O Último Teorema de Fermat :

Resenhas - O Último Teorema de Fermat

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Robson Souza 11/05/2011

Soberbo!
O livro narra a história do Último Teorema de Fermat, o maior enigma da Matemática dos últimos séculos. Iniciando em Pitágoras, que criou o teorema com seu nome, e com ele deu origem à fórmula que Fermat teorizou. Indo até a demonstração do Teorema de Fermat por Andrew Wiles em 1995.
Todos os grandes matemáticos envolvidos de alguma forma com o Teorema são personagens dessa odisséia espantosa e envolvente.
Ao contrário do que possa parecer, o livro não é técnico e é de fácil compreensão. O autor conseguiu alinhavar as biografias dos matemáticos e suas descobertas, com a busca pela demonstração do Teorema ao longo de 350 anos, com destaque para Wiles, sua obsessão e empenho extraordinário.
Uma lição de determinação, auto-disciplina e perseverança.

Mais em http://robsonbatt.blogspot.com

Maurício Gomyde 19/03/2011

Muito bom!!
A história do Teorema de Fermat era algo que me fascinava desde minhas aulas de Cálculo. Um teorema que demorou quase 400 anos pra ser solucionado, tendo tido a participação, em sua solução, de alguns dos grandes matemáticos da história.
Mesmo pra quem não é muito fã de matemática, é uma saga muito boa de ler. Ainda mais por se tratar de uma história real.

Moitta 24/05/2011

X^n + Y^n = Z^n para x maior que 2
A história da Matemática é o pano de fundo que permeia o livro inteiro.
Pequenas biografias de muitos dos maiores matemáticos que existiram, a evolução da matemática, como a cultura e política acaba interferindo, como ocorrem várias coincidências e sincronismos e como cada matemático impõe seu estilo nos teoremas e demosntrações.

Wiles se deparou com o Teorema ainda criança, e dedicou praticamente toda sua carreira a demosntrá-lo, sendo 7 anos em segredo, uma diciplina de continuar pesquisando e uma capacidade de manter o foco e se manter obsecado absurdas.
Os usos diretos e indiretos da matemática, essa ciência com tantas fronteiras a ser explorada. O pesquisador deve ser ousado e criativo, características que não são normalmente atribuídas aos matemáticos.
Fermat, Gauss, Germais, Galois, Euler, Chaucy.. são tantos e tão facinantes essas personagens que parecem vir de uma ficção.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Eis um belo exemplo do fascínio que a Matemática exerce sobre mim; a história dessa ciência mostra como a mente humana se desenvolve pela curiosidade, pelo desafio, é a vontade de conseguir fazer o que ninguém conseguiu fazer antes.

Na verdade não é preciso entender de Matemática pra compreender este livro, pois ele retrata a História da Matemática, sem ficção alguma e nenhuma versão romanceada, apenas os mistérios envolvidos na busca de uma demonstração.

Um teorema é uma verdade que possa ser provada, o Último Teorema de Fermat afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça a equação: . Parece bem simples, mas acontece que Pierre de Fermart, matemático francês (1601 – 1665) escreveu o referido teorema, disse que provou, mas não mostrou essa demonstração a ninguém e faleceu.

Por não ter demonstração conhecida, a afirmação despertou uma espécie de corrida no meio científico da época, pois todos os matemáticos se sentiam capazes de provar, afinal se Fermat conseguiu, por que eles não conseguiriam?

Por 356 anos foi assim, esse teorema era tido como o Santo Graal da Matemática, todos que ouviam falar dele tentavam provar. O livro conta essa história, passeia pelo tempo e fala um pouco sobre cada personalidade que topou o desafio, isso é uma das coisas que mais gosto de ler, biografias de pessoas que fizeram alguma diferença, e Simon Singh escreve isso de forma direta, mas não deixa de fora detalhes curiosos e interessantes.

Mas essa busca teve um fim, em 1995 um professor de Princeton, Andrew Wiles, que sonhava em demonstrar o Último Teorema de Fermat desde que o vira pela primeira vez, ainda menino, na biblioteca de sua cidade, realizou o feito. Trabalhou em sigilo por medo de fracassar como os seus antecessores, em 1993 anunciou a demonstração, mas um erro foi encontrado; e depois de mais quatorze meses de dedicação, foi coroado com a glória, glória com que sonhou desde menino, glória com que muitos sonharam, mas foi ele quem conseguiu!

Leonardo 20/08/2011

Fantástico
Mais que a estória do Teorema de Fermat, em linguagem pouco técnica, fluída e agradável o autor descreve a saga para resolver o teorema, em conjunto com vários aspectos históricos da matemática, a única e verdadeira ciência universal, onde não existem espaços para teorias ou suposições, somete para certezas!!!!!

Humberto.Sampaio 25/09/2017

Fantastico
Este livro é fantástico, muito bem estruturado, é escrito de forma a atingir qualquer leitor. Com uma trama que se confunde com a vida de Fermat o autor explica de forma empolgante como um teorema aparentemente decifrado por ele, se mostrou tão complexo a ponto de só ser revelado décadas depois.

Thiago 12/08/2012

“Eu descobri um livro maravilhoso, mas esta resenha é muito pequena para contê-lo”.
O livro trata da história do surgimento das ideias, desenvolvimento e solução de um dos maiores mistérios da matemática, um enigma praticamente insolúvel que durou cerca de 358 anos para ser resolvido: O Último Teorema de Fermat.

A sensação é empolgante durante toda a leitura em que ao mesmo tempo em que você aprende sobre a história e significado desse enigma, você também entra na perspectiva do próprio Wiles, que suportou toda uma odisséia intelectual que inúmeros matemáticos brilhantes caíram e se saiu triunfante ao resolver o maior enigma da matemática.

Não precisa ser expert em matemática para lê-lo. O livro possui uma linguagem acessível para o público leigo, donde a leitura flui tranquilamente. Também é repleto de ilustrações, imagens e biografias de grandes matemáticos que estiveram engajados nessa luta e, ainda no final, há um apêndice com diversas demonstrações matemáticas explicadas de modo claro. É por isso e pelo forte envolvimento que da leitura traz que considero “O último Teorema de Fermat” o melhor livro de divulgação científica e matemática que já li.

Torna-se interessante assistir o documentário que possui mesmo nome (O Último Teorema de Fermat) como um estímulo extra para sentir na pele tudo que se passou na vida deste gênio matemático, Andrew Wiles. Sua história é um exemplo inspirador donde o sonho de criança de Andrew, resolver Fermat, é realizado através de muita dedicação, disciplina e perseverança. Uma mensagem que todo bom matemático sempre precisa ter em mente para seguir com seu trabalho.

Recomendável para todos os estudantes de matemática, de áreas exatas, para quem se empolga com grandes descobertas da ciência e também para quem não gosta de matemática, por que é impossível não se envolver nesta leitura. Enjoy!

Ronan.Azarias 04/08/2012

O meu favorito
Eu geralmente adoro livros de matemática.
A história da matemática é uma coisa fascinante e é o pano de fundo de todo o avanço tecnológico que a humanidade realizou.

E O último teorema de Fermat para mim é a cereja do bolo.

Simon fez o documentário sobre o ultimo teorema de Fermat, pouco depois que Wiles resolveu o enigma, e publicou este livro.

Assim ele é muito parecido com os documentários da BBC.Rico em detalhes, bem elaborado e descomplicado. O livro entra pouquíssimo em cálculos e teorias complicadas e mesmo assim o faz de forma branda. Ele atem-se somente ao enredo do teorema.

Faz uma jornada histórica do teorema ao mesmo tempo que mostra como Wiles chegou à sua demonstração.

Encaixa-se bem para leitores leigos em matemática e não exige nenhum conhecimento além do básico que todos temos na escola.

Simplesmente fantástico de se ler. É interessante e mantém o leitor preso por todo o tempo.

guilhax 22/09/2012

História muito interessante. Mas há momentos muito monótonos no livro. Mas nada que uma dose de paciência não supere.

Israel145 15/03/2013

O último teorema de Fermat é um livro que conta a trajetória do problema mais difícil do mundo. Fermat foi um matemático francês amador que propôs esse problema em vida, mas ao morrer, sabia-se que ele tinha a solução, porém, esta nunca foi encontrada. Dissecado pelas mentes mais brilhantes do mundo, o último teorema de Fermat se confunde com a história da própria matemática e tem uma importância cabal no desenvolvimento desta ciência, pois diversas técnicas foram tentadas para a solução (obtenção da prova) forçando assim ao desenvolvimento e aprimoramento durante 358 anos até sua solução em meados da década de 90 por Andrew Wiles.
O legal desse livro é que grande parte da história da matemática, assim como detalhes das biografias de grandes nomes dessa ciência são abordados aqui, mostrando sem se ater aos detalhes técnicos toda a riqueza dessa fantástica história permitindo ao leitor mergulhar nesse mundo sem preocupar-se em entender a resolução do teorema, já que o mesmo é de uma complexidade absurda. O livro mostra ainda uma bela história de força de vontade e paixão pela ciência. Recomendo para quem gosta da história da matemática e afins.

ricardotda 04/12/2014

Livro que te prende
Livro excelente, que prende o leitor. Fala de história e matemática em linguagem simples, mas muito bem trabalhada. Tem um ótimo enredo dramático também.

Lareska Rocha 11/03/2015

Fantástico é pouco
Qualquer pessoa que tenha interesse em matemática, mesmo que não tenha muito conhecimento desse assunto, possui grandes chances de adorar esse livro. Ainda mais, porque ele não se restringe a contar a história por trás da demonstração do teorema. É como uma espécie de relato sobre os grandes avanços matemáticos ao longos dos séculos, culminando com a sonhada demonstração. A leitura é tão fluida e a exposição dos conceitos é claríssima, dada a sua dificuldade. Em suma, se você procura um livro que fale sobre matemática na sua mais pura forma, não deve ter dúvidas de que esse livro é uma ótima opção.

Letícia 17/10/2015

Ótimo
O livro parece bem completo e a história foi bem conduzida, de modo a ficar bastante interessante. A leitura proporciona um conhecimento bastante amplo sobre a história matemática, já que o autor se preocupa em contextualizar a história do teorema.
Como o autor é um leigo no mundo científico, é claro que houve alguns escorregões, como alguns termos mal-empregados (que não sei se devo atribuir ao autor ou ao tradutor) e o desprezo em alguns trechos por certas áreas da ciência, como a física, o que não me agradou muito. Mesmo assim, o tema proposto pelo livro foi muito bem desenvolvido, portanto, é justo dar a nota máxima a ele.

João Henrique 22/11/2015

Persistência num problema
O livro mostra a grande alegria da descoberta após longa busca.

1 | 2 | 3 | 4 | 5