Encarcerados

Encarcerados Alexander Gordon Smith

Resenhas - Encarcerados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hérida Ruyz 16/05/2012

“ENCARCERADOS”– Fuga de Furnace (Alexander Gordon Smith)
“Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace.”

"Encarcerados" é o primeiro volume da série Fuga de Furnace escrita pelo britânico Alexander Gordon Smith. Ainda estou tentando assimilar meu entusiasmo, pois li durante oito horas seguidas e só consegui largar o livro depois de terminá-lo. A trama se desenrola de tal forma que o leitor é sugado para dentro de um universo irreal e sufocante.

Não sei bem como definir Fuga de Furnace; poder ser ficção científica, suspense com um toque de terror, mas o enredo também possui elementos característicos de distopias.

É óbvio que Furnace não é apenas um depósito de criminosos, entre as paredes da prisão acontecem coisas estranhas e muito assustadoras. O autor revela pouco sobre o segredo de Furnace, ele deixa o leitor em suspenso e ávido por entender qual seu real objetivo.

A ambientação do livro é unidimensional, a história toda é desenvolvida dentro de Furnace. Isso poderia representar um ponto negativo, mas Alexander Gordon Smith descreve a prisão de forma muito vivida. Furnace é obscura, fria e monocromática; a atmosfera é quente e sufocante; os jovens encarcerados são instáveis, a falta de expectativas é opressiva demais e, para muitos, a única saída é a morte.

Os personagens são caracterizados de forma muito verdadeira. Alex não é nenhum herói invencível, pelo contrário, é extremamente humano. Ele grita, chora durante o sono, vomita em resposta ao pânico…

Bem, dizer que Alex tentará fugir não é nenhum spoiler, pois o nome do livro já nos conta esse fato. Desde que Alex botou os pés nessa prisão, ele pensa em encontrar uma saída. É nesse ponto que faço minha única crítica…

Eu comprei a ideia da fuga e a oportunidade apresentada me pareceu verossímil, mas o plano elaborado não me convenceu totalmente. Excetuando isso, só posso dizer que achei o livro incrível.

Leia resenha completa no Lendo nas Entrelinhas: http://bit.ly/K7COpk
Pedrinho 02/01/2021minha estante
Um dos meu livros preferidos.

Gus 29/04/2021

Eu gostei bastante, talvez esperava mais? Talvez, mas gostei muito e já quero o segundo, fiquei com uma raivinha no penúltimo capítulo, não queria que acontecesse o que aconteceu mas talvez eu me surpreenda na continuação.
Durante a leitura é muita apreensão e agonia que meu Deus, consigo nem imaginar, mas sim, eu recomendo a leitura!

Stefania Matinha 24/04/2023

Furnace é uma prisão subterrânea onde são feitas experiências bizarras com os presos, transformando pessoas em monstros horrendos.
A prisão gera um medo incessante em qualquer um que entre lá, e poucos ficam vivos por muito tempo.
Após o amigo ser levado pelos guardas, não há outro motivo a não ser continuar com o plano da fuga, antes que algo pior aconteça.

May 12/09/2012

Review: Encarcerados
Confesso que sou meio suspeita para falar de Encarcerados, já que eu adoro esse tipo de temática tortura física/psicológica/encarceramentos/bizarrices. Ouvi falar sobre ele num blog americano e, desde a primeira vez que eu pus meus olhos na capa e na sinopse pensei: "Eu não quero e sim NECESSITO ler esse livro". Alguns meses depois fiquei feliz em saber que ele foi lançado no Brasil pela editora Benvirá, então pensei alegremente: "Agora vou poder lê-lo, eba!"

O devorei em apenas dois dias. É um livro curto em numeros de páginas (na minha opinião), porém é rico em informações e fatos. Há muitos livros no mercado que mais enrolam e não dizem nada ao leitor. Encarcerados não é desse tipo. Em seu lugar vemos uma narrativa em primeira pessoa curta, sem muitos detalhes desnecessários e cruel quando precisa ser. Afinal Furnace é um lugar cruel.

Sob o céu está o inferno. Sob o inferno, a Penitenciaria de Furnace.

O personagem principal é Alex Sawyer que após ser pego por um crime que não cometeu, vai, como todo delinquente juvenil, para a Furnace uma prisão debaixo da terra cheia de coisas bizarras e curiosas (confesso que ao ver o nome Alex associei a estória de Laranja Mecância, já que o nome do personagem principal também é Alex. Mas é claro que não há muita coisa em comum fora o fato de ambos serem presos e valentões). Alex é um personagem interessante. Sofre uma mudança profunda a medida que a narrativa corre e o leitor sente isso de uma forma intensa: Nos momentos de profunda agonia psicológica o leitor pode se sentir conectado ao personagem e ao mundo que o cerca. Nos poucos momentos de esperança isso também acontece.

Ficamos ali sentados enquanto os minutos passavam, a vida correndo em câmera lenta. Ali todo o tempo parecia agonizante. Minha mente já começava a apodrecer. Havia me esquecido da metade dos livros que tinha lido; perdido diversos programas de TV que antes adorava. Lutei para me lembrar de como eram algumas cores, pois a paleta incessante de tons de vermelho, preto e cinza de Furnace desde então havia transformado azuis, verdes e laranjas em uma lembrança distante, tão vaga e delicada quanto uma teia de aranha.

Mas é claro que outros personagens chamam a atenção seja por sua personalidade ou peculiaridade física: Os ternos-preto, os assustadores Ofegantes e principalmente Donovan o companheiro de cela de Alex. Nossa, o bromance deles é muito perfeito! Eles aprendem muito um com o outro a medida que o tempo passa e você fica desesperado para que eles consigam sair logo de Furnace!

Alex disse Donovan ao colocar a própria luva em torno do bico de gás , acho que amo você.

Leia a resenha completa no blog aqui: http://bit.ly/No63tW
Anderson 21/09/2014minha estante
realmente é ótimo que pena que a editora não irá lançar o restante olha que a benvirá disse

quando sai o quarto livro fuga de furnace ????????????????????????????????
T1.GSTATIC.COM
CurtirCurtir · · Compartilhar
Anderson Matochek
Benvirá Anderson, não sabemos se iremos lançar os próximos volumes... os primeiros não foram muito bem os fãs podem ajudar recomendando os primeiros livros para os amigos!!
Curtir · Responder · 7 h.

May 21/09/2014minha estante
É sério que não lançarão os dois últimos?! Eu até que suspeitava, mas mesmo assim... A editora deveria pelo menos completar a série. Os últimos livros são incríveis :/

Robs - @biblioteca.paralela 24/06/2016minha estante
Eu mal sabia que tinham mais livros, e lendo o comentário agora de que a editora não dará continuidade fiquei chateada, mais uma série que fico sem saber a continuação..aff.
Acabo de me arrepender de ter começado a ler :(

pamela.bacco.7 23/09/2016minha estante
Já saiu o quarto livro e é ótimo!!!!

Nat. 09/07/2013

Fazia tempo que eu não lia um livro tão criativo e envolvente como Encarcerados. Superou as expectativas.
Anderson 21/09/2014minha estante

quando sai o quarto livro fuga de furnace ????????????????????????????????
T1.GSTATIC.COM
CurtirCurtir · · Compartilhar
Anderson Matochek
Curtir · Responder · 7 h.
excluir

meowjess 31/07/2022

Um livro maravilhoso!!! A história te deixa tenso do início ao fim e com fome de mais. Esse primeiro é mais uma introdução de como funciona a prisão. É muito bem escrito e não é tão longo te deixando cansado.

Para quem quer um suspense com um desenrolar da história magnífico fica a dica ai

Vitor 30/05/2021

Fiquei apaixonado em tudo!
Esse livro é simplesmente PERFEITO! Cheio de mistérios e com personagens cativantes.
Li ele faz 1 ano se não me engano, e sério, na época eu fiquei desesperado pois nunca achei o segundo livro para ler, procurei em todos os lugares e nunca encontrei, até que um dia, soube que tinha como baixar pela Internet, e nossa, eu fiquei feliz demais.
Sem palavras para descrever o meu amor por ele, além de que eu sou apaixonado no Donovan, puts esse homem é incrível, meu personagem favorito do livro, confesso que meu crush nele é enorme kkkk, difícil aceitar ele que não existe.
Enfim, leiam!!! Não vão se arrepender.

angel 10/11/2012

Não sou muito detalhista, ou podemos dizer quase nada… então, não foi pela capa de “Encarcerados”, que senti vontade de ler.

Através de uma conversa com uma amiga, ela me falando sobre o protagonista e outros personagens, assim como os sentimentos dela em relação à trama e a respeito do suspense do livro.

Fiquei interessada na temática, ainda mais por fugir do modismo, no que tange a romance e sobrenatural.

Ao iniciar a leitura, o livro já me surpreendeu, por ser de uma perspectiva masculina, e a forma com que o autor amarra a vida de Alex – um jovem de 14 anos – que inicia sua adolescência cometendo pequenos delitos, o que o faz se sentir poderoso, e a partir daí, ele passa a ter um comportamento arriscado para si e seus companheiros… Até que Alex e o melhor amigo são pegos e “policias” assassinam Toby, fazendo com que o protagonista leve a culpa e seja sentenciado a prisão perpetua.

Em “Encarcerados”, a prisão perpetua, tem um significado um pouco diferente do que estamos acostumados.

Houve uma época em que gangues se voltavam umas contra as outras, sendo um risco para a sociedade. Como forma de solucionar o conflito, criou-se Furnace, uma prisão ou “depósito”, com o objetivo de recolher esses jovens infratores das ruas, deixando-os encarcerados para o resto da vida, sendo que esse período pode durar de algumas horas ou se transformar em anos já que a taxa de mortalidade é bem alta em Furnace.

Alex, assim como outros jovens que cometiam pequenos delitos, passaram pela mesma situação, todos de alguma forma, foram encontrados pelos “homens de preto”, que assassinavam alguém, organizando um ambiente, no qual esses jovens sempre seriam responsabilizados pelo crime que não cometeram. Assim, quando ocorrem as audiências e são condenados, esses jovens são considerados tanto pela justiça quanto pela sociedade, como se estivessem mortos, pois ir para Furnace, é o mesmo que morrer.

“E sob o inferno existe Furnace”

Essa penitenciaria é o local mais temido do país, construída por quilômetros de rochas abaixo da superfície, e o mais importante, de onde só é possível sair morto.

A descrição de Alex sobre Furnace nos faz vivenciar essa experiência junto com ele. Um lugar construído dentro de um buraco, onde as paredes são vermelhas, o calor é insuportável, as pessoas que são consideradas um risco para a sociedade são depositadas ali, criaturas que você jamais pensou existir passam a fazer parte da sua vida, sem contar com o risco de morte que é uma experiência constante a cada minuto, até mesmo quando se está dormindo.

Agora imaginem você ler e se sentir dentro de toda essa trama, juntamente com Alex e seus novos amigos. E para compreender as normas de possível sobrevivência (sim, digo possível por que ninguém é passível de ser poupado), o protagonista vai narrando dia após dia de sua adaptação, fazendo com que o leitor vá aprendendo e entendendo o funcionamento deste lugar “horrendo”.

Adorei a forma que o autor descreve cada cena. É impossível não nos sentirmos no lugar do protagonista, suas angústias, as frustrações, desesperos, os medos… todos esses sentimentos vivenciados juntamente com ele.

Vendo a possibilidade de enlouquecer. Alex e seus amigos iniciam com um plano de fuga, e é impossível não sentir a expectativa que eles sentem.

Sei que o protagonista cometeu atos infracionais, sei que merecia ter um julgamento por tais atos, porém, não justificando o comportamento dele e dos amigos, mas acabo torcendo para que eles encontrem uma forma de burlar a lei e consigam fugir desse “inferno”, ops… desse sistema.

Conforme a leitura progride, outras variáveis vão fazendo parte do enredo, como por exemplo, a personalidade impulsiva do protagonista, que muitas vezes, por querer ajudar alguém que ele sente estar sendo injustiçado, acaba se envolvendo em situações de riscos.

Claro que houve momentos em que pensei: Cara… não faça isso! Em seguida ler e imaginar a cena, dele fazendo exatamente o que você gostaria que ele não fizesse, para depois sofrer com as consequências das suas escolhas.

Entretanto, fica explicado que tais comportamentos são essenciais para o desfecho da historia.

Enfim, é um excelente livro, com um fim cheio de possibilidades para a continuação da historia, porem, um término considerável, já que se o autor fosse terminar a cena, teria que escrever dois livros em um, ou terminar antes e deixar o leitor ansioso e frustrado, querendo saber o fim da cena.

Não sei nadinha sobre a vida do autor, mas posso dizer com propriedade que o cara é um NERD, no bom sentindo hehehehe… putz que cartada maravilhosa dele… nos beneficiar com uma historia tão enriquecedora como esta.

Adorei o livro, vivenciei cada momento, junto com o protagonista até o fim, mesmo não sendo um final, me deixou com um baita gosto de quero mais, e não frustrada por não ter tido um fechamento.

Jenifer Tertuliano 05/10/2020

Incrível. Sufocante. Assustador.
Esse livro não para um único segundo!! O ritmo dele é impressionante e frenético, não tem uma pausa, não tem um alívio.
A tensão reina da primeira a última página, é sufocante e desesperador, a escrita do autor te deixa angustiado e com muito medo. O que são os Ofegantes? Que agonia!!
Ps. Só eu associei Furnace com a prisão que aparece no Batman Cavaleiro das Trevas Ressurge? Durante a leitura minha imaginação me levava ao Poço de Lazarus tecnológico.

Naka 19/06/2021

Ação pura!!
Muito maravilhoso esse livro. Do começo ao final é ação pura! Como se trata de uma história mais obscura, a cada página eu tinha medo de que algum personagem meu venha a morrer e tals (não entrarei em mais detalhes).

A história é boa, cheia de ação, simples, não é muito complexo (daquele estilo que a gente precisa quebrar a cabeça pra entender) e sempre tá acontecendo alguma coisa, por isso a leitura nunca fica tão cansativa.

Os personagens são maravilhosos. São bem trabalhados e até mesmo os vilões são interessantes. Livro favorito da vida. Recomendo a todos que gostam de ação!

Lucas 26/08/2013

Empolgante!!!
Do começo ao fim não para de acontecer coisas para você ficar martelando.
Os personagens são bastante carismáticos (mesmo que sejam presidiários) e o autor teve um cuidado especial ao criar os "vilões" da história, o que foi o aspecto principal pra eu ter gostado tanto desse livro.
Tudo é bom, do momento em que Alex vai para a prisão, as amizades e inimizades que ele faz, as criaturas que ele fica cara a cara, o plano de fuga, os trabalhos, os guardas e o diretor com seus olhos impossíveis de encarar.
É o tipo de livro que a gente agradece por ser parte de uma série e não um "filho único" de um autor!

Jéssica 13/06/2020

Sob o céu está o inferno. E sob o inferno, a penitenciária de Furnace.
Penitenciária de Furnace, uma prisão para jovens assassinos, criada após o verão do massacre, quando gangues de adolescentes cometeram uma onda de assassinatos, Furnace foi construída dentro da terra, possuindo apenas uma entrada e saída, sendo impossível de escapar.
Em Furnace os jovens são esquecidos pela sociedade e passam a pertencer a prisão, com seus guardas terríveis que mal parecem humanos, cães demoníacos e os Ofegantes.
E é em Furnace o cruel destino de Alex, através dele conhecemos a prisão e seus horrores.

"Obediência é a diferença entre a vida, a morte e outras variedades de existência ofertadas aqui em Furnace"

O livro possui uma leitura fluída e que prende a atenção, cheio de aventura e adrenalina, impossível parar de ler.
Fiz minha primeira leitura há uns 6 anos e o livro continua como um favorito após a releitura.
Penso que mais pessoas deveriam conhecer e dar uma chance a essa série.
Xabriel 14/06/2020minha estante
Interessante sua resenha, fiquei interessado no livro agora.

Jéssica 14/06/2020minha estante
É um ótimo livro, recomendo muito.

bloop 24/06/2020

Reler esse livro foi emocionante
Eu ainda estou tremendo de ter chegado no final. Ah, como tentei evitar acabar esse livro. Queria evitar as tragédias que sabia que iam acontecer só mais um pouquinho, aproveitando cada detalhe do dia a dia deles antes de realmente chegar na ação.
Os personagens são bem construídos até, o que torna difícil você não se apegar aos secundários. O desenvolvimento é bom, o autor sabe escrever de forma simples e mesmo tendo algo acontecendo em todos os capítulos, você tem a quantidade necessária de informações para não se sentir sobrecarregado com a leitura.
A escrita em primeira leitura só torna tudo mais legal, pois sabemos o que o Alex pensa sobre estar na terrível situação de estar preso em Furnace e o quanto os outros prisioneiros são importantes para ele.
Eu no momento não consigo pensar em nenhum defeito, mas pode ser meu favoritismo.
É um bom livro se você quer ler um suspense com um terror não tão intenso focado numa prisão privada.

TailaSancigollo 14/06/2020

Incrível
Me prendeu do início ao fim, espero que os próximos livros expliquem o que é esse lugar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6