me casou surpresa ao longo da peça e curiosidade para descobrir oque se passava com Zulmira, Zulmira nos 1° e 2° ato se apresenta como uma personagem complexa, e cheguei a pensar que estava a beira da loucura, e eu como um adorador de personagens insanos, me apaixonei por ela, a busca pela funerária, a rejeição ao marido e o ódio repentino pela prima me prendeu até a última página, e as respostas me surpreendeu.
Mostra a mulher frustada e doente que não deseja nada mais do que um
enterro luxuoso, e planeja tudo para telo. Quer se vingar da sociedade, principalmente de Glorinha, sua prima e vizinha que não lhe cumprimenta mais, que ao olhar de Zulmira Glorinha se acha superior a ela.
Nos planos de Zulmira inclui Toninho o marido a pedir dinheiro ao homem rico o qual ela teve um caso, o marido depois de sua morte contata o homem e descobrindo o caso dá um enterro "de cachorro" à Zulmira e aposta o dinheiro todo num jogo do Vasco no Maracanã, a história em si pode até fazer rir, mas é de uma tristeza mensurável,suburbanos frustrados e fracassados como protagonistas.
Zulmira trai porque não vê muita motivação no seu mundinho. Não tem dinheiro, não tem divertimento e não tem mais esperança de que sua vida possa mudar. Por isso concentra-se na sua morte, ou seja, em planejar nos mínimos detalhes o seu enterro de luxo.
Seu marido Tuninho também é frustrado e infeliz. Não se acha capaz de conseguir um novo emprego e, por isso, resolve passar o tempo com os amigos, na praia, jogando sinuca ou falando sobre futebol.
Todos têm em comum o fato de não terem o destino da vida nas mãos.
E a interação de Zulmira no 3° ato foi grandiosa, Nelson sabia que um diálogo apenas de Toninho e o amante não seria o suficiente para revelar Zulmira.
val silva 05/09/2016minha estante
Para Baixar este e muitos outros livros Grátis acesse nosso site http://http://livrosgratisbibliotecaonline.com/

Esta é uma dica Ouro para quem Gostar de ler livros Grátis...

tray 08/09/2016

Alma rasa
Resenha : A falecida ou a alma rasa

Mais uma senhora peça de Nelson que traz o debate de valores, temos a personagem principal que é a Zumira que tem um discurso ético e de mulher honesta ( que lembra muito a viúva honesta ) lógico que Nelson ao decorrer dos atos vai derrubando vários panos e entendemos os passos de Zulmira

É uma peça trágica que pra mim deixou o fim em aberto, ele nos apresenta a Glorinha prima distante de Zulmira que não tem um do seios e que aparentemente é uma mulher sem desejo sexual por conta do seio que foi retirado pelo câncer doença que naquela época não era pronunciada

A peça tem os espaços de diálogos tópicos de Nelson e personagens que a todo momento nos convidam a refletir sofre ética , desejos e remorsos

Não é a minha peça favorita de Nelson, mas é uma leitura que te leva há algumas conclusões mas que no fim não são tão reais assim

No fim o que seria real em a falecida a morta ?!

Mona 29/09/2023

A falecida
Achei bem nhe, meio confuso. Entendi, mas não foi uma leitura q eu tenha apreciado tanto, talvez por ter sido mais teatral, não sei

Ana 16/12/2016

Humanos e falhos até demais
Confesso que fiquei completamente desnorteada no final dessa peça . Eu não imaginava que Zulmira fosse tão obcecada pela sua própria morte, e muito menos que estivesse planejando o próprio velório e enterro com um prazer quase psicopata. E fiquei também tão chocada quanto Tuninho ficou, no final da história. Ela lhe armou uma bela e infeliz surpresa. Típicos personagens de Nelson, com suas pequenas (ou nem tanto) obsessões.

Joao.Gabriel 05/06/2020

Nelson é Nelson!
Peça rápida, gostosa de ler. Feita com personagens caricatos e final previsível, mas é gostoso ler e imaginar como se traduz a fantasia completa num palco, no teatro.

Carol Pita 26/05/2021

Amay!
Uma peça do Nelson mais lightzinha, mais série do globoplay, menos novela mexicana. Gostei muito, achei que o desenvolvimento dos personagens foi bem feito. Só fiquei um pouco confusa com a cronologia da narrativa, parece que não é narrada exatamente em um tempo linear, o que me confundiu um pouquinho. Mas curti!

anatalieportman 27/08/2021

Incrível!
Essa peça é simplesmente incrível! Li tudo em menos de 1h. Tem partes engraçadas, traição, morte, paranóia, CIÚMES - que não pode faltar nas peças do Nelson - e também tem um final comovente. Primeira perfeita tragédia carioca. Amei!

clarividente 25/10/2021

Zulmira lendinha!
Peça interessantíssima e divertida de ler. Me apaixonando pelas personagens femininas loucas insanas & histéricas de Nelson.

Nathalia.Franca 14/10/2023

Leitura para trabalho
Mais uma leitura para trabalho. Agora para auxiliar meus alunos para a prova do ITA.
A falecida é uma peça teatral de Nelson Rodrigues, dos anos 50.
Fala sobre Zulmira, uma mulher pobre, de família pobre, casada com um homem desempregado, apaixonado por futebol. Zulmira se sente "ameaçada" pela prima e vizinha Glória e, devido a isso, planeja seu próprio funeral. Mas não é um funeral qualquer, e sim, um funeral muito elegante e super caro, para causar inveja em toda vizinha, principalmente Glória!
Texto rápido e fácil de ler.
Também não é o tipo de livro que eu leria se não fosse a trabalho. Mas curti bastante!

Cecidsg 27/07/2023

Esperava bem mais, os personagens são patéticos, não tem muita emoção, mas mostra a burrice de muitas pessoas

Na Literatura Selvagem 11/02/2017

#MLV2017 [A falecida - Nelson Rodrigues]
Participando da Maratona Literária de Verão 2017 trago para vocês as impressões da primeira leitura concluída do desafio: uma peça de teatro apresentada pela primeira vez em 1953. Trazendo um cenário imaginário, a história se passa em três atos e conta a história de Zulmira, mulher amargurada que - sem maiores pretensões na vida - resolve encomendar seu próprio velório. Mas ela não quer poupar dinheiro nesse projeto e vai agir com suas artimanhas para fazer com que um velho conhecido pague pelo enterro.

Ela vive infeliz no casamento e tem tuberculose, sente que seu fim se aproxima... A causa mais evidente para planejar seu enterro luxuoso é provocar inveja em Glorinha, prima que ela suspeita ter um caso com seu marido... Glorinha é uma personagem envolta em mistério. Não se sabe muito dela no início da história, a não ser que ela teve câncer.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/01/mlv2017-falecida-nelson-rodrigues.html