Deslembrança

Deslembrança - Resenha do blog Amantes de Livros
Resenha do blog amantesdelivros.tumblr.com
Página no facebook: https://www.facebook.com/Amantesdelivrostumblrcom
Email: blogamantesdelivros@bol.com.br

O livro “Deslembrança”, da autora Cat Patrick, da editora Intrínseca, com 256 páginas.
London Lane é uma garota diferente das outras. Quando dorme, uma coisa sobrenatural acontece. Exatamente às 4h33 da manhã, o cérebro de London se reinicia, e ela esquece de tudo o que viveu no dia anterior.
London leva uma vida bastante complicada. Então, na tentativa de ser uma garota um pouco mais normal, London conta com sua melhor amiga Jamie e escreve bilhetes para si mesma, nos quais estão registrados os acontecimentos mais importantes do dia anterior.
Como se tudo isso não fosse o bastante, London também pode ver o futuro. Isso pode parecer legal, mas visões perturbadoras chegam à London, e ela começa a achar que terá de entender o passado para poder entender o futuro.
O livro me surpreendeu muito! É muito fofo! E adorei conhecer a rotina maluca de London.
Minha avaliação do livro: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ (FAVORITO)
—- Lulu ♥

Marla 14/01/2013

"Um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios!"
Sobre o livro: Em Deslembrança, a autora Cat Patrick, nós apresenta um enredo leve, com pitadas de romance e de drama, onde conhecemos a estória de London Lane. London é um adolescente de dezesseis anos, que vive apenas com a mãe, desde a separação dos pais, com quem ela não mantêm contato. London freqüenta o Meridan High School, ao lado de sua única melhor amiga Jamie Connor, até ai tudo, London parece ser uma adolescente normal, porém ela possui um segredo, digamos que ela tenha um problema de memória. A memória de London sempre se apaga as 4h33 da manhã, fazendo com ela esqueça tudo que aconteceu em seu dia, por isso ela sempre faz anotações em forma de bilhetes, para se lembrar dos acontecimentos importantes, mas há um problema ainda maior, London lembra tudo que irá acontecer no futuro, fazendo com sua vida seja bastante complicada, ao tentar fazer o que acha que é certo.

“ E então o tempo para. Primeiro, vejo o sorriso. Há uma inconfundível doçura em meio à provocação. Minha armadura começa a desmoronar antes mesmo que eu chegue aos olhos; o que sobrou dela se derrete quando os vejo. Cintilantes, um tom claro de azul com pontinhos mais escuros, rodeados por cílios que qualquer garota invejaria. Olhando para mim.”

As coisas começam a ficar um pouco diferentes, quando London conhece Luke Henry, um garoto lindo, que acaba de se mudar de Boston. Luke e London logo iniciam um relacionamento, apesar dela nunca se lembrar dele, fazendo com que Luke a conquiste todos os dias. Enquanto a vida amorosa de London vai muito bem, sua relação com Jamie vai muito mal, chegando ao estremo de acabarem a amizade, para piorar London começa a ter sonhos estranhos, que ela não consegue entender. Será que London estar começando a se lembrar ou ela estar prevendo um futuro que será doloroso quando se realizar?

“ Você foi minha primeira paixão e, agora , é meu primeiro amor.”

Deslembrança, é um livro com um romance super fofo, mas carregado de mistérios, que no inicio é um pouco confuso, mas depois a leitura fluiu naturalmente. Conhecemos os fatos pela visão de London, o que me deixou em parte chateada, já que eu gostaria de saber o que se passava tanto na mente da mãe dela, quanto da mente de Jamie e Luke. Por falar nele que um mocinho super fofo, a London também não fica atrás , apesar de seu problema de memória, ela e super otimista e decidida. Com um enredo quase perfeito e personagens cativantes, Deslembrança é um livro super gostoso de se ler, que eu super recomendo!!

Publicada no blog Louca por Romances
(http://loucaporromances.blogspot.com.br/2013/01/resenha-deslembranca-cat-patrick.html )

Talita Helen 17/01/2013

Resenha - Deslembrança, Cat Patrick
Algumas pessoas tem a necessidade de estar sempre com a agenda em dia, mas para London Lane isso é muito mais que uma necessidade, sua vida só funciona a partir do bilhetes que ela escreve para si mesma antes de dormir, afinal as 4h33 seu cérebro se reiniciará e todas as suas lembranças serão apagadas, ela só irá se lembrar das coisas que ainda irão acontecer...

