A Cura Mortal

A Cura Mortal James Dashner

Resenhas - A Cura Mortal

Mackz0 31/12/2012minha estante
Outra coisa que decepciona muito é o surgimento do fulgor, nos livros anteriores da a entender que foi por causa dos clarões solares. nesse ultimo fala que foi causada por uma guerra biológica, e no fim de tudo a chanceler fala que foi uma medida de controle populacional! ficou muito mal explicado.

Agnes 01/01/2013minha estante
Verdade! :(

Rycker 08/02/2013minha estante
Tudo o que posso dizer é que você expressou tão bem o que senti que fiquei sem palavras para adicionar... Obrigado.

Diego Piovesan 20/08/2013minha estante
Esse livro é PÉSSIMO! Se arrasta o livro inteiro, tem poucos capítulos que são, de fato, bons. Não explica coisas absurdas tipo: Thomas (insuportável!) nunca qs saber a relação da Brenda com a Chanceler. E ela sabia algo sobre ela - que ficamos sem saber. Brenda deixa claro no segundo livro que ela e Jorge não são imunes e que ela quer a cura (ou seja, está infectada, certo?) ai do nada ela vira imune e vai pro paraíso com o Thomas? Foi muito corrido, mal feito e sem nenhuma explicação. Não parece um livro do James. Alias, o 4º livro eu imaginei que seria pós tudo isso e explicaria os fatos antes do labirinto, ou seja, revelando as memórias do Thomas, Aris, Teresa e Rachel (que, obviamente, os 4 faziam parte da organização), além de falar sobre a chanceler e toda a organização CRUEL. Mas não, nada disso, é uma história totalmente diferente e mais chata ainda. Fiquei MUITO desiludido, sério!

Ana Paula 16/11/2013minha estante
Eu discordo contigo sobre a Teresa porque desde o primeiro livro eu odiei ela (fiquei desconfiada dela desde o início, no segundo livro torci mesmo para ela ser uma traidora e eu poder odiá-la 100%), ai o final achei ligeiramente bom então kkkkkkkkk
Sim também achei que foi o livro bem inferior, Denver foi tããaaao chata, parece que o meio do livro se arrastou, o finalzinho foi legal, mas meio confuso. Poderia ter um livro extra mesmo com algumas explicações...
Mas o final dos imunes foi meio o que eu queria e esperava... que se foda o mundo, os Cranks dominaram mesmo. Só queria saber onde que fica esse tal lugar, mas ok.
O problema maior realmente foi o desenrolar do livro, tinha tanto potencial para ser a melhor trilogia distópica de todas, mas aí cagou :/

Lorran 29/01/2014minha estante
A Chanceller Paige,na minha opinião, conheceu Brenda e Jorge após o evento do deserto, quando os dois tinham sumido, provavelmente ela viu como a amizade entre o Thomas e ela havia evoluído e logo ali já estava tramando a alternativa, se caso as coisas dessem errado, a regra era fazer com que Brenda ajudasse na fuga de Thomas e os outros, foi o que entendi. E sim, queria saber muito sobre as memórias do Thomas e da Tereza e dos outros, achei que encontraria todas as respostas nesse ultimo livro mas muito poucas foram respondidas :(

Suelen 01/03/2014minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Os primeiros livros são ótimos, mas a cura mortal é péssimo. Quando cheguei ao final do livro desejei que tudo fosse um sonho do Thomas, infelizmente não foi. O final do Newt foi triste mas consigo entender as razões do autor ter feito assim, mas que final foi aquele da Teresa? E cadê o passado do Thomas? E quanto ao Asis e a Rachel e o grupo B, não vamos saber mais nada sobre eles? Essas foram algumas das muitas perguntas das quais ficamos sem respostas. Me decepcionei muito com esse livro.

Léo 14/03/2014minha estante
Gente, vocês que já leram, PAREM DE COLOCAR EM CAPS LOCK A MORTE DE ALGUNS PERSONAGENS, PQP.

Rafael 23/07/2014minha estante
Faço de quase todas as suas palavras, minhas. Entretanto, não gosto tanto das pessoas falando 'por que tanto ódio por Teresa?' Cara, a garota matou ele. Por dentro, vulgo. A traição foi tudo planejado, ok, ela fez isso pela vida dele, ok... Mas pelo amor, depois de beijar Aris e deixar Thomas por horas agoniando sozinho, me admira a falta de ódio dele por Teresa.

Na minha visão, o autor pecou seriamente no desenvolvimento da relação dos dois. E deu um final agoniante. Dou pontos para o autor ter tirado emoções de mim, contudo, não são o tipo de emoção que eu esperava. Eu senti mais crueldade vinda do autor, sem condizer com nada que apresentou antes, do que uma cena emocionante do livro, da história sendo contada.

O pior de tudo foi a maldita sensação ao perceber que tudo que Teresa e Thomas passaram acabou em nada.

Para o último livro da saga Maze Runner, essa é minha opinião para o todo: O que aconteceu?

Jonathan 05/08/2014minha estante
Você falou tudo o que eu senti lendo esse livro. Mas eu fiquei com muita raiva da Teresa também, quando ela beijou o Aris, e colocou o Thomas naquela sala, que eu pensei que iriam matá-lo, mas depois da explicação, o meu ódio por ela foi amenizado, sendo que ela sabia que, com certeza, que não iriam matar ele ali dentro, por Thomas ser valoso para o CRUEL e sim, se ela não conseguisse fazer aquilo tudo. Mas ele continuou odiando ela, e isso foi me dando um ódio do Thomas, porque no terceiro livro, ele a esnobou né? Só pensava na Brenda, Brenda e Brenda! E Teresa que fez de tudo pra ele ficar vivo, nada.

Fiquei muito bolado com o Thomas, Newt E Minho por não quererem recobrar a memória! Como assim uma pessoa não quer recobrar a memória? Isso me deixou com muita raiva.

Se o autor demonstrasse a relação de Thomas como uma grande amizade, ficaria legal. Só que o Thomas teria que ter se importado mais se fosse o case né! Mas não, o autor, mostra o que seria um relacionamento amoroso, e depois descreve como se eles fossem grandes amigos do passado, sem revelar o passado.

Lucas 13/08/2014minha estante
SPOILER.Acho que só eu gostei desse ultimo livro totalmente,tem uma parte na resenha que vc diz "E aliás, a Brenda não é Imune! Oi, ela eventualmente vai virar uma Crank, darlings!".Mais no ultimo livro ele deixa bem explicito de que ela é imune e que ela também estava "atuando" mais não totalemente.eu achei um final bom,o "paraiso" para qual eles vão no final,obviamente só não estava destruido porque devia ser isolado ou coisa do genero.Algumas mortes foram realmente chatas só que Chuck foi induzido pelo CRUEL a se matar por Thomas,Newt estava com um nivel alto do fulgor pedindo assim pro Thomas lhe polpar dessa agonia,Teresa salva a vida de Thomas e todos eles morreram por causa dos experimentos do CRUEL,que alias,deixou eles fugirem da sede por uma variavel,mais sabendo que esta seria a ultima,pois o ultimo passo pra conseguir a cura era o cérebro de Thomas.Algumas perguntas ficaram ao ar mais as que importavam foram respondidas,o passado de Thomas não achei que fosse necessário porque "aquele" Thomas pareceu muito chato e sangue frio porque ele concordava totalmente com os experimentos mais depois de passar pelo dissipador e passar por tais experimentos ele viu o quanto era traumatizante e cruel.
Alguns acharam o Thomas um personagem chato no final mais pelas experiencias passadas com certeza ele teve um motivo para ficar tão chato.
A metade do livro foi realmente muito parada e um pouco chato,mais o final foi cheio de ação e foi melhor do que eu podia esperar.Maze Runner teve um final ótimo e eu recomendo esse livro a todos os leitores."Como tentamos instilar repetidamente em nossos indivíduos,o CRUEL é bom."

Tauany 16/09/2014minha estante
Você resumiu minha total frustração com este terceiro livro. Havia até comentando como os personagens foram descaracterizados, nem ao menos pareciam com os que nos foram apresentados nos primeiros livros. Fora que, a Brenda tudo bem encenar, mentir para o Thomas no deserto, agora para Teresa não há perdão. Sinceramente, nunca senti minha inteligência e capacidade crítica tão subestimada por um autor.

Bárbara 14/10/2014minha estante
Concordo totalmente. O extremo ódio que Thomas sente pela Teresa é irracional, ele perdoa a Brenda por ter se passado por um Crank (participando dos planos da CRUEL) mas não perdoa Teresa por fazer aquilo para salvar a vida dele. O modo como o amor e afeto que ele sentia pela Teresa somem é irreal, e toda a afinidade que eles tinham???? A morte dela foi revoltante, foi como se o autor quisesse apenas se livrar dela para deixar o Thomas com a Brenda...

Renan Maia 01/11/2014minha estante
Incrivel como James Deshner consegue arruinar oque seria a melhor trilogia de todos os tempos em apenas um livro.

milograna 10/12/2014minha estante
Amor,você tá enganada.Você não prestou muita atenção aos detalhes,porque tanto Brenda quanto Jorge são Imunes.E sobre a vida dos personagens antes do Labirinto,você tem que ler Ordem de Extermínio!Mas quanto à TERESA,MDS!Concordo totalmente!Desnecessário!Ainda mais porque eu tava chorando muuuito,e o Thomas nem sentiu nada!E olha que ele perdoou a Brenda,que trabalhava para o CRUEL,mas não perdoou a Teresa,que fez aquilo para salvá-lo!

milograna 10/12/2014minha estante
sobre a chanceler Paige,fica óbvio!Ela havia planejado isso a muito tempo.Aquela hora que Brenda diz: "Tenho que contar algo sobre mim e a chaneler Paige" é claramente sobre o ligar para onde foram!Alguns dos seus argumentos ficaram sem sentido.

