Em liberdade

Em liberdade Silviano Santiago

Resenhas - Em liberdade

Carolina.Teixeira 18/12/2021

Incrível...
A brincadeira ficcional de quem é quem é de dar nó na cabeça. Além de aumentar a vontade de expandir o conhecimento sobre Graciliano Ramos.
É um livro complexo, prato cheio para escritores. E leitores que gostam de sentir a cabeça dando piruetas.

Emanuell K. 22/03/2020

Silv (Gracil) ...iano
Silviano Santiago mais uma vez criando universos distorcidos que misturam literatura, ensaio, historiografia, teoria literária e muitas outras coisas que se confundem e se acertam. Não sei se esse livro é de Silviano ou de Graciliano! Os cenários se misturam entre a passagens dos governos e aquele momento que vive o leitor. Entre aquilo que julgamos como garantido ou apenas uma garantia mínima para que fiquemos calados e vazios.
O certo é que recai em nós se o que importa é o algoz ou o mártir, o atual ou o histórico... relembrar as memórias do cárcere ou os tempos em liberdade!!

Linard 04/03/2023

Em liberdade é um livro bom. Tem uma ambientação primorosa e nos faz acreditar piamente na ficção que ali se apresenta. É nítida a preocupação do autor com a investigação prévia que fez para escrever a obra. No entanto, alguns problemas quanto à condução do gênero diário em prol do gênero romance acabam fazendo o livro ficar monotóno sem razão. Há ainda pontuais problemas de verossimilhança em relação ao gênero diário, como grandes citações diretas, algo, convenhamos, pouco comum para este tipo de texto. A primeira parte (o livro é dividido em duas) começa muito bem, mas entra em um fluxo bastante repetitivo de "fofoca literária". A segunda parte é mais voltada para o processo de metalinguagem e de feitura de um conto, essa, melhor sucedida. Vale a leitura, claro.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/05/2023

Sem nenhuma justificativa, Graciliano Ramos é detido em 1936e fica encarcerado por dez meses e dez dias. Neste diário ficcional, redigido logo que se encontra "em liberdade", o autor de "Vidas Secas" tem seu texto, seu corpo e sua voz recriados por Silviano Santiago. Aqui o escritor transformado em personagem comenta o Brasil sofrido e bruto que reencontra ao sair da prisão, questiona o papel de intelectuais e escritores, enfrenta as dificuldades do casamento e da falta de dinheiro, reflete sobre a verdade da imaginação e mostra o cansaço de dias cheios de cigarro, café e aguardente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212378

Jonathan153 28/06/2023

Excelente pastiche do estilo de Graciliano Ramos. Silviano Santiago simulou uma espécie de continuação de Memórias do Cárcere II - como seria um diário de Graciliano após sair da prisão.