Manifesto do Partido Comunista

Manifesto do Partido Comunista Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - Manifesto do Partido Comunista

everton2040 16/12/2009

Deve ser lido para que possamos entender um pouco dessa mentalidade perversa do comunismo, e aprender a identificá-la no nosso dia a dia.
Se antigamente existiam líderes, declarados descaradamente como comunistas, hoje o comunismo é camuflado, e eles raramente se identificam como sendo desse grupo.
Matheus 14/02/2016minha estante
Luan, nós, marxistas, usamos o termo "ditadura do proletariado", por que entendemos o Estado como uma ferramenta de opressão da classe dominante sobre a classe explorada. Portanto, vivemos numa ditadura da burguesia, que só poderá acabar com uma revolução proletária e um Estado proletário que extinguirá a burguesia. Mas não se engane, a ditadura proletária deve ser democrática e participativa, deve ser protagonizada pela classe trabalhadora. A partir da supressão da burguesia, as classes dissaparecerão, assim como consequentemente suas contradições e antagonismos.

Recomendo a leitura do Manifesto a todos, mas não se esqueçam que trata-se de um panfleto. O marxismo deve ser estudado através de outras obram, que apresentam a ciência do proletário mais profundamente. Confiram essa lista: https://www.reddit.com/r/communism/comments/wisiw/basic_marxismleninism_study_plan/ A maioria dos livros está disponível online.

Abraços, camaradas!

Natan.Carlos 17/03/2016minha estante
Eu li esse livro com esse mesmo objetivo. Comunistas devem ser removidos fisicamente da sociedade.

Daniel.Victor 31/03/2016minha estante
Everton, sinceramente, estava passando por um corredor da biblioteca da minha escola quando li a lateral do livro. Por ver a palavra "comunista", eu parei, peguei o livro e comecei a ler. A princípio eu achei interessante, mas logo me dei conta da utopia que é. A ideia é muito boa, mas na prática é impossível de ser usada, por isso vemos tantas distorções dessa teoria, como, por exemplo, a Coreia do Norte, Cuba e a Rússia Comunista.

Hiago 07/08/2016minha estante
Sintomática que toda crítica negativa ao livro não passa de devaneios propagandísticos ou delírios temperamentais, sempre vagos e agressivos, a análise nunca é produtiva e inteirada.

Aragao 09/04/2017minha estante
Mais um que acredita na meritocracia......kkkkkkkkkkk "mentalidade perversa do comunismo" kkkkkk, essa foi boa!

Igor Almeida 23/01/2018minha estante
"Luan, nós, marxistas, usamos o termo "ditadura do proletariado", por que entendemos o Estado como uma ferramenta de opressão da classe dominante sobre a classe explorada"

Olha que ideia. Ele mesmo reconhece o Estado como sendo o opressor, mas qual a solução que propõe? Mais estado, só que mudando de lado. Que lógica..

Alessandro Justino Santana 20/03/2018minha estante
Ler este livro só aumentou meu grau de reprovação a esta ideologia maldita. É um livro que deve ser lido para ter a noção exata da irracionalidade humana quando quer justificar as desigualdades condenando a liberdade e o livre comércio. A hipocrisia de Marx chega a dar nojo e repulsa.
O capitalismo certamente tem suas injustiças, mas notadamente as têm por causa da liberdade na dinâmica do seu uso. O socialismo e o comunismo arrebatam a mente e a razão colocando pessoas contra pessoas e alimentando o ódio.

Bia 22/08/2018minha estante
Eu cheguei aqui pra ler resenhas sobre a qualidade de um livro e me deparo com o infantilismo de uma briga política.

Bruna 28/12/2018minha estante
kkkkkkkkk

Rafa Loira 27/02/2019minha estante
Não existe mais nenhuma rede social saudável. Deplorável !

Ariane 16/05/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hian.Sousa 15/11/2019minha estante
Tá sabendo legal, hein fera kkkkk

carmem_moretzsohn 03/01/2020minha estante
O comunismo não é uma mentalidade. O comunismo foi um projeto utópico de modo de produção distinto e alternativo ao sistema capitalista. Isso porque o capitalismo é baseado na exploração do homem pelo homem. O comunismo foi a tentativa de construção de um sistema justo, já que isso é inviável no capitalismo. O comunismo é atacado porque a classe dominante não quer perder seus privilégios. O que alguns líderes autoritários fizeram foi se apoderar das ideias originárias do comunismo para usurpar o poder. Não podemos considerar que o comunismo tenha sido, realmente, implementado, pois é o contrário de uma elite no poder censurando seus opositores. Na minha opinião, o problema não consiste no modo de produção capitalista ou comunista. Se assim fosse, o feudalismo teria sido um sistema justo. O problema maior está na ambição exacerbada, na falta de empatia, no desrespeito às diferenças. Para lapidar essas imperfeições, é preciso parar de responsabilizar os sistemas e prestar mais atenção nas relações perversas estabelecidas entre os indivíduos e grupos. É preciso ouvir, respeitar e refletir!

