Fruits Basket #20

Fruits Basket #20 Natsuki Takaya

Resenhas - Fruits Basket #20

Elexandra.Amaral 17/03/2021

Prepare os lencinhos
Todos os membros do zodíaco tiveram algum trauma, mas, mesmo entre eles, há os que parecem só ter tido sofrimentos. Kyo, coitado, é atormentado dia e noite pelos fantasmas do passado e massacrado pela dor da rejeição. E ele se acostuma. Se acostuma de tal modo que se sente estranho, indigno de ser feliz, de virar a página.

Thaisa 14/10/2021

A jornada está quase no fim...
Mais um volume lido de "Fruits Basket" (dos capítulos 114 ao 119) e foi uma montanha-russa de emoções!
É chegado o momento em que a trama começa a se encaminhar para o seu final e muitas respostas finalmente aparecerão, já que o grande foco agora é a maldição do zodíaco chinês que transforma os Sohma em animais e os mantêm presos ao vilão dessa história. Mais do que isso, a mangaká resolve explicar tudo sobre Akito, seu envolvimento com seus pais (tanto o amor do pai quanto o ciúme da mãe), as relações tóxicas estabelecidas com os outros Sohma e como o laço que os une está se dissolvendo aos poucos, libertando alguns personagens - e como não apenas isso, mas toda mudança, pode ser difícil.
Ademais, Tohru e Kyo terão uma conversa íntima e profunda em que muitos sentimentos virão à tona: o grande amor de Tohru por Kyo e a culpa que o rapaz carrega por ter conhecido Kyoko, mãe de Tohru, e se sentir responsável pela morte dela - o que, pra mim, foi interessante para mostrar a relação conturbada entre os personagens e enriquecer mais a história que foi desenvolvida até agora.
Apesar de todas as informações que são descarregadas no leitor nesse volume, é verdade que o que eu mais gostei nele foi um acontecimento extremamente inesperado e triste que carrega uma metáfora dolorosa e é demonstrado, aqui, de uma maneira belíssima. O ocorrido me abalou e me fez gostar bastante da maneira sutil, mas poderosa, com que a mangaká escolheu concluir uma de suas narrativas.
Ainda assim, não sou a a maior fã desse volume, pois ele me trouxe sensações contraditórias e me deixou indignada - e de forma negativa: os comportamentos abusivos de Akito tentam ser, de alguma forma, justificados aqui, e esse mecanismo narrativo é algo que, aos meus olhos, não funciona, pois as coisas que Akito faz são terríveis e trauma algum poderia tirar o peso de suas ações.
Além disso, o que mais me incomodou nessa edição foram as atitudes de Tohru que acabaram por descaracterizar a protagonista, e a sensação é de que a autora pegou a construção que foi (ou poderia ter sido) desenvolvida na personagem, e descartou tudo, o que me deixou perdida e chateada.
No geral, esse volume foi ok, mas com inúmeras ressalvas; mesmo assim, estou intrigada para saber o que acontecerá nas últimas páginas dessa aventura.