O cérebro de London é um verdadeiro mistério, ninguém sabe ao certo por que dele funcionar dessa forma, a única coisa que London e sua mãe sabem é que seus bilhetes são tudo para ela, sem eles ela não tem memória, muito menos uma história.

Deslembrança é um romance adolescente super fofo, uma leitura gostosa e leve, com personagens bem estruturados, London é como uma garota qualquer (pelo menos aparentemente) que tem um pequeno problema com seu cérebro ferrado, e necessita viver através de seus bilhetes. Luke é um cara muito fofo, e no começo London se intriga pelo fato dele não aparecer nas suas lembranças do futuro, afinal, por que um cara tão lindo, meigo e apaixonante não poderia fazer parte de seu futuro?

É a partir do dia que conhece Luke que London começa a ter sonhos perturbadores, o sonho (ou seria lembrança?) é sempre o mesmo, ela está lá em pé ao lado da mãe no cemitério...

Confesso que no começo eu fiquei um pouco confusa com essa coisa de ‘não lembrar o passado, mas lembrar o futuro’ demorei um pouco para entender o ‘mecanismo da coisa’ mas, isso não me impediu de devorar o livro em pouco tempo, e só digo uma coisa pra vocês: O mundo precisa de mais cara como o Luke Henry ;)

“De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa.
E tudo o que não foi escrito desaparece.” Página 39

Título Original: Forgotten
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca

Ana 18/01/2013

Gostei... mas nem tanto...
Para falar a verdade foi um livro bem dificil de ler, as 100 primeiras páginas dava mta preguiça... E ai qdo a história ficou boa, acabou...

Luciana 21/01/2013

Pq 5 estrelas???
Muitos não concordam quando digo que AMEI esse livro. O Fato de ser um livro adolescente não faz dele uma LITERATURA e blá, blá, blá... Pra mim, livro bom é aquele que te envolve, que você não consegue parar de ler. Li esse em 8 horas, preciso falar se gostei?

Bjo e Divirtam-se, a historia da London é sensacional.

Katharine 24/01/2013

Livro de leitura bastante rápida, e sou suspeita para falar, pois sou suuuuuper fã de histórias em que a pessoa esquece de tudo e todos os dias tem que ser reconquistada pelo seu príncipe encantado. (OK, sou romântica) Me apaixonei pelo namorado dela, uma gracinha, do jeito que eu sempre sonhei para mim (SIM, estou carente e de TPM). Cara o relacionamento de Luke e London é muito lindo, ele todo atencioso, carinhoso e paciente. Luke, casa comigo (parei!). E quanto aos recados que ela deixa para si mesma, a forma como ela lida com o fato de lembrar do futuro, simplismente adorei !

Adri 27/06/2012

Deslembrança - Cat Patrick
Um livro que eu não tinha ouvido falar muito, peguei pra ler do nada e não tinha muitas expectativas. Li a sinopse e pensei: lembra o filme Como se Fosse a Primeira Vez (que eu amo demais), ai resolvi ler rs. O que dizer? AMEI. Se tornou um favorito.

London Lane poderia ser uma garota comum. Porém, todo dia, às 04:33, sua memória apaga, e ela não se lembra de nada que aconteceu no passado, tudo o que ela "lembra" são coisas que não aconteceram ainda, mas que vão acontecer no futuro. Ela tenta ao máximo levar sua vida normalmente, escrevendo sempre bilhetes contando os fatos mais importantes de sua vida para ela saber, e recorrendo sempre às pessoas em que ela confia, que sabem seu segredo: sua mãe, e sua melhor amiga.

A história começa quando ela conhece Luke, um garoto novo da escola, alguém que ela acha estranhamente familiar, mas que não consegue achar em suas "lembranças" do futuro de jeito nenhum. É engraçado ver a confusão dele quando ele vai falar com ela no outro dia e ela não se lembra dele (porque ela não escreveu no bilhete sobre ele), morro de rir rs.

Ao mesmo tempo, London começa a ter visões estranhas de um velório, ela consegue ver as pessoas que estão lá, mas não consegue entender de quem é o velório. Ela fica muito perturbada com essa "lembrança", e a cada dia ela se esforça para anotar tudo e vai seguindo pistas para tentar descobrir o que isso significa.

É uma história linda, porque a parte principal do livro não é o romance, que por sinal é lindo demais, mas sim a luta da London para seguir uma vida normal, apesar de suas limitações. Mostra a força da amizade dela com Jamie, a confiança que uma tem na outra. Mostra também o amor entre London e a mãe, e tem também o mistério da visão dela, é bem leve, mas é surpreendente.

Um livro super recomendado para todos, ele acabou e eu fiquei: como? eu quero mais!! Correndo para saber de outros livros da autora, adorei.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/04/resenha-deslembranca-cat-patrick.html

Marilena Drigo. 12/07/2012

Adorei, apesar de ter me decepcionado com o fim.
O livro se trata de uma garota que vive com lembranças de seu futuro, mas não tem a mínima ideia do que aconteceu em seu passado. London está acostumada a enganar a todos com suas memórias todas escritas por meio de bilhetes deixados na sua cabeceira antes que sua memória se reinicie. Bilhetes que contêm informações de seus dias anteriores, a roupa que usava e talvez com alguns avisos sobre possíveis acontecimentos que possam não ser tão agradáveis… As únicas pessoas que sabem do que acontece com ela são a sua mãe e sua melhor amiga, Jamie. Tudo vai bem, até que conhece Luke Henry, um garoto novo em seu colégio. Apesar de suas constantes interações, ela não tem lembranças futuras do envolvimento dos dois.
Tudo que fica fora do bilhete que London escreve antes de dormir, será esquecido para sempre. Suas lembranças são do futuro, algumas coisas que são muito traumáticas, ela também não se lembra. A lembrança de um funeral em um dia chuvoso, começou a assombrar seus pensamentos e sonhos e London não ficará tranquila enquanto não descobrir de quem é o corpo que está sendo enterrado.
Cat Patrick soube caracterizar bem sua personagem principal por meio da narrativa feita em primeira pessoa. Acompanhamos desde o princípio London e suas descobertas por meio de bilhetes deixados a si mesma, dessa forma, por vezes também nos vemos perdidos com alguns acontecimentos ou comentários relacionados ao seu passado. O enredo é leve e despretensioso. Há em London todas as características esperadas em uma adolescente comum, mas com um certo amadurecimento devido às memórias que ela possui de seu eu futuro. No início é um pouco confuso entender como funciona a memória dela e o porquê de ter ficado assim, mas com o tempo começamos a nos familiarizar com a personagem e o desenrolar da narrativa se torna óbvio.
Há a inserção de suspense e romance no livro. Aliás, essa foi uma característica que me deixou realmente bem contente com a escrita de Cat Patrick: o romance de Luke e London é cheio de química e muito, muito carinho. Luke foi construído maravilhosamente, ele á realmente apaixonante.
Luke é um dos personagens literários masculinos mais fofos que já tive o prazer de conhecer. Apaixonante, carinhoso, compreensivo, excentrico, verdadeiro e lindo, muito lindo!
Do meio do livro para o final senti que a autora se apressou na narrativa, deixando muitos fatos sem explicação e alguns com o desenrolar muito acelerado. Terminei o livro cheia de questionamentos sobre alguns acontecimentos do enredo. Os personagens são muito bem-desenvolvidos, mas o desenvolvimento da trama deixou muito a desejar… Na minha opinião Deslembrança merecia 100 páginas a mais.

Luciane 03/02/2013

Fofo!!!
Este livro é muito gostoso de ser lido. Tem uma história leve. Apesar de o tema do livro ser um pouco parecido com o filme "Como se fosse a primeira vez", a história tem algumas particularidades que vc não consegue parar de ler para saber o que vai acontecer.
Adorei e recomendo!
Este livro é do Grupo Livro Viajante; http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Eduarda 09/02/2013

*Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Fiquei interessada pelo livro em maio de 2012 e comprei no mesmo mês, depois da propaganda frenética de um amigo pelo livro e depois do burburinho da Intrínseca na divulgação, com direito a book trailer e tudo mais. É o primeiro livro da autora e talvez o primeiro que eu tenha lido no estilo ‘só lembro do futuro’. Eu gostei muito e sei que não farei jus nesta resenha.

