Deslembrança Cat Patrick

Resenhas - Deslembrança

Camila 17/11/2012

Deslembrança
Fiquei curiosa para ler esse livro assim que li a sinopse. Impossível não pensar que o livro teria alguma coisa a ver com o filme "Como Se Fosse a Primeira Vez", mas as semelhanças se resumem ao fato de que ambas as protagonistas sofreram um acidente e o cérebro delas não consegue mais guardar algumas memórias. Fora isso, o que encontramos nesse livro é uma história totalmente original e fofa!!
London Lane acorda todos os dias e não se lembra de nada do dia anterior e de nenhum antes dele. Tudo o que London já viveu é um mistério para ela e para isso ela precisa recorrer às suas milhares de anotações. Em compensação, apesar de não ter nenhuma recordação do passado, London tem várias memórias do futuro... Como assim?? Pois é... A menina se lembra de coisas que ainda vão acontecer. Isso permite com que ela saiba quem é a mãe dela e também sua melhor amiga, afinal são pessoas que estão no seu futuro...
E então surge Luke e muda tudo!! Luke é lindo e logo os dois se apaixonam... O problema é que London não se lembra dele pela manhã e muito menos tem qualquer lembrança de Luke em seu futuro. O que isso pode significar?
A história é levinha e uma graça... Fiquei encantada com London e em como ela tenta levar uma vida normal apesar de tudo! E Luke é outro fofo!! rs...
Enfim, uma história gostosa de ler e que vale como uma boa diversão!

www.leitoracompulsiva.com.br

naniedias 26/05/2012

Deslembrança, de Cat Patrick
London é apenas uma adolescente, mas de forma alguma pode ser considerada normal. Ela não se lembra de seu passado - todas as suas memórias são de fatos que irão acontecer no seu futuro.
Já visitou médicos e não há explicação para o seu problema - assim sendo, a menina precisa aprender a conviver com isso. Todas as noites, ela escreve bilhetes para ajudá-la a se lembrar de tudo o que é importante.
No dia seguinte, ela já não se lembra de mais nada, a não ser de coisas que ainda vão acontecer. E os bilhetes são sua única ajuda para auxiliá-la a viver.
Agora ela acaba de conhecer um cara incrível - Luke, mas que não consegue ver no seu futuro. Como ela irá fazer agora?

O que eu achei do livro:
Deslembrança é um livro legalzinho. É, só legalzinho mesmo.
Por um lado, a ideia de Cat Patrick é maravilhosa! Achei muito bacana alguém que só se lembra do futuro e esquece tudo o que está no passado. E, como a própria autora explica, faz todo o sentido que ela se lembre de coisas básicas, como andar, falar e fazer contas de matemática - pois são partes distintas do cérebro que são responsáveis por essas funções e pela memória. A escrita da autora é uma delícia - simples, leve e muito fluidia. Aliada com capítulos bem curtinhos, faz com que a leitura do livro seja bastante agradável e muito rápida!
A edição da Intrínseca ficou uma graça! O livro é um pouco menor do que o padrão da editora e tem uma capa linda demais.
Então, com tantos elogios, como o livro pode ser só legalzinho?
Explicou-me: faltou muita coisa para a história! A autora não desenvolveu bem essa característica da protagonista, não explorou tudo o que havia para ser explorado. Ela explica aos pouquinhos alguns aspectos da vida de London, mas deixa muita coisa no ar. Um exemplo: a garota precisa de bilhetes para se lembrar de tudo - bilhetes que ela escreve na noite anterior; mas quanto tempo ela leva, de manhã, lendo bilhetes?
Além disso, grande parte do livro é focada na vida escolar da protagonista, como é comum em livros YA, e no romance que ela tem com Luke. Quando vi que a menina não se lembrava de seu passado e que iria se apaixonar, eu achei que veria algo como naquele filme Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates - http://www.imdb.com/title/tt0343660/). Mas não. Não é assim. A menina lê o bilhete que deixou para ela mesma, vê algumas fotos e pronto - já está novamente apaixonada pelo garoto. Se eu já acho estranho esse negócio de amor à primeira vista uma vez, todo dia é quase impossível de engolir. Esse era um aspecto que a autora precisava ter explorado - porque ficou muito irreal ver a London super apaixonada por um cara que, para ela, tinha acabado de acontecer - e isso todo dia! Nem um só dia ela duvidou desse amor.
Outra coisa que me incomodou bastante: logo no início, ela fala que não consegue ver Luke em seu futuro - coisa que nunca tinha acontecido com mais ninguém. E, claro, essa era uma das questões que eu mais esperava ver resolvida e explicada no livro. A autora dá uma meia explicação, super rapidamente, que de forma alguma conseguiu me convencer.
Mas a pior parte é o final do livro. Faltando pouquíssimas páginas para acabar, as coisas começam a acontecer - tudo de forma muito rápida. A autora não desenvolveu nenhum dos acontecimentos do final do livro, não houve uma evolução bacana. Passou a impressão de que as coisas foram meio jogadas, como em um rascunho que seria melhorado depois. No final das contas, eu terminei de ler o livro pensando se era parte de uma série, porque as coisas, de forma alguma, ficaram satisfatoriamente explicadas.
Sabe quando você lê aquele livro de quinhentas páginas pensando que ele seria melhor se tivesse apenas duzentas e cinquenta? Pois nesse caso é o oposto. Você termina o livro pensando "cadê aquelas outras duzentas e cinquenta páginas que iriam explicar tudo e deixar o livro perfeito?".
No final das contas, Deslembrança é um livro legalzinho, mas que precisava ter sido melhor desenvolvido. A autora é realmente muito talentosa e eu quero ler outras obras dela, com a esperança de que nos próximos ela não irá deixar a história com tantas coisas a serem desenvolvidas.

