O Sol Depois da Chuva

O Sol Depois da Chuva Gabriel Chalita

Resenhas - O Sol Depois da Chuva

Emilly1796 08/03/2022

Bem razoável
É um livro cheio de metáforas e analogias bonitas até, é bonita a ambientação, a escrita bem tranquila, um tipo bem abrasileirado. Mas chega num ponto que ele é tão arrastado que nada acontece, isso ocorre em 70% do livro, além de ter incontáveis resumos muito extensos de filmes, que acho desnecessário, já que o que vai extrair e ser usado na trama do livro é muito pouco. Nas últimas 30 páginas, ficou muito corrido, as coisas foram acontecendo uma por cima da outra, o mistério foi muito mal aproveitado, a forma que foi se desenrolando parecia novelas com aqueles personagens psicopatas duas caras que se revelam na última hora.
Foi uma leitura cansativa, mas algumas frases valeram a pena.

Malu 10/11/2021

nossa que livro lindo, os personagens são muito profundos e têm um desenvolvimento que é muito bom acompanhar, cada pecinha e cada coisinha do livro vai se encaixando e tudo que acontece tem grau de importância pra história, o que torna a leitura muito agradável

Aninha Santiago 02/09/2009

"O sol depois da chuva" é uma história muito bonita e com mistérios desvendados no final. Fala de amor, amizade, família e as atrocidades que algumas pessoas podem fazer. Vale a pena ler!

Hevelyn Thaís 09/04/2021

O Sol Depois da Chuva é mais bonito que o de todo dia.
O Sol Depois da Chuva, livro de Gabriel Chalita, é um romance narrado em terceira pessoa com pouquíssimo discurso direto, que logo no início chegou a me incomodar, mas a boa descrição feita dos lugares e em especial dos personagens, supriu essa falta que senti dos diálogos entre eles.

O autor por ser um educador aborda várias questões relacionadas à boa educação e gentileza que podem mudar o mundo, e de fato acaba mudando a vida dos moradores da pequena ilha. O livro tem uma linguagem poética até, difícil não sair marcando o livro todo, pois tem muitas citações preciosas.

O romance em si, retrata o primeiro amor e sua descoberta, a amizade que surge entre Francisco e Mara os tornam confidentes, ele muito tímido e retraído, ela muito falante e gentil, e assim vão estreitando os laços que os unem.

A história se passa na Ilha da Aliança, os personagens são pessoas do bem, preservadores da natureza e de seus costumes, mas não pensem que é tudo flores, embora se tenha gentileza e romance, a obra tem umas reviravoltas impressionantes com vilãos inesperados, que te prende até o fim da leitura.

Frase:
"O sol que aparece depois da chuva é mais bonito que o sol de todo dia."

Mara Vanessa Torres 07/04/2012

Romanceando o romance
O ex-noviço e atual deputado federal Gabriel Chalita parece que não tem muito mais a dizer além de pregações maniqueístas regadas a cinco adjetivos para cada substantivo ou verbo e lições de moral que beiram ao clichê. O livro "O Sol Depois da Chuva" (editora Gente, 2007, p. 232) revela o mamão com açúcar que tem feito o maior sucesso entre consumidores de auto-ajuda e pessoas que procuram a Deus em páginas de pretensos religiosos, missionários e evangelizadores.

Tudo vai bem e progredindo a passos largos (progresso que não macula o espírito de comunidade da ilha), até que um acidente fatal modifica tudo e todos. Chalita não consegue passar do batido - talvez nem o deseje, porque o lugar-comum é o seu estilo - e transforma uma ideia que poderia tomar rumos interessantes em um barco da luta do bem contra o mal, do certo e do errado, tudo feito de uma forma tão banal e desinteressante que perde o encanto ao qual ele se propôs. O título é quase poético, tenho que admitir, mas é desperdiçado em personagens caricatos e uma narrativa que beira à mentira, ilusão.

Nem mesmo as tacadas de reflexão servem para amenizar o prejuízo causado pelas limitações do enredo e seus personagens medíocres. Gabriel Chalita deveria considerar a possibilidade de mudar a temática dos seus romances e livretos e buscar novos nichos de mercado.

Cynthia Lia 01/09/2020

O sol depois da chuva
Um romance que faz refletir sobre ações que despertam ou não a gentileza nas pessoas. Um incentivo ao cinema também. Grandes surpresas acontecem ao final do livro, o que torna surpreendente.

Felipe Saraiva 30/12/2009

"Um livro para A Pensar e Aprender sobre a Vida"
"Sonhar é acreditar que se tem poder para construir alguma coisa diferente. O Sonho pode pode até ser utopia a respeito de um lugar que não existe. Mesmo assim ele cumpre importante papel de movimentar o presente em busca de um futuroi melhor. Sem os sonhadores o mundo pára. Quantos existiram que, mal-enterpretados, só foram valorizados depois de mortos. Sonharam com uma humanidade melhor e foram acusados de pervertidos; sonhoram com uma ci~encia que pudesse melhorar a vida das pessoas e foram acusados de feiticeiros; sonharam com uma civilização do amor e foram acusados de ingênuos; sonharam com a simplicidade e foram acusados de superficiais".

"Sonhadores não desistem facilmente. Têm a alma elevada, o mais apurado, a mente mais aberta e o desejo interno da transformação. São poetas, às vezes; outras, palahços, malabaristas; são sacerdotes em busca de uma nova terra; são jovens, todos esses, independentemente da idade, porque os sonhadores não envelhecem".

"Goethe, o escritor alemão: "Qualquer coisa que você possa fazerm, ou sonha que possa fazer, comece a fazê-la. A ousadia tem em si genialidade, força e magia"".

"Cecília Meireles:

Cântico IV

Tu tens um medo:
acabar.
Não vês que acabas todo dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que tu renovas todo dia".

- TRECHOS DO LIVRO

Guilherme Kroll 10/05/2011

Li forçado e foi terrível. Detestei da primeira a última página. Metáforas ruins, linguagem insossa, nenhum mérito literário. Uma trama bem fraca amarra tudo.

Cito o jornalista Mario Sergio Conti, que chegou a escrever: "Enfrentei os livros. Das primeiras às últimas páginas. Com dificuldade. Não tenho o que declarar a respeito deles. Não se prestam à análise. De nenhum tipo: filosófica, estilística, sociológica, literária".

Concordo com tudo.
ThaísLR 23/12/2011minha estante
Eu acho que tudo depende do que se busca. Realmente eu não recomendaria este livro para quem espera encontrar grande qualidade literária. Ele não tem. Mas é um livro bem intencionado, despretensioso e que admiti querer apenas passar uma boa mensagem. Para alguém que está precisando de um pouquinho de açúcar ele pode ser uma boa pedida. Tudo depende do momento.

Luciana 21/01/2015minha estante
Concordo com a ThaísLR. Eu mesma, embora também tenha concordado com a opinião da Mara Vanessa, consegui tirar coisas boas do livro. As descrições, o clima bucólico da ilha e mesmo imaginar alguns lugares e elementos, como a casa de Francisco e sua horta, a refeição simples de ovos, arroz e tomates que ele faz em uma cena... Gostei disso tudo.
E foi legal ler sobre filmes a que assisti há anos atrás. Deu vontade de assistir de novo.

Lika 01/03/2020

É o primeiro livro desse género que lei , mais amei desdo momento que li o primeiro parágrafo.

O livro fala de muitas coisas , mas em minha interpretação ele fala principalmente de AMOR e de OLHAR SEMPRE PRA FRENTE , mesmo que as coisas estejam ruins

Seu personagem principal tem todos os problemas bem a vista , seu pai desapareceu deixando sua mãe uma mulher muito rancorrosa com o tempo , e pra melhorar ele tem um amor não correspondido pela melhor amiga .

A história gira em torno deles mas sempre apresentando novos personagens , algo trágico acontece e lacunas do passado são preenchidas , um novo amor se desenrola e uma simples amizade se torna um laço pra vida inteira . Então para vc que escolheu esse livro ... Seja Muito Bem Vindo A ILHA DA ALIANÇA !!!

PS: existe um mistério no final do livro , Boa sorte !

Bre Ni 04/10/2020

Uma boa reflexão
Durante um almoço na casa da minha vó vi minha prima suspirando lendo esse livro e resolvi ler também. Já me encantei com as palavras iniciais.
"O Sol depois da chuva" é escrito por um educador, que com uma linda sensibilidade e atenção, mostra ao longo do livro a importância da gentileza e da educação.
O livro tem em si uma história água com açúcar de um romance adolescente. Mas o livro não é só isso. Recheando esse romance Chalita adicionou passagens que fazem o leitor refletir profundamente sobre os aspectos mais sutis da vida.
Um livro descontraído e leve, que pode ser lido e aproveitado.

Deixo aqui uma parte do livro que muito me marcou:

"Sonhar é acreditar que se tem poder para construir alguma coisa diferente. O sonho pode até ser uma utopia a respeito de um lugar que não existe. Mesmo assim ele cumpre importante papel de movimentar o presente em busca de um futuro melhor. Sem os sonhadores o mundo pára. Quantos existira, que, mal-interpretados, só foram valorizados depois de mortos. Sonharam com uma humanidade melhor e foram acusados de pervertidos; sonharam com uma ciência que pudesse melhorar a vida das pessoas e foram acusados de feiticeiros; sonharam com uma civilização de amor e foram acusados de ingênuos; sonharam com a simplicidade e foram acusados de superficiais. [...]
Vitor era um sonhador. E sonhadores não desistem facilmente. Têm a alma elevada, o olhar mais apurado, a mente aberta e o desejo interno de transformação. São poetas, às vezes; outras, palhaços, malabaristas; são sacerdotes em busca de uma nova terra; são jovens, todos esses, independentemente da idade, porque sonhadores não envelhecem."
(pág 158/159)

Dose Literária 28/07/2013

Romanceando o romance
O enredo traz como protagonistas o filho de um pescador, Francisco, um jovem taciturno e sorumbático, assombrado pela amargura da mãe e desaparecimento do pai; o casal boa-praça de biólogos Vítor e Valquíria e sua filha Mara (pois é, pois é), marcados por uma imensa tragédia, e os habitantes de uma charmosa e educada ilha perdida em algum lugar do Brasil. Ao lado de pescadores, pequenos comerciantes, barqueiros e professoras aposentadas, o casal "cosmopolita, mas com o coração bucólico" se une para, em um dado momento e em uma dada pensão (hotel), dar início à sessões de cinema, com direito a comentários vindos de Mara (garota bonita, inteligente, esperta, educada e outras mil adjetivações) e o pobre Francisco (que de taciturno passa a ser desinibido e comunicativo de uma hora para outra)...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2012/04/romanceando-o-romance.html#more

Lana 09/03/2014

A história é ambientada na região central de uma ilha fictícia, em meio a uma paisagem campestre singela, a qual desperta naqueles que por ali passam uma profunda necessidade de meditar sobre a existência humana. Francisco, Mara, Ana, Vítor e Valquíria convivem com pescadores, negociantes, médicos, aprendizes.

Estas pessoas passam por dores, separações, conquistam, entregam-se incondicionalmente à vida. O espaço geográfico aqui retratado é um reflexo da esfera social, e o sol que nasce logo após a chuva representa o incessante renascer, o recomeço depois de cada tempestade. Com certeza este é um momento mágico e renovador, e neste instante é possível ver a existência humana como algo mais belo.

Soninha 08/12/2017

Pura reflexão
Livro de uma sensibilidade incrível, mexe com algumas feridas, sentimentos, que na maioria das vezes não paramos para analisar, seja porque não queremos, seja porque não é fácil realizar essa análise, e assumir nossas fraquezas. Mas me fez refletir em muitas questões.

Renivaldo.Cordeiro 27/03/2019

Livro maravilhoso. Bem moderno, porém sem perder a classe e a calmaria gostosa dos grandes romances. Ambiente maravilhoso, extremamente bem narrado. Amor forte e lindo, descrito com detalhes e um final muito bom.

Jacqueline 28/08/2020

Livro gostoso de ler. A princípio tímido, mas que revela um final surpreendente é inesperado.