Rafinha 19/12/2014minha estante
Concordo com tudo que você disse. Fiquei muito decepcionado com o livro em todos os sentidos. Não vou ficar citando os péssimos momentos do livro pois você já fez isso. Depois de dois livros excelentes, o último tinha tudo pra ser épico, mas acabou com minhas expectativas, infelizmente:(

Iago 02/01/2015minha estante
No final do livro, na nota final, A Chanceller Paige diz que tinha DOIS agentes infiltrados no CRUEL, o que já deixa a entender que era Brenda e Jorge. Era isso que a Brenda iria contar para o Thomas na lanchonete e Thomas falou que não queria saber. Livro bom demais, amei.

Caio 11/02/2015minha estante
Excelente saga, porém, acho que faltou um livro pra complementar o final e explicar de fato como surgiu o fulgor. O lance do controle populacional como ficou muito mal explicado como já disseram.

Devorei a saga em poucos dias, a leitura é incrível e prende muito a atenção.

Nilton.Jose 09/07/2015minha estante
No geral eu gostei do livro. Só fiquei extremamente frustrado com a idiotice do Thomas de não ter recuperado sua memória, tantas coisas que poderiam ser explicadas... Quando disseram que ele ia encontrar Hans que entendia dos chips que eles tinham na cabeça pensei ''pronto, é agora que ele recupera a memória e explica tudo'' aí ele se recusa a recuperar a memória, wtf. A morte da Teresa foi totalmente desnecessária e o fato do Thomas mal ter demonstrado sentimento com a morte de alguém que segundo ele era sua ''melhor amiga'' pior ainda. Ainda não li a Ordem de Extermínio mas pelo que ouvi dizer se passa antes de tudo acontecer. Realmente deixou varias coisas a desejar, alguns buracos na história, mesmo assim eu gostei. Mas que podia ser melhor...Ah sim, isso podia!

Arthur Sousa 28/08/2015minha estante
SPOILER

Terminei o epílogo agora. Que livro destruidor! A cena final do desabamento me chocou muito.
Teresa! :'(
Percebi que a qualidade decaiu um pouco em relação aos dois primeiros, mas a leitura não foi ruim (as pessoas exageraram um pouco nas críticas).
Não gostei da entrada repentina e desnecessária do Braço Direito na história e achei o encerramento da trilogia meio corrido e improvisado.
Fechar com chave de ouro é para poucos escritores!
Mas apesar de tudo, gostei muito da experiência que o livro me trouxe.

Tatiana K. 26/09/2015minha estante
Verdade! Devorei os 2 primeiros livros, achei a escrita de James Dashner maravilhosa, mas no último livro fiquei decepcionada e a leitura se arrastou, achei que o autor deu importância à partes que não importavam e nisso eles corriam e corriam e não chegavam a parte alguma. Foi maior enrolação e acabou cheio de pontas soltas.
Só discordo sobre a Teresa, sinceramente, eu não liguei. Não criei vínculo com a personagem como com Minho e Newt. Achei desnecessárias tantas coisas que ela fez e/ou deixou de fazer no decorrer do livro que acabei "desgostando" dela.
E a Brenda e o Jorge são imunes sim, disseram que tinham contraído Fulgor qdo conheceram Thomas, pois eram infiltrados.
Comecei a ler a Ordem do Exterminio, mas desanimei! Uma pq não gosto de prequels e outra pq não são os mesmos personagens.

Houari 14/06/2016minha estante
Li esse livro por pura obrigação de não conseguir deixar a história sem saber o fim porque que troço chato, meu Deus.
O primeiro livro eu devorei, ficava curioso, queria ler o caminha seguinte. Me intrigava. Daí foi ladera a baixo.
Não recomendo essa série por suas inconsistências e falta de ritmo. Quando alguém me pergunta uma série boa eu recomendo As Crônicas de Gelo e Fogo e o Harry Potter, minhas favoritas e com livros muito bem escritos

Vitor626 24/06/2016minha estante
EXATAMENTE! O mundo não precisa de outra resenha...
Sobre a Teresa: O autor fez isso com ela só para ter como "continuar com a humanidade". Se ela tivesse sobrevivido, eles não iam, digamos assim, ter filhinhos. Ele não resolveu direito esse triângulo amoroso e no último momento fez isso pois não tinha mais ideia nem paciência para escrever nada...
Fora que esse livro não tinha necessidade nenhuma de ter um romance não é? Acho que isso foi só uma jogada para chamar atenção dos caça shippers =D
Enfim...

Marcus Lisboa 03/11/2016minha estante
O Thomas devia ter se entregado, quanto mais o livro passava mais ficava com raiva dele, a intenções do CRUEL são boas, não sei se o métodos são corretos mas de qualquer maneira no fim a conclusão final que dependia do Thomas ele não se entregou, quer dizer ele condenou a humanidade ao caos para que ELE continuasse vivo. Se eu fosse qualquer um dos amigos dele teria o entregado sem pensar, também não perdoei o fato dele ter abanado o Newt.

Marcus Lisboa 03/11/2016minha estante

Iesvioi 16/07/2017minha estante
MUITO obrigada por dizer exatamente o que eu estava sentindo! O final foi sem pé nem cabeça, como um mundo em ruínas tem ainda um lugar que não tem ninguém, não tem nada, um "paraíso"? Isso foi muito mal explicado.
Apesar de ter sido uma das "melhores" partes o final de Newt, o destino que o deram foi injusto, ele merecia muito mais após ter sofrido tudo o que ele sofreu.
E a Teresa? Parecia que só porque ele queria que no final o Thomas ficasse com a Brenda, jogou a história que ele tinha com a Teresa no lixo. Literalmente, já que Thomas não demonstrou nenhum tipo de tristeza ao vê-la morrer, e se dizia ""melhor amigo"" dela.
Afinal: quem REALMENTE é chanceler Paige? Do nada ela vira boazinha, evitando a morte do querido Thomas. POR QUE essa mudança repentina de decisão, já que ela é a líder do CRUEL?
Outra, Thomas após descobrir que Brenda era do CRUEL ficou de boas, não era ele que odiava tudo e todos da organização?
Mais uma, a frase "CRUEL é bom". Não tem como a gente saber se é ou não uma afirmação, já que não sabemos quem são e quais são as intenções dele.
Há vários pontos e várias coisas que ficaram em aberto. Decepção é a única palavra que define esse livro, que tinha tudo pra ser o melhor da série e com um desfecho sensacional. Pena que James não soube aproveitar isso.
Era melhor ter encerrado em "Prova de Fogo" mesmo.

F. Pierantoni 27/09/2012

A Cura Mortal
As aparências enganam.

Os clareanos aprenderam à força essa lição. Pelo Labirinto e pelo Deserto, depois de Variáveis e Variáveis, mentiras e traições, perceberam que nada pode ser tão bom quanto parece. Não confie. Não se iluda. É isso que o autor James Dashner cansou de dizer. Vai ver ele já sabia Vai ver ele só queria nos preparar

Porque as aparências enganam. E os livros também.

A Cura Mortal azeda o legado da série Maze Runner (V&R Editora). A ficção-científica visceral, criativa e emocionante que conhecíamos culmina numa história genérica sobre desastres biológicos e zumbis, num último livro tão bobinho quanto a palavra Crank argh.

Enquanto os dois livros anteriores aconteceram sob as rédeas do CRUEL, o desfecho da saga conta o fim dos Experimentos, quando Thomas e seus colegas finalmente encontram a oportunidade de insurgir contra seus captores. Mas vai ser difícil, não vai? O CRUEL criou o Labirinto, os verdugos e os transportais O CRUEL apagou suas memórias, controlou seus cérebros, torturou seus amigos Que chance teriam Thomas e os outros contra uma organização como essa?

Muitas acredite se quiser. Para nossa surpresa, o CRUEL é composto de um bando de trapalhões guardinhas e cientistas tapados, que mal conseguem controlar um punhado de moleques e ainda caem nas mais óbvias armadilhas. Os clareanos estão fugindo! Soltem os verdugos! Soltem os líquidos metálicos e viscosos que comem carne humana! Não O CRUEL prefere usar lançadores de bolinhas que dão choque. Sério.

À parte o conflito com o CRUEL, A Cura Mortal trata principalmente do mundo exterior e da questão dos zumb Digo, Cranks. Pelos olhos de Thomas, enxergamos um cenário construído com clichês de enredos distópicos, enfeitado com alguns plongs do autor espere até descobrir a ideia genial do governo sobre o que fazer com os Cranks

O que mais dói no meu coração de (ex?) fã de Maze Runner é como A Cura Mortal nos joga na cara o quão deficiente Dashner é como escritor. Tudo bem, ele nunca foi genial, mas os bons enredos passados mascaravam e compensavam sua escrita. No entanto, agora, sem um Labirinto ou um Deserto por trás, temos que fechar os olhos e suspirar para não perder a paciência com suas manias.

A superexposição é a pior delas. Dashner fala demais, fala o óbvio e ainda repete algumas vezes, como se o leitor fosse incapaz de interpretar. Eu sei que Thomas está desconfiado. Eu sei que Thomas está com raiva. Eu sei que Thomas está com medo. Não há motivo para pontuar cada pensamento ou sentimento. Ao invés disso, que tal me mostrar como ele se sente? Show, dont tell sacou? Bem, Dashner até tenta de vez em quando, mas a única figura de linguagem que conhece é a comparação. E que comparações Cordas vocais com cordas de um violão, cientistas malvados com gangsteres mafiosos à escolha de alguém para matar (!).

Triste e decepcionado, guardo A Cura Mortal na estante, completando minha coleção, mas também sepultando aquela que se mostrava como uma das melhores sagas dos últimos anos.

Adeus Maze Runner.

