Uma Breve História do Cristianismo

Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Cristianismo

Ana Caroline 13/11/2014

Tendencioso, não gostei muito. Mas tem bastante fatos históricos.

Valtair 25/01/2014

É ... O Livro é exatamente o que eu imaginei , bem o lado histórico da coisa ! Só não entendi porque o autor chamou muitas igrejas protestantes de seita ! Se bem que para o catolicismo romano todas igrejas protestantes são consideradas como seitas , o que não é verdade ! Mas legal ! Valeu a pena !

Cleuza 22/01/2014

História da igreja católica
O livro trata basicamente da história da igreja católica. Tudo bem que a igreja católica é realmente uma das principais referências religiosas. Porém, o autor vai bem fundo no detalhamento de fatos e personagens específicos do catolicismo e passa bem superficialmente por fatos e personagens importantes de outras religiões cristãs, as quais ele chama de "seitas".

No final, ele se desculpa pelos erros... De fato, talvez tenha faltado uma leitura mais cuidadosa... da Bíblia! Assim, ele não cometeria equívocos como este:
"Segundo Thomas Chalmers, "só se vive uma vida plena quando se aceita totalmente Cristo como salvador."

Segundo Chalmers??? Ou segundo o próprio Jesus???

O autor faz um convite à reflexão, dizendo que "o indivíduo tem o direito de dizer que não acredita em Deus. Mas calar-se e fugir à discussão sobre a natureza humana que cerca todo o conceito de "Deus" é não perceber por que o cristianismo faz tanta gente pensar há tanto tempo."

Assim, para quem gosta e deseja entender as raízes da igreja católica, é um bom livro.

Lampião Letrado 17/07/2013

Cuidado, terreno instável!
Tecnicamente, um livro chato pra quem não gosta de Datas, Locais, Nomes e mais nomes - eu gosto e engulo fácil.
Historicamente, um livro repleto de mocinhos e vilões, fatos, planos, mudanças e desfechos.
Em se tratando dos personagens, encontrei só dois: Deus x Homem. Sim, basicamente a história do cristianismo - como mostra o livro - é baseada no que Deus disse, e em carne fez pelo Filho; do outro lado o que o Homem entendeu e o que fez achando que estava ajudando, coisa que somos especialistas, querendo sempre melhorar aquilo que Deus deixou sob a nossa responsabilidade.
Cito iluminados e bem-aventurados citados no livro, como Sto Agostinho e São Francisco de Assis.
O livro só detalha os fatos - sem puxar sardinha pra ninguém -, mas eu ficava furioso com as bárbáries - físicas, espirituais e ideológicas - feitas em nome de Deus e de Cristo, que causou o grande caos segregacionista que vemos hoje.
Um livro simplesmente fundamental, pra qualquer religioso, historiador ou sociólogo.

Ana 27/05/2013

Uma investigação imparcial.
Leia a resenha em nosso blog:

Meu Livro na Bolsa

Acesse http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/2013/05/titulo-historia-docristianismo-uma.html

Curta a nossa página no Facebook!!

Erikson 21/05/2013

Leitura bem fácil, tranquila e acessível. Apesar de ser um tanto superficial por não falar muito sobre alguns pontos relevantes.

Conta de forma bem imparcial a história do cristianismo até os dias de hoje e faz um resumo das várias seitas e religiões derivadas do mesmo, além de trazer vários fatos e curiosidades sobre as mesmas e seus principais personagens.

"Até o século 20, mais horas de estudo foram dedicadas à vida de Jesus do que à Física, à Química e talvez todas as ciências combinadas"

"É provável que a expansão do cristianismo tenha sido favorecida por um fator inesperado: As epidemias."

"Até alguns papas tiveram filho ilegítimos."

"Um livro de 200 páginas precisava da pele de cerca de oitenta animais nos primeiros séculos"

"Entre os séculos sétimo e décimo, as forças do islã capturaram mais da metade de todos os territórios cristãos do Europa e da Ásia".

"A reforma lançou algumas sementes da democracia moderna"

"É tal o prestígio da ciência atualmente, que suas falhas foram esquecidas, enquanto os equívocos dos líderes cristãos são contados e recontados"

"Em 1900, pregadores e professores cristãos tinha alcançado quase todos os territórios habitados do mundo"

"O cristianismo é uma das coisas mais odiosas da face da Terra" Lenin

"Por influência do rádio e da televisão, muita gente se sentia mais inclinada a tomar um refrigerante do que a receber a santa comunhão"

"Em 1900, ninguém poderia prever o rápido declínio da Europa como coração do cristianismo"

"O cristianismo vai morrer, vai encolher e desaparecer. Hoje somos mais famosos que Jesus Cristo" John Lennon

"É notável como um homem que viveu há dois mil anos, não ocupou cargo público, e nunca visitou um lugar que ficasse a mais de dois dias a pé de distância do local onde nasceu, possa ter exercido tanta influência"

"O cristianismo está em declínio nas nações mais prósperas, mais instruídas e mais materialistas, mas não em todos os lugares"

Targino 28/04/2013

Uma breve mesmo!
Até a parte que ele fala de Martin Luther é excelente, após isso fica um pouco tanto quanto muito chato só melhora quando ele fala do Papa João Paulo II.
Mas é uma ótima literatura muito essencial para o conhecimento sobre religião independente de qualquer 'seita' ramo do cristianismo.

Kah 30/01/2013

Para quem se interessa por religião.....
Para quem se interessa por religião, é um bom começo. Ele explica toda a história do cristianismo (na minha opinião faltam algumas vertentes do cristianismo), mas sem se aprofundar muito. Ás vezes, ficava com a sensação, de "quero mais", pois começa, uma história, mas não se aprofundava tanto. Mas enfim,para quem quer ter um bom início com a história do cristianismo, este é um livro que recomendo.

Philipe 18/01/2013

Toscamente parcial
Apesar de afirmar se posicionar nas páginas iniciais em uma postura imparcial, não é isso que se observa ao longo do livro.
Até mesmo as cruzadas são consideradas "historicamente injustiçadas" pelo autor, pelo seguinte motivo: "as cruzadas recuperaram apenas uma parte do território que tinha sido tomado pelas forças do islã".
Não encontrei qualquer crítica à cegueira que a religião impõe às pessoas. O autor escolhe deliberadamente apenas o que há de positivo e favorável ao cristianismo para desenvolver a obra.
Um outro fato que me chocou foi a inexistência de notas de rodapé e citações fundamentadas. O autor realmente espera que o leitor se curve à sua autoridade e aceite tudo aquilo que diz? Tudo deveria ser baseado em fontes confiáveis e transparentes ao leitor.
Me decepcionei.

Dexter 23/11/2012

Um documentario bem elaborado abrangendo um tema questionador, que conta a historia do cristianismo desde Jesus até os dias de hoje de um forma bem explicada.

Minha Nota: O Historiador Geoffrey Blainey aborda este tema critico de forma, que quando chegamos a ultima pagina ficamos sem nenhuma duvida.

Denis 29/09/2012

Conheça!
A aventura começa já no prefácio e nos mapas, depois vem Jesus - Paulo - Orígenes - Idade Média - Cruzadas - Reforma Protestante - Século XX. Há interessantes observações que tratam da adoção do Domingo como dia de guarda e da doutrina da Trindade, assim como o início da formação de doutrinas e tradições.

Senti falta de indicações entre parênteses de onde estão na Bíblia as frases utilizadas no texto; por outro lado, isso dá um ar mais de livro histórico do que de estudo bíblico. Também sinto falta do emprego de letra maiúscula inicial em pronomes alusivos a D-us, Jesus ou ao Espírito Santo (bem, é um purismo pessoal...).

Enfim, no começo da leitura pensei que sabia tudo sobre o Cristianismo... Impáfia, não sei nada e o livro é uma rara oportunidade de se ter uma noção geral sobre esse movimento que começou simples e agora é mundial. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, o livro "O Grande Conflito" aprofunda mais e esclarece muitas questões desconhecidas.

Peterson Boll 21/09/2012

Eficiente e didático, satisfaz a quem queira ter uma ideia geral sobre o assunto, como também dá as dicas para quem queira se aprofundar. O estilo quase jornalístico é positivo, limitando-se a explanação sem partidarismos.

Amanda 12/09/2012

Problemas na tradução
Achei um livro muito bom, com um bom conteúdo. Porem infelizmente a tradução deixou muito a desejar. Muitas vezes as frases não faziam sentido pois estavam mal traduzidas.
Golbery 07/10/2012minha estante
Percebi a mesma coisa. Cheguei a pensar que o problema era só na minha cópia. Aqui ou ali aparecem frases truncadas ou sem sentido. Faltou uma revisão.

Golbery 02/08/2012

Um resumão superficial para leitores leigos
O livro talvez tenha mais sentido para um leitor de um dos países anglófonos de maioria protestante pois aparentemente foi escrito para este público. Escrito em capítulos curtos, ele parece ter sido pensado como uma leitura mais suave, para quem não é um estudioso desta área.

Apesar disso, ele apresenta um panorama geral da história do cristianismo. De forma bem resumida, "breve", como o próprio livro o diz. Nesse sentido, ele cumpre o que promete e não vai muito além disso.
Uilians 06/10/2012minha estante
Golbery, descordo de sua opinião o livro é bem genérico e dá uma boa ideia do que é o Cristianismo e o que ele representa para o planeta, outra coisa o Brasil é hoje o segundo maior país protestante do mundo.

Golbery 07/10/2012minha estante
Uilians, o livro pouco fala do que foi a Cia. de Jesus e todo o movimento de Contra-Reforma que marcou muito a história dos países latinos. Parte de todo aquele ouro que reveste o Vaticano veio de nossa terra. Senti muita falta do autor comentar um pouquinho mais sobre a expansão do cristianismo no mundo. Por isso que digo que ele é mais centrado num protestantismo anglófono, que se diferencia do protestantismo latino ou em outros países pobres.

Mas não se pode exigir muito, uma vez que pela própria introdução e título o autor já deixa pistas de um não-aprofundamento.

No mais, a discordância é salutar e sempre promove crescimento para aqueles se abrem à convivência com ela.

Grazy 20/07/2012

Uma Breve História do Cristianismo
Resenha completa em: http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/2012/06/uma-breve-historia-do-cristianismo.html

A sinópse do livro levanta as questões: "Afinal, quem foi Jesus? Um mito ou um homem de infinita sabedoria? Que fatos levaram a disseminação do Cristianismo ao redor do mundo?"

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia