Os Desejos da Bela Adormecida

Os Desejos da Bela Adormecida Anne Rice

Resenhas - Os Desejos da Bela Adormecida

Aline.Balbo 26/03/2020

Meu senhoooor. Que livro é esse??? Já sabia que Anne Rice não tinha nenhum pudor ao escrever, pois já sou leitora de suas obras há uns 16 anos, mas esse livro me surpreendeu de forma absurda.
Embora eu não ligue e procuro estar preparada pra qualquer tipo de conteúdo, devo admitir que esse me deixou muito chocada. Surpresa, mas nenhum pouco decepcionada.

Bete Conrado 26/03/2021

Esse livro apareceu para mim após uma postagem em um grupo de leitura. E como curiosa que sou eu li.
Não tenho gatilhos, tabus e afins, já li muita coisa pesada e sei separar muito bem a realidade da ficção.
Esse livro é um conto erótico sadomasoquista e nos mostra a transformação psicológica através da degradação e submissão.

Daniel 03/10/2013

Não desce
Confesso que ainda não sei o que pensar exatamente sobre o livro. Primeiro, achei ruim. Em resumo é uma sequência interminável de surras, chicotadas, espancamentos, palmatórias, humilhações, violência sexual, estupros e um pouco de sexo. Bem pouco sexo. Não há verossimilhança na narração por mais detalhista que seja. Em vários momentos você se pergunta "como uma pessoa aguenta tanta porrada?" enquanto os personagens se focam apenas na humilhação sofrida. Talvez a autora tenha tentado colocar o fator psicológico das sessões de sadomasoquismo à frente do fator físico para dar destaque mas duvido que diante de tantas chicotadas (que curiosamente raramente tiram sangue) alguém pensasse em humilhação. A história (se é que dá pra chamar de história) é previsível, sempre sabemos que a surra seguinte será pior e mais humilhante do que a anterior. Com exceção do final, não existem surpresas e apesar disso não sinto a menor curiosidade em ler o restante da trilogia. Digo isso já tendo lido coisas do Marquês de Sade, infinitamente mais cruel e pervertido.
ivana.moraes.9 14/12/2014minha estante
Daniel, onde você encontrou os livros do Sade? É que eu queria comprar. Estou doida para ler alguma obra dele. Agradeço muito se você puder me ajudar.

Tribo do Livro 17/08/2012

Desejos Sexuais
Resenha por Ver Sobreira

Muito antes de Cinquenta tons de cinza, houve Madame Bovary, de Gustave Flaubert, grande obra do Realismo francês do século XIX, que pode não ser tão intensa com o primeiramente citado, porém avançado em termos de erotismo para sua época; e ainda O amante de Lady Chaterly, de D. H. Lawrence, publicado nos primeiros anos do século passado(1928), que por conter forte conteúdo de conotação erótica, não foi editado pela primeira vez em seu país de origem, a Inglaterra. Depois desses, muitos autores famosos navegaram por este tema, até Anne Rice que em 1983, publicou esta polêmica trilogia baseada no conto de A Bela Adormecida.

Segundo Bruno Bettelheim por mais que variem os detalhes, o tema central de todas as versões de A Bela Adormecida é que, apesar de todas as tentativas da parte dos pais para impedir o despertar sexual do filho, ele inevitavelmente ocorrerá. Em Os desejos da Bela Adormecida, Anne Rice, escrevendo como A.N Roquelaure faz muito mais que isso, pois além dela causar uma desconstrução total da história contada e recontada ao longo de séculos, ela o sobrecarrega com uma carga psicológica intensa e continua.

Num reino distante, uma princesa dorme, diz a lenda que já faz 100 anos, por conta dela todo seu reino adormeceu. Chega um príncipe, que não acreditava nesse fato, e ele se depara com a beleza em pessoa, com seu ar angelical em seu mais profundo estado de sono. Até aqui, a história poderia ser a mesma, porém a partir do momento e da maneira como o príncipe despertar Bela, chegamos a detalhes mais profundos. O príncipe desperta a princesa através da iniciação sexual e ela desabrocha e acorda seu mundo, em todos os sentidos. Por este ato, as exigências do príncipe são nada mais, nada menos que Bela vá para seu reino, como uma espécie de tributo. Chegando lá, Bela passará de princesa mimada, a querida e escrava sexual do príncipe, servirá a todos os seus caprichos, será uma submissa.

(...) Levarei Bela para me servir - informou o príncipe - Ela é minha agora. (...)
O rei apertou os lábios resignado, e concordou lentamente com um movimento de cabeça. (...)

A partir daí o conto de fadas se tornar uma narrativa no mais puro estilo BDSM, (bondage,dominação,sadismo e masoquismo), também conhecido como Parafilia – um padrão de comportamento sexual, cujo o prazer, não se encontra exatamente na cópula, mas em outras atividades. Em determinadas situações este tipo de comportamento é considerado perversão ou anormalidade. Prepare-se para este livro então, pois Anne Rice, em nenhum momento da narrativa teve pudor para descrever as relações e atitudes do príncipe para com Bela.

