Freud, me tira dessa!

Freud, me tira dessa! Laura Conrado

Resenhas - Freud, me tira dessa!

Sabi 29/06/2012

Revelação do chick-lit nacional
Um amigo postou em seu perfil no Facebook que tinha ficado no final de semana rindo com um livro chamado "Freud, me tira dessa!". Achei o título tão original e tão bem recomendado por ele, que comprei na mesma semana.
Eu SIMPLESMENTE AMEI o livro. Catarina - a personagem principal - tem um pouco de cada um de nós. Disposta a rever suas escolhas, ela busca psicoterapia e se apaixonada pelo analista - prova de que ela só gostava de homens impossíveis.
O livro é profundo, fala de conflitos universais, relações familiares, insatisfações, desejos, amizades e todos os anseios jovens, em especial das mulheres.
Li o livro em 2 dias e fiquei boquiaberta com a construção perfeita da personagem e da narrativa, que tem um ritmo perfeito e envolvente.
É um chick-lit real, moderno, sensível e muito engraçado. Só coube a mim, e ao meu amigo, ficarmos fãs inveteranos de Laura Conrado.
Há tempos não sentia tristeza ao terminar de ler um livro. Como esse, sim, ficou um gosto de quero mais, percebe-se que ainda tem história para contar. Aguardo a continuação das confusões de Catarina e seus amigos.
Se você quer eever sua vida, se emocionar e ainda se divertir, não há livro melhor. 100% recomendado!
Laura 04/07/2012minha estante
Olá, Sabi! Fiquei muito feliz com seu comentário e carinho!
Abraços!

Sabi 05/07/2012minha estante
De nada! Esperamos vc no Rio e a continuação do livro. Boa sorte!

Melissa 25/01/2013minha estante
Aconteceu EXATAMENTE a mesma coisa comigo! Meu amigo, Diego, comentou no Facebook, falando da leveza do livro, e quanto era engraçado. Fui na livraria e peguei. E como eu amo Freud, mais um motivo para lê-lo. Super me identifiquei... Parabéns à Laura, viu!!!

nerito 28/09/2013minha estante
Ler esse livro foi uma ótima surpresa. Tinha preconceito com chicK-lit e descobri como estava equivocado! E o melhor de tudo é o carisma da autora. Já pude ter boas conversas com ela. Laura é uma pessoa muito simpática e humilde, além de boa escritora!

Laura 01/11/2013minha estante
Obrigada Nerito, Melissa e Sabi. É uma honra ler os comentários! Fico realmente FELIZ!
Beijokas
Laura

Silmara 24/02/2015minha estante
Leitura rápida e divertida, estou na expectativa de ler Freud, me segura nessa!

Clara.Brogliato 05/03/2024

Me surpreendeu
Já tinha lido "Quando Saturno Voltar" da mesma autora, há alguns anos, mas não tinha gostado, tanto pelo enredo tanto quanto pelos personagens.
Comecei o livro sem muitas expectativas, levando em consideração o anterior, porém acabei gostando bastante.
Achei que ela fosse acabar ficando com o terapeuta, mas foi melhor assim. Um livro de autoconhecimento, com personagens engraçados e muito bem construídos.
Uma fofoquinha atrás da outra, como a gente ama!!
Entregou entretenimento!!

Ediane.Siqueira 19/01/2021

"A felicidade é um problema individual."
Sinceramente decidi ler por estar gratuito no kindle e fui pega de surpresa z a história é muito bonitinha e me identifiquei com a Cat em alguns momentos. Alguns erros de grafia mas nada que comprometa o livro.
Recomendo a leitura em uma tarde chuvosa naqueles momentos em que só queremos ler e pensar na vida.

Angel 04/02/2021

Um livro para rir e se divertir e ainda entender psicanalise
RESENHA: FREUD ME TIRA DESSA
AUTORA: LAURA CONRADO

Para começar a resenha quero ressaltar a importância de valorizar os nacionais?

Em Freud Me Tira Dessa, vamos conhecer a história de Catarina, uma mulher jovem de 23 anos, independente que passou a morar sozinha devido o seu novo emprego. Porém, sua vida amorosa não vai bem seus namoros são sempre rápidos e não passam dos 6 meses, é então que ela disposta a rever suas escolhas procura pela psicoterapia, para iniciar uma jornada de autoconhecimento, adentrar nas suas relações familiares e entender de que forma seus medos, inseguranças refletem nos seus relacionamentos.

