Os Filhos de Anansi

Neil Gaiman

Resenhas - Os Filhos de Anansi

Giulia Ficarelli 29/06/2020

Boa ficção!
Tinha lido "Mitologia Nórdica" do mesmo autor, que na verdade é famoso por "Deuses Americanos", obra que foi adaptada para série pela Amazon.
Em "Os filhos de Anansi", o autor mistura lendas da mitologia africana com um romance contemporâneo. Ainda que bem escrito, não foi um livro que me fisgou muito.
Acredito que se o lado mitológico tivesse sido mais explorado teria gostado mais.

Hangla 26/06/2020

Fat - not so fat - Charlie
Um livro muito bom, porém os capítulos são imensos, o que acaba cansando.

Matheus.Augusto 23/06/2020

To passada, tô chocada
GENTEEEEEE, esse livro é perfeito 0 defeitos, Neil Gaiman virou meu autor favorito, vou ler tudo dele hehe

Vanessa 02/06/2020

Anansi
Pegando como referência a obra prima que é Deuses Americanos, Os Filhos de Anansi se torna um livro esquecível com uma história bem desenvolvida, mas meia boca.
Tinha alta expectativas sobre esse livro e achei decepcionante.

OgaiT 25/05/2020

Criador de ideias
Neil Gaiman não cansa de nos surpreender com suas histórias. Com uma estrutura narrativa recorrente: Um cara comum, que sofre uma revira volta, conhece um mundo sobrenatural, encontra um problema, resolve o problema, cria um outro maior e no fim resolve-se tudo (a jornada do herói). Mas o que mais me chama a atenção é essa construção de mundos sobrenaturais do Neil, além de ficar curioso de que lugar ele retira tantas referências fantásticas, segundo ele:
"Você tem ideias quando fantasia. Tem ideias quando fica entendiado. Tem ideias o tempo todo. A única diferença entre escritores e as outras pessoas é que percebemos quando estamos fazendo isso. [...]
De onde tiro minhas ideias?
Eu as invento.
Na minha cabeça." (p. 323-325).
Quanto a história, o ambiente não será tão novo assim, para aqueles que já conhecem Deuses Americanos. Aqui vamos seguir a jornada de Fat Charlie, filho do deus Anansi, com quem tem um relacionamento complicado e a quem não ver há anos. Em sua ida ao velório e enterro do pai, descobre coisas inacreditáveis sobre o seu pai, que ele prefere esquecer, mas também descobre ter um irmão do qual foi separado ainda criança. A partir, tudo muda na vida de Charlie. Fica aqui meu apelo: Leiam!

Gisele296 23/05/2020

A canção certa pode derrubar dinastias.
Minha primeira leitura desse autor maravilhoso. Pulei a ordem e ainda não li Deuses Americanos mas posso dizer que não senti falta dele para conseguir imergir nessa leitura.
Os Filhos de Anansi, como o nome já diz conta a estória de Fat Charlie e Spider, filhos de Anansi. Um inseguro de si que nunca se deixou conquistar muita coisa na vida, enquanto o outro conquista tudo que "põe os olhos", você pode até pensar que um rouba a confiança do outro, mas seria isso mesmo? Seriam eles gêmeos que um consegue drenar habilidades do outro ou seriam eles algo mais "único" e um só não descobriu suas habilidades e força ainda?

De uma leitura leve e escrita contagiante, Gailman nos leva à uma dimensão onde Deuses andam entre nós, às vezes despercebidos outras nem tanto. Deuses e semideuses estes que trazem qualidades inteiramente humanas junto com os devaneios de um ser superior.

Um livro contagiante que me fez desejar ter todos os livros dele na minha biblioteca.

Carol Genaro 14/05/2020

RESENHA
Os filhos de Anansi é uma obra do autor Neil Gaiman, que vai nos contando histórias da mitologia Africana, em que os animais falam, e a ideia em que o mundo e todas as coisas surgiram através de uma canção.
O livro conta a história de Charles Nancy, que tinha uma relação ruim com o pai, que sempre o humilhava desde criança. Tanto que foi o próprio que colocou o apelido no filho de "Fat Charlie", que levou consigo a vida toda, mesmo ele não tendo mais o peso acima da média.
Durante muitos anos, Charles colocou um fim no relacionamento com o pai, e só comenta sobre ele, quando a noiva insiste que ele o chame para o casamento deles, e com um telefonema, ele descobre que o pai morreu, e que ele tem que cruzar o oceano para o funeral.
A confusão toda começa ai, quando Charles descobre que é filho do Deus Anansi, e que tem um irmão chamado Spider.

O livro lembra Deuses Americanos, tem a mesma pegada, e o autor é um gênio em narrar coisas bizarras e ao mesmo tempo parecer tão simples. Mas achei meio cansativo depois da metade. Eu gostei muito de conhecer um pouco sobre a mitologia africana, mas a história em si deixou um pouco a desejar.

Ley 07/05/2020

Ótimo para um primeiro contato com a mitologia africana
Os Filhos de Anansi foi uma daquelas leituras que fazemos sem expectativa alguma e mesmo assim somos surpreendidos. Dessa vez, Neil Gaiman se baseia na mitologia africana para dar voz aos personagens e construir seu enredo. Comecei a ler este livro sem nenhum conhecimento sobre a mitologia e finalizei sedenta para saber mais.

Apesar de ter mitologia africana no enredo, a história segue cheia de bifurcações para outros assuntos. Na história, Fat Charlie Nancy, que podemos interpretar como Charlie "Gordo", está prestes a se casar e sua noiva insiste para que ele chame o pai, que há muito tempo não vê, e que não tem uma relação muito boa. A insistência dela o faz procurar o pai e descobrir que nem tudo vai ser como ele tinha imaginado.

Fat Charlie começa a descobrir coisas sobre o pai e sobre si mesmo que parecem de outro mundo, como ser filho do deus Anansi. Essa herança irá lhe render uma torrente de reviravoltas na sua vida e nada será como antes. Fat Charlie é um personagem tímido, recluso e que promete ter um desenvolvimento bom. Em meio as descobertas que faz sobre sua linhagem e herança, também facilita um autoconhecimento melhor que contribui para sua evolução como personagem.

O livro possui diversos personagens secundários cujo papel de cada um é importantíssimo para o desfecho da trama. É até mesmo intrigante como todos são tão bem construídos para formarem um desfecho perfeito. O livro não possui um ritmo frenético e continua com o mesmo humor que sempre perneia as obras de Gaiman.

A subjetividade dos diálogos e respostas continuam e faz com que o leitor fique pensando o que determinadas afirmações poderiam significar. Notei até mesmo um pequeno diálogo presente nele e que também estava presente no livro Deuses Americanos, e tive a impressão de que os livros conversavam entre si.

Esse é um ótimo livro para conhecer mais sobre a mitologia africana. Mas enfatizo desde já que a obra tem apenas um fundo de mitologia, e é voltada principalmente para a linhagem do deus Anansi.
Tendo seu filho como centro, a imagem que temos é como o filho do deus irá lidar com sua linhagem nos dias de hoje e ainda preservar a cultura que ela trás.

As principais características do deus Anansi, como ser traiçoeiro são representadas aqui de forma bastante original. Podemos notar que o autor trouxe muitos elementos da mitologia e mesclou com a história, e o resultado ficou muito bom.

O final pode ser previsível, mas não significa que seja ruim. Alguns personagens nos dão pistas desde o início do que irão fazer, então é fácil ligar os pontos do desfecho. No geral Os Filhos de Anansi é uma leitura muito agradável e que nos possibilita conhecer mais sobre uma mitologia que é pouco falada. Posso afirmar que a leitura me surpreendeu bastante positivamente.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/03/resenha-os-filhos-de-anansi.html

Emilio.Curcelli 06/05/2020

Foi muito gostoso poder rever Anansi e suas histórias após tê-lo conhecido em deuses americanos.

selvadelivros 01/05/2020

Gaiman provando seu potencial novamente
Deuses africanos, problemas familiares e amorosos, chefe babaca e, porque não, bruxas.

Um belo dia a vida de Charlie Nancy desaba. Ele descobre que seu pai recém falecido era um Deus mais do que traiçoeiro e que, de quebra, tem um irmão que, digamos, vai movimentar a sua vida.

Logicamente já vou começar enaltecendo a escrita inigualável do Neil “Deus” Gaiman que por mais que não gostemos 100% da história nos prende até o último ponto final.

Os Filhos de Anansi é o legítimo livro com histórias dentro da história. Esse toque de contos de fadas que as micro-histórias de Anansi trazem pro livro foi genial. Além disso, temos também histórias por trás da história principal que deixam o livro mais dinâmico. (Quantas vezes eu falei "história" nesse parágrafo?)

Minha bióloga interior amou forte a mitologia dos deuses africanos com seus animais. E achei surpreendente que o “Deus aranha” que deveria ser o mais fraco de todos é o poderoso dono das histórias.

Quem curte música e cantar vai gostar desse livro.

Um tanto quanto parado aqui e acolá, mas nada que estrague a leitura.

“As histórias são como aranhas, com pernas compridas, e também são como teias de aranha, onde um homem pode ficar todo emaranhado, mas também são bonitas quando você vê elas embaixo de um folha com orvalho, o jeito elegante que elas se ligam entre si, uma a uma.”

@gezaine_ 01/05/2020

A história demora um pouco a engrenar, mas é sempre muito divertida. Os personagens e o narrador são muito engraçados e é bem interessante aprender um pouco sobre mitologia africana.

Inlectus 30/04/2020

Bom.
Bem interdimencional.

Aline BS 28/04/2020

Neil Gaiman NUNCA desaponta!
Uma edição caprichada (tal qual Deuses Americanos e Lugar Nenhum).
No começo da leitura eu esperava algo mais fantasioso e a mitologia era um pano de fundo sutil pra uma história bastante cotidiana. Desentendimentos (e inveja) de irmão, relacionamentos, uma fase difícil, memórias, perdas, problemas no trabalho, ser alguém comum... uma história até engraçada que daria uma boa aventura comédia da Seção da Tarde.
Mas depois tudo muda. O estilo de Neil Gaiman se torna visível e temos um mundo mágico se revelando junto ao comum, cheio de complexidades que vão se fechando e personagens que de suas realidades individuais vão se encontrando para culminar num desfecho perfeito, surpreendente e emocionante.
Neil Gaiman NUNCA desaponta!
???????????????