O Último Lobisomem

O Último Lobisomem Glen Duncan

Resenhas - O Último Lobisomem

Luis.Gustavo 15/07/2019

Profundo, encantador e sedutor
O último lobisomem deixou em mim um sensação de humanidade, porque apesar do personagem principal ser um lobisomem, ele é extremamente humano graças ao cuidado do autor, fazendo o leitor se apegar e se identificar com ele, ele é irônico, é culto e ao mesmo tempo charmoso e elegante, posso dizer que a construção dos personagens é o ponto mais forte dessa obra, também me impressionaram as cenas de ação, é um romance gostoso de se ler, e eu convido a todos a comhecerem a história do apaixonante lobisomem jake.

hemersomn 27/09/2016

O livro O Último Lobisomen, do escritor britânico Glen Duncan, não é mais uma saga pra adolescentes com seu romantismo bulímico onde lobisomens vivem apaixonados e ,em crise e vampiros brilham sob a luz do sol. Glen trata esses seres pelo que são, monstros. Jake Marlowe tem mais de 200 anos e como era de se esperar, está entediado. Ao descobrir que é o último lupino vivo ele decide dar um cabo à sua existência de uma forma ou de outra, mas no meio do caminho algo acontece que o faz drasticamente mudar de ideia.
A forma como nos é apresentada a transformação, a dor e o vazio de ser um lobisomen é algo que vai contra toda a onda atual de literatura. Em um misto de humor sarcástico e um passeio pelo questionamento humano, somos levados a um universo cru e atual.
Grifei várias frases porque Glen tem uma visão atualizada e nua do mundo e consegue convencer muito bem com sua narrativa os seus personagens e todos os dramas que eles vivem.
"Você aprende cedo que o básico é a perda. Depois, passa o resto da vida tentando esquecer-se disso." página 291.

Inlectus 20/02/2016

Incrível.
Cheio de criatividade.

Naly 20/08/2021

Apaixonante.
Vai muito do gosto de cada um. Me apaixonei pela história, por mais que as descrições sobre o sexo (que acontecia muito) me deixassem um pouco cansada as vezes.

Amei o estilo do autor, amei o personagem (mesmo que eu já tivesse plena certeza do que iria acontecer com ele no final).

Estou curiosa para ler o segundo livro. Espero não me decepcionar!
Racestari 07/10/2021minha estante
Adorei também! Mas pra variar parece que o terceiro só em inglês!

Literatura 18/09/2012

Enfrente os seus monstros
Eu adoro livros de fantasia, mas estava cansada dos enredos previsíveis, histórias quadradas recheadas com romances água-com-açúcar e finais felizes. Ultimamente, peguei alguns livros que me lembravam um pouco novelas da globo, com pitadas de vampiros, fadas e todo tipo de criatura fantástica.

O Último Lobisomem (334 páginas, editora Record) me surpreendeu positivamente. Um livro fantástico, mas fugindo da receita clichê, com personagens e situações mais fortes, maduras. E menos água-com-açúcar, definitivamente.

Glen Duncan elaborou muito bem o relato do de Jake Marlowe, o último lobisomem vivo do mundo, pelo menos que se tem notícia. O livro é narrado em primeira pessoa, um diário do protagonista. Ele nos conta sua vida, os problemas em que vive metido, perseguido por uma organização secreta que visa eliminar criaturas como ele, entremeado por um relato mais intimista, seus medos, dúvidas aflições.

Jake é um lobisomem de mais de 200 anos. O que faríamos se vivêssemos tanto? A nossa noção de tempo seria igual? A ansiedade, a busca, o medo? Afinal, tantos dos nossos problemas são embasados na efemeridade da vida, da brevidade da existência.

O lobisomem, neste livro, não sofre estes efeitos. Não adoece, nem envelhece fisicamente. É resistente a ferimentos, ao fumo, ao tempo. Mas carrega uma maldição. Toda luz cheia, transforma-se num monstro. Um híbrido lupino, uma criatura sedenta de sangue e carne. Humana. Toda transformação carrega o peso da fome sobrenatural, a necessidade de caçar e comer uma pessoa.

Assim, ao mesmo tempo em que vive os benefícios da longevidade, é forçado a carregar a culpa da maldição. A lembrança perene de assassinatos. A presença constante de seu monstro interno que, mensalmente, emerge e toma controle sobre seus atos.

Confira a resenha completa no Literatura:

Voorhees 06/06/2012

O Lobisomem é um dos arquétipos universais da literatura de horror, assim como o Vampiro, o Monstro, O Fantasma e a Casa Mal-Assombrada. Mito existente em diversas culturas ao redor do mundo, o Lobisomem ganhou fama nos anos 1940 nos filmes de horror da Universal, e vez e outra aparece para assustar em páginas de livros e produções para o cinema. O Último Lobisomem, de Glen Duncan, é o mais novo representante desse filão, e o resultando é surpreendentemente conciso.

O Último Lobisomem acompanha a trajetória de Jake Marlowe, um lobisomem que se descobre o único da espécie e que, cansado de manter-se vivo por mais de cem anos, aceita de bom grado a possibilidade de ser exterminado pela WOCOP, uma sociedade secreta destinada a combater forças sobrenaturais. Mas um novo fato surge na vida de Jake, fazendo com que ele reveja essa posição.

Verborrágico ao extremo, Jake é a grande vedete de O Último Lobisomem, pelo menos em sua primeira parte. Anti-herói em essência, Jake narra sua história com aquele tom de tédio de quem já viu de tudo e já fez de tudo. A narração, no entanto, não fica chata ou monótona nessa primeira parte do livro, e isso é o que surpreende. Vasculhando suas memórias, Jake pula períodos de tempo, vai e volta no mesmo assunto, tece opiniões, confere, enfim, movimento à narrativa.

Pena que esse estilo se torne cansativo no terço final do livro. É um exercício interessante, mas perde um pouco sua graça quando já não é novidade. Cabe então a Glen Duncan se aprofundar na trama da caçada à Jake, que envolve vampiros assexuados, caçadores vingativos, ricaças ninfomaníacas e por aí vai.

Passeando pela classe, o pornô e o gore, O Último Lobisomem é uma trama de terror autêntica, mas Duncan bebe em fontes tão diversas que é difícil rotular o livro facilmente. Os fãs de terror com certeza vão se deliciar com os ataques (graficamente descritos) de Jake. Mas o livro ainda tem muito de aventura, drama e romance (ou o mais próximo disso que um lobisomem pode chegar). Fosse cinquenta páginas mais enxuto, seria um banquete.

Erica424 07/06/2023

Decepcionante
Tanto potencial...

Me apaixonei pelo personagem nas primeiras páginas, o modo existencialista me encantou.

Porém acredito que coloquei muitas expectativas, que ao longo do livro não foram cumpridas.

O final me deixou muito triste.

Junior Padilha 19/02/2015

Como já meio que tornou-se meu hábito, comece a ler com receio, mas, feliz mente, surpreendi-me.
Ágil, envolvente e divertido.
Gostei muito.

Walney 25/06/2019

Duo
Glen Duncan consegue em sua trama prender e envolver, nos trás Jake e sua aventura de ser o último lobisomem, o autor brinca com o dual desde o início, sem maniqueísmos, nos trás o animalesco de todos nós e o humano, também muitas vezes animal, conceitos psicológicos são vividamente e sorrateiramente inseridos na trama, a forma de pensar do autor, nos leva a questionamentos, peca ao descrever os pensamentos da Talulla, não há uma mudança de personalidade, mesmo essa transição sendo difícil para qualquer autor isso deixou a desejar.

Nand@ 17/11/2019

O último lobisomem
Livro ótimo, prende a atenção do leitor(recomendo)

Kell Melim 16/12/2019

Melhor livro de Lobisomem
Esse livro retrata verdadeiramente essa maldição, não mede esforço para te deixar de cabelo em pé. Durante essa leitura você consegue ter um laço com o narrador personagem, que faz você ter uma crise existencial por ficar do lado de um monstro. Glen Duncan necessariamente acertou demais nesse livro principalmente nos pontos de referência e filosofia de uma vida imortal e solitária.

Diego Matos 03/04/2013

Como é estar na pele de um lobisomem?
Iniciei a leitura de “O último lobisomem” com grandes expectativas e muito receio, tendo em vista que meus últimos livros sobre o tema eram bons, mas de certa forma sentia que faltava algo. Muitos eram boas histórias de romances adolescentes com um cunho sobrenatural. Não me entendam mal, mas eles não são ruins, apenas estou um pouco cansado do estilo que atualmente permeia a maioria das prateleiras das livrarias.
Para minha feliz surpresa o livro de Glen Duncan trás justamente aquilo ao qual estava carente. Uma história sólida sobre o tormento por trás da maldição, os dramas e tormentos do amaldiçoado o dilema entre sua natureza humana e a entrega a besta interior. Sua busca por sua origem sobrenatural.
“O último lobisomem” trás tudo isso. Com uma narrativa empolgante que nos prende ao enredo, em alguns momentos com uma linguagem um tanto imprópria, põem com um estilo que atiçando nossa imaginação há entender a psique da vítima de tal condição em ser o último. Em seu trágico destino, ser caçado, ter sua cabeça sob a cruel e inevitável guilhotina do destino. Além de nos propiciar mergulhar em suas lembranças descrevendo a origem de seus tormentos. Em suma, um livro excelente para os fãs do gênero.

Marcela 29/12/2012

A história é bem legal, mas acho que em muitos momentos o autor se perde em devaneios totalmente desnecessários, o que torna o livro um chato em diversos momentos.
O início é um tédio, depois melhora muito, mas infelizmente odiei o final.