O que Catarina não esperava, era ela se apaixonar pelo seu terapeuta o Luiz, e para entender o que está acontecendo decide recorrer ao pai da Psicanálise "Freud Explica", e em meio a tantas confusões que a personagem vai se meter o leitor se diverte e vai até se identificar com a Catarina na profunda trajetória em busca de autoconhecimento e aceitação da sua própria história.

O livro ainda rendeu a autora o prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria literatura.

Opinião: eu não conhecia o gênero chick lit, e decidi dar uma chance, e acabei gostando a autora tem uma escrita muito fluída, divertida e engraçada de modo que não se torna cansativa sua leitura, muito pelo contrário é uma leitura envolvente e leve. E a Psicanálise? A construção do tema é bem fácil de entender, sem nomenclaturas difíceis. A história ainda aborda temas importantes como: autoestima, conflitos familiares, autoconhecimento, inteligência emocional, relacionamentos abusivos e etc.

E a personagem de Catarina eu curti? Eu acabei gostando dela logo de cara é super autêntica, independente, inteligente, moderna e acima de tudo engraçada. Mico é seu sobrenome, além de também ser uma personagem real.

Enfim, super indico a leitura para quem gosta ou quer começar a ler chick lit.

Caroline.Martins 22/04/2020

É um livro bem divertido até certo ponto. Cat está em uma fase péssima na sua vida amorosa e fazendo o seu melhor no trabalho. Com tudo parecendo perfeito para os outros ela se sente impotente e procura ajuda e é ai que as coisas começam a complicar (ainda mais kk).

O livro cumpre o prometido de te fazer rir com a personagem principal, mas um problema pra mim foi do meio para o final, o timming cômico se perde um pouco e acaba virando uma rotina e coisas acontecendo rapidamente.

Recomendo a quem procura uma leitura para passar o tempo.

Amandopoless 15/08/2020

Sair da sua rotina faz você ver as coisas de outro ângulo, de outro jeito. Sair do ninho é difícil, mas voar vale a pena demais!

iaritza 20/10/2020

chick-lit nacional, leve e com várias questões abordando o processo terapêutico de uma jovem adulta repleta de problemas

cat é uma personagem divertidíssima e com tantos dilemas que a tornam única

livro leve e fácil de ler

Gaby 01/07/2020

O livro de estreia da escritora mineira conta a história de Catarina, uma jovem que mora sozinha e tem um bom emprego, apesar de ser qualificada e buscar uma promoção para um cargo mais importante na empresa. O tendão de Aquiles de Cat é sempre ter uma relação amorosa com fim catastrófico. Por isso, ela resolve começar a fazer terapia mas só encontra mais problemas já que se apaixona pelo psicólogo!

"Freud, Me Tira Dessa!" é um livro que te fará rir das situações que Cat vivencia, mas também se identificar em grande parte delas. Os personagens da obra são extremamente reais, os colegas de trabalho de Cat provavelmente também trabalham com você e o esquema da academia é igual a que você frequenta.

Dentre piadas e micos, Cat consegue se desenvolver na terapia e se conhecer e trabalhar alguns problemas que identifica durante o processo, sejam eles com a família, com os amigos ou com seus namorados.

Laura escreve de forma bem humorada e apresenta um pouquinho de como o processo de auto conhecimento é intenso e interessante. Diversas vezes é possível pegar um situação do livro e passar o resto do dia refletindo sobre ela na sua vida real, como as atitudes são semelhantes e como as ações podem mudar assim como as de Cat mudaram.

O único detalhe que me incomodou foi o tamanho dos capítulos, chegam a ter 20 páginas em média e, as vezes, tornam a leitura cansativa mesmo tendo a narrativa leve e bem humorada. Apesar disso, gostei bastante de conhecer Cat e já estou doida para saber o que ela vai aprontar em "Freud, Me Segura Nessa!”

site: https://leionarede.com/blog/2019/1/28/resenha-freud-me-tira-dessa

Ana Taffy 09/05/2020

Divertido!
Esse livro não é bem de romance, eu classificaria mais como um chick lit porque não tem aqueles momentos fofos de ciúmes, atração e flertes, Freud, me tira dessa! narra a jornada de autoconhecimento da personagem. Tudo começa com ela querendo descobrir porque tem o dedo podre, mas o que ela descobre vai além.

