A Startup Enxuta

A Startup Enxuta Eric Ries

Resenhas - A Startup Enxuta

Nathalia569 11/01/2023

ótimo para iniciantes!
Meu primeiro livro lido sobre o universo das startups. gostei bastante, tanto conteúdo quanto a forma de escrita.

Jady 18/12/2022

Achei muito bom para as pessoas que querem aprender mais sobre o modelo de uma startup. O autor descreve bem as metodologias e traz bons exemplos.

Alexson.Almeida 21/10/2022

Experiências
O livro apresenta conceitos e ensinamentos importantes acerca da criação e manutenção de uma startup apresentando experiências vividas pelo autor. Embora os conceitos sejam de fato relevantes, senti falta de uma explicação mais formal e não apenas a descrição de uma experiência, mas isso é algo puramente pessoal. De maneira geral, o livro é bom e com ensinamentos importantes.

Graxaim 20/10/2022

Bastante interessante o método proposto pelo autor. Principalmente sobre aplicação do conceito de MVP.

HugoVella 02/10/2022

Quem quer vai e faz
Um livro (bastante repetitivo) mas que passa um passo a passo minucioso para quem deseja abrir e levar em frente uma startup. Ao ler este livro você já estará sendo um pequeno empreendedor pois o conteúdo é belíssimo e cheio de ideias e insights.

Mari ð 25/07/2022

Startup enxuta
Um livro q eu li pq a escola pediu, confesso que achei meio cansativo mas creio que achei isso pelo fato de nn ser um gênero q eu goste de ler... enfim, o livro é bom

Porsani 21/07/2022

Não estava gostando do ritmo até por volta da página 60. Estava achando muito repetitivo e prolixo. Mas depois quando ele aborda questões práticas, metodológicas e as estruturas de aprendizagem validada, em pequenos lotes, usando dos 5 por ques, com validação por meio de métricas corretas em uma visão científica o livro se tornou muito bom. Super recomendo

CDL 02/07/2022

Livro Técnico
O livro é bastante técnico e não tem muita profundidade, eu considero um livro nichado para quem trabalha com tecnologia (como eu), como eu já conheci as técnicas achei interessante, mas se você não trabalha com tecnologia e não conhece um pouco do mundo das startups, vai ficar meio perdido.

O princípio principal do livro é encontrar maneiras de evitar o desperdício de tempo das pessoas e processos burocráticos.

Giulia 22/05/2022

Didático
O livro é extremamente didático, como uma futura engenheira de produção não tenho reclamações. Os exemplos são muito claros, mas as vezes sinto que o autor se perde no pouco no dinamismo. De toda forma é um livro que eu recomendaria?.

Peupaiva 14/05/2022

Interessante um livro importante para empreendedores e abre muito a mente de gestores, mudando o conceito a cerca da produtividade e a real necessidade dos clientes.

Marcal4 11/05/2022

MVP é vida
Livro muito bom, só quem já colocou em prática a metodologia do lean startup sabe como é transformador testar primeiro a demanda antes de investir tempo construindo o produto.

Tiago Fachiano 04/04/2022

Construir p cliente
Nesse livro muito comentada a questão evoluir pensando na necessidade do cliente e sempre entregar valor. Geralmente as empresas possuem métodos analisar internamente suas necessidades e depois desenvolver e implementar que vai ver a reação dos clientes. Nesse livro o autor cita método de construir, medir e executar de acordo com as necessidades do cliente em curtos períodos de feedback. O que cliente precisa? Entregue aos poucos, mas sempre entregando. E a cada entrega receba ideias e alimente o sistema para novas entregas. Sempre gerando valor.

Glauber Rosendo 06/02/2022

Leve, instrutivo e didático.
Olha, já li vários artigos e livros sobre gestão de projetos e posso dizer que "A Startup Enxuta" foi o mais prazeroso.

De início, preciso dizer que fui um pouco prejudicado na experiência total do livro, pois já conhecia outras metodologias (como SCRUM e Design Thinking) e não me surpreendi com muitas das ferramentas apresentadas pelo autor (de aplicabilidade semelhante).

Desse modo, para que a experiência seja absoluta e te deixe maravilhado, será ideal ter este livro como ponto de partida para os estudos sobre métodos ágeis.

Certamente, nem tudo é redundante para quem já está familiarizado. Outros conceitos e ferramentas desenvolvidos no texto são novos e complementares, tais como: a classificação e avaliação dos motores de crescimento; o uso dos 5 Porquês; o catálogo de pivotagem; as métricas 3A, entre outros.

Tá, mas esse é só o aspecto técnico do livro. Obviamente ele não deixaria a desejar. Algo de valor tem de entregar, certo?

Contudo, a melhor coisa nele é a "fluidez". O texto é repleto de estudos de caso e a forma como o autor apresenta as ferramentas, se dá através de vários exemplos práticos de situações reais (orquestradas por empresas e startups que ele foi consultor).

Diferente de outros livros mais técnicos, coloquemos assim, este parece mais com uma história de vários personagens (empresas). Em que na construção narrativa, são trabalhadas as ferramentas que importam e definem o método Lean Startup.

Talvez se este fosse meu primeiro livro sobre o tema, a nota seria maior. No entanto, avalio conforme minha experiência, sendo a falta de "impacto informativo massivo" uma expectativa que tive e não foi atendida.

Seja você entusiasta da área ou não, acredito que este é o melhor livro para mergulhar na nova configuração de produção. O presente e principalmente o futuro, estão definidos no que, de forma simples, Eric Ries escreveu aqui.