Sombra da Noite

Sombra da Noite Deborah Harkness

Resenhas - Sombra da Noite

Maria 28/04/2021

Chorei igual uma cadela nessa porra. Diana sofrendo, mas se tornando quem ela realmente é foi TUDO. Peguei um leve ranço do Matt, mas fazer o que ainda gosto desse homão. EU SÓ QUERIA SER UMA BRUXA INFERNOOOOO
Tania 28/04/2021minha estante
Amei os livros e sou apaixonada pela série!!!!???

G 07/04/2021

Sombras da Noite
Assim como no primeiro livro a história é contada de forma rica e detalhada, mas o que realmente faz você não querer largar o livro é o desenvolvimento da Diana e do Mathew, não só como um casal, mas individualmente, ao decorrer do livro eles passam a aceitar quem são e pelo que passaram, e esse descobrimento próprio deles faz com que eles se apaixonem perdidamente um pelo outro de novo, e com que você se apaixone por eles. E além deles todos os outros personagens apresentados são maravilhosos (exceto o Kit, eu sei que ele é um dramaturgo, mas gente ele não precisava ser tão dramático assim). Phillipe é tudo que se imagina que Zeus sonha em ser um dia. O Jack e a Annie não foram só adotado pelo Matt e pela Diana, mas por mim também. E
o Gallowglass é oficialmelte meu novo crush, em conclusão eu amei (quase) todos os personagens e amei o livro.

Raquel.Fagundes 09/03/2021

Bem desenvolvido
Definitivamente gostei muito mais desse do que do primeiro. Aqui a fantasia e os aspectos históricos continuam sendo peças chave da trama, envolvendo cada acontecimento e compondo o enredo de forma bem interessante. Os pontos que me incomodavam sobre Diana ser apresentada como uma personagem submissa e quase sempre à sombra de Matthew foram menos reforçados. Na história, ela entra numa jornada de autoconhecimento, auto aceitação e aprofundamento de aspectos mais práticos de sua magia, o que a coloca como uma protagonista mais ativa e forte, diferentemente da Diana do primeiro livro. O machismo permanece presente, o livro não é perfeito e se a ideia é encontrar em Diana um símbolo feminista, adianto: será uma busca frustrante. Mesmo assim, gostei da evolução. O relacionamento deles também passa por momentos conturbados e depois encontra um caminho com mais honestidade, com menos segredos - algo que me agradou. Ansiosa pra começar o terceiro e acompanhar o desenrolar da história.

@ofantasticomundodebabs 04/03/2021

Qual personagem te deu vontade de tacar o livro na parede??
Minha gente, que ladeira abaixo que foi esse livro, viu? Haha. Eu gostei bastante do primeiro, e achei que o segundo tinha tudo pra ser super bacana, mas fiquei tão irritada com as atitudes de Matthew, com a falta de diálogo e a mudança de foco da história, que tive vontade de jogar o kindle na parede!! (brincadeira, viu gente? pelamordeDeus jamais faria isso com meu bebê! Haha.)?
Acho que a autora enrolou demais e acabou se empolgando muito nas questões históricas (afinal, ela é uma historiadora), e o livro acabou ficando muito cansativo e sem objetivo.?
Apesar de ter passado muita raiva, os últimos 10% (sim, 10% kkkk) melhoraram consideravelmente e me deixaram curiosa pra terminar essa história. Se não fosse por esse final, não faria questão de continuar a série, mas vou persistir porque sou teimosa! hahaha?
Vamos então ao que interessa? ?
A resenha abaixo ?Ã? tem spoiler, viu gente??
Diana Bishop é uma bruxa que não sabe muito bem como utilizar os seus poderes. Matthew De Clermont é um vampiro milenar que estuda a possível extinção de sua espécie e de outras criaturas.?
Os seus caminhos se cruzam após Diana entrar em contato com um poderoso manuscrito, o Ashmole 782. ?
Neste livro, eles precisarão fazer uma importante viagem para encontrar alguém que ajude Diana a praticar e compreender melhor os seus poderes, além de buscar mais informações sobre o Ashmole 782 para entender o que faz esse manuscrito ser tão importante.?
Mas, durante essa viagem, muita coisa vai acontecer. Será que Matthew e Diana conseguirão sobreviver às traições, artimanhas políticas e aos numerosos inimigos que farão pelo caminho? Diana conseguirá exercitar a sua magia? Encontrarão as informações que estão procurando sobre o manuscrito??
É aquilo de sempre: só lendo pra saber!?
É isso, gente! A premissa é bacana, né? Pena que não me conquistou muito! Espero que o próximo melhore.?

