O Povo Brasileiro

O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro

Resenhas - O Povo Brasileiro

Laura 10/05/2020

Excelente!
livro fundamental para quem deseja entender sobre o processo se formação da sociedade brasileira. Indispensável

Igor13 06/06/2021

Contexto histórico distorcido, sem análise isenta e, declaradamente, político.
Já de cara o livro se diz declaradamente político. Não isento. Está lá. Elogio o autor pela sinceridade, pois, está longe de ser um livro histórico mesmo. E, ao meu ver, vai apresentar uma 'teoria' política da formação do povo brasileiro distorcida. Como é tudo em política. Se é isso que procura, defender uma 'teoria', um grupo, uma ideologia, sem bases reais empíricas, beleza. Mas se o leitor, como eu, busca entender a história de formação desse país, aí vai precisar ler muito mais livros, inclusive não só sobre o Brasil e América Latina, e com a cabeça aberta

Bem, superados os que só querem ratificar uma visão passada, erroneamente, desde a maioria das escolas, posso recomendar alguns autores e linhas a seguir. Sim, pois também tive que engolir esse tipo de simplificação mesquinha da realidade desde novo e inclusive na universidade, onde esperava história e análise técnica dos fatos, e sempre ouvia a mesma ladainha de opressor e oprimido, luta de classes, imperialismo, pureza e inocência do índio e vocês já conhecem o resto da novena.

O que ocorreu durante esses últimos séculos de colonização na América Latina e no Brasil foi terrível. Ninguém pode negar isso. Esse não é o ponto. Porém, o que aconteceu aqui, de modo similar, com peculiaridades, aconteceu na história da humanidade inteira em todos os lugares.

Não vou ir além disso. Meu ponto é, quer entender o povo brasileiro (como se não houvessem diversas formações distintas), vá estudar primeiro história (não ideológica) de outros povos pelo mundo. Boas biografias e livros mais específicos. Não pegue Eric Hobsbawm, por favor! Não seja preguiçoso. O autor também é declaradamente político. Peguem obras de historiadores mais isentos. Sei que não existe algo como 100% isento, mas há autores mais preocupados com os fatos e suas motivações específicas que super generalizações e teorias que abarquem tudo. Não funciona dessa forma.

Recomendo no Brasil o famoso 'penhinha', Eduardo Bueno, e Jorgue Caldeira. Há muitos outros. Já é um começo. Só nessas obras você já verá que não é bem como esse autor defende.

Quase me esqueci. Fui até 13% do livro. Não aguentei a tortura mais do que isso. Não dei classificação, pois teria que classificá-lo na categoria de capacidade de manipular os fatos em benefício de um grupo político. Não é a área que me interessa. Se bem que, pelo número de pessoas que elogiam essa obra, deve estar por volta de 4,5 de 5 no grau de manipulação.
Adamastor Portucaldo 24/04/2023minha estante
Realmente o autor é muito enviesado. Excelente análise. Os outros 87% também padecem dessa visão politizada. Mas acho que algumas coisas se salvam: cunhadismo, temericó, nheengatu? e a óbvia verdade: naqueles tempos a invasão foi de homens. Portanto as índias forneceram seus ventres para gestação inicial desse povo!

Natalie.Rios 08/06/2020

Leitura obrigatória
Eu até hoje não sei, porque lemos tantas coisas porcarias na escola, e não esse livro.
É uma excelente síntese da nossa história e geografia, ajuda a entender as desigualdades e diversidade do nosso país.

Renatinha 21/04/2021

Brasis
O autor trata, em uma explanação histórico-antropológica, os diversos "brasis" que ajudaram, ao longo dos anos, a constituir o Brasil.
Uma história protagonizada pelos índios, africanos e europeus que determinam o que somos hoje.

Bielzin 09/10/2022

O que é ser brasileiro?
O que fez o brasileiro? O que faz brasileiro? Nossa construção social como brasileiro esmiuçado a partir das raízes e como há vários "brasis" dentro do Brasil.
Publicado há seus bons anos, mas continua tão atual quanto. E mais relevante do que nunca, um país em constante mudança com uma unificação conturbada, respostas ou o mínimo esclarecimento sobre ajuda muito. E darcy soube falar sobre isso muito bem.

Um livro necessário, incrível. Onde cada parte concatena com a outra.

