O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Alimentinho 03/08/2023

Um dos meus favoritos da vida.
Reli este querido que é um dos meus favoritos desde a primeira vez que li como leitura obrigatória do colégio. Indiquei pra um amigo o que me deixou com vontade de ler de novo. É uma leitura tão gostosa, a escrita do Jorge Amado é fenomenal, você vai lendo e lendo e quando vê já acabou. Tenho muito afeto por essa história. Recomendo pra todo mundo.

monyarareeis 08/02/2022

Por que não li esse livro antes??
Estou de dias contados para ir a Salvador, e tive a ideia de ler alguma coisa de Jorge Amado, afinal alguns pontos turísticos são homenagens a ele. Aí arrumando um quarto antigo da minha avó encontrei esse livro, 16* edição (1986), páginas amareladas, duras, com aquelas fontes de máquina de escrever, coisa mais linda. Separei, e disse que antes da viagem leria. Tenho mt preconceito com literatura brasileira, principalmente esse livros. Aí, peguei covid e comecei a ler tudo que aparecia, e o livro tava lá na pilha de livros para ler.
Na primeira página me assustei, que linguagem rebuscada para um livro infantil (pensei, que merda, por isso não gosto de livro brasileiro clássico); aí vim aqui e li uma resenha que dizia a mesma coisa? e pedia para insistir, que valeria a pena; foi o que fiz e: ME APAIXONEI!!!!!!
A primeira página assusta, comecei a ler em voz alta para mim mesma e que surpresa, um livro fofo. Fiquei até empolgada para ler outros do autor. Gato malhado e andorinha sinhá trás leveza do olhar da criança, tão puro. Dei muita risada com as falas dos outros animais. Fiquei com pena do gatinho, tão julgado? merecia mais. Ah minha gente, leiam esse livro. É aquele livro que vc realmente quer passar de geração em geração. O daqui, eu já roubei da minha avó e não devolvo nunca mais ?

Fabi 28/11/2020

Esse livro foi uma leitura obrigatória da escola que de início eu odiei mas no final eu aprendi a amar. Não tenho mais nada a dizer pois não lembro nada da história (com exceção do final)

liv__ns 02/08/2023

O gato malhado e a Andorinha Sinhá
Esse livro conta sobre dois personagens; o gato e a Andorinha (que na vida real não se dão muito bem).

Um breve resumo desse livro: Eles têm uma relação diferente a cada estação do ano, Ex., No verão eles brigam toda hora, no inverno eles se dão bem e por ai vaí.

Confesso que esse livro não atendeu a todas as minhas expectativas, mas eu até que gostei

Mary.Astoc 08/08/2023

A lei antiga que separa gatos e andorinhas
"Desde o início dos tempos, gato com gata, pássaro com pássaro, pato com pato, cão com cadela, é a lei antiga!"

Como uma das primeiras leituras do ano (mesmo escrevendo essa crítica apenas quase seis meses depois), temos o livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado, leitura obrigatória da escola, o que por si só prejudica boa parte da experiência.

Houve inúmeros fatores que interferiram na minha opinião sobre a obra, como ser obrigada a ler em um ritmo que não é o meu e a frustração pelo único livro da tão rica literatura brasileira obrigatório pelo sistema educacional português há mais de 25 anos ser este, embora eu possa listar inúmeros outros. Independentemente disso, é inevitável não refletirmos sobre a moral que a obra nos traz. Uma moral que infelizmente se encaixava perfeitamente na época do meu pai (que nasceu próximo à publicação do livro) e nos tempos em que vivo hoje e, infelizmente, acredito que seja uma moral que se encaixará na época dos meus filhos e netos. Isso me leva a criticar a intolerância demonstrada no livro, que vai bem além da ficção. Não vou comentar muito mais aqui para evitar spoilers.

Concluo, após ler inúmeras outras críticas, que, pelas circunstâncias, acredito que não pude aproveitar tanto esse livro como deveria, e pretendo relê-lo daqui a alguns anos, quando as circunstâncias e até minha mentalidade forem outras.

Dani 19/12/2010

Um amor impossível...
É o típico amor de verão... impossível, trágico e de marcas eternas.

Quem já viveu um amor como o do gato malhado e da andorinha sinhá pode bem dizer.

Uma pergunta: O que faz um amor impossível?

Neste livro percebemos que as diferenças entre os amantes é o maior motivo. Mas, de que tipo de diferenças estamos falando? Diferença de cor, classe social, intelectual? Esses fatores de tornam relevantes quando passamos a pensar no amor de um maneira coletiva, que é o que ele é, na verdade. Quem consegue viver um amor pra si e para o outro sem considerar fatores externos? Se você consegue, parabéns! Não foi o caso dos nossos personagens... e também não é o meu.

Alguns amores, na minha opinião, nasceram para serem impossíveis. E estes são os maiores de que já ouvimos falar. Romeu e Julieta é um exemplo. Os amores impossíveis são indiscutivelmente os maiores amores.

Chris Melo 24/12/2010minha estante
Uma mãe (:

Selminha 02/09/2012

O gato malhado e a andorinha sinhá.
Uma história repleta de amor, julgamento, suicídio, cumplicidade e falsa identidade..
Tinha todos os ingredientes, pra ser uma linda história de amor, se não fosse o pré - julgamento da sociedade. Numa manhã um gato maltês desperta e com ele despertar a curiosidade da sociedade. Os animais do parque ao perceberem a presença do gato se dispersam, imaginando que ele poderia atacar a qualquer momento.
Ele não entende nada, porque tanto distanciamento? Segue em frente e se depara com uma Andorinha, que o encara sem medo, em silêncio apenas o observa-o. Ele questiona a atitude dela, e ela apenas responde: Porquê eu teria medo de um gato feio?
Eu feio!- responde o gato
Sim um gato feio, feio, feio e feio
O gato malhado sorri, não acreditando em tamanho desaforo.
Nesse momento nasce uma linda amizade, e junto com ela diversos comentários e julgamentos do que seria certo ou errado. Os animais do parque começaram a especular as atitudes do gato malhado e o comportamento da andorinha sinhá. Logo eles, que vestiam uma máscara a todo o momento e diziam ser quem realmente não eram.
Todas as tardes, o gato malhado e a andorinha sinhá compartilhavam momentos, que para eles eram essenciais: alegria, risos, silêncio, conversas. Em uma dessas conversas o gato malhado, declarou a andorinha: que se ele não fosse um gato maltês pediria a andorinha em casamento.
Esse relato gerou ainda mais comentários, a sociedade começou a imaginar diversas fantasias, começaram a declarar com crueldades, suas opiniões sem pensar no sentimento e no que realmente existia de verdade, colocando os dois em posições constrangedoras.
A riqueza da consciência que esse livro mostra é surpreendente, confesso que li duas vezes, conforme o autor diz é para crianças excepcionalmente inteligentes.
Inteligentes para entender que o Amor é troca de carinhos, é compartilhar momentos que sejam eles de silêncio, é uma cumplicidade que vai além da figura homem e mulher, que nas pequenas atitudes e pequenos gestos podemos encontrar um conforto pra sermos felizes.

Cinbrle 03/05/2023

Toda criança descobrindo o amor deveria ler esse livro e saber como o amor pode ser lindo, mas também doloroso. Eu me emocionei tanto tanto tanto lendo aos 7 anos e sempre que releio eu ainda choro
Petter.Yonah 09/07/2023minha estante
meu deus, parabéns por ter conseguido ler esse livro aos 7 anos! tentei ler aos 11 e não consegui, só fui entender realmente aos 18.

Cinbrle 02/08/2023minha estante
A professora na escola leu pra gente na época e eu não entendi kkk aí quis ler por conta própria e entendi e chorei, aí entendi porque as meninas da sala choraram e eu fui a única que não chorei por não ter entendido. É um livro lindo apesar de ser trágico.

Gres 01/12/2012

Um presente pra quem se encanta com histórias de amor...
Em 1948 Jorge Amado escreveu O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá pra dar como presente à seu filho João Jorge. No início ele não tinha pretensão de publica-lo, mas acabou mudando de ideia alguns anos mais tarde... E ainda bem que Jorge Amado tomou essa decisão, porque apesar de ter sido destinado ao filho, a publicação dessa obra acabou tornando-se um presente pra mim também *-*
O próprio João Jorge disse: "Hoje o livro é de todos aqueles que podem se encantar com uma história de amor."

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma fábula narrada pela "manhã", que conta história do amor impossível entre um gato malhado, mal visto por quase todos os bichos, que o acusavam injustamente de diversos crimes cometidos no parque e uma bela andorinha jovem, que gostava de conversar com todos os bichos, e por alguma razão acreditava na inocência do gato.
Os dois começam a conversar, se apaixonam e vão vivendo esse amor durante as estações do ano. Mas é um amor proibido, pois espécies tão diferentes não poderiam ficar juntas.
O livro tem um desfecho triste pra quem torcia pelo casal, mas é realmente impressionante o poder que Jorge Amado tem de fazer uma história triste ser ao mesmo tempo bela!
Outra coisa que eu também adorei nesse livro foram as personagens no geral. Além dos bichos do parque, a manhã, o vento e o tempo tornam-se personagens nessa singela fábula.
Diferente das outras, essa não expõe aquela "moral da história" típica no final, mas vocês consegue perceber nitidamente vários ensinamentos nela!

Um livro curtinho que vale a pena ler e reler várias vezes *-*

Jessiana 25/06/2021

O amor impossível
Gostei da novela, é uma história bem curta e muito divertida, mas para um livro que tem como objetivo o público infantil a leitura é um pouco difícil.

Vic Moro 14/01/2021

Marcante!!
Um livro que marcou a minha iniciação litetária! Imagine só, o grande Jorge Amado escrevendo literatura infanto juvenil. E, posso dizer que, realmente, instigou-me a ler cada vez mais, fazendo só crescer o meu interesse pela literatura!!
Recomendo para qualquer idade!!

Nick.Salles 06/09/2015

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é uma linda história de amor que arrebatará os corações de todos. Mais ainda, uma obra que permite uma reflexão sobre as diferenças e a intolerância existentes em nosso mundo.

O autor Jorge Amado, em 1946, exilado na França, escreveu uma fábula para homenagear o primeiro aniversário de seu filho: “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. O texto, delicado e simples que comove gerações, ficou perdido durante 27 anos e só foi publicado em 1976, com a exigência feita pelo autor de que nada fosse modificado do original.

pinkstarisblue 07/03/2024

Lindo, sensível e muito triste
Achei muito fofo e sensível, uma escrita incrível e poética. Gostei muito de como o amor deles tem relação com a passagem do tempo das estações. Acho interessante historias infantis que nem sempre os finais são felizes, e nem todos os amores dão certo. As vezes fui gato malhado, as vezes fui andorinha sinhá.

Eu amo historia de amores impossíveis e sempre fico triste no final.