O Poder dos Quietos

O Poder dos Quietos Susan Cain

Resenhas - O Poder dos Quietos

Giovana 07/04/2021

Começa bem, mas é só o começo mesmo
1/4 desse livro foi incrível, um alívio para toda a culpa que minha introversão já me fez sentir. já os 3/4 seguintes foram torturantes meu deus do céu
foram só exemplos de empresas (para... empresários i guess). eu já devia esperar que seria um livro desse tipo mas nossa, o que digital minimalism trouxe de exemplos relevantes e impactantes esse livro trouxe de exemplos aleatórios e sem substância alguma, acho que se absorvi ou aprendi algo com 5% das histórias que a autora trouxe foi muito. Algumas pesquisas apresentadas foram interessantes, mas sinto que depois dos 2 primeiro capítulos o livro foi só filler
change my mind
Suelen.Lelis 04/06/2021minha estante
Estou no primeiro capítulo e já achei irrelevantes muitos exemplos de pessoas e empresas. Espero gostar mais dos próximos ?

Giovana 04/06/2021minha estante
vish, boa sorte! Eu achei que tem mto pouco conteúdo além desses exemplos ):

Hrlemos 27/03/2021

Uma quase auto ajuda com pitadas de informação
Iniciei a leitura pensando ser uma obra de auto ajuda sem qualquer valor informativo. Mas não é bem assim.
O poder dos quietos tem uma abordagem com alternando histórias de pessoas introvertidas com explicações científicas sobre introversão e extroversão. O relato dos personagens em sua maioria são de empresários norte americanos ou pessoas importantes na história dos EUA. A realidade das pessoas apresentadas no livro é restrita a uma mesma realidade e desconsidera a variedade de pessoas introvertidas pelo mundo. Os exemplos e situações são aplicáveis na maioria das vezes ao mesmo cenário dos EUA. Essa narrativa repetitiva com personagens parecidos torna a leitura por vezes cansativa.
Por outro lado, a abordagem científica cumpre seu papel de informar o leitor e apresentar um ponto de vista mais profundo sobre o tema. A autora faz uma explicação para além dos esteriótipos do quieto e o popular. As explanações sobre o funcionamento do cérebro e a influencia sobre nossos hábitos é muito interessante.
Em resumo, O poder dos quietos é uma obra interessante para se informar brevemente sobre o tema da introversão e extroversão. O maior erro dos livros está nos relatos inseridos na tentativa de entreter o leitor, que só acaba entediado com as histórias repetitivas. Ao fim, traz uma mensagem positiva e incentiva o leitor a tentar se entender e aceitar, apesar da mensagem ser um tanto meritocrática e simplista.

Pontos positivos:
Abordagem científica;
Quebra do esteriótipo de introvertido e extrovertido.

Pontos negativos:
Histórias restritas a realidade americana, de grandes empresários e famosos;
Relatos repetitivos.
Abordagem por vezes meritocrática.
Nia 18/05/2021minha estante
É um livro sobre os problemas de pedonalidade direcionado ao americanos. não vejo como problema já que é a realidade de lá, porém é uma ótima leitura.

Dan 21/03/2021

Inspirador
Livro que recomendo bastante. Sobretudo para quem é introvertido, assim como esse que vos escreve.

Apesar de tudo parecer propício a sermos sempre "expansivos e extrovertidos", não significa que ser alguém introvertido (que é diferente de ser timido) seja algo ruim.

Susan Cain nos mostra de forma brilhante que assim como os extrovertidos, ser introvertido também tem suas vantagens e qualidades a serem valorizadas.

Carlos Alexandre 21/03/2021

o poder dos quietos
achei que o livro poderia ter sido mais direto, mas fora isso há muitas lições bastante interessantes
bru 21/03/2021minha estante
É tipo autoajuda, Carlos? Achei o título interessante, mas tenho preguiça de AA ?

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Fala, Bru! Então, não considero como um, mas sim uma forma de mostrar como o mundo/sistema tem se moldado para classificar a extroversão/introversão como bom ou ruim

O que ela expõe no livro é como muitas pessoas, líderes e influenciadores globais, por exemplo, conseguiram revolucionar a sociedade que conhecemos hoje - sendo que eles eram introvertidos

Einstein é um desses exemplos

Aborda também a forma de funcionamento cerebral entre um intro/extrovertido, achei muito interessante quanto a essas informações (pena que não pude falar nem metade do que há escrito)

bru 21/03/2021minha estante
Vou ler, tenho alguns clientes intro e se for bacana posso recomendar a leitura para contextualização e até para que possam se sentirem incluídos nessa sociedade que tanto os afasta. Obrigada.

Carlos Alexandre 21/03/2021minha estante
Muito bom!!! Não vai se arrepender!

Matheus.Santos 06/03/2021

Impressionante
A autora apresenta um mundo que a gente não se vê nos noticiários ou nos filmes. Assuntos que pela importância do tema deveria ser mais debatidos, e conhecidos amplamente. Ela desconstrói essa imagem de que introvertidos são incapazes, lerdos ou medrosos e apresenta um mundo real, em que são na verdade inventores, construtores da vida moderna. Integrantes essências não só na humanidade como na vida animal. Além é claro, de como trabalhar esses temas consigo msm e com outras pessoas.

Eu amei o livro, é realmente maravilhoso! Não só em pesquisas, como em estudos de casos pra dar e vender. Falta a muitas pessoas, essa sensibilidade de entender que pessoas diferentes agem e gostam de coisas diferentes e que esse desrespeito afeta inclusive a saúde das pessoas.

Recomendo esse livro pra todo mundo, acho que se as pessoas conhecessem mais o tema o mundo seria um lugar um pouco melhor.

Hudson 03/03/2021

Para tímidos e introvertidos, mas não só isso.
Descobri esse livro em uma pesquisa feita no YouTube. Ser introvertido, em um mundo que já há algum tempos valoriza cada vez mais os falantes, os extrovertidos, é bem complicado. Nós introvertidos crescemos achando que há algo de errado conosco, muitas vezes queremos ser "outra pessoa", sermos "populares", queremos ter eloquência, chegamos ao ponto de quase achar que a introversão é um defeito, quando na verdade é uma característica, um tipo psicológico. Susan Cain nos traz considerações sobre a introversão através de várias fontes. Através de aspectos culturais, históricos, psicológicos, científicos, tudo para que nós que somos quietos, possamos nos compreender, e não só isso, para que os extrovertidos possam também aprender muito sobre os introvertidos, que não são necessariamente tímidos, diga-se de passagem. É uma obra fundamental, um grande best-seller, e é de fato um livro excelente, que ajuda não só na compreensão das características dos introvertidos, mas para que a gente não traia aquilo que justamente nos faz especiais: o poder de sermos quietos em um mundo barulhento.
jordanpessanha1 03/03/2021minha estante
Excelente resenha!
Me identifiquei demais com o que vc disse, principalmente por ser introvertido (como você bem sabe kkk). Parece ser uma ótima leitura! Me interessei.

Hudson 04/03/2021minha estante
Vc vai gostar!

jordanpessanha1 04/03/2021minha estante
Vou procurar pro Kindle!

Hudson 04/03/2021minha estante
Beleza, brother.

Larissa 25/02/2021

Um caminho para a auto-aceitação
É um livro que explora aspectos de pessoas introvertidas de uma maneira bem completa. Passa desde relatos até aspectos neurofisiológicos e explica como introvertidos podem utilizar de suas características inatas para atuarem em situações sociais.
Além disso, ajuda muito com algumas dicas baseadas em evidências científicas de como performar um pouco melhor em algumas situações que exigem uma extroversão maior, mas ensinando a fazer isso sem que nos esgotemos.
Me senti muito contemplada pelo livro do início ao fim.

Kleber Rafael 22/02/2021

A ideia do livro em si é fantástica, o tema é superinteressante e muitos leitores vão se identificar com o conteúdo que retrata a vida das pessoas introvertidas. Mas em muitas partes do livro a autora acabou se perdendo no meio do caminho... Ou seja, metade do livro em minha opinião acaba se tornando a famosa "encheção de linguiça"... Acho que fui com muita expectativa na leitura e acabei me decepcionando um pouco... Valeram as três estrelas pelo conteúdo que foi peneirado no meio de tanta "linguiça".

joaoderstand 11/02/2021

Mastigando plástico
Tema interessantíssimo, conteúdo de altíssima qualidade e enquanto um grande introvertido que sou (1.91m) me identifiquei fortemente em vários momentos e muita coisa da vida fez mais sentido.

O grande problema do livro - o primeiro deles: poderia, ou deveria, ter metade do tamanho, pois todo esse conteúdo relevante citado acima é minoria ali dentro, perdido em meio a várias tentativas meio fracas de criar um storytelling, histórias rasíssimas e sem sal nenhum, que mais afasta do que do que conecta. Sempre uma típica família americana, empresários, milionários etc, exemplos de superação tipicamente tirados de qualquer palestra motivacional que foi todo mundo obrigado a assistir pra vestir a camisa da firma. Uma máquina de teletransporte diretamente para a Faria Lima.
Assim, é criada uma série de barrigas em intervalos constantes, sempre que o livro engata. Um balde de água fria quando a coisa vai ficando boa, toda vez, sem exceção.
A impressão que dá é que era pra ser algo coeso e conciso, bem objetivo - uma palestra, um ted talk ou algo assim - que foi adaptado para se tornar um livro e para isso precisou de tanta encheção linguiça.
Acabou sendo um desafio a leitura em razão disto, as vezes empolgava mas na maioria das vezes era flagrado me obrigando a seguir na leitura.

O que me leva ao segundo grande problema do livro, mas esse de ordem mais pessoal: esse é mais um livro que fomenta todo o preconceito que tenho com Best Sellers de não-ficção! Essa impressão de que parece que o livro está sendo dublado (e mal dublado, um vídeo corporativo), algo extremamente americanizado, o mundo são os EUA e o resto alienígenas, com aquela visão de mundo tipicamente americana que me embrulha o estômago na maioria da literatura do estilo.
Estamos falando de um produto, idealizado como produto, moldado como produto, e produto foi feito! Para ser comercializado e só, com foco em performance, trabalho e estudo (para o trabalho) e a vida se resume a isto.
Consegue esvaziar todo o peso e densidade que formula, a cada passo pra frente em conteúdo, dá um passo pra trás em linguagem, abordagem e foco em que é aplicado. Pode ser uma grande influência motivadora para muitos (e maioria do público a julgar pelas avaliações), mas eu mesmo terminei sem sair do lugar, com muitas coisas a mais e tantas outras a menos levadas da experiência.

Apetitoso, delicioso ao olhar, mas é feito de plástico.

Lisiane.Dutra 30/12/2020

Fraco
Muito enrolado para pouca informação relevante. Esperava mais.

Raissa 18/12/2020

Obrigada Susan Cain (e demais envolvidos) por escrever um livro que me fez perceber que mesmo eu, uma pessoa tímida e introvertida, tenho meu valor e minhas potencialidades.

Tainara76 30/11/2020

Ser introvertido não é um problema
Escrito por Susan Cain, O poder dos quietos é um livro voltado para a introversão. Para elaborar a sua obra, a autora leu livros, reportagens, artigos acadêmicos, discussões em chats e blogs, se apoiou em muitos depoimentos principalmente de acadêmicos e pesquisadores e utilizou muito da sua experiência pessoal. Ao longo do livro são mostradas pessoas que realizaram feitos muito importantes na história e que eram introvertidas.
No início do livro ela fala sobre “o norte e o sul do temperamento”, onde cada pessoa se localiza no espectro introversão-extroversão e como isso influencia os indivíduos em todas as etapas de sua vida. Sendo a introversão vista ainda como um traço de personalidade de segunda classe, muitos tendem a escondê-la. Surge então o Ideal de Extroversão, um estilo de personalidade atraente, mas que se transforma em um padrão opressivo.
Mais adiante no livro é falado sobre como a extroversão se tornou o ideal cultural, passando do Culto ao caráter ao Culto à personalidade. Durante a leitura somos levado a refletir sobre o poder do trabalho solitário e como o trabalho em grupo pode acabar com a criatividade. Entendemos como alguns processos biológicos podem atuar na personalidade. Vemos diferenças de personalidades entre asiáticos e ocidentais. Somos apresentados ao conceito de nicho restaurador, um lugar ao qual você pode ir quando quer retornar ao seu verdadeiro eu, ou “recarregar as baterias”. E os capítulos finais abordam a comunicação entre casais introvertidos-extrovertidos e a educação dos filhos introvertidos.
O livro mostra que introversão não é uma falha, uma doença ou ruim, sendo assim não é algo que precisa ser curado. Eu considero o melhor livro que já li na minha vida, sendo uma introvertida, eu passei por muitas situações desagradáveis ao longo da minha vida por apresentar uma personalidade que as outras pessoas consideram errada, imperfeita. É como se esse livro falasse que eu não sou errada, sou apenas diferente das outras pessoas.
E não somos todos?
Andréia 08/01/2021minha estante
Esse livrou foi libertador pra mim! Quantas vezes não me achei deslocada quando eu sou apenas diferente? Pq impor as pessoa a serem todas iguais (extrovertidas e falantes?) Amo demais esse livro s2

Daisy 19/11/2020

Excelente leituras para todo tímido!
Não acredito que abandonei a leitura na primeira vez. É uma pena eu ter pouco tempo em que posso ler. Em primeira vista achei que seria um "manual" de como um introvertido poderia ser mais social. Eu não poderia está completamente enganada.

O Poder dos Quietos, expressa exatamente o significado do título. A autora mudou totalmente a minha percepção sobre os tímidos e introvertidos. Susan Cain te apresenta a dois mundos opostos: os introvertidos e extrovertidos e em como esse mundo se chocam. O livro todo contém estudos, análise de casos reais e exemplos, que no começo me cansou um pouco, mas que enriquecem os exemplos.

Recomendo a leitura para quem quer entender um pouco mais sobre esse temperamento brilhante, mas que se esconde dos holofotes.

Robbie 22/09/2020

Autoconhecimento
Um livro interessante que mostra as diferenças de pensamento entre pessoas introvertidas e extrovertidas.
Um livro para pessoas que possuem empatia que quer melhorar seus relacionamentos de forma geral.
Para pais, leitura obrigatória, as dicas dadas podem diminuir conflitos gerados pelas diferentes formas de pensar.

Miriã 13/09/2020

Resenha: O Poder dos Quietos
Obra: O poder dos Quietos
Autora: Susan Clain
Publicação: 2012

Provavelmente em algum momento de sua vida, principalmente durante a adolescência, você tenha questionado sobre seus comportamentos. Sobretudo se você foi julgado como uma pessoa ?quieta demais? ou ?sozinha demais.? Alguns pais que classificaram seus filhos dentro desses aspectos, chegaram até a procurar ajuda para contornar estes fatos, mas estes são mesmo ?problemas a serem consertados??

Na obra, Susan Clain discorre sobre as diferenças comportamentais, bem como a importância de uma sociedade composta de introvertidos e extrovertidos, e o complemento que cada um se faz ao outro; Rosa Parks, uma mulher negra, tímida, de fala mansa, recusou-se de forma pacífica a seguir a ordem de dar assento em um ônibus para um branco, durante a segregação nos Estados Unidos, e dessa forma, incentivou uma multidão a apoiar seu corajoso ato solitário. Em parceria a esta, encontra-se Martin Luther King, um orador incomparável, que eletrizou uma multidão ao enfatizar o destemido feitio de uma mulher mansa.

A importância dessa parceria ainda não é muito reconhecida, visto que nos encontramos no mundo, cuja maior potência (EUA) encontra-se adepta ao ?ideal da extroversão.? Onde para sermos considerados pessoas de sucesso, devemos ser eloquentes, sociáveis, etc. Tudo isso começara no século XX, com a chegada dos grandes negócios e imigração em massa para as cidades. Nesse contexto, ?cidadãos transformaram-se em funcionários, enfrentando a questão de como causar uma boa impressão em pessoas com quem não tinham laços.?

Sem os mais quietos e concentrados, não haveriam obras como; A teoria da gravidade, a teoria da relatividade, o Google, Harry Potter, entre outros. A ideia da autora não é dizer qual das personalidades é melhor que a outra, mas enfatizar que ambas se completam, e a introversão é algo completamente natural do ser humano. O mais interessante do livro, é a diversidade de estudos científicos que buscam as causas e consequências de nossos comportamentos, além do exemplo de uma diversidade de personalidades que causaram uma revolução na sociedade, justamente por suas peculiaridades.