Alessandra 16/10/2013

O povo brasileiro, um livro de introdução
Darcy é uma antropólogo fantástico! E fantásticas são suas ideias.

Indiretamente e algumas vezes, também, diretamente, Darcy bateu nas seguintes teclas para o começo de um desenvolvimento ascendente do Brasil:
a necessidade de reforma agrária;
a necessidade da simples, porém espantosa (para alguns) distribuição da riqueza;
a necessidade de uma educação política para a massa populacional.

Concluindo que pela falta de tudo isso, o Brasil, mesmo tendo potencial, não se desenvolveu como os países colonizados na mesma época. Educação para todos, meus caros, acaba sendo a resposta final.

Adorei o livro, de uma clareza e simplicidade ímpar, que além de tornarem o processo de leitura mais fácil, resultam em um material conciso para ser introduzido à história do Brasil e suas políticas.

site: http://procurando-violet.blogspot.com.br/

Tamires 18/09/2023

Um clássico para quem nasceu ou se fez brasileiro
Obra fundamental para compreensão da formação da nação brasileira, síntese da multiplicidade de povos que aqui estavam, que chegaram e que foram trazidos por meio da força. A densidade do conteúdo para o leitor não acadêmico é suavizada pela redação aprazível do autor.

Pontes Urbano 09/06/2020

Leitura muito importante
Darcy insere neste livro todo o seu amor nacional, o que faz da obra algo único e poético, se debruçando sobre a formação do nosso país e nos dando as narrativas precisas para nos vestirmos de orgulho.

Minha única crítica está em relação ao capítulo IV, que por se ater a momentos específicos retira o manancial complexo que veio se formando no livro, mas toda a densidade desta parte é superada na leveza do capítulo final.

De modo geral é uma leitura obrigatório para poder se saber enquanto povo, e resgatar o nosso orgulho enquanto nação.

barros8rafael 26/02/2020

Dispensa comentários.
É um ótimo livro para que possamos compreender a nossa origem enquanto ?nação?, Darcy Ribeiro é muito direto e utiliza embasamento teórico para discorrer do processo histórico, cultural e etnológico do nosso país. Haja visto ser um autor que dispensa apresentações.

gio 02/11/2021

darcy ribeiro, nao tem como criticar
só nao dei 5 estrelas por conta do uso constante de expressões que hoje a gente já sabe que são racistas, sendo essas: mulato, índio, pessoa de cor, cabelo duro

entendo a época que o livro foi escrito e adorei a análise construída, mas eu nao podia deixar de pontuar esse aspecto da obra

Henrique.Alves 07/06/2020

O que é ser brasileiro?
Esse livro traça a formação de nossa identidade como povo e nação, começando antes mesmo da chegada dos portugues, pois nossa terra já tinha dono, cara e essência mas no decorrer da história essas características foram se mesclando a outros "donos " O resultado de toda essa miscigenação é oque você vê no espelho todos os dias.

Rubens 16/01/2022

Para qual Brasileiro?
Há explicações muito boas sobre a criação do novo gênero humano chamado Brasileiro, e se apresenta como uma leitura necessária para nos entendermos como povo, porém a leitura é muita densa e por vezes muito rebuscada-científica, então a pergunta que fica é, para quais brasileiros o livre é destinado? A "massa" que deve ser a maior consumidora desse tipo de conteúdo, acabado sendo colocada de lado, e a exploração que muitas vezes é abordada no livro acaba se perpetuando.

Gilcimar 31/12/2022

Um fantástico retrato de nossa história
O livro retrata muito bem como se deu a formação do Brasileiro, desde a chegada dos Portugueses.
Recomendo a leitura

Marcelo.Alencar 28/09/2021

Como se formou o povo brasileiro
Espetacular obra do gigante Darcy Ribeiro. Pessoas que formaram uma geração de grandes brasileiros, que pensavam no país, se importavam com o nosso povo.
Um estudo completo sobre a formação da nossa gente e a nossa sociedade.

Para entender o Brasil correto!

Raoni Pereira 15/02/2020

Demorei para concluir a leitura do Povo Brasileiro, livro denso, cheguei a interromper e substituir por outros livros. Depois de muita insistência, posso dizer que é um livro para entender nossas origens até os dias atuais.