Fruits Basket #16

Fruits Basket #16 Natsuki Takaya

Resenhas - Fruits Basket #16

Thaisa 25/08/2021

No décimo sexto volume de "Fruits Basket" (dos capítulos 90 a 95), muitas coisas acontecerão e muitos sentimentos serão revelados!
Os leitores serão surpreendidos logo nas primeiras páginas, quando voltaremos ao passado e veremos tudo o que aconteceu entre Kyoko e Katsuya Honda, pais da Tohru.
Depois, acompanhamos mais da interação entre Yuki e Machi, irmã de Kakeru, e enquanto o relacionamento dos dois começa a se aprofundar, sentimentos surgem.
Por último, mais um ano passou e chegou a hora da grande celebração do Ano Novo dos Sohma - e, dessa vez, Yuki participará. Assim, Kyo e Tohru resolvem aproveitar esses dias na casa de Kazuma, pai adotivo de Kyo... Mas mal sabem eles que a tímida Rin também teve a mesma idéia.
Esse volume foi interessante, já que desenvolveu diversos personagens e seus relacionamentos. É bom ver Yuki se libertando de Akito e começando a tomar suas próprias decisões, fazer suas próprias amizades e viver de acordo com suas próprias regras.
Além disso, o que eu mais gostei foi saber mais sobre os pais de Tohru, de como eles eram opostos que se completavam. É verdade que alguns aspectos ali podem ser problemáticos, é claro, mas também foi importante analisar como eles se tornaram um casal e como as tragédias influenciaram as suas vidas - principalmente a morte de Katsuya, a depressão de Kyoko e como o otimismo e a empatia de Tohru sempre salvou as pessoas ao seu redor.
Apesar de, mais uma vez, a edição ter me incomodado um pouco (talvez até pelo fato de pularmos muito de um núcleo para o outro), esse volume foi surpreendente por trazer perspectivas e reflexões que eu não estava preparada...
Com um tom mais sombrio e pouco alívio cômico, o volume 16 trouxe questionamentos cruciais sobre o passado, presente e futuro de nossos protagonistas.
É assim que essa história continua a ser um abraço na alma, despertando sorrisos e lágrimas, e enriquecendo minha jornada pelo mundo da literatura ainda mais.

SakuraUchiha 03/05/2015

Mãe de Tohru.
A estória que vemos do Volume 16 é de Kyoko, a mãe de Tohru. Nós já sabemos um pouco sobre ela de um volume anterior. Ela era bastante selvagem quando adolescente. Ela era de uma gangue, onde ela bateu nas pessoas e apanhou. Seus pais a odiava e ela odiava a si mesma. Tudo isso mudou quando conheceu Katsuya Honda, um professor-aluno em sua escola. Ele se conteve em se envolver com ela enquanto ele estava trabalhando na escola, mas não era, obviamente, uma atração. Ele era a única razão pela qual ela ia para a escola. Assim que Kyoko se formou, eles se casaram. Eles estavam tão felizes. E pouco tempo depois Tohru chegou. Tudo era maravilhoso até que Katsuya morreu repentinamente de uma doença. Kyoko ficou devastada. Se não fosse por Tohru ela nunca teria sobrevivido.

Cassi 24/08/2010

Acho que esse é o meu volume preferido até agora. A história dos pais da Tohru é bem triste... E fiquei tão feliz do Yuki ter enfrentado o Akito... E fiquei mais feliz ainda das cenas dele com a Machi, estou torcendo por eles.

E o Kyo... ahh, o Kyo, ô menino bão!