O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá Jorge Amado

Resenhas - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Jefferson 13/01/2017

Perfeição
Como um livro tão pequeno pode provocar tanta reflexão? Certamente é literatura para todos os públicos, conhecer Jorge Amado em uma leitura tão delicada, quase que paternal em alguns momentos, é estar em constante êxtase. Esta estória leve e cheia de significados nos atinge em cheio os corações, é lição de como o outro pode despertar sentimentos e nos transformar de maneira tão vivida e intensa. Os animais retratam muitas vezes as pessoas que encontramos por aí em nossas vidas e nos causam diferentes reações. Vale a pena ler.

Natalie Lagedo 22/09/2016

Os gatos são os animais mais incompreendidos da Terra. São chamados de interesseiros, maldosos, trapaceiros, egoístas... tudo o que é considerado bom os gatos não tem, exceto a beleza e sensualidade, como muitos podem concordar. Eu tenho um amor enorme pelos felinos. Qualquer coisa relacionada a eles me interessa, pois quem realmente convive com os bichanos sabe que as coisas que falam é puro boato. São amigos e companheiros como ninguém. Não o tipo de amizade canina submissa e obediente. Algo maior, que parece entrar na alma e descobrir nossos segredos mais íntimos, com ar sábio e compenetrado.

Assim é o Gato Malhado. Rechaçado pelos animais e plantas do parque, ele vive solitário mas não se importa com isso. Por essa razão, todos os desastres que acontecem são atribuídos a ele e o pior, sem comunicá-lo. A Andorinha Sinhá é a única que não o despreza e entre os dois se desenvolve uma agridoce história de amor. Amor impossível (como muitos no parque da vida humana também o são) que é bruscamente interrompido pelo casamento da amada com um semelhante.

Nada de inovador no enredo. Relacionamentos difíceis são objeto de muitos outros livros, mas a forma cômica, um pouco romântica e com várias digressões usadas por Jorge Amado faz toda a diferença. É uma obra indicada para crianças e adultos, que poderão, cada um à sua maneira, admirar o diálogo do narrador com o leitor, rir em diversas partes e se compadecer com o destino dos protagonistas.
Antonio.Neto 08/11/2016minha estante
Agora, preciso lê-lo!

LetAcia 09/02/2023

Resenha do livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá"
Esse livro é simplesmente encantador, pois narra a história de um amor improvável entre um gato e uma andorinha. Eles são muito diferentes, mas isso não os impede de nutrir tamanho sentimento um pelo outro.
A versatilidade ao dominar com perícia a leveza e a oralidade nessa obra, em nada me surpreende, afinal pertence ao romancista baiano Jorge Amado, um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos.
Eu quero abrir um parênteses para contar que eu tive curiosidade de conhecer essa história desde o primeiro momento que li o poema nas páginas iniciais do livro, quando tive que escolher qual seria a leitura da semana na ciranda que minha escola realizava no fundamental; desde então esta história me cativou eternamente. Sim, é literatura infantil, e eu adoro literatura infantil! Nada se compara aquelas histórias que se conta na hora de dormir, fazendo caras e bocas para simular as falas das personagens. Esse tipo de literatura é ideal para ver as coisas com mais leveza e desestressar (apesar de eu ter chorado litros).
O capitulo "a noite sem estrelas" sempre vai partir meu coração de forma tão sublime que chega a ser poético.
É recomendável para crianças de todas as idades.

Nick.Salles 06/09/2015

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é uma linda história de amor que arrebatará os corações de todos. Mais ainda, uma obra que permite uma reflexão sobre as diferenças e a intolerância existentes em nosso mundo.

O autor Jorge Amado, em 1946, exilado na França, escreveu uma fábula para homenagear o primeiro aniversário de seu filho: “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. O texto, delicado e simples que comove gerações, ficou perdido durante 27 anos e só foi publicado em 1976, com a exigência feita pelo autor de que nada fosse modificado do original.

PPSS 14/05/2020

Uma história um tanto surpreendente do que de fato o amor faz com a gente! Um caso de amor julgado e apontado pela sociedade, só por se tratar de indivíduos diferentes. Mas do que adianta satisfazer os anseios da sociedade e não encontrar a tal felicidade?

Antes ser feliz e ser livre pra amar, do que viver de lamentar por uma história de amor que se acabou podendo ser eterna.

No fim, fiquei a pensar...
Ser feliz sendo julgada e apontada, ou infeliz estando enquadrada para não ser julgada?

Uma história curta que trás uma reflexão profunda!

Marcelo Paixão 21/09/2023

Ótima hisória
Já ouvi falar muito desce livro, sobre a história e pelas ilustrações do Carybé (essa versão não boa qualidade das imagens). Muito realista e profunda, sobre dois mundos tão distantes.

Mirian 05/06/2014

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
O temperamento do gato malhado não era dos melhores. Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia no parque, todos fugiam: a galinha carijó, o reverendo papagaio, o pato negro, a pata branca, mamãe sabiá, os pombos, os cães. Até as flores se fechavam à sua passagem. Ao descobrir que todos os bichos tinham medo dele, o gato fica arrasado. Mas logo retoma sua indiferença habitual, pois não se importa com os outros.
O que ele não sabia é que havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele: a andorinha Sinhá. Num dia de primavera, o gato percebe que ela foi a única que não fugiu quando ele apareceu. A andorinha justifica sua coragem: ela voa, ele não. Desde aquele dia a amizade entre os dois se aprofunda, e no outono os bichos já vêem o gato com outros olhos, achando que talvez ele não seja tão ruim e perigoso, uma vez que passara toda a primavera e o verão sem aprontar.
Durante esse tempo, até soneto o gato escreveu. E confessou à andorinha: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo…”. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o gato é visto com desconfiança, mas também porque a andorinha está prometida ao rouxinol.
Com grande lirismo, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha assume aqui o tom fabular dos contos infanto-juvenis. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo.

Carolina 09/09/2023

Foi uma leitura meio chatinha, demorei bastante para terminar, porém a história é interessante. É uma ótima ideia para um livro e se tivesse uma escrita mais fluida teria gostado muito mais.

nessinha 28/04/2014

Robremir 24/01/2024

Poesia em prosa
Uma das mais belas introduções de texto que já passou pelas minhas mãos. Que coisa linda esta fábula.

Delicada e profunda é a relação entre o gato e a andorinha e toda a sociedade animada e inanimada que os cerca. E como uma relação profunda pode transformar tudo à nossa volta.

O texto foi um presente do Jorge para o filho. Acho que o presente é o segundo parágrafo de A estação do Inverno:

Enganava-se a Rosa-Chá quando pensava que o Gato Malhado vivia solitário e não tinha nada no mundo. Bem ao contrário, ele tinha um mundo de recordações, de doces momentos vividos, de lembranças alegres. Não vou dizer que fosse feliz e não sofresse. Sofria, mas ainda não estava desesperado, ainda se alimentava do que ela lhe havia dado antes. Triste no entanto, porque a felicidade não pode se alimentar apenas das recordações do passado, necessita também dos sonhos do Futuro.

Jorge Amado resumiu para o filho, o propósito de viver uma boa vida neste simples parágrafo e nesta bela fábula.

custodiovitoria 26/10/2020

Quando fui apresentada a esse livro, confesso que foi a curiosidade em saber como seria um livro de Jorge Amado voltado ao público infantil, que me fez ler.

Após a leitura, posso garantir que a obra escrita por Jorge Amado para presentear seu filho é uma ótima leitura para qualquer idade. É um estilo que não costumo ler, todavia, foi um livro que me surpreendeu.

Amanda Cabral 17/11/2020

O amor do gato e da Andorinha
Apesar de ser um conto antigo (1948), é super fluído e fácil de ler (J. Amado é o cara), além disso, é como um abraço que te envolve do começo ao fim.

Tenho uma relação de amor com essa história, a muitos anos, assisti a peça no Teatro Imprensa, e nunca esqueci a beleza da história. Foi muito bom relembrar!

Uma das melhores frases da história:

" E para romper uma lei é preciso uma revolução."

Camilla 07/12/2012

É uma obra com uma história de amor linda, sem dúvidas... mas as palavras ou o modo de contar a história do autor, não me impressionaram muito!!! Já tinha visto a peça de teatro, e é emocionante. Mas o livro não conseguiu me passar esse sentimento.