Klaus 14/03/2020minha estante
Nonsense. Certeza que votou em Bolsonaro. O livro em si pode não ser grande coisa, mas tem alto valor histórico e é de leitura obrigatória a todos que buscam compreendem melhor os séculos 19 e 20 e o cenário sócio-político-econômico atual.

Joao.Magalhaes 14/05/2020minha estante

Cláudia 31/05/2020minha estante
E lelê!

abaporv 07/07/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk

Josué Jacob 28/08/2020minha estante
A perversidade não está no comunismo. Está no homem. Para ver perversidade no comunismo, mas não no capitalismo ou no liberalismo (ou em qualquer outro pensamento contraditório), os marxista chamam essa inocência de "alienação ideológica". Pior é o comentário do outro de "remover fisicamente". Animalesco.

Lysandro.Luiz 03/09/2020minha estante
Idiotas funcionais.

Thyeme 07/09/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk esses consumidores da livraria do Nando moura tsc tsc

Luan 14/10/2020minha estante
É sério isso?

Thifany 23/10/2020minha estante
Esse leu com o c*

artvgogh 26/12/2020minha estante
"mentalidade perversa do comunismo" aí vai ver e a pessoa em questão votou em um genocída que faz referências a ditadores.

SephirothSama 12/01/2021minha estante
Vemos que não adianta ler se você não tiver capacidade de entender ou não tiver nenhum apreço pelo resto da humanidade

Victor.Albuquerque 16/01/2021minha estante
Poxa filho, você é bem burri

Erika 30/01/2021minha estante
Que comédia kkkkkk

NathAlya 05/04/2021minha estante
esse foi de fud* kkkkkllkkklkkjjkkk

Bárbara 06/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk o surto

Laguna Sunrise 10/04/2021minha estante
O comunismo é a sociedade sem classes - e, automaticamente, sem estado. O socialismo é a etapa da história da humanidade entre o capitalismo e o comunismo. No capitalismo, o Estado é a principal ferramenta de dominação de uma classe (a burguesia) sobre as outras. No socialismo, o Estado será a ferramenta de dominação de uma classe (a classe operária) sobre as outras. Esse regime em que o Estado é utilizado como ferramenta de dominação da classe operária sobre as outras é a ditadura do proletariado. No socialismo, a tendência é o Estado enfraquecer à medida que o nível material de vida da população como um todo aumente. Quando a qualidade de vida da população como um todo chegar a um patamar tal que não haja mais classes sociais, não haverá função para o Estado. E ele deixará de existir.

ellie 17/04/2021minha estante
Disse o proletário que serve de manobra para os burgueses kkkkk Típico pobre de direita

júlia 24/04/2021minha estante
TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS!!!!!!

Werner 16/06/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKK que diabos que eu acabei de ler? Esse cara é real ou algum personagem estereotipado bolsonarista ignorante?

Juli 19/06/2021minha estante
Tá dodoi da cabeça??

elisa.andrade 19/06/2021minha estante
kkkkkkkkkk

Mths.Ferreia 21/06/2021minha estante
Meu deus, leu com o cu, só pode.

hiuisa! 21/06/2021minha estante
acho que vc leu errado em kkkkkkjkkk

Yastefw 05/07/2021minha estante
Ai meu deus... Preguiça desse tipo viu.

luizamrc 19/07/2021minha estante
KKKKKKKKLLLLKKKKKK

Mateus 29/07/2021minha estante
Mentalidade perversa kkkkkkkkkkkkkk

Érika 01/08/2021minha estante
Claramente uma resenha de quem não leu, já que não comenta absolutamente nada sobre a obra, apenas faz um comentário ideológico genérico.

larissaqueiroz 08/08/2021minha estante
Kkkkkkkkk

naoesperomais 11/08/2021minha estante
KKKKKKKKKK

Andre 29/08/2021minha estante
Alguem sabe onde baixar o pdf do livro completo?

Yastefw 29/08/2021minha estante
Você encontra o pdf do manifesto no seguinte site :https://www.marxists.org/portugues/marx/index.htm

Andre 29/08/2021minha estante
Vlw Mim

Alexia.Jones 09/09/2021minha estante
Cê leu errado, recomendo que leia novamente rs

anna 09/09/2021minha estante
leu com a bunda?

mireisroza 10/09/2021minha estante
Pqp meu filho,não adianta ler o livro e vir fazer resenha se você não entendeu KKKKKK

mireisroza 10/09/2021minha estante
Pior que esse só foi o outro cara "comunistas tem que ser removidos fisicamente da sociedade"

rigobellejulia 25/09/2021minha estante
essa foi de fude kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Liz 03/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK ?talvez n funcione com burros?

ifskimbrly 04/01/2022minha estante
leu o livro com o c* ne? KKKKK

Lucas 22/01/2022minha estante
Supondo que a ditadura do proletário aconteça. Quando o Socialismo estiver em prática, quem garantirá, que os líderes deixaram o poder, tendo todos os meios de produção em mãos e uma população devota?

none 14/02/2022minha estante
Natan.Carlos: ''Eu li esse livro com esse mesmo objetivo. Comunistas devem ser removidos fisicamente da sociedade''
A cadela do fascismo sempre está no cio

Lysandro.Luiz
''Comunismo e Socialismo são ideologias de gaveta, onde seus dementes seguidores mal sabem o que é a real pauta.
Idiotas funcionais.''
Olavismo copia e cola

everton2409000 Higitec
''...pipipipopopo...mentalidade perversa do comunismo, e aprender a identificá-la no nosso dia a dia.
Se antigamente existiam líderes, declarados descaradamente como comunistas, hoje o comunismo é pipipipopop, e eles raramente se identificam mimimimimimimi.''
Caro Everton, saudações, como vai sua realidade capitalista em 2022? Muito rico, amigo de Bezos e namorando uma filha crente do Silvio Santos?

Laurinha 06/04/2022minha estante

KJKKKKKKKKKKK juro

vitória 13/05/2022minha estante
ai gente kkkkkkk

henrique.caetan 27/05/2022minha estante
A história ja diz por si o qur foi o Comunismo/Socialismo. Fracassou e sempre fracassará.
Se os fatos históricos não deixam isso claro, é se fazer de cego mesmo

RA 27/05/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

deb 31/05/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

anaa_paola_ 19/06/2022minha estante
Esse cara leu com o cotovelo sério

Barb. 04/08/2022minha estante
Mano??? KKKKKKKKKKKKKKKK

Cabecitas 04/08/2022minha estante
Perverso? Kaksjskahssjkskak

samara497 07/08/2022minha estante
cê quer uma pica e não tá sabendo pedir né

Jefferson 20/08/2022minha estante
A unica perversidade que eu vejo no mundo, é a burguesia indo pra pria pegar sol enquanto o trabalhador morre por um punhado de dinheiro para conseguir sobreviver.

Iberez 18/09/2022minha estante
Duvido que você tenha lido.

Pamela 03/10/2022minha estante
Acabei de ler as outras resenhas dele e simplesmente estou ??????????

Pamela 03/10/2022minha estante
Acabei de ler as outras resenhas dele e simplesmente estou ??????????

Giovanna 31/10/2022minha estante
nem eu que não li sei que "mente perversa do comunismo" não existe. leu com o cu mesmo

GioMAS 04/11/2022minha estante
Leu e não entendeu

Nathália 04/11/2022minha estante
Amigo, você leu com mentalidade de gado. Leia novamente de maneira imparcial, por gentileza. Ou não tem como?

ixtalinho 19/11/2022minha estante
Estupendo.

Marx e Engels sintetizam de uma forma coesa e clara o que é o espírito comunista. É apaixonante ler a contextualização escrachada do mundo em que vivemos e como somos inseridos nele.

$Deidara$ 20/11/2022minha estante
Comunista é uma piada. Fazem um monte de teorias e justificativas que só funcionam na cabeça imbecis deles. Porquê não é possível alguém ler um livro tão utópico e pensar: "nossa, essa merda que claramente quer acabar com a economia de um país vai dar certo".

skuser02844 22/11/2022minha estante

KKKKKKKKKKKKK

Maciel 13/12/2022minha estante
AKAKAKAKAAKKAKAAAKKAKAKA

Ester139 14/12/2022minha estante
Camuflado nada, aqui é foice e martelo cravado no coração

adrilebre 22/12/2022minha estante
resenha mais burra que já li

Leeh.Medeiros 07/01/2023minha estante
Não, nos nos identificamos sim, todo comunista diz que é comunista

Gabriel 08/01/2023minha estante
De ótima leitura, um livro maravilhoso para se começar o estudo do marxismo, e certamente os que estão comentando criticando tão cruelmente o tal partido claramente não leram o livro com tamanha vontade.

Sabrina 09/01/2023minha estante
Duvido que esse alienado tenha lido kkkkkkkkkkkk

elaflorencio 09/01/2023minha estante
Errou feio, errou rude

Gabrielly 10/01/2023minha estante
Buuuhh é o fatasminha camarada haha

Léia Saturno 10/01/2023minha estante

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkj burro pra danar

josi. 14/01/2023minha estante
Mkkkkkkkkk

Rafaela1194 14/01/2023minha estante
Quando a professora pergunta se eu to entendendo
Eu :

Fernanda 15/01/2023minha estante
Viva a classe trabalhadora

Accsa 16/01/2023minha estante
Você é muito burro

Rafaella.Merida 23/01/2023minha estante
Mentalidade perversa:
Todo mundo ser digno de ter uma casa, comida e saúde ???

Fabio 23/01/2023minha estante
Sinceramente isso é mais parecido com fascismo

bebela. 02/02/2023minha estante
la ele

putinhw 21/02/2023minha estante
ONDE CLICA PRA LER O LIVEO

Brotérico 22/02/2023minha estante
Dica: Livro de domínio público tem/deveria ganhar review por suas Capas, Tradução, Prefácio e Pósfacio

Gostei do livro, minha única crítica é que o prefácio toma um considerável tamanho, o que deixou o incio maçante para eu que sou iniciante, porém é uma boa pra quem ja terminou de ler o conteúdo

bibi.nps 23/02/2023minha estante
Para os que concordam com o capitalismo recomendo que se lembrem um negócio vcs não são burgueses não tem grandes fábricas,grandes terras, são pobres, trabalhadores vendendo sua mão de obra ???????

Jujkkkkkk 27/02/2023minha estante
Cara eu não gosto nem do comunismo nem do capitalismo então KANDKFHKSJFKEJDKDJDK

beatriz1018 02/03/2023minha estante
"mentalidade perversa do comunismo" KKKKKKKKKKKKKKK

obcecada pelo harry 09/03/2023minha estante
???? Respeito a opinião, mas acho bem burra

Maria14048 20/03/2023minha estante
leu com o olho do ?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Sarah587 02/04/2023minha estante
Eita como é apocalíptico ele. KKKKKKKK tem que ser muito bilionário pra ser feliz no capitalismo e ter medo do fantasminha comunista. Hahaha

Raissa 02/04/2023minha estante
meu deus vocês são lelé demais

i2delrey 11/04/2023minha estante
tá passando vergonha

i2delrey 11/04/2023minha estante
tá passando vergonha

Venus_nk 24/04/2023minha estante
Recomendo você ler a obra novamente e estudar história, abraço

emanuelppolar 05/05/2023minha estante
mlk tem q ser muito desonesto pra comentar isso, nmrl KKKKKKKKJJJ

M.eduardaxc7 10/05/2023minha estante
Esse leu com o olho na mão

nannaguiar 12/05/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK socorro

skuser02844 18/05/2023minha estante
É muito bom falar sobre l Comunismo e capitalismo depois de ler essa base, é simples e objetiva, além de curtinha, fácil de entender. Pau no cu do capitalismo porra

PJ 22/05/2023minha estante
kkkkkkkkkk que felicidade terminar de ler o manifesto e dar de cara com esse comentário de 2009 simplesmente bombando até hoje!

Kaká 15/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK

Jessica.valcaci 10/07/2023minha estante
Cara, acho que para vc escrever isso deve ao mínimo entender o contexto histórico em que o manifesto foi escrito, não passando pano para a Ex URSS até porque ela teve sim atitudes antidemocráticas e errôneas, assim como o sistema que vivemos hoje, mesmo assim tal filosofia secreta em tal época mudou e evolui ao longo dos tempos tendo muitas divisões dentro do seu meio

Bruna.Nunesx 11/07/2023minha estante
Mds akkakakakakak mais um que entendeu o livro kakakakaakak

Bruna.Nunesx 11/07/2023minha estante
Mds "mentalidade perversa" kakakakakaka isso é MT discurso de negacionista e LIBERALZINHO!!! Mais um que não entendeu oq Marx falou! Akkakakak eita como gosta de ser explorado! Tenho pena de ti meu amigo!

Guilherme1591 13/07/2023minha estante
sou comunista

Élen 01/08/2023minha estante
Kkkkkkk
Perverso ver que em 1800 e poucos Engles falava pela luta pela jornada de 8h de trabalho. Nossa, que perverso esse plano de uma sociedade em que todos trabalham colaborativamente e produzem o necessário em vez de tudo girar em torno do lucro.

Bruna.Nunesx 01/08/2023minha estante
Esse cara é MT desonesto e tem gente aqui comparado FASCISMO E COMUNISMO! AKKAKAKAKAKAK VSF KAKAKAKAKAKAAMKAKAKA

afropaty 09/08/2023minha estante
Kkkkkkkk

Filipe.Schneider 14/09/2023minha estante
Sou comunista ?? pronto. Identificado ?

Yas 20/09/2023minha estante

seu nome é everton

olivkholin 10/10/2023minha estante
Kkkkkkkk

Emilly1087 14/10/2023minha estante
SER COMUNISTA É UMA HONRRA! é não ficar do lado de quem derrama sangue da minha gente?

Rogerio.Stefanelli 21/10/2023minha estante
Deveria haver a opção "não gostei". Obviamente, vemos aqui um "bolsofachominion" repetindo mais uma vez a ladainha pusilânime da extrema direita. A resenha (se é que se pode chamar esse "ladrar canino" de resenha...) nada diz sobre o livro. Decerto que nem leu, apesar das pouco mais de 30 páginas, se muito.

Annali.Rocha 13/11/2023minha estante
Tem que ser muito masoquista pra ser pobre e metido a capitalista

Fuinha1 17/11/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk que viagem cara

Daniel.Barboza 02/12/2023minha estante
Eis aí, amigos, um exemplo citado no próprio livro: um lumpemproletariado!

anelehovski 18/01/2024minha estante
dúvido q alguém que tenha concordado com esse comentario sequer abriu o livro pra ler KKKKKKK

Alexandra280 30/01/2024minha estante
leu com o bumbum virado

Cecelha 11/02/2024minha estante
esse é mei lelé

Andressa 27/02/2024minha estante
Não sabia que imbecil conseguia ler

Clio0 10/03/2024

É impossível negar a importância histórica de um escrito que serviu para impulsionar a disputa e os estudos econômicos e sociais bem como transformar a história de alguns países como a Rússia, Cuba, EUA e Brasil.

Não podemos nos abster, no entanto, da crítica a esse manifesto que como tal é uma sínteze ideológica dos trabalhos de Engels e Marx. Querer fazer uma análise academica do que é basicamente um panfleto de denúncia é contraproducente, mas podemos sim observar que as formações aqui expostas foram muitas vezes deturpadas em sua divulgação ao ponto de que a própria URSS organizava seminários para estudos por seus oficiais.

É uma obra curta e inflamatória, não somente por suas palavras, mas pelo início da consciência de classe que suas ideias desperta.

Recomendo principalmente a estudantes da área de Humanas que deveriam conhecer na íntegra o que hoje muitas vezes só é mencionado ou referenciado na grade pela simples falta de tempo.

iamdudis 02/03/2022

?Proletários de todo o mundo, uni-vos!?
O Manifesto Comunista faz uma crítica ao sistema capitalista de forma tão atual que chega ser assustador, mesmo sendo escrito a mais de 174 anos.

O livro nada mais é um documento clássico provocante que ao longo dos anos tem complentações a cada época histórica.

A maior crítica em si é sobre nós trabalhadores como somos explorados diariamente ao prestar serviço aos que estão sempre acima.
Nunca me esqueço do que já tive que ouvir em reuniões o quanto somos substituíveis.

Se o livro incomoda religiosos, políticos e até mesmo a classe trabalhadora é porque intimida àqueles que não gostam de sair da sua zona de conforto.
Vit 02/03/2022minha estante
ameiiii, vou até pegar o meu pra reler

Marcos N. 22/11/2009

Um humilde fichamento do "Manifesto Comunista"
O Manisfesto está dividido em quatro partes, na ordem: Burgueses e proletários, Proletários e comunistas, Literatura socialista e comunista, e, por último, Posição dos comunistas diante dos diversos partidos de oposição.

Na primeira parte, os autores já surpreendem com uma bombástica introdução teórica: A história de todas as classes até hoje existentes é a história das lutas de classes. Essa premissa desenvolve-se mostrando que desde a invenção da escrita, s homens dividem-se em classes antagônicas, cujo antagonismo perdura até transformações revolucionárias, que alteram a própria organização social, ou pela destruição das classes rivais até então.

Tecendo novamente as etapas cruciais do passado histórico humano, mostra como a última classe dominante, a burguesia, chegou ao poder. Oriunda dos burgos da Idade Média, ex-servos que se envolveram como o comércio e só se beneficiaram com os novos mercados e com a demanda de novas mercadorias, a partir da Expansão Marítima). Nas palavras dos autores: a burguesia moderna é o produto da de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de transformações no modo de produção e de circulação.

Concomitante às transformações econômicas, Marx e Engels, percebem que a burguesia conquista a soberania política do Estado representativo moderno. O executi-vo não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda burguesia. Depois de traçado o histórico econômico e político da classe dominante no capi-talismo, os autores apontam uma das características mais decisivas da classe. Como o objetivo da classe é o lucro, ela será capaz de destruir os legados mais sólidos de todas as sociedades anteriores. Até os ideais burgueses, que serviram de base à consolidação de sua vitoriosa revolução estarão em perigo. Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo que era sagrado é profanado e os homens ao obrigados finalmente a encarar sem ilusões a sua posição social e as relações com os outros homens. O próprio Estado é ameaçado pelos burgueses na ânsia de conquistar novos mercados, novas matérias-primas, novos consumidores. Essa, talvez seja uma das mais pioneiras previsões e des-crição do fenômeno da globalização.

Na opinião dos autores, a contradição maior do capitalismo será a crise super-produtiva. Para eles, chegará um ponto em que não haverá mais mercados, as indústrias, as mercadorias e os comércios serão excessivos, assim como a própria civilização. Desvendado o universo burguês, tem-se o debruçar ao entendimento do proleta-riado enquanto classe, com seus homens e mulheres explorados e vitimados desde a infância. Os aspectos de toda exploração são explicitados: operários, constrangidos a vender-se a retalho, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; em con-seqüência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado.

Apontadas características da classe trabalhadora, os autores diferenciam suas fases de desenvolvimento. De início, ainda perdida na nova sociedade capitalista, en-xergam-na como classe favorável do retorno ao modo de produção feudal. Posterior-mente, a massa maciça dos operários não é ainda o resultado de sua própria união, mas da união da burguesia que, para atingir seus fins políticos, é levada a pôr em movimento todo o proletariado. (...) Durante essa fase, os proletários não combatem seus inimigos, mas os inimigos de seus inimigos. (...) Todo o movimento está desse modo concentrado nas mãos da burguesia e qualquer vitória alcançada (...) é uma vitória burguesa. Só quando a classe operária cresce, se fortalece e toma consciências de suas características, que começam haver triunfos, sobre a classe burguesa, responsáveis por unir anda mais os trabalhadores.

Na iminente derrocada do capitalismo, quase que certamente, se unirão aos pro-letariados, burgueses (principalmente os ideólogos que chegaram à compreensão teórica do movimento histórico em seu conjunto, mudando assim automaticamente de classe) e outras classes menores (camadas médias e lúmpen-proletariado). No entanto, só a classe proletária pode ser considerada verdadeiramente revolucionária, pois ela não é saudosista (como as reacionárias camadas médias), nem passiva, prostituída e oportu-nista (como o lúmpen-proletariado).

É na segunda parte que os autores relacionam intimamente o partido comunista e o proletariado, alinhando suas origens, comportamentos, interesses e objetivos (este último abrangeria a supressão da propriedade burguesa, derrubada da supremacia bur-guesa e a conquista do poder político pelo proletariado). Depois da comprovada relação, eles refutam uma série de ataques e objeções que o partido sofre a partir de suas polêmi-cas propostas, como a supressão da propriedade, da liberdade, da pátria, da família, da educação e da família, enquanto concepções burguesas. É nesse trecho que constam definições plausíveis a respeito de propriedade, capital e trabalho.

Enumeram ainda dez medidas que seriam postas em prática pelos países mais adiantados (aqueles onde o capitalismo já desenvolveu um proletariado capaz de supe-rá-lo). São elas: expropriação da propriedade fundiária e emprego da renda da terra para despesas do Estado; imposto fortemente progressivo; abolição do direito de herança, Confisco da propriedade de todos os emigrados e rebeldes; centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital e com monopólio estatal; centralização de todos os meios de comunicação e transporte nas mãos do Estado; mul-tiplicação das fábricas nacionais e dos instrumentos de produção, arroteamento das ter-ras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral; unificação do obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para agricultura; unificação dos trabalhos agrícola e industrial; abolição gradual da distinção entre a cidade e o campo por meio de uma distribuição mais igualitária a população pelo país; e finalmente, educação pública e gratuita a todas as crianças; abolição do trabalho infantil tal como ainda é praticado em algumas fábricas pelo mundo conjuntamente com a combinação da educação com a produção material etc.

Na terceira parte, são apresentadas três criticadas vertentes de socialismo e co-munismo que precederam o de Marx e Engels. Entre eles o socialismo reacionário, sub-dividido em feudal, pequeno-burguês e alemão (ou verdadeiro socialismo), que con-sistia em um tipo um saudosismo reacionário que, disfarçado sobre a simpatia com o proletariado e o discurso crítico, ansiava pelo retorno a um momento histórico onde a grande burguesia industrial ainda não era dominante. Também perceberam o que deno-minaram de socialismo conservador burguês, praticado por aqueles que não apostam na revolução, mas em reformas no próprio modo de produção capitalista. Havia também, para eles, um socialismo/comunismo crítico-utópico, onde se enquadrariam aqueles que desejariam a melhoria das condições de vida, sem o necessário prejuízo da burguesia. Finalmente na quarta parte, o panfleto ressalta algum dos pontos da segunda parte para fazer um convite à ação:

PROLETÁRIOS DE TODOS OS PAÍSES, UNIVOS!
@apilhadathay 19/08/2018minha estante
\o/

Anatskk 03/02/2023

O Manifesto
livro mto bom, aprendi muita coisa sobre o comunismo e de como o capitalismo é manipulado pela burguesia. Mas a melhor parte é ensinar q todos os trabalhadores precisam se unir para uma revolução.
Nthy 03/02/2023minha estante
Muitas pessoas precisam ler esse livro. Serio ao invés de ficar falando coisas na internet ??

geovani 16/02/2011

Perda de tempo ler isso.
geovani 17/03/2011minha estante
Meu caro: li e reli o referido livro. Curso Ciências Sociais e por acaso estudei e refleti sobre a obra talvez até mais do que deveria. Desculpe se feri seus sentimentos comunistas (pseudo-humanistas).

Luan 18/03/2011minha estante
Deuses. Piorou mais ainda a tua situação. Se acha perda de tempo ler o manisfesto comunista, então trate de jogar seu curso no lixo. Porque achar que tal documento é insignificante é achar que a história cagou e andou para o mundo.

Aliás, nem opinião você expressou. Nem argumento você propôs nem um retórica decente você tentou embasar. Se acha isso uma opinião, trate de mudar seus conceitos. E como ainda vivemos num mundo em que a liberdade de expressão ainda é dominante, amém, se você opina, ou rosna (como foi o caso aqui), eu tenho todo direito de retorquir, ou te mandar para puta que pariu. Isso nem é sobre comunismo, é sobre relevância. ABS.

geovani 18/03/2011minha estante
Interessante ver que tudo isso surgiu de um comentário displicente. Mas enfim, não me dei ao trabalho de "propor argumentos" simplesmente porque acho, no mínimo, ingenuidade tentar argumentar contra ideologias e paixões. E relevância é uma questão de pura perspectiva.

Luan 18/03/2011minha estante
Não, não é. Isso mudou o mundo, queira você ou não.

geovani 18/03/2011minha estante
Não me leve a mal, é que não passo de um alienado digno de desprezo.

Daniel 01/03/2013minha estante
Disse tudo.

Crisinha 12/06/2015minha estante
hahahah ainda bem que isso é antigo e vc ja deve ter mudado de opiniao

Paula1735 25/06/2019minha estante
Eu também faço ciências sociais e justamente por estar nesse curso, acredito que seja meio irresponsável dizer que é perda de tempo ler, já que influenciou bastante o mundo as ideias lançadas por esse panfleto. E né, estudar os movimentos sociais, estudar as influências políticas que isso gerou, é uma responsabilidade nossa.

Rafayane 31/10/2009

Leitura "obrigatória"
Esse livro deveria ser lido por todas as pessoas!
Ele é simplesmente incrível...
Mesmo pra qm não é socialista ou comnista, ele traz uma verdade sobre a história da luta de classes, magnifica!
Possui linguagem fácil, e entende-se facilmente.
É bom tb não sermos anacrónicos...
Pois eles escreveram esse livro em um momento totalmente diferente do nosso.
E tb para os socialistas não adianta qrer ser radical enquanto a ele, pois pra nossa realidade algumas alterações podem/devem ser feitas.
Mas é simplesemente incrível!
Leiam!
Brasileiros uni-vos!!!

Nathália 31/10/2022

Li no melhor momento ???
Muito se fala sobre o comunismo e toda uma carga negativa num nível fora de sério. Sempre tive a curiosidade de ler O Manifesto pra ter certeza sobre se era isso que as pessoas diziam mesmo ou não; e poxa: É muito importante ler antes de sair por aí espalhando mentiras sobre um assunto. Tudo que está escrito no manifesto faz a gente entender que o comunismo nada mais do que a união dos trabalhadores em prol de condições melhores. A gente não sabe a força que tem e precisamos nos unir para ter o mínimo de conhecimento sobre do que somos capazes em sociedade.

debroua 08/07/2020

Interessante
Eu sempre quis ler esse manifesto. Sempre foi muito falado em todos os lugares que eu estava, então decidi aproveitar a quarentena para finalmente ler.
É um texto extremamente interessante. Utópico? De certa forma. Toda teoria tem seu fundo utópico. Mas a utopia faz parte da nossa vida. Nunca vou me esquecer do que meu professor de Geografia, Gabriel, disse: se a gente não tiver uma utopia, a gente não luta. Porque a gente precisa imaginar um ideal, um mundo melhor para que possamos buscar por ele.
E desde então tomei essa fala dele como sensata e real. Eu tenho minha utopia. Não é necessariamente a desse livro, mas ao ler, algumas coisas acenderam na minha mente ou no meu "coração " e essa sensação é muito boa.
Claro que o texto tem diversos anacronismos ou teleologias, mas essa análise acadêmica inerente ao campo da História não cabe nessa resenha.

Sosoh 27/11/2022

Esse Carlos Marques sabe muito
?Que as classes dominantes tremam ante a uma revolução comunista. Os proletários nada mais têm a perder com ela do que seus grilhões. Têm, sim, um mundo a ganhar.

Proletários de todos os países, uni-vos!"

folkther 26/08/2021

necessário
Todos deveriam ler, entender o que de fato é o comunismo e parar de cair nas conversas do capitalismo e meritocracia que colocam para nós desde muito novos.
Myh 26/08/2021minha estante
Muito interessante

bella 26/08/2021minha estante
parece ser muito bom

julho 25/01/2016

Livro de cabeceira
Como bom comunista do djabo uso esse livro como livro de cabeceira.
Jordana40 22/07/2018minha estante
faço das tuas palavras as minhas

Setim 19/09/2022

Refinado e inquebrável
O materialismo-histórico é um método de compreensão da realidade que abrange tanto a materialidade das coisas que quando há uma boa análise a partir dessa metodologia, essa análise beira a perfeição teórica. Dessa forma, o que se encontra aqui não é nada além de um ensaio tão bem baseado materialmente que qualquer extração textual dessa obra somente encontrará a realidade, você pode não ser comunista, mas também, não pode negar que tudo nesse livro é verídico.
Sendo assim, a obra é científica, ao diagnosticar o problema intrínseco ao capitalismo, dá para esse diagnóstico a proposta de solução: o comunismo.
Esse livro foi pensado para ser acessível, portanto, também não é suficiente para a compreensão da obra marxiana e do método marxista.
Alèxândre Xavìer 19/09/2022minha estante
Não acredito que o comunismo seja a solução, pelo menos nessa primeira metade do atual milênio, mas muito me atrai essa expressão "materialismo-histórico", portanto, não deixarei de fazer esta leitura em alguma oportunidade.
É me muito intrigante essa ideia. Parece-me que está no âmago da compreensão da estética humana, algo que pretendo entender com a retomada nas obras de Charles S. Pierce.

Beatriz776 21/05/2023

"Se a classe operária tudo produz, a tudo ela pertence" ? acredito eu que ser adolescente é ter sede de revolução! Adorei a leitura, um pequeno prelúdio no quesito comunismo