Me diverti muito lendo e li em um dia só, além de ser curtinho, ele proporciona muitas risadas e a narrativa te prende bem. Vale muito a pena, pois além de ser uma história de ficção, ele pode até servir de autoajuda, já que talvez você se identifique com a personagem e busque os seus próprios porquês.

site: https://www.passeandoemlivros.com.br/2020/05/freud-me-tira-dessa-resenha-do-livro-de-laura-conrado.html

Day 14/06/2021

O livro conta de a história de uma jovem adulta que esta se descobrindo como mulher. No meio de tantos perrengues pós termino de faculdade e início de carreira que conhecemos, ainda tem conflitos em relacionamentos, problemas de insegurança, autoconhecimento, autoestima, enfim, propício para iniciar uma terapia e desenrolar esse processo de cura.

A autora aborda esses temas de forma tão fluida e verdadeira que muitas vezes me vi na pela da Cat, passando por todas essas experiências e aprendendo a aceitar e acolher quem realmente se é!

Eu gostei muuuito do livro e vou levar alguns ensinamentos pra vida com certeza! Já quero ler outras obras da autora também ?

Lena156 15/12/2022

Terapia é incrível e doloroso.
A terapia é muito importante, não é apenas para os loucos mas sim para qualquer pessoa que se sinta insatisfeita com a vida ou alguma área da vida, não é um milagre mas um processo, é vergonhoso às vezes, doloroso pois abre feridas do passado que nem sabia que tínhamos.
É doloroso pois é difícil lidar com nosso ego e aceitar as imperfeições que temos.
Eu amei acompanhar a Catarina e me senti evoluindo com ela e chorei kkk, ela fez muita burrada e coisas questionáveis mas buscou crescer, e no final a vida dela não se resolveu completamente, afinal evoluir é um processo constante.
Eu encontrei esse livre sem querer, baratinho no sebo e depois descobrir ser nacional, gostei muito e acho que todos deveriam dar uma oportunidade.
obs: as frases no começo de cada capítulo é um charme e muita relação com a história ?

Michelle Trevisani 05/11/2022

Leve, se você quer algo para distrair a mente
Cat está passando por algumas crises existências. Seu relacionamento com sua família em geral não é lá essas coisas. Sua irmã não é muito próxima e é a perfeita da família - está sempre fazendo tudo certo e fazendo as melhores escolhas - difícil de competir. Seu irmão até que é legal, mas vivendo em outro país não consegue muito apoio dele.

Quando vai visitar sua família para fugir de um coração partido por um cara do trabalho e descobre que sua irmã tá namorando um carinha que foi seu crush Master na adolescência, parece que tudo vai por água abaixo mesmo.

Cat então resolve depois de muito lutar consigo mesma iniciar terapia para ver se sua auto estima melhora. Luis, o terapeuta, vai conduzir Cat para um universo de auto descoberta e fortalecimento de sua imagem, enfatizando os pontos fortes de Cat. Será que nossa protagonista vai conseguir sair do fundo do poço? E mais importante, vai conseguir não se apaixonar por seu terapeuta sensato durante o processo?

De uma maneira leve e despretensiosa, vamos acompanhar a vida de Cat e seus dilemas, muitos que a gente passa durante nossa vida aqui nesse planeta maluco rs.

Não é um livro com grandes reviravoltas, então caso você pense em ler não espere um enredo muito profundo, mas é ótimo para quem quer algo leve e para relaxar a mente. Eu me apaixonei de cara por essa capa, por isso fui ler e conferir a história de perto. Esperava um pouquinho mais? Talvez sim, mas adorei de qualquer forma, sinto que me fez rir e passar um tempo bacana de forma simples.

Bem estilão Sessão da Tarde. Se você está procurando um livro para desanuviar, esse pode ser uma ótima pedida!