Nota: 5
Dificuldade de Leitura: 5

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Ana 08/07/2022

Gostei
Achei a premissa bem legal e aí me interessei pela história. As vezes não tenho muita paciência para romances adolescentes mas achei diferente do que tenho lido

Letícia 11/03/2018

A ideia do livro era muito promissora, mas me decepcionei com o final que deixou muitas pontas soltas.

Anne 13/06/2012

Deslembrança
- Esse livro narra a história de London, uma jovem com um problema de memória que só consegue se lembrar do futuro.

O que eu achei do livro: a narrativa, não é uma riqueza de detalhes, mas o livro é muito bom e me deixou uma lição com seus personagens principais London e Luke, eles eram muito fofos, ele com sua paciência para lidar com os problemas dela, e ela com sua persistência por uma amizade de uma pessoa difícil. Lindoooooo, amei!

Nota: 9
dificuldade de leitura:3

O Mundo da Mari 07/06/2012

Resenha - Deslembrança
London Lane é uma típica menina estranha que tem sua melhor amiga mais bonita, mais charmosa e que todos os meninos querem. Ela tem síndrome de Bella Swan, sabe? Branquinha, cabelo ruivo, prefere ler do que fazer parte de panelinhas e funciona de maneira diferente. Não lembra nada do passado, mas lembra do futuro. Sabe aquela sensação de que você não sabe se gosta do livro? Quer dizer eu tenho motivos para ambos os lados.

A história começou bem, apesar de ser um tema abordado pelo inverso, inicialmente foi fácil de ler. Em dois dias é possivel terminar a leitura, porque a linguagem é suave, bem adolescente e a história é curtinha. Tão curtinha que ainda estou com raiva do final. A melhor amiga dela é Jamie e eu não sentiria falta dela no livro. Mimada, chata e egoísta.

Dá um pouco de nervoso se colocar no lugar dela, porque deve ser chato e irritante não lembrar o que você vestiu na noite passada, apesar de que nunca lembro o que como. London tem altos e baixos no humor, típico da idade, mas não é uma pessoa infeliz por conta disso.

Duas coisas te prendem na história: O mistério que envolve o desaparecimento do seu pai - a mãe dela age como se ele não tivesse existido - e isso é bem estranho. Principalmente que a falta de memória dela é a resposta para tudo. E tem Luke, o namorado mais fofo da face da terra! Eu fiquei com muita inveja, mesmo quando ele descobriu que London só lembrava dele por bilhetes, o romance foi natural, gostoso, como toda adolescente merece ter.

A história começa a ficar legal quando London acha que está tendo previsões do futuro, quando na verdade, está lembrando de acontecimentos bem sérios do passado. Quando comecei a ficar animada com as investigações sobre a grande bomba que a vida dela, referente ao seu pai, as mentiras da sua mãe e então, o livro acaba.

É isso. Estou com raiva do final. Quando superar, eu volto.

Paulinha 23/06/2012

Já li melhores
Até gostei do livro, de verdade. Li rápido, a coisa flui, mas a história, que tinha tudo pra ser MUITO boa, é fraca. É uma história de sessão da tarde mesmo, bem levinha e nada profunda.

Página 94 14/07/2020

Desmemoriada - Carina Rissi
Comecei a ler esse livro com um pé atrás por conta da nota dele aqui no Skoob. Ao ler os primeiros capítulos fique ainda mais convicta de que não ia gostar por conta de tanto drama adolescente.
Fiquei bem dividida com essa história, pois ao mesmo tempo que ele tem vários problemas e personagens sem muito carisma, a história tem uma escrita muita fluída, com capítulos curtos e que dão aquela coisa de "só mais um capítulo.
Na parte final do livro, a trama começou a seguir por um caminho bem interessante, porém foi tudo muito rápido. As coisas foram resolvidas de forma muito conveniente. Achei o final bem mais ou menos. Nada memorável. No geral é um livro com um potencial que não foi bem explorado. Foi só okezão 3 estrelas.

Bacil 18/06/2012

É..

A ideia inicial do livro é muito convidativa para a leitura do mesmo. Se imagine esquecer todas as suas lembranças do passado e as únicas lembranças serem as do futuro? Uma ideia diferente, inovadora e que me chamou minha atenção. Pena que foi um engano.

Assim, a história é legalzinha mas não passa disso. Até pensei em abandonar o livro, mas, por pouco por muito pouco consegui ser persistente até o fim. O motivo do meu quase abandono é uma carência nos detalhes da história.

Ela é narrada em primeira pessoa, na visão de London, que quando acorda, sua memória está zerada e para se lembrar do que fazer ou do que fez de mais importância no dia anterior, anota em seus bilhetes e ao acordar os lê. No começo tava achando que ia ser uma história ”de meninas”, com um romance meloso com um cara -Luke- e como ela achava dele, amava, beijava, etc só que ela não se lembrava dele no futuro. Uma típica história de um romance de uma adolescente americana. Ponto. Para mim, isso é de menos importância, já que o principal do livro é sobre uma lembrança sombria que ela tem ‘do futuro’ de um enterro que não se sobressaiu sobre o romance.

”Eu me lembro do que ainda vai acontecer. Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou. Todas as lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar. Então, gote ou não – e eu não gosto –, vou continuar me lembrando de estar em pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral… até que alguém morra.”

Ficaram algumas lacunas em branco no livro, do tempo que ela tem todas as manhas para ler seus bilhetes, já que todos os dias um novo bilhete é adicionado ao anterior. A autora deveria ter explicado melhor sobre isso. Apesar disso, a maneira de como ela escreve é muito boa de se ler, uma linguagem fácil e vai embora. :)

”Para mim, ler é lembrar”

No meu ponto de vista, a historia começa mesmo na página 191, em que ela faz uma revelação surpreendente mesmo! Mas, a partir daí a história se desenvolve muito rapidamente. Pareceu que a autora queria terminar logo a história e não foi legal isso. O final também pareceu ser um para continuação em um segundo livro, coisa que não vai acontecer, já que não é uma série esse livro. Enfim..

A história é legal. Mas não passa disso. Acho que o livro é voltado mais para meninas do que para meninos devido ao romance em torno de London – aí um ponto de eu não ter gostado tanto assim da história como achei que ela seria. É melhor cada um tirar suas próprias conclusões.

Jobita 24/03/2013

Ótima Lembrança
Você vê o título e fica curiosa, esperando quase nada; vê a sinopse e pensa que as chances de ser um livro bem ruim são imensas. O preconceito almenta quando você lê a primeira página e entende quase nada, além de achar tudo "quinzeaneiro" demais para seu lado amante de novela mexicana. Mas como daria mais trabalho fechar e procurar outro que simplesmente passar pra página seguinte, você persiste... Só para ficar se chamando de preconceituosa por duas horas, após terminar - oops, degustar! - o livro.

Personagens apaixonantes, enredo surpreendente, narrativa cativante, "quinzeaneiro"sem ser brega, Relembrança é o melhor livro que li do gênero, perdendo, talvez, só para "o amor pode esperar", mas talvez ele ganhe, no final.
Não bastassem os personagens, a trama em sim, há ainda um mistério que vai lentamente sendo desvendado. Mais que recomendável, Relembrança dá muito pano pra ficar pensando depois, não só sobre a vida dos personagens, mas sobre a nossa própria.

Tais Bruna 26/05/2012

Deslembrança
Esse livro já me chamou atenção logo de cara por sua capa e sinopse e assim que chegou aqui em casa fui correndo pegar para ler.
London é uma adolescente que frequenta o colégio, tem sua mulher amiga e até aquele menino lindo que faz o seu coração disparar toda vez que o vê.
Sua vida seria absolutamente normal se não fosse por um detalhe, todas as madrugadas ela perde completamente a memória e as únicas lembranças que aparecem em sua cabeça são cenas do futuro, de coisas que ainda vão acontecer com ela e com as pessoas próximas a ela.

Para tentar levar uma vida comum todas as noites antes de dormir ela escreve bilhetes e mensagens no celular com as coisas e fatos importantes que aconteceram em sua vida ou que apareceram em suas visões do futuro.
London lida muito bem com esse "problema" e apesar de perder a memória todos os dias para ela é natural acordar e ler os seus bilhetes, ir para o colégio e tocar a sua vida como se fosse igual a todas as outras garotas de sua idade.

Uma das melhores coisas da história é o romance dela com o Luke, um personagem extremamente fofo e carinhoso que com certeza faria qualquer garota suspirar.
As melhores cenas do livro para mim sem dúvida nenhuma são as dos dois juntos e algumas até me fizeram lembrar aquele famoso filme "Como se fosse a primeira vez" do Adam Sandler que eu já assisti mais de mil vezes na sessão da tarde e adoro.

A narrativa é leve e a leitura é bem rápida, a única coisa que senti falta foi de uma explicação mais detalhada de algumas coisas, senti que a autora correu um pouco com a história no final e deixou fatos importantes sem explicação.
Mesmo assim gostei bastante da história e o livro entrou para a categoria dos livros fofos para você ler em uma tarde que está a procura de algo leve e de um romance bonitinho.

Visitem: http://www.leitorafashion.com.br

Cami 21/05/2014

Eternamente London
London Lane é uma menina comum, a não ser por um pequeno problema: toda vez que ela encosta a cabeça no travesseiro para dormir, a mesma esquece de cada mínimo detalhe do que aconteceu no dia, restando apenas lembranças do futuro, coisas que estão por vir.

Acostumada com isso, London recorre à bilhetes para si mesma e sua melhor amiga para lhe ajudarem a se lembrar das coisas.

Porém, quando imagens perturbadoras começam a surgir em sua mente e a garota se vê forçada a escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro, ela precisa decifrar o que ficou esquecido no passado.

A mitologia do livro é ótima. Sério. Não é aquela coisa que faz a personagem parecer uma Mary Sue*, porque ela tem um defeito, uma coisa que a impede de alcançar a perfeição. E, caso não tenha entendido, o defeito nos poderes de London é o fato de ela não poder lembrar de seu passado de forma clara.

Uma coisa de extrema importância (na minha opinião) é que os personagens foram muito bem construídos. Porém eu não consegui me identificar muito com a London, porém eu não sei o motivo exato.

Bem, o romance desse livro é bom, talvez muito bom. O suspense também não cai na qualidade, te mantendo atenta em todo o texto, e também querendo ler mais e mais. Ou seja, eu terminei esse livro na metade de um dia!

Porém, uma coisa que eu não gostei nele e o fato de eu ter dado apenas três estrelinhas foi o motivo de que a autora tinha uma temática muito interessante em mãos, porém usou-a toda em apenas um livro curto. Na minha sincera opinião, daria uma boa saga, ou ao menos um livro maior, né?

Sim, o livro é bom e vale a pena ler, porém se você for uma daquelas pessoa que se apega fácil nos personagens, é bem possível que você não aceite o final.

Agora, se você é uma daquelas pessoas que gosta de poder pensar o que pode ter acontecido, é provável que você goste desse livro porque tem algumas pontas bem soltas no final.

Mas, de qualquer forma, o motivo de eu não gostar muito desse livro é o fato de que o final deixa a desejar e eu sinto como se houvesse algo faltando.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

London jamais será normal, mas não tem problema, ela se vira como pode. Perdendo todas as noites as memórias acumuladas durante o dia, a garota consegue viver sua vida através de anotações e de lembranças que ainda estão por vir: London só é capaz de lembrar do que ainda não aconteceu. Essa é a premissa de Deslembrança, romance de estreia de Cat Patrick.