Queria ter ficado no labirinto.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Ander 24/10/2012minha estante
Eu não queria concordar com você, mas depois de finalmente terminar o livro, fica difícil não concordar! É uma pena ler dois livros ótimos pra chegar nesse e se decepcionar... Mas eu ainda acho Maze Runner uma boa trilogia. =)

romulomnmoraes 30/11/2012minha estante
Olha, li essa sua resenha antes de ler o último livro da série. Achei difícil tudo que você falou aí ser verdade porque Prova de Fogo para mim foi fantástico. Mas depois de terminar de ler, concordo com tudo que você escreveu. O livro quase inteiro foi chato e repetitivo para mim. E quando o final pareceu que ia compensar, eis que uma escrita sem emoção e uma conclusão murcha terminaram de estragar...

Tem algumas coisas boas, mas a série poderia ter terminado de uma forma bem melhor.

Queria ter ficado no Labirinto... [2]

Duska 22/02/2013minha estante
Sabe E concordo com vc, eu amei os 2 primeiros livro e td mundo dizia, vc tem qu eler o cura mortal é o melhor de todos, eu estava uma pilha de ansiedade e quaando começei a ler, senti falta dos clarões, senti falta do labirinto que por sinal apareceu no fim.
Não aguentei ouvir falar sobre as tais lança granadas e realmente mesmo se o thomas e seus amigos fossem tão bons contra verdugos e crans eles nao poderiam ter conseguido lutar tal facilmente e se desvencilhar tao facilmente de uma orgazinação dita como sendo a uniao de varios paises. :s eu realmente me decepcionei, a unica coisa que salvou foi o aparecimento breve do labirinto no fim... e só

Taty 25/04/2013minha estante
Concordo com você :(

Aleeh 22/09/2013minha estante
Concordo com vc Cura Mortal foi o único livro que estragou a trilogia Maze Runner , Decepção Muito grande . :(

Ronaldo 03/02/2014minha estante
Super concordo, sinceramente so nao dei menos de duas estrelas por causa dos anteriores, porque odiei esse livro, odiei as principais mortes do enredo e tambem odiei aquele epilogo. VSF o livro ruim...

Cammy 20/03/2014minha estante
Queria ter ficado no Labirinto... [3]
Tô fula da vida! fiquei master decepcionada com esse livro! esperava TÃO mais!!!!! tinha TANTOOOO potencial! e o senhor James Dashner jogou no lixo! Ù_Ú

Nanda 01/07/2014minha estante
Depois que li sua resenha de Maze Runner-Correr ou Morrer, eu simplesmente me apaixonei pelo livro sem nem mesmo te-lo lido, depois que li virou um dos meus livros preferidos, e depois dessa resenha vou começar a me preparar para a possível desilusão que vou sentir ao ler esse livro.

Alvaro 20/09/2014minha estante
Ao terminar de ler o ultimo livro da serie a palavra final é Decepção. James Dashner conseguiu acabar com o projeto.

Queria ter ficado no labirinto. O retorno.

Dafny Fernandes 30/12/2014minha estante
Expressou toda a minha opinião bem melhor do que eu mesma faria. Sem palavras pra decepção que eu senti.

Pam 31/12/2014minha estante
Medo, eu já achei o segundo ruim demais, o terceiro começou um pouco melhor. Acho que vou querer por fogo nele :( Uma pena mesmo, desde Jogos Vorazes um livro não me despertava tanto quanto Correr ou Morrer.

ari_. 04/01/2015minha estante
Realmente. Eu achei que ele enrolou tanto a história que chegou no final do livro e começou a amontoar vários acontecimentos sem sentido. SPOILER - tipo a morte de Teresa e dos imunes.

23/07/2015minha estante
"Queria ter ficado no labirinto." Expressa muito bem meus sentimentos a respeito desse livro.

Thais Lima 24/11/2017minha estante
"Queria ter ficado no labirinto." Isso define muito bem o que estou sentindo agora, não consigo lidar com esse sentimento de decepção.

littlebird022 21/05/2020

EU ESTOU CHOCADA CADA CAPÍTULO É UM UKE DIFERENTE EU ESTOU APAVORADO
Isacaeetano 21/05/2020minha estante
Que bom que está gostando, confesso ter detestado os livros e os filmes haha

Denilson Diniz 21/05/2020minha estante
Muito top

camila1326 19/04/2023

Cura Mortal
O desfecho da busca por uma salvação contra Fulgor ilustra a Cura Mortal como um dos melhores finais que poderia imaginar.

Exatamente como um bom livro faria, nem todos os personagens tiveram sua salvação mostrando que nem tudo são flores e quando se está sendo testado a cada mísero segundo, as pequenas liberdades podem vir da ponta de uma arma. Thomas seguiu a narrativa ganhando cada vez mais espaço em meu coração, se mostrando simplesmente um dos melhores protagonistas de todos os tempos. Li muita gente reclamando do quão chato ele estava e bla bla, mas assim? o cara estava quase morrendo e sendo usado a tudo que era instante, como esperar dele sorrisos e frases heroínas de esperança? Ah pelo amor né.