Em diálogos fortes, atitudes diretas, ações por vezes até perversas para certos ponto de vista, a história se desenrola e Bela vai aprendendo de forma intensa, obscura e ao mesmo tempo prazerosa os segredos da submissão, os deveres de uma escrava sexual para com seu mestre dominador. Ela terá que se desprender de todo seu pudor, terá que se expor, será humilhada, mas aprenderá a ter autocontrole sobre as sensações de seu corpo, aprenderá os "benefícios" do prazer intenso. Antes de chegar ai , ela conhecerá Alexi e Tristan, dois jovens príncipes, na mesma situação que ela, ou seja, também escravos sexuais. Com Alexi, ela aprenderá a aceitar a condição de escrava, sem nunca perder o sentido de realeza que a condição de seu nascimento impõe. Alexi contará seu próprio martírio, para que Bela se sinta mais cômoda e possa superar seu infortúnio ou seu bel-prazer, isso iremos tentar descobrir. Com Tristan, não será diferente, porém nascerá um algo mais entre eles. Mas, a partir do relacionamento dos três, muitas transformações acontecerão na vida de Bela e ela passará de querida do Príncipe daquele reino, a uma perdida e será vendida, juntamente com Tristan para um sultão, como uma espécie de punição com dias contado.

Desconcertante, intensa, instigante, sombria e pervesa esta é a narrativa que Anne Rice constrói em Os desejos da Bela Adormecida. Não é um simples ensaio sobre dominação e submissão, e sim, um perfeito apanhado de onde determinadas práticas sexuais levam o ser humano, porém não há como negar, não é leitura recomendada para qualquer pessoa, principalmente aquelas que tenha preconceitos e tabus enraizados, pois Rice faz questão de quebrar todos eles.Ao final Bela apesar de torna-se uma submissa e também escrava de seus próprios desejos e de seu dominador não perde a doçura. Na longa viagem de punição que fará, encontrará em Tristan um apoio, muita além das práticas sexuais.

Como prova de desconstrução do conto de fadas, a narrativa nos apresenta diversas conotações, uma delas seria o sonho adolescente de juventude e perfeição com afirmaria Bettelheim, isto não passa de um sonho. Há outras imposições na vida que precisam e devem ser apreciadas. O que permanece do conto original é a certeza da transmutação do ser, ao estar adormecida, congelada no tempo por 100 anos, a princesa perdeu as principais transformações ao longo do tempo. Quando despertada, ela deve desabrochar, se modificar e desenvolver.É a afirmação de que qualquer transição, de um estado a outro é repleto de perigos, no caso desta narrativa é ultrapassar mesmo que incosncientemente o medo do prazer, de se sentir pleno e confiante através do sexo.

Agora, é ler A Punição da Bela, e ver como será este caminho de descobrimento e sofrimento da princesa. Não tenho como recomendar ou não recomendar este livro, pois é um tipo de história que depende da cabeça de quem lê. O que posso afirmar é que, se decidir a lê-lo, prepare-se para se chocar e ir ao encontro do totalmente inesperado, se você se rende fácil rsrs...Particularmente não sou fã e nem deixou de ser de Anne Rice, o que me levou a ler este livro – e ainda vou ler os outros dois – foi minha curiosidade e constância em observar e tentar entender a desconstrução de gêneros literários – coisa que Anne Rice faz com muita destreza e segurança, pois notem, este livro é original de 1983, e não pode ser enquadrado em modismos literários – que neste caso, passou do conto de fadas ao um conto totalmente erótico, sensual e sexual. Aguardem, se têm coragem de ler.

Referências Bibliográficas:
BETTELEHEIM, Bruno. A Bela Adormecida .In: A psicanálise dos contos de fadas. Editora: Paz e Terra: 2012. p-311-324
Crika 10/09/2012minha estante
Não gostei pelo seguinte: vc tem obrigação de anunciar que tem SPOILRES na sua resenha? Ou Poderiamos chamar de um resumo do livro?

Tribo do Livro 10/09/2012minha estante
Oi,
Crika, tudo bem? se vc considera spoilers o trecho do livro que coloquei tudo, bem. Não fiz spoilers da história e sim uma análise bem breve. Mas cada qual pense o que quiser.

Samara Pimenta 08/05/2016

Resenha no youtube
Venham conferir a resenha do livro "Os desejos da Bela Adormecida" no canal "Hoje é Dia". ;D

site: https://www.youtube.com/watch?v=4vtzTsOecKA

Karola 14/07/2022

WTF?! Anne Rice entrou no mundo BDSM! HELP ME
Gente! Eu preciso contar a minha relação com esse livro! Kkk
Eu fui a uma livraria e me deparei com essa nova saga da Anne Rice, recém lançada na época, e fiquei super feliz da minha autora favorita ter lançado qualquer coisa que fosse e comprei na hora.
Mas eu não tinha ideia, IDEIA, do que seria esse livro, eu nem sequer sabia do que se tratava a história, simplesmente comprei kkk
E MANO DO CÉU!
Eu fui pega de surpresa com o nível de entendimento tô da Anne em relação ao BDSM Sádico. Quase caí morta!
Um livro extremamente pesado, e que muitos acham desnecessariamente brutal.
Mas pensando aos olhos dos BDSM sádicos isso pode ser algo muito além do que estamos acostumados normalmente.
Quem somos nós pra julgar, não é mesmo?
Pq é nítido o quanto a Bela passou amar tudo o que acontecia com ela e se deliciar com toda situação. Ué, quem sou eu pra julgar? Deixa a menina kkkk

Eu li todos os 3 livros e achei um melhor que o outro. Uma história bem alinhada, com começo, meio e fim é muito bem escrita.
Acho que a Anne já começou escrevendo o livro sabendo como seria o final.

Se vc não tiver mente fechada, meu amor, leia!
Leia pq vale a pena!
Acho se você for o estilo mais conservador, mais mente fechada, mais antiquado, passe longe E MUITO LONGE dessa saga!
Magnus 23/07/2