Login

Geoffrey Blainey
Resenhas
Recentes

Valtair 25/01/2014

É ... O Livro é exatamente o que eu imaginei , bem o lado histórico da coisa ! Só não entendi porque o autor chamou muitas igrejas protestantes de seita ! Se bem que para o catolicismo romano todas igrejas protestantes são consideradas como seitas , o que não é verdade ! Mas legal ! Valeu a pena !

Cleuza 22/01/2014

História da igreja católica
O livro trata basicamente da história da igreja católica. Tudo bem que a igreja católica é realmente uma das principais referências religiosas. Porém, o autor vai bem fundo no detalhamento de fatos e personagens específicos do catolicismo e passa bem superficialmente por fatos e personagens importantes de outras religiões cristãs, as quais ele chama de "seitas".

No final, ele se desculpa pelos erros... De fato, talvez tenha faltado uma leitura mais cuidadosa... da Bíblia! Assim, ele não cometeria equívocos como este:
"Segundo Thomas Chalmers, "só se vive uma vida plena quando se aceita totalmente Cristo como salvador."

Segundo Chalmers??? Ou segundo o próprio Jesus???

O autor faz um convite à reflexão, dizendo que "o indivíduo tem o direito de dizer que não acredita em Deus. Mas calar-se e fugir à discussão sobre a natureza humana que cerca todo o conceito de "Deus" é não perceber por que o cristianismo faz tanta gente pensar há tanto tempo."

Assim, para quem gosta e deseja entender as raízes da igreja católica, é um bom livro.

Lampião Letrado 17/07/2013

Cuidado, terreno instável!
Tecnicamente, um livro chato pra quem não gosta de Datas, Locais, Nomes e mais nomes - eu gosto e engulo fácil.
Historicamente, um livro repleto de mocinhos e vilões, fatos, planos, mudanças e desfechos.
Em se tratando dos personagens, encontrei só dois: Deus x Homem. Sim, basicamente a história do cristianismo - como mostra o livro - é baseada no que Deus disse, e em carne fez pelo Filho; do outro lado o que o Homem entendeu e o que fez achando que estava ajudando, coisa que somos especialistas, querendo sempre melhorar aquilo que Deus deixou sob a nossa responsabilidade.
Cito iluminados e bem-aventurados citados no livro, como Sto Agostinho e São Francisco de Assis.
O livro só detalha os fatos - sem puxar sardinha pra ninguém -, mas eu ficava furioso com as bárbáries - físicas, espirituais e ideológicas - feitas em nome de Deus e de Cristo, que causou o grande caos segregacionista que vemos hoje.
Um livro simplesmente fundamental, pra qualquer religioso, historiador ou sociólogo.

Ana 27/05/2013

Uma investigação imparcial.
Leia a resenha em nosso blog:

Meu Livro na Bolsa

Acesse http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/2013/05/titulo-historia-docristianismo-uma.html

Curta a nossa página no Facebook!!

Erikson 21/05/2013

Leitura bem fácil, tranquila e acessível. Apesar de ser um tanto superficial por não falar muito sobre alguns pontos relevantes.

Conta de forma bem imparcial a história do cristianismo até os dias de hoje e faz um resumo das várias seitas e religiões derivadas do mesmo, além de trazer vários fatos e curiosidades sobre as mesmas e seus principais personagens.

"Até o século 20, mais horas de estudo foram dedicadas à vida de Jesus do que à Física, à Química e talvez todas as ciências combinadas"

"É provável que a expansão do cristianismo tenha sido favorecida por um fator inesperado: As epidemias."

"Até alguns papas tiveram filho ilegítimos."

"Um livro de 200 páginas precisava da pele de cerca de oitenta animais nos primeiros séculos"

"Entre os séculos sétimo e décimo, as forças do islã capturaram mais da metade de todos os territórios cristãos do Europa e da Ásia".

"A reforma lançou algumas sementes da democracia moderna"

"É tal o prestígio da ciência atualmente, que suas falhas foram esquecidas, enquanto os equívocos dos líderes cristãos são contados e recontados"

"Em 1900, pregadores e professores cristãos tinha alcançado quase todos os territórios habitados do mundo"

"O cristianismo é uma das coisas mais odiosas da face da Terra" Lenin

"Por influência do rádio e da televisão, muita gente se sentia mais inclinada a tomar um refrigerante do que a receber a santa comunhão"

"Em 1900, ninguém poderia prever o rápido declínio da Europa como coração do cristianismo"

"O cristianismo vai morrer, vai encolher e desaparecer. Hoje somos mais famosos que Jesus Cristo" John Lennon

"É notável como um homem que viveu há dois mil anos, não ocupou cargo público, e nunca visitou um lugar que ficasse a mais de dois dias a pé de distância do local onde nasceu, possa ter exercido tanta influência"

"O cristianismo está em declínio nas nações mais prósperas, mais instruídas e mais materialistas, mas não em todos os lugares"

Publicidade

logo skoob beta
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor