O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Ariene1 14/05/2021

Um dos melhores livros da minha vida
Eu me senti o Gato Malhado com relação ao Amor. É uma história triste, doce, delicada, que assim como outros contos para crianças, possui um final trágico.
JAlia.Godoi 30/06/2021minha estante
Um clássico infantil, perfeito! É uma estória triste porém incrível, adoro livros infantis como esse!

Letícia Martins 08/06/2023

Que depressão
Comecei a ler esse livro pensando que era uma histórinha bobinha infantil, mas não é nada disso.
Uma história de amor impossível, diferente do que estamos acostumados.
Aprendi com esse livro que amar as vezes é deixar ir.
A escrita é muito boa, apesar de que algumas vezes eu tive que ler umas três vezes o mesmo parágrafo até entender o que o autor queria passar.
Recomendo muito

julia 13/07/2010

Não há palavras pra explicar a minha paixão por esse livro. Eu acho tudo muito lindo; desde o enredo até a forma que foi escrito. Não houve nenhuma vez que eu tenha lido esse livro sem desabar em lágrimas.

É o meu lado romântico, bobo e apaixonado.

Eu me odeio por ter perdido a minha cópia pela casa.

Laura.Bonilha 19/03/2021

Como não li Jorge Amado antes?
No primeiro parágrafo já me apaixonei, fiz questão de ler bem devagar para aproveitar cada pedaço dessa história. A narrativa separada por estações, os parêntesis, uma estrutura diferente do que já li em infantojuvenil, mas mesmo assim é clara a sucessão dos acontecimentos. Não só a história é linda, como também as ilustrações e o projeto gráfico dessa edição conversam muito bem com o texto.
Brenda Viana 19/03/2021minha estante
Depois dessa resenha, fiquei curiosa. Quero lê-lo rs

Rafaella Catarinhuk 19/03/2021minha estante
tá arrasando nas resenhas amg!!?

Lucy 21/04/2021

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Eu amo esse livro, coloquei ele nos meus desejados e vou ter a oportunidade de tê-lo em mãos e reler. Quando vi que alguém leu me deu saudade.

Beatriz 20/07/2022

O gato malhado e a Andorinha Sinhá
O começo do livro é chatinho mas do meio para o final fica melhor.
A leitura é cansativa e bem poética, o final me surpreendeu, então mesmo o começo sendo chatinho eu recomendo.
Temos que ressaltar que o autor do livro é o Jorge Amado.

Érica 03/01/2024

Eu vi uma montagem teatral desse livro e fiquei apaixonada pela história.
Resolvi comprar pra minha filhinha ler e, estando ela com o pai por esses dias, não me aguentei e li antes. E que sabor!
A história é linda, engraçada, triste e talvez eu espere um pouco mais para ler para Cecília ?

cici 12/01/2022

me surpreendi
li esse livro pra um trabalho da escola e nem imaginava que ia gostar, mas afinal achei ele tão bonzinho :) é uma graça
Mama 22/06/2022minha estante
Eu também!!

Anniye 29/04/2023

Gato malhado merece tudo e mais um pouco
Meu deus, comecei a ler bem de boa, fiquei apaixonada no conceito de amor entre o vento e a manhã (e de ela ser filha do tempo), fiquei muito intrigada pelo romance da andorinha sinhá e do gato malhado e enfim tive diversos sentimentos em apenas 64 páginas.
Essa novela foi muito bem escrita, me fez sentir pena do gato, raiva dos outros animais e feliz quando a amizade/romance entre a andorinha e o gato começou... Mas eu juro que precisava de um outro final (finais tipo lalaland não são pra mim, tanto que foi só por isso que dei 4,5 estrelas).
Gostei muito e recomendo que todos leiam (tipo sério mesmo, tem até fofoca no meio do livro, fora que temos um protagonista injustiçado que merece um pouco de carinho)
LEIAM MUITO!

Petter.Yonah 09/07/2023

Poesia pura
O livro mais poético que já li. Sua história é adorável e linda. Eu amo como é escrita, seguindo as estações do ano e com parênteses de conversas com o leitor. É um livro encantador. Nos faz refletir sobre o amor e nosso mundo.

O mundo só vai prestar
para nele se viver
no dia em que a gente ver
um gato maltês casar
com uma alegre andorinha
saindo os dois a voar
o noivo e sua noivinha
dom gato e dona andorinha.

julia :) 01/10/2020

Li este livro quando criança e gostei mais ou menos, porque o final dele é um pouco triste (lembro de até chorar), mas hoje eu recomendo pra mostrar para as crianças que nem tudo são mil maravilhas e que sim nem sempre o final é feliz.

Bia 19/05/2021

uma releitura gostosa
li este livro em criança e, como estava a precisar de ler algo pequeno, escolhi este. é um romance lindo com um final triste. tem ilustrações lindas e uma estrutura narrativa peculiar com vários parênteses! leiam!

Isabele 21/11/2020

Feito para chorar todas as vezes
Sou muito suspeita pra falar de Jorge Amado, mas é indiscutível a escrita leve, a descrição perfeita, a delicadeza que ele usa pra tratar de um amor proibido, de preconceitos e da insignificância das diferenças quando se ama de verdade. Adoro o temperamento do gato e o quanto a andorinha é destemida. Quero ler muitas vezes ainda.
HalanaC 21/11/2020minha estante
Esse livro é muito perfeito

Nicole.Coelho 22/11/2020minha estante
"sou muito suspeita..." Kkkkkkkkkk amo tuas resenhas vou já adicionar na lista de leitura

Caroline.Grossl 31/08/2020

Resenha: O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Olá meus queridos leitores!
Como vocês estão?
Quanto a mim, estou aproveitando essa quarentena infinita X'D para colocar em dia minhas leituras e séries, tanto que para hoje trago a resenha de um pequeno conto infanto-juvenil chamado O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Uma História de Amor. Escrito pelo brasileiro Jorge Amado em 1945, mas que só foi publicado pela primeira vez em 1978.

O livro começa com a sonhadora Manhã, que sempre se distrai ouvindo as histórias do Vento e com isso ela sempre acaba se atrasando para o seu compromisso diário de fazer o dia nascer e para evitar a bronca de seu chefe, o Tempo, a Manhã se oferece para contar a ele a última história que ouviu do Vento.
O Tempo, velho senhor que tenta sempre se distrair de sua própria eternidade concorda e promete à Manhã uma rosa azul se a história que ela contasse fosse boa. Assim, a Manhã começa a narrar para ele a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá.

O Gato Malhado morava no parque, ele já era um gato velho, estava sempre mal-humorado, sozinho e tinha uma má fama entre os outros moradores, tudo o que acontecia de ruim ali, os animais colocavam a culpa nele, mesmo sem provas.

A Andorinha Sinhá, também habitava nesse parque, ela era uma jovem andorinha que vivia com os pais e encantava a todos com a sua graça e beleza. Todos a alertavam para ficar longe do Gato Malhado, falando das maldades que o gato havia feito, mas a jovem se perguntava se o Gato Malhado teria feito mesmo tudo de mal que lhe haviam dito, queria ter uma oportunidade de conversar com ele.

Até que no primeiro dia de primavera, o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá se conheceram, e o gato nota que, ao contrário dos outros animais, Sinhá não tinha medo dele, e a partir daí surge uma amizade que se aprofunda com o tempo, os dois atravessam juntos as quatro estações do ano.

No outono, os bichos já viam o Gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, já que passara toda a primavera e o verão sem aprontar. Durante esse tempo, o Gato confessou seu amor a Andorinha e junto com esse amor, surge diversos comentários e julgamentos desse amor: duas espécies tão diferentes não poderiam ficar juntas, o amor entre os dois era impossível.

Logo o Gato descobriu que a Andorinha estava com o casamento marcado com o Rouxinol para acontecer no inverno. Desde então, o Gato Malhado passou a andar triste, voltando a ter alterações de humor.

O livro é uma fábula, escrita de uma forma leve e simples, mas repleta de significados. Ao decorrer das páginas podemos ver temas bem atuais, como a discriminação, preconceitos, pré-julgamentos da sociedade, as diferenças que quase ninguém aceita. Este é um livro que dá para ler em pouquíssimo tempo e podemos encontrar diversas ilustrações bem coloridas ao longo da história o que torna a leitura ainda mais agradável.

A leitura desse livro foi uma sugestão da minha amiga Mirai à alguns anos atrás (pra ser mais exata, em 2014! É quase um tbt de resenha XD), confesso que gostei muito na época, recentemente decidi lê-lo novamente e o bom dessa história é que em cada vez que o lemos, surge uma nova percepção em relação ao enredo.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Li 07/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 4*
Vivi disse que não tem problema postar mais resenhas que as 3 previstas, então... Rs.

Sinopse: “temperamento do Gato Malhado não era nada bom - bastava aparecer no parque para todos fugirem. E ele ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada a primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele. Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. No outono, os bichos já viam o Gato com outros olhos, achando que talvez ele não fosse tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar. Durante esse tempo, até soneto o Gato escreveu. E confessou à Andorinha - 'Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo'. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol. Jorge Amado colheu essa história de amor de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade.”

Estava eu na biblioteca da minha universidade procurando livros para o desafio e eis que me bato com este! Me deu uma vontade louca de rir, pois tenho uma história curiosa sobre ele... Não sobre ele em si, na verdade, mas sobre uma adaptação que fizeram para o teatro: Minha vó me levou, junto com uns primos, para vê-la quando criança... Tem uma parte da peça que o ator que faz o gato cai do telhado para o palco! Minha vó conta que dei uma crise de pânico(eu tinha medo de todo e qualquer animal) e não deixei mais ninguém ver a peça... Ela devia ter me dado uns cascudos, na moral! Como eu ficaria indiferente ao livro?! Rs.

A história do gato malhado e da andorinha sinhá começa a ser narrada pelo Vento para a Manhã. A Manhã, por sua vez, conta para o Tempo, para que não seja castiga pelo atraso do nascer do sol (e ainda ganhar uma flor azul rara). Conta a história que havia um gato, o Malhado, que era, supostamente, o terror do parque. Tudo que acontecia de ruim ali os animais colocavam a culpa nele, mesmo sem provas. O coitado levava a fama principalmente por não ser sociável. Quando chega a primavera, o gato malhado, sempre tão fechado e sério, sorri!E todos os bichos ficam com mais medo ainda dele e saem de sua vista, achando que era prenúncio de uma nova maldade. Só a andorinha Sinhá não sai de seu lugar e ainda tem a audácia de puxar conversa com o gato...

As ilustrações de Carybé são muito fofas e o livro em si é uma gracinha também. Não gosto muito de Jorge Amado, acho o estilo dele meio confuso, mas não é que gostei do livro?! É tão gostoso de ler... Fica meio confuso às vezes, mas não empata a leitura! Comecei a ler assim que peguei na biblioteca e ficava dando aqueles risos abafados, rumrumrum, no ponto de ônibus e o pessoal me olhando de rabo de olho!

Fábulas são difíceis de definir... Acho que a moral da história do gato e da andorinha é mais na base do julgamento. Julgando, perdemos a oportunidade, muitas vezes, de conhecer pessoas bacanas. Seguir preconceitos alheios, sem averiguar a veracidade dos fatos, pode causar mal entendido e prejudicar o outro, apesar de que no caso, o “outro” não é tão inocente. E, o ápice da obra: O amor muda as pessoas! (eu não acredito nisso, mas quem sou eu para contradizer o senso comum?!). Aborda também o fato de como certas regras impostas pela sociedade podem ser cruéis!

Para ler o livro é preciso um vocabulário mais vasto! É uma boa história para pais que gostam de ler para os filhos, assim podem ir explicando as palavras, ou para professores trabalharem com os alunos em classe, principalmente por ser curtinho.
naomi 07/01/2011minha estante
livro com, a respeito ou intitulado com 'gato', quero ler todos!

Viquinha 07/01/2011minha estante
Que fófis, esse livro. Estou me redescobrindo uma leitora de livros infantis. Bjs e amando as suas resenhas!

Bjs

Marta Skoober 02/02/2013minha estante
Li, eu tenho este livro há uns bons dois ou três anos, brevemente vou tentar de novo, quem sabe desta vez...