É muito interessante saber como é a vida de alguém como a London Lane, que após 4:33 da madrugada esquece de tudo. O que ela ‘lembra’ no dia seguinte é somente o que registra em bilhetes que lê sempre que acorda. Parece aterrorizante, mas surpreendentemente ela convive muito bem com tudo isso. A autora não tratou esse problema com o ‘drama’ que a sinopse propõe. Nem todos sabem desse seu problema, apenas a amiga Jamie e sua mãe, Bridgette. O livro inteiro trata basicamente disso e de como ela consegue ‘lembrar’ algumas coisas, pessoas e imagens sobre o futuro dela e também de pessoas que convivem com ela. Aquilo que ela quer esquecer – ou deslembrar no dia seguinte – ela simplesmente não escreve nos bilhetes.

‘De alguma forma, em meio a tantas emoções conflitantes, o sono segura minha mão e me puxa. E tudo o que não foi escrito desaparece.’ (p. 39)

O que deixa muitas pontas soltas na narrativa é que a autora coloca o dia a dia da Lane não como um começo, ‘do nada’, com a memória ‘zerada’ como eu imaginava, mas como um recomeço, especialmente na relação fofa com o namorado, Luke, por quem ela se apaixona cada vez mais todos os dias.

‘Achei que estava preparada.
Li meses de bilhetes hoje de manhã. Passei por dezenas de fotos.
Mas, na vida real, Luke é outra coisa.
Na vida real, Luke é algo para o qual nenhuma quantidade de bilhetes poderia me preparar. Meu namorado que vive, que respira, é incrível.’ (p. 101)

Talvez o fato de ‘lembrar’ do seu futuro é o que a faz aceitar a realidade diária. A vida da London segue essa rotina até que ela começa a ter alguns sonhos com um enterro que ela não sabe de quem é. O livro tem uma reviravolta no final e, ainda assim, o livro parece não ter um desfecho porque essa parte da história não é muito desenvolvida.

‘Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.
Então, goste ou não – e eu não gosto -, vou me lembrar de estar de pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.
E, depois disso, ele será esquecido.’ (p. 34)

A narrativa é ágil e curta, li o livro em três dias, mas poderia ter acabado bem mais rápido. Se você gosta da fórmula romance com uma pitadinha de thriller psicológico e uma pitadinha de suspense, leia. Mas não se engane: é um romance. E eu amo romances, por isso gostei. Se seu foco for outro descrito na orelha do livro ou mesmo na sinopse, eu não indico.

Ticiane 11/02/2013

Resenha: Deslembrança
Deslembrança é o 1º livro de Cat Patrick, é narrado em 1ª pessoa e conta a história de London Lane, uma garota de 16 anos que cursa o penúltimo ano do ensino médio. London não é uma garota comum, sempre às 4:33 am o seu cérebro 'reinicia' e ela esquece do que aconteceu.

Felizmente, ela tem a ajuda da mãe (Bridgett) e da sua amiga (Jamie), e também de alguns bilhetes que ela escreve para si mesma (para poder se recordar dos dias anteriores e se lembrar de algo importante). Logo, ela conhece Luke Henry, que mais tarde se torna seu namorado e passa a ajudá-la. London já foi a vários médicos para tentar descobrir o motivo dessa falta de memória, mas de nada adiantou.

De repente, quando a vida de London parece estar indo 'bem', eis que ela começa a ver imagens perturbadoras em suas lembranças, e a única maneira de desvendar as 'lembranças' do futuro é voltando e esclarecendo as dúvidas do passado.

Eu me apaixonei assim que vi a capa do livro, e me apaixonei mais ainda quando eu li a sinopse e vi como era a história (gosto de livros de ficção e livros desse tipo). Até então, eu nunca havia lido um livro desse estilo que fala sobre esse tipo de coisa (perda de memória), sempre achei interessante, mas eu ainda não havia lido.

A leitura flui bem, e a história faz sentido, não encontrei nenhuma falha gramatical (se houver falhas no livro eu mesma não prestei atenção) e o texto é bem direto, qualquer pessoa consegue entender. Os personagens são bem formados, de acordo com o que você vai lendo é perceptível a personalidade de cada um.

Dei a este livro 5 estrelas porque na minha opinião, a história poderia ter uma continuação (ou pelo menos ser um pouco mais longa), eu gostaria de saber como a vida da London acaba no final.