Cabral 14/02/2021

Quando li A Descoberta das Bruxas fiquei surpreso demais com o livro. E é por isso que estava esperando muito de Sombra da Noite que acabou, infelizmente, sendo uma das maiores decepções que tive até agora. O livro simplesmente não funcionou.
O livro tem muita informação e não explica todo o necessário, o que me deixou ainda muito mais perdido, porque somos apresentados a vários personagens novos e cada capítulo aparecem outros e os personagens fazem muita coisa e falam muita coisa que não fazem sentido para mim, e que não se encaixam, me deixou bastante confuso
E outro defeito é a enrolação do livro. Eles viajaram para o passado para achar um ashmole 785 e pra acharem alguém que ensinasse Diana a lidar com a magia, só que demora mais de 300 páginas pra fazerem as duas coisas.
Eu me decepcionei com o segundo livro e espero que o terceiro seja tão bom quanto o primeiro

Duda 11/02/2021

Amei mais que o primeiro?
É fato que algumas continuações não se comparam aos primeiros livros, aqueles que dão início a tudo. Muitos são bem ruins, outros são melhores.
Esse segundo livro eu diria que chegou muito perto ou está na mesma posição do primeiro, mesmo eu sentindo que A Descoberta das Bruxas acontece muito mais coisa, e é uma sensação completamente equivocada, já que o tanto de revelações e percalços que acontece nesse livro.
Amei demais o fato de podermos entrar em contato com personagens que no tempo "presente" não teria como encontrar, sem tirar os personagens históricos como a própria Rainha Elizabeth.
Esse livro tem tanto embasamento na alquimia, história, biologia que me deixou impressionada.

Paula1630 11/02/2021

O livro tem um excesso de informações sobre personalidades e construções históricas, tantos personagens acabou deixando o livro confuso em alguns momentos e o foco principal acaba se perdendo um pouco.
A questão do Matthew não conseguir controlar o seu comportamento me irrita (não entendo a Diana aguentar ele).
Tirando as partes negativas o livro apesar de extenso é muito bem escrito, gostei muito de saber sobre os costumes da época, os mistérios sobre o Livro e sobre a magia da Diana foram desenvolvidos com muita criatividade.

Lili 01/12/2020

Releitura de SOMBRA DA NOITE
Depois que tudo começou em A Descoberta das Bruxas, Matthew e Daiana vão se enredar num mundo sombrio, perigoso e de muitos mistérios. Quebrando todas as regras ao se apaixonarem, colocam em risco a sua própria segurança e das criaturas em geral. Bruxas, vampiros e demônios passam a persegui-los, e o melhor a fazer é partir para o passado em busca de segurança. Ao viajarem no tempo, podem também procurar o manuscrito mágico e respostas às maiores dúvidas quanto a magia de Daiana.
Na Londres de 1590, Daiana tem a oportunidade de desenvolver seus poderes, desvendar mais mistérios, vivenciar situações e momentos diferentes com Matthew que nunca poderia imaginar, inclusive perigos e mais perseguições. Ela conhece um lado mais sóbrio e obscuro de Matthew, o que, paradoxalmente, acaba aproximando a relação dos dois.
Matthew e Daiana tem o Livro da Vida nas mãos, mas não podem desvendar todos os mistérios contidos nele. É preciso que retornem ao seu tempo atual para enfrentarem as possíveis alterações sofridas no futuro (presente) em consequência das ações que eles deixaram no passado.
Ademais, eles precisam continuar a busca pelo Ashmole 782 no tempo real e desvendar os mistérios em relação a origem das criaturas.
Aqui temos uma trama toda construída em riquíssimos detalhes reais de uma Inglaterra Elisabetana de 1590. Vale a pena cada detalhe, o enredo e todos os novos personagens que fazem do livro mais interessante e despertam alegria, ódio, gratidão, amor e muitos outros sentimentos durante a leitura.