Os clareanos como sempre me fazendo suspirar e chorar à medida que chegamos no final que mesmo já sabendo o que me esperava, não consigo nem continuar pensando. Simplesmente incrível, a irmandade que os guiou a não desistir por terem um ao outro foi a cereja do bolo. A Jorge e Brenda, pensava real que ia odiá-los, mas num é que os amei??

A todos os fãs da Teresa, que satisfatório aquele final hein, amei kkkkkkkkkk Foi merecido e nada muda minha mente, é sobre. Gostei bastante do livro, acho que o autor escreveu o que realmente o universo merecia, esperava só um pouco mais e é claro que isso não vai me impedir de dar nota alta. Ainda tem outros livros a seguir e mal posso esperar para continuar, uma pena só não ler direto o querido Thomas ?

Ps: Num é que teve um romancinho?

AnaJu76 15/12/2021

"Às vezes eles fazem coisas só para me obrigar a fazer o contrário do que acham que eu acho que acham que eu quero fazer"
Terminei a triologia e sinceramente não sei mais o que pode acontecer nos outros 2 livros. O livro é bem diferente do filme, achei que as mortes foram menos emocionantes no livro, já que no filme eu chorei horrores. Acho que o que eu mais amo nessa triologia é a ironia, tem cada cena engraçada.

Daniel Rodrigue 12/07/2014

Decepção total
Correr ou Morrer é um livro que te deixa excitado para acompanhar a saga. Prova de Fogo também foi ótimo, um desfecho interessante para os acontecimentos do primeiro livro, e também nos deixa grande expectativa para a continuação da saga.
Enfim... A cura mortal. Pelo título ja começamos a nos perguntar: "então eles vão realmente conseguir uma cura para o Fulgor?"
Estava bastante animado no início do livro, os acontecimentos do final de Prova de Fogo levavam a pensar que um desfecho impressionante seguiria pela frente. Mas a realidade foi completamente diferente.
Ao longo do livro a leitura se torna cansativo, é ação, ação e mais ação, o que a gente realmente quer, "as respostas", não nos são apresentadas por completo.

Quem ainda não leu o livro, não aconselho a ler a resenha por estar repleta de spoilers. Aos demais, deixem no comentario se concordam ou não com minha visão. Obrigado

depois nao vao dizer que eu não avisei ...
SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER] [SPOILER]

Os motivos que me levaram a considerar este livro um final decepcionante para a saga são:

1- O C.R.U.E.L que durante os dois primeiros livros se mostra uma organização forte, de uma hora pra outra vira uma instituição imcompetente que não consegue deter um bando de adolescentes que eles mantiveram sob seu domínio durante todo o experimento. Não consigo entender como de repente eles perderam toda a competência e até mesmo seus soldados muito bem armados não foram capazes de deter a fuga dos clareanos.

2- Brenda trabalha pro CRUEL? WTF? aquilo no deserto era tudo parte de uma encenação pra observar a reação as variáveis --' É tanta encenação que nos faz pensar que todos na saga estão encenando o tempo todo.

3-Por que diabos Thomas se recusou a recuperar sua memória?!!! Não era isso que ele queria desde o começo?? OK, ele descobriu que trabalhava pro CRUEL e não estava nada satisfeito consigo mesmo, mas e daí? o passado nao pode ser alterado, do que adianta fugir dele. E além disso, as lembranças dele o teria ajudado em muitas situações.

4-Aquela parte de Denver foi bem cansativa, senti que a história foi sendo meio que arrastada.

5- Thomas e os outros resolvem se unir ao Braço Direito simplesmente porque eles tem o mesmo objetivo e porque tem o Gally com eles? Sdds desconfiômetro. Quando Thomas passou a agir assim sem pensar? Era óbvio que o plano do Braço Direito ia muito além de dominar o CRUEL e usar seu dinheiro pro bem das pessoas.
Assim que me deparei com essa história de Braço Direito, na hora me lembrei da trilogia Divergente, sabia que ia acontecer algo parecido... Dito e Feito, assim como Tris havia se unido aos sem facção por terem o mesmo objetivo em "Insurgente", Thomas resolveu se juntar ao Braço Direito. Enfim, como eu já esperava , assim como Tris, Thomas se deu mal, uma vez que ele teve que enfrentar as consequencias de ter se unido à eles tão ingenuamente.

6- Thomas está prestes a ter seu cérebro retirado, quando de repente acorda e descobre que A PRÓPRIA LIDER DO CRUEL havia desistido da experiência e assim salvado a vida dele. Afinal, qual é a dessa Chenceler Paige?? Quem realmente é Chanceler Paige, James Dashner eu gostaria muito de saber, já que quando Brenda ia falar sobre isso com Thomas ele simplesmente havia perdido a vontade de saber.

7-Por que tanto ódio por Teresa?? Alô, ela fez o que fez para te proteger Thomas, é dificil entender isso?

8-A morte de Chuck e de Newt já não bastavam? Precisava matar Teresa também? Sinceramente foi péssimo esse fim de Teresa, eu gostaria muito de que ela e Thomas tivessem ficado juntos. Mas não ... James preferiu que Thomas ficasse com Brenda (personagem que não vi muita graça).

9-Ok... Chanceler Paige diz pra Thomas resgatar os imunes no Labirinto. Tinha mais de 500 lá, por que matar 300 deles na fuga sr James Dashner? Já não teve morte demais por causa do fulgor e tal? Isso que é gostar de sangue!

10-(ULTIMO E PRINCIPAL MOTIVO) depois de escapar do cruel, passar por varias dificuldades, Thomas enfim consegue escapar com os imunes por um transportal indicado por Chanceler Paige (denovo ela... quem é ela??) aí eles são levados para uma espécie de paraíso. WTF? O mundo inteiro sendo distruído pelo fulgor e no fim Thomas e seus amigos vivem felizes e isolados em uma espécie de refugio??? Então tá, ficam todos lá felizes e saltitantes enquanto o resto da humanidade morre em consequência do Fulgor!
Thomas e Brenda se casam, tem dois filhos e um cachorro enquanto o resto do planeta arde em caos? É isso sr James Dashner?!!

Pronto, bem melhor agora. Depois da leitura deste livro precisava me expressar de alguma forma minha insatisfação.
Apesar deste final lastimável, eu indico a saga Maze Runner por causa de seus dois primeiros e emocionantes livros.
Infelizmente o autor tinha tudo na mão para fazer de Maze Runner uma das melhores sagas da atualidade, mas preferiu fazer o que fez.

Quero ressaltar que não achei um livro horrível, eu apenas esperava bem mais de acordo com o que nos foi apresentado nos dois primeiros livros.
Apesar de tudo adimiro o autor James Dashner e lhe agradeço muito por essa saga inesquecível.

Clareano forever =D
Mila 05/08/2014minha estante
Minha opinião é bem similar, eu adoraria A Cura Mortal se ele não fosse o último livro, faltou muitas coisas para ser um final e depois de eles saírem do laboratório pela última vez ficou meio sem sentido, o final poderia ter sido muito melhor.

Tauany 16/09/2014minha estante
Concordo com cada palavra! O final foi frustrante... Boa resenha!

Bruna 22/09/2014minha estante
Acabei de terminar a leitura de A Cura Mortal e vim direto procurar uma resenha pra ver se alguém tinha achado o final tão horrível e sem sentido como eu achei. Foi extremamente frustante ler dois livros ótimos e cheios de mistérios para no fim o desfecho ser tão decepcionante. A líder do CRUEL desistindo no último segundo? WTF? Qual a necessidade de criar toda uma organização em prol de achar a cura para uma doença que está dizimando a humanidade, e no fim simplesmente isolarem os imunes em um "paraíso" para recomeçarem o mundo do zero? Então por que não fizeram isso desde o começo? Realmente me pareceu que James Dashner não sabia como terminar a série e optou pelo fim mais provável e fácil.

Leiaaguria 05/01/2015minha estante
SPOILER! Concordo com quase todas suas opiniões mais....... a da morte da Teresa...sim eu achei necessária! O final estava relativamente chato e sem rumo! Alguém especial deveria morrer afinal.... isto é um apocalipse ! A Teresa sempre foi muito apagada deste o primeiro livro.E não a salvadora quem foi o salvador na minha opinião foram o Minho e o Newt que deram uma espécie de ''humor'' mesmo sendo em uma ocasião de apocalipse futuristico :p Sempre quis que Teresa ficasse com o Tommy mas... slá n sei explicar o por que odeio ela tanto quanto o Tommy a odeia deste de prova de fogo mesmo sabendo que ela ''traiu '' ele pelo seu bem :( mais nunca aceitaria ela como uma ''salvadora'' '-' tanto que ela nunca foi e nunca será um bom personagem em TMZ na minha opinião! vlw bjs :)

carla gabi 07/04/2015minha estante
Eu também não achei muita graça no final, mas muitas coisas das quais você perguntou foram respondidas, Thomas não confiava no Cruel e ele acreditava que aquelas memórias não eram de verdade e sim mais um teste pras variáveis, mesmo assim ele continuava em dúvida o que fez ele realmente desistir, tirando o medo do seu "eu" passado foi Minho e Newt terem aderido a mesma ideia que ele.
E ele tem raiva da Teresa porque simplesmente ela exagerou muito, ela não precisava daquilo tudo para que afetasse o Thomas, simplesmente o beijo com o Aris teria feito isso e mesmo assim era uma pessoa que ele confiava muito, ela não soube reparar a dor dele e ele desconfiava cada vez mais dela.

Aya 13/11/2021

A cura mortal
O desfecho de Tommy e seus amigos, em um livro de ritmo lento e meio monótono. A leitura enganchou no meio do livro, e não sei se fiquei satisfeita com o final meio aberto que trouxe. Mas algo que não supero é a morte de x personagem, um dos meus favoritos e certamente uma grande estrela de Maze Runner. Simplesmente trágico. No mais, é um livro ok, nada de desfecho surpreendente e etc. O primeiro livro segue sendo o melhor da trilogia.

Milly 04/05/2021

Eu não sei exatamente o que dizer do livro, acho q ele foi bom, mas quando comparado aos outros ele é fraco, principalmente pro desfecho de uma estória que me enlouqueceu desde o início.

Eu amo essa saga, sou apaixonada pelos personagens, mas aí chego no último livro e ele é o q menos me prende. Li o início completamente desconfiada, porque tudo estava muito fácil e NADA é fácil pra esses meninos, achei que tudo fosse uma armação do CRUEL e o livro todo fosse a fase 4 dos experimentos, então essa indagação me fez ficar bem presa, mas depois caiu a ficha e eu demorei bem mais pra retomar a leitura dele.

Há pontos que eu gostei, o autor deu várias respostas, teve bastante ação, uns mistérios aqui e ali, revoltas, planos mirabolantes, traições, teve um drama e um sofrimento que mostrou lados diferentes de alguns personagens, principalmente do Minho que virou meu bebê protegido. Eu esperava muito algo a mais sobre a Brenda, o porque dela ajudar os meninos, e teve essa explicação, mas achei bem fraquinha kkkkk minha teoria de q ela conhecia o Thomas antes dele perder a memória era bem melhor kkkkkkk

Outros pontos q eu já não gostei tanto foram: a tão perigosa e cheia de recursos CRUEL não parece a mesma q fez da vida deles um inferno nos dois primeiros livros, o grupo se desfalca totalmente e a gente fica sem saber dos outros personagens, pessoas morrem (e eu sofro), uma personagem mega importante é totalmente injustiçada, e apesar dela não ser minha favorita não pude deixar de me revoltar com isso.

Eu acho que poderia ter sido melhor, o enredo, alguns acontecimentos, acho q a partir do momento em que eles chegam na cidade poderia ter sido melhor e diferente, poderia ter sido construído de outra forma. Em resumo, ele é okay com meia estrelhinha a mais porque é final de saga, tem umas explicações e o final dos personagens é legalzinho.
Jack 05/05/2021minha estante
Para mim é sim a fase 4 (a 3 é a tortura individual que cada um passou logo no inicio), a frase da Chanceler no final indica muito isso. E o que ela fala para o Newt no Crank Palace tambem

Milly 05/05/2021minha estante
Haaa se ela teve contato com o Newt era mesmo, pq cara, eu fiquei indignada de como eles fugiram com certa facilidade do CRUEL, não fazia sentido isso

Jack 05/05/2021minha estante
Eu suspeitava porque ela falou: eu coloquei dois espiões com eles e a Brenda fala que tudo está dentro dos planos da Chanceler o povo viver na praia. E ai depois para o Newt em Crank Palace a Chanceler fala que não vai dessitir da cura.

João 13/09/2020

incrivelmente incrível
amei assim como os outros dois, eu achava que o final ia ser diferente mas fiquei satisfeito mesmo assim, recomendo essa saga pra qualquer um, e... CRUEL é bom

Evelyn 19/12/2013

Watarréu???
Tá... eu já tinha ficado irritada com finais de trilogias antes. Parece que é moda agora escrever uma série maravilhosa e no último livro chutar o balde e mandar a lógica e a sanidade pro quinto dos infernos, mas nesse aqui, o autor se superou.
O cara faz você se apaixonar por alguns personsagens nos dois primeiros livros. No terceiro ele resolve te proporcionar uma sensação completamente diferente: você passa a se perguntar porque é que alguma vez gostou de algum desses personsagens.
O personagem principal, Thomas, fica simplesmente descaracterizado. O cara passa de um dos mais brilhantes seres humanos na terra para um completo jumento. De repente ele perde a capacidade de julgar as coisas com clareza e parece que tudo que faz é em torno da tal da Brenda, que sozinha já é um pé no saco, imagine sendo forçada garganta abaixo como o autor tenta fazer o livro inteiro. Que mania agora de invetar uns triângulos amorosos e sempre a primeira pessoa, aquela que a gente aprende a gostar e a torcer, se tornar completamente secundária e sem importância.
Além desses triângulo ridículo, não sobra mais muito espaço pra nada. Uma história complexa, do nível conspiração mundia, termina de um jeito tão besta que você fica procurando por páginas ocultas no fim do livro.
Tenho o tal do quarto livro, que não sei se passa antes ou depois de tudo, mas nem to com vontade de ler. Vou pegar algum autor agora que nunca me decepcione pra fazer passar o trauma.
Cammy 20/03/2014minha estante
Bom saber q eu não sou a única q não suporta a Brenda! rsrsrs

Emilly 01/04/2015minha estante
Eu nunca odiei tanto uma personagem de livro quanto odeio a Brenda , serio ela é uma personagem desnecessária .