Julia 18/03/2021

Todo mundo deveria ter um Luiz para chamar de seu
Embora eu tenha demorado um pouco para me conectar com a história e os personagens, é um livro legal. Os momentos na terapia são muito interessantes e uns divertidos ao decorrer da narrativa.
O lado negativo é que há personagens com potencial que não foram explorados e algumas falas e pensamentos sobre/na academia me incomodaram. Já o ponto positivo é o desfecho, deu pra sentir uma liberdade da protagonista, sabe?

gleicepcouto 24/06/2012

Um chick-lit divertidamente reflexivo
www.murmuriospessoais.com

***

Freud, Me Tira dessa! (Novo Século) é o primeiro romance voltado para o público jovem adulto da jornalista e escritora mineira Laura Conrado. Seus primeiros livros são da área infantil.

Nesse chick-lit, Laura nos apresenta Catarina, uma jovem independente, que mora sozinha, mas recém saída da casa dos pais. Apesar de o lado profissional estar relativamente estável, a vida pessoal de Catarina é um completo caos. Tentando equilibrar as coisas, ela procura a ajuda de um terapeuta. Tudo seria mais simples se ela não se apaixonasse pelo próprio. Em meio a confusão de sentimentos, dramas familiares, concorrência no trabalho; Catarina, aos trancos e barrancos e muitas risadas, parte em busca de autoconhecimento e aceitação de si mesma.

Confesso que me interessei pelo livro porque faço terapia há três anos. Mas nunca passei pela situação de me apaixonar por quem escuta minhas confusões, pois sabiamente, escolhi uma terapeuta mulher. Mesmo não tendo passado por isso, podia imaginar o nó na cabeça do cliente ao gostar de seu terapeuta, e por outro lado como essa situação devia ser completamente plausível. Tudo o que nós mulheres queremos é um cara que nos escute, não é mesmo?

Então, comprei o livro com expectativa - o que pode ser perigoso. Mas o bacana foi que a autora superou todas as que eu tinha.

Freud, Me Tira Dessa é um dos melhores chick-lits que já li - se não for o melhor. E por um simples motivo: é real. Tem algo mais nas entrelinhas. Não é só um romance engraçadinho, com situações engraçadinhas e dramas familiares meia boca. Nas entrelinhas, há reflexão, há identificação com a personagem principal. Rimos com Catarina, sentimos raiva com ela, mas também sofremos com ela. Percebemos que é uma pessoa tentando acertar, crente que se conhece o suficiente, mas no fundo é apenas uma garota batendo cabeça na vida.

Acredito que quem faça terapia (ou seja uma pessoa atenta aos seus sentimentos) se emocione mais com a história, pois já enfrentou os questionamentos de Catarina e sabe que, por mais que estejam camuflados por algumas piadas, sabem o quanto dói. O caminho do autoconhecimento é por vezes solitário e muito dolorido. Enfrentamos fantasmas que não queremos ver, e alguns até mesmo não sabemos da existência.

Conrado mostra essa dificuldade muito bem; mas de um jeito que não faz com que o livro fique pesado. As reflexões são na medida certa: nem muito profundas, para que fiquemos presas no drama, mas tampouco rasas fazendo pouco caso dos sentimentos.

A narrativa é uma delícia. A autora passa muito bem pelo humor, pelo romance, pelo drama, pelo esdrúxulo: ingredientes indispensáveis a um bom chick-lit.

Os personagens também são ótimos. Você vê a sua família na família de Cat. Vê o seu namorado nos ex-dela, vê as suas amigas nas amigas dela. Identificação acima da média é resultado de um trabalho elaborado e, principalmente, de conhecimento, por parte da autora do assunto que está tratando. Nada soa forçado.

O final que Laura deu para a história foi o ponto alto. Catarina passou sim por uma transformação, mas nada revolucionário, que fizesse com que a essência da personagem ficasse perdida. Ainda vemos uma Cat em evolução, mas não 100%. Isso faz toda a diferença. Não existe 100% em terapia. É um processo lento, longo e gradual. Adorei essa veracidade.

Com tudo isso, só me falta confirmar, mesmo que caindo na redundância diante do que já expus, que Freud, Me Tira Dessa foi uma bela surpresa. Pode parecer contraditório, mas é um livro sério e divertido. Laura Conrado disfarça bem em meio a piadas e situações engraçadas, mas nas entrelinhas, vemos assuntos que nos fazem pensar; uma raridade nos chick-lits acéfalos da atualidade.

Autora: Laura Conrado
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 239
Valor: $20 a $3o
Extra: Terapia é pros fortes, rs.
Laura 28/06/2012minha estante
Obrigada, Gleice!