Alessandra 28/11/2020

Só ladeira abaixo...
Vamos para o segundo livro da Trilogia das Almas, neste livro Diana e Mattew viajam no tempo para fugir da perseguição da Congregação, procurar uma mestra poderosa para Diana encontrar seus poderes e ao mesmo tempo procurar o livro da vida. Tudo para ser um Outlander e aproximar mais ainda nosso casal.
O que deu nessa escritora ? Demorei dias para ler, não me interessava pela história, um livro de passagem, muito lento, moroso... Bastante descritivo, e bem detalhista na parte histórica. Acredito que, por a escritora ser historiadora, ela quis usar seu conhecimento e estudos da era elisabetana (1590) e fez um check list de todos os assuntos o qual gostaria de escrever.
Foi uma invasão de filósofos, astrônomos, dramaturgos e estudiosos que muitas vezes me perdia no diálogo e no contexto. Também senti, que por causa disso a escritora se perdeu do principal objetivo de Diana e Mattew, até os 70% da narrativa, não se falou do livro Ashmole 782 e muito menos a descoberta dos poderes de Diana. O casal continua sólido e se amando, mas por muitas vezes eu os sentia desconectados um com o outro, Mattew não mostrava aquele cuidado e carinho excessivo com a esposa, deixaram de namorar e de ter momentos românticos e por incrível que pareça este livro é o que eles se casam tanto de corpo como de alma. Sabe aquele livro que podia ter 150 páginas a menos ? Este é o livro... Uma pena pois a história é incrível e o casal é poderoso.
Pontos positivos do livro: reencontros lindos do passado e imaginar a outra vida de nomes como Shakespeare e Rainha Elizabeth
Ponto negativo: Alguém avisa que não precisava incluir o melhor amigo de Mattew na história ? O Kit foi um personagem totalmente desnecessário.

Carol B. 23/11/2020

Esse livro é tão cheio de múltiplos eventos que acontecem muito rápido como seu predecessor. Apesar disso, o primeiro não é ruim e esse consegue ser ainda melhor. Parece que os personagens conseguem se encaixar melhor e fazer mais sentido. Soma-se a isso o crescimento da personagem principal, que mantém sua honestidade com os sentimentos, característica já interessante no primeiro livro, e acrescenta a isso a determinação e força que vem de ter conhecido a si e sua história.
Ah e as piadinhas com livros de vampiro (a.k.a Crepúsculo) rendem algumas risadas bônus.
Alguns personagens secundários também crescem na história e no coração do leitor e não pude deixar de torcer por eles também.
Enfim, um ótimo livro

Vanessa 17/11/2020

Completo!
Diana e Matthew vão a fundo para descobrir os mistérios do Ashmole 782 e lutam contra seus inimigos. Diana descobre que pode viajar no tempo e retornam a 1590 para que possa completar seu treinamento de bruxa. Neste tempo Diana conhece figuras como Shakespeare e a rainha Elisabeth I e conhecem outros membros da familia De Clermont.

Alessandra 24/01/2021minha estante
A segunda temporada da série é melhor que o livro.... esse livro li na força do ódio !! Não acabava nunca !! Odiei ver um Mattew frágil

raissa.santos.3 14/11/2020

Da trilogia, este é meu favorito, pois a dinâmica do casal em 1590 é incrível. São tantas pessoas históricas apresentadas, o que eu gosto, pois adoro pesquisar sobre eles, mas o que pode ser negativo para alguns. Há também muita mitologia e magia no meio.