O Menino Quadradinho

O Menino Quadradinho Ziraldo

Resenhas - O menino quadradinho

André Hausmann 07/10/2021

É uma história apaixonante que homenageia a leitura, seja de quadrinhos ou dos livros.
Nosso protagonista é apresentado através daquilo que mais gosta: histórias em quadrinhos. E ele reclama que não está preso desse mundo, pois ali existem múltiplas possibilidades. Dessa forma somos apresentados a diversos elementos que encantam tantas crianças, jovens e por que não, adultos.
Através de uma poesia visual e uma composição divertida conhecemos as onomatopéias, as cores, famosos personagens clássicos de diversos lugares e mundos para serem explorados.
Mas com o avançar das páginas, as imagens vão perdendo a cor e o espaço, sendo substituídos por uma negra floresta como diz o menino da obra, onde enormes letras tentam conversar com ele e mostrar que são tão interessantes quantos os quadrinhos.
O autor nos apresenta nessa obra a passagem entre a infância e a adolescência, onde as crianças deixam de ser somente visuais e começam aprender a ler e a escrever. O livro também mostra a evolução da capacidade de leitura; na medida em que avançamos nas páginas o tamanho das fontes vão diminuindo. Relembrando os livros para leitores iniciais com suas fontes grandes até a chegada dos textos mais complexos e uma dimensão de fonte mais confortável quando jovens e adultos.
A metáfora da composição desse livro é encantador. É um livro que podemos ler para as crianças e tem até um impacto maior para os adultos que se rememoram essa fase da vida.

Dulci Speçato 13/05/2024

Leve e perfeito
Um livro infantil, porém duvido o adulto ler e não se emociona!
Conta a descoberta da leitura.... Quando passamos dos desenhos para as palavras.
Simplesmente perfeito!

Lucas Pereira 20/12/2009

Incrível
Lembro que fazia pouco que eu tinha lido "O Menino Maluquinho", e estava louco por mais Ziraldo.

Então a minha mãe tirou "O Menino Quadradinho" de dentro do guarda-roupas. Fiquei maluco e reli ele umas mil vezes.

Incrível.

Gabriel Valerio 09/08/2011

Livro Maravilhoso
Incrível como Ziraldo em apenas 32 páginas consegue te deixar fascinado. O livro transborda poesia em cada página. A história da passagem de um garoto dos gibis para os livros se torna algo mágico, extremamente bem escrito. Me apaixonei por este livro

Léo 28/10/2011

O Menino Quadradinho
Esse livro fala de um menino que mora dentro de uma história em quadrinhos, ele fala tudo oque acontece la dentro.
Os barulhos, as falas, os super-heróis e outras coisas.
Num dia ele acorda numa historia sem quadrinhos, só coisas escritas, la ele faz amigos e descobre algumas coisas da vida dele.

fellipe! 06/03/2012

* * * *
Ziraldo extrapola na qualidade gráfica deste livro, demonstrando seu domínio no campo da ilustração. Esse trabalho " O menino quadradinho" é um exemplo interessante em como brincar com a linguagem dos quadrinhos; o que o autor faz aqui, é criar uma espécie de "ponte" entre o livro de história tradicional infantil com a estrutura usual das HQ's.

Considero esse um de seus melhores trabalhos.

Mirian 11/09/2012

Quadradinho
O Ziraldo em si já é apaixonante,agora imagine colocar um menino dentro de quadradinhos é maravilhoso

1BOOK4LIFE 22/02/2017

Quadrinhos e realidade
Uma versão metalinguística das histórias em quadrinhos, em que o protagonista, aparentemente, está preso nos quadrinhos da história. De forma literal e ao mesmo tempo lúdica, como só Ziraldo consegue fazer, o livro é uma imersão no mundo dos heróis, da ficção e das cores. Até que um dia o menino quadradinho acorda e se descobre fora dos quadrinhos. Seu entendimento diante desse novo mundo, de letras, pontos e palavras, ajuda a criança e o adolescente leitor a assimilar símbolos, fonética e figuras de uma forma didática e criativa.

site: https://1book4life.com/