O início do livro pode ser um pouquinho confuso, principalmente no que diz respeito à metodologia de vida da personagem principal. London tem uma rotina só dela, e muitas vezes nos pegamos pensando como diabos ela sabe que deve seguir essa rotina. O livro pode parecer um pouquinho irreal (okay, talvez bem irreal, se levarmos em conta as circunstâncias meio... paranormais da questão), mas com o tempo você se ambienta ao dia a dia da personagem, e acaba engolindo os pequenos furos que essa vida perfeitamente encaixada da London tem.

O tom romântico do livro é bem trabalho, e o fator "garoto misterioso", embora clichê, acabou caindo bem na história. A vida de London, como vamos descobrindo no decorrer do livro, é um emaranhado de segredos que são escondidos no "embalo" da falta de memória da garota, e seus lampejos de futuro começam a lhe mostrar algo por vir que não a deixa confortável, o que acaba por fazer com que ela corra atrás de mais detalhes de seus dias anteriores, de seu passado e do que a faz ser a pessoa que é.

London é uma personagem bastante interessante na posição de "desmemoriada". A forma como ela lida, quase comum, com o que lhe acontece, passa bem a sensação de que aquilo lhe é familiar. E é. Seu círculo de amizades ficou bem construído também, mas sua tranquilidade ao redor de pessoas que, todos os dias, são como desconhecidos, pode ser um tantinho perturbadora. Por mais que ela tenha suas memórias em papel, a forma rápida com que ela processa anotações deixa um pouquinho a desejar.

Como um todo, é um ótimo livro para ler e relaxar, mas não espere algo que vai mudar sua vida ou suas noções sobre as pessoas. Deslembrança acaba ganhando mais na fluência de narrativa e ritmo do que em seu enredo.

Veneella 12/06/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha no blog: http://www.bookpetit.com/2012/06/deslembranca-cat-patrick.html

Já na onda de livros sobre "desmemoriados", Deslembrança gerou repercussão. Com a capa bonita e a premissa interessante, admito que foi uma leitura fácil e fluida, mas que não causou um grande impacto. Foi um livro bom. ponto.

O cérebro de London 'reinicia' todas as noites, exatamente às 4h33min. Parece uma coisa estranha, não? Uma hora tão exata para um evento desses? Porém, mais tarde no livro recebemos explicações sobre o que pode ter levado a garota a sofrer com esse pequeno distúrbio. Mas se London apenas reiniciasse, era uma coisa, mas o que ninguém imaginava era que, ao invés de simplesmente perder as lembranças do passado, London passasse a lembrar do futuro. Até que ele se concretizasse.

Foi uma ideia um tanto diferente e fiquei bem interessada na rotina da London. Ela sabe onde sentar na aula de Matemática pois se lembra de como vai ser o resto do ano, sabe seus horários porque se lembra de todos os dias em que vai segui-lo, mas no último dia de aula ela é incapaz de se lembrar de nada disso, pois no ano que vem será diferente. Para ajudar nesses detalhes ela tem a amiga Jamie e seus fiéis bilhetes que ela escreve antes de dormir e que, por exemplo, evitam que ela esqueça de entregar uma tarefa ou avisam sobre algum evento que pode ser desconcertante. Ela pode até mesmo escolher o que quer lembrar ou esquecer.

O romance com Luke é uma coisa fofa. Ele deve reconquistá-la todos os dias, pois por alguma razão London não se lembra dele em seu futuro. Porém, o interessante é que, apesar de não se lembrar de que vai conversar com Luke no dia seguinte, ela o faz, e isso faz com que o leitor fique se perguntando o porque de ela não se lembrar. Tudo isso também te lembra de 'Como se fosse a primeira vez', ou sou só eu?

Apesar de todos os ditos mistérios do livro, como Luke e um enterro sombrio que London continua a ver em suas lembranças, isso não torna o livro eletrizante e impossível de largar. Achei que ficaram algumas pontas soltas na história e o fim ficou muito em aberto, mas não de uma maneira que incite o leitor a imaginar, apenas fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.

Foi um livro gostoso de ler, mas longe de uma leitura marcante. A escrita é boa e as páginas transcorreram tranquilamente, mas só. Minha dica: vá sem expectativas. Se você busca uma leitura leve e interessante para descontrair, é uma boa pedida, mas o livro poderia ter ido muito além do que foi.