Bitinha 08/09/2012

Deslembrança é um livro que eu estava desejando antes mesmo de ser lançado. Além de morrer de amores por essa capa, o nome me pareceu interessante e a sinopse intrigante.

"É engraçado como uma possibilidade pode levantar o astral de uma pessoa; É engraçado como a realidade pode jogá-lo para baixo."

Assim como a sinopse nos diz, a personagem principal, London, é uma garota que sofre um tipo de amnésia-que-não-é-bem-uma-amnésia. Vocês conhecem o sistema operacional Linux? Se conhece, sabe bem que ao reiniciá-lo, tudo que foi feito e gravado anteriormente será perdido. London é meio que um Linux, que perde todas as informações absorvidas, durante o dia, às 4h33 da manhã. Ela consegue se lembrar até uma parte de sua vida, após isso, não consegue se lembrar de nada que não seja o futuro - London consegue se "lembrar" (lê-se: prever) o futuro. Sua rotina baseia-se em seus bilhetes escritos antes de dormir, o que são, além de sua mãe e sua melhor amiga, seu único auxílio para tentar ter uma vida normal.

Li tantas críticas sobre esse livro, sobre a sua superficialidade, que foi mal contado, mal explicado e bla. Bom, o livro carrega um desenvolvimento legal, a narração é leve e tem desenvoltura. Digo que no começo, senti, realmente, uma superficialidade na narração e na personagem (algo meio: como ela consegue lidar tão naturalmente com esse esquecimento? Tipo, dã) mas logo entendi: London esquece tudo, seu dia-a-dia se desenvolve basicamente a partir dos bilhetes que ela escreve para si mesma todas as noites; E se ela não escreve algo, ela esquece. Então, não é como se pudéssemos exigir uma narração estupenda da personagem, porque ela... não se lembra. Ao meu ver, a narração é impecável para os limites da personagem. Vocês conseguem entender?

Mais legal ainda é como Cat Patrick soube expor o dia-a-dia da personagem e seus pensamentos, as falhas que London traz de vez em quando, como esquecer de escrever alguma coisa em seus bilhetes e isso acabar em uma gafe no dia posterior... London não é chata e nem lhe dá motivos para odiá-la. O contrário de Jamie, sua melhor amiga; Teve horas que eu queria dar um tapa na cara da guria, juro, que personagem mais insuportável! E, claro, Luke... Fofíssimo. Lindo. Tudo de bom. Cat, hello-uuu, onde eu clico para poder comprar um Luke para mim? (Peraí que que eu preciso de um parágrafo só para falar do romance dos dois).

(Ok, pronto, um parágrafo só para o romance). Gente, que coisa mais fofa é esse romance? Digo porque acreditei nos dois. É tão.. conveniente, confortável, lindo e fofo de se ler London apaixonar-se por Luke ao fim do dia, todos os dias. A maioria dos leitores dizem que esse é um livro que lembra o filme "Como se fosse a primeira vez", mas eu total discordo! Não me canso de pensar o quão querido é ler o desenrolar do romance dos dois.

Também há o lance de dizerem o quão mal explicado é o mistério da memória de London. Em defesa da história, eu acredito que foi explicado sim, a autora só não se aprofundou em explicações porque, simplesmente, não era o "x" da questão, no caso, da história - e também não é algo que eu possa comentar aqui, já que seria um mega spoiler. E quanto ao desfecho, não nego que achei estranho, muito estranho, acabar tão de repente. É como se o epílogo estivesse todo escrito mas fosse cortado no meio, finalizando-se em uma frase de efeito. Não tenho tantas defesas para essas pontas que não foram bem amarradas, mas talvez seja a autora querendo que nós voltássemos e lêssemos as entrelinhas desse último capítulo... quem sabe.

Como vocês podem ver, as pessoas dizem muito sobre esse livro, não é mesmo?! Mas, tudo depende do ponto de vista que é usado para ler 'Deslembrança'. É uma leitura leve, que pode ser feita rapidamente em uma tarde, quando você só quer realizar uma leitura gostosa. Avalio em 4 (de 5) porque há prós e contras - repito, depende do ponto de vista, rs; Não há reviravoltas ou mistérios mirabolantes na história, mas há algo que cativa e te faz gostar do livro.