O Grande Labirinto

Fernando Savater

Resenhas - O grande labirinto

clarakairos 27/06/2021

Uma linda viagem
Em "O grande labirinto" nos deparamos com Sara, Jaiko, Fisco e Arno diante de um grande problema: seus familiares estão presos dentro de um grande estádio, obcecados por um jogo hipnótico e infindável senão com consequências trágicas. As três crianças, decididas a salvar todos os espectadores do Jogo do Século, são informadas de que devem achar oito letras misteriosas que, quando juntas, formarão a chave para libertar as pessoas enclausuradas.
Amantes de livros, os quatro decidem ir até o melhor lugar para encontrarem letras: uma livraria. Nela, o livreiro Pantaleão guia as crianças por viagens para dentro de livros famosos, nos quais conhecem personagens como Sherlock Holmes e Dom Quixote, além de terem encontros com Leonardo Da Vinci, Oscar Wilde e Diderot. Cada viagem é um momento de encontro e reflexão sobre a vida, o amor e, principalmente, sobre a liberdade; sempre repletas de aventuras.
Fernando Savater criou uma narrativa metalinguística perfeita para os amantes de livros e para aqueles que ainda podem se apaixonar por eles. Embora seja um livro para pré-adolescentes, o que justifica os diálogos ligeiramente bobos dos personagens principais, me apaixonei pela narrativa aos 10 e aos 21 anos. Esse livro sem dúvidas me formou como pessoa, o que pude perceber durante a releitura; diversas obras que jamais entendi como conheci foram citadas por Savater, introduzindo-me mais profundamente no mundo dos livros.
O autor se utiliza da literatura para guiar os leitores por um caminho de liberdade, amizade e reflexão sobre o mundo e a forma como cada um o enxerga. A mensagem mais poderosa dessa obra, gravada em minha mente, é que os livros são o verdadeiro caminho para a liberdade.
Fernanda 01/10/2022minha estante
Quero ler esse livro novamente, porém, não encontrei mais....

Kimberly F. 13/12/2009

Kim
Nossa, que livro encantador. Foi um dos livros que me impulsionaram a ter sede de ler. A cada lugar diferente que os protagonistas viajam, novas aventuras surgem. Eu já li a um bom tempo, mas ainda me lembro das cenas que iam se desenvolvendo na minha mente.
Recomendo...
Italo 28/12/2013minha estante
Foi o livro que me fez ter vontade de ler outros livros. Realmente, é tudo encantador!

Gustavo 18/03/2014minha estante
O final foi chato

Gabriel 11/05/2014minha estante
Lindo esse livro, eu simplesmente o indiquei para outros amigos, comprei cerca de cinco exemplares para emprestar para uns amigos interessados.. Eu indico também outro livro interessante, Mentes Sombrias - Alenxandra Bracken. Super indico

Karina Reis 12/11/2020

"porque lendo multiplicavam sua vida e descobriam com a imaginação novos sentimentos, aventuras e emoções."

Carol.Panaro 25/02/2020

Que livro fantástico, leva a imaginação à níveis estrondosos

Núbia Esther 23/04/2011

Algo muito estranho e terrível está acontecendo no estádio e colocando em risco a vida de muitas pessoas da cidade. Os pais de Fisco, o tio de Jaiko e os pais de Sara e Arno estão lá, a um passo de serem tragados para a morte. Para salvá-los as crianças precisam encontrar oito letras. Como? Aonde? Quais letras? É com esse "pequeno problema" que O Grande Labirinto nos é apresentado. A narrativa já começa a todo vapor e a adrenalina corre a mil... E o que uma livraria com ares góticos tem a ver com a história? Que segredos D. Pantaleão, o livreiro, esconde? Será que ali, entre os livros, as crianças encontrarão respostas?

É esse o pano de fundo para as muitas aventuras que as quatro crianças empreenderão. As respostas não estão na leitura dos livros, mas dentro deles e dos fatos históricos que de uma forma ou de outra estão relacionados com a sociedade humana. Como assim dentro dos livros? Quando digo dentro é dentro mesmo, nossos heróis literalmente se encontram com outros heróis da literatura e o fazem porque o "segredo" de D. Pantaleão é o pequeno cubículo denominado por este de "O Labirinto das Sereias", e este pequeno cubículo é a porta de entrada para essas aventuras. E que aventuras!

Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, Simbá, Sherlock Holmes, Leonardo DaVinci, Lao Tsé e isso só para citar alguns. Tudo isso aliado a uma narrativa jovem, simples, cativante e ágil. Feita na medida certa para agradar aos jovens e o que é melhor, sem os maneirismos e vícios de linguagem que alguns livros dedicados a esta faixa de leitores têm apresentado.

Savater foi muito feliz na escolha dos personagens, que se encaixaram muito bem na história e foram citados com propriedade, entregando a enorme admiração do autor pelos grandes ícones da literatura e da história. As citações também servem para outro propósito, deixar um gostinho de quero mais. Em uma época em que o incentivo à leitura faz-se mais do que necessário, Savater desempenha um bom papel, nos apresenta tão bem os personagens "emprestados" que a vontade de ler as outras obras surge quando menos se espera. Uma boa leitura para indicar para aquele primo "preguiçoso", quem sabe ele não se anima a ler as outras obras também?

[Bookaholic World]-http://abookaholicworld.blogspot.com/2011/02/sexta-do-leitor-o-grande-labirinto.html

Mi Sgarbi 16/03/2021

"Construa uma alma. Faça uma alma verdadeiramente sua, resoluta e flexível, imune às mordidas do preconceito, sem falso pudor nem vazia arrogância. Uma alma solidária, solidária..."

Caramba! Que lindo encantador!
Necessário e simplesmente... Lindo.
Cheio de aventuras e referências.
Sem dúvidas, uma das melhores leituras desse ano, até aqui.

Leiam! ??

Dearibeiro 19/07/2023

Uma delícia de leitura
Eu amei esse livro quando li. Peguei emprestado na biblioteca da escola e fiquei encantada com a história.

Me lembro bem da sensação gostosa da leitura e do quanto fiquei imersa nela.

Larittrix0 02/02/2021

Pode sem ler sem medo!
Este foi, talvez, o primeiro caso de mistério que li. Me senti cativada por cada detalhe da história. Mesmo que eu fosse só uma criança, me vi presa, um pouco assustada e MUITO, MUITO curiosa.

Leiam para seus filhos, mãe, pai, avô, sobrinho, alunos... Super recomendo.

Guida! 24/04/2009

Interessante e impressionante.
Nos alerta a tudo o que vivemos hoje em dia, o risco que nossas almas correm de se comrromper! Adorei esse livro

Renata 16/05/2023

Leitura obrigatória
O Grande Labirinto, foi um dos primeiros livros de aventura que li, ele foi o grande precursor da minha vida literária, claro que não foi exatamente meu primeiro livro lido, mas foi como um marco em minha vida, pois o livro trás grandes questões filosóficas sobre conceitos como humanidade, liberdade, conhecimento de si mesmo e aceitação.

Pode parecer simplório em um primeiro momento, e a narrativa pode até não ser de uma elaboração completa, onde os acontecimentos são ?jogados? sem muitas explicações para o leitor, é quase como se nos desafiasse a aceitar o inexplicável, aceitar que tem coisas na vida que não podemos controlar, que não podemos entender.

Mas todas as reflexões que esse livro nos instiga a fazer, valem muito a pena

.geo. 21/06/2021

Que viagem é essa vei?
Gente esse livro é uma viagem muito doida...

Luiz.Henrique 05/10/2020

Um livro para você viajar, pelo mundo, história e tempo
Um livro que ganhei de presente em 2007 na escola, foram mais de 10 anos guardado. Uma grande aventura infanto-juvenil ao qual fui postergando até finalmente encara-lo. Uma leitura cheia de aventuras, que viaja pelo mundo e pelo tempo, auto-conhecimento e crescimento das pessoas, jovens tornando-se adultos e adultos volta do a serem crianças. Uma grata surpresa na última página do livro, do qual eu pessoalmente gostaria de que tivesse sido mais explorada no decorrer de toda a história.

thayse 14/02/2022

?O ?????? ??????????
AUTOR: FERNANDO SAVATER
O romance gira em torno de Fisco, Jaiko, Sara e Arno, quatro jovens que estão muito preocupados com o repentino desaparecimento de seus parentes. Há mais de uma semana, todos foram ao estádio da cidade assistir ao ?Jogo do Século?, porém nenhum deles voltou para casa.

Resolvidos a descobrir o que se passa, os garotos vão ao estádio e descobrem que seus entes queridos estão enfeitiçados por psicófagos (terríveis criaturas que se alimentam de almas humanas) e correm sério risco de vida. Orientados por uma velha senhora que encontraram na partida e que os ajudou a fugir, os quatro jovens descobrem que para libertar a todos é necessário encontrar as oito letras que formam a palavra-chave que aciona a saída do local.

A partir daí se inicia uma série de viagens em busca da chave do problema. Os garotos visitam cidades como Praga, Veneza e Paris e têm a oportunidade de conhecer um pouco mais de D?Alembert, Da Vinci, Dom Quixote e Sancho Pança, Oscar Wilde, LaoTsé e Sherlock Holmes. Essa é, inclusive, uma grande oportunidade de descobrir algumas curiosidades das vidas dessas personalidades e acompanhá-las numa aventura inédita.

Infelizmente, a palavra-chave procurada durante toda a história não pôde ser traduzida para o português, já que o termo em no nosso idioma tem um número maior de letras que todas viagens realizadas. Apesar disso, os leitores não encontrarão dificuldades em descobrir qual é a chave do mistério. Inclusive, a resposta da charada está presente em todas as aventuras, sendo o objetivo comum de todas elas.

James 12/01/2011

Decepção...
A sinopse do livro é incrível, sinceramenete,o livro tem tudo para ser icrível, mas não é! Achei a história muito confusa, e muito repetitiva! O final decepcionou, o que me levou a acreditar que o livro foi muito sem-sentido. Repito: tinha tudo pra ser uma história boa, mas não é!
Ninha 07/05/2012minha estante
Tb acho James começei com maior ânimo e depois abandonei o livro sem termina-lo....E o tenho em casa!

Gabi 03/07/2012minha estante
Achei o finalzinho meio...desnecessário. Sem noção! Mas as aventuras, no geral, são legais.

Alexsander 25/04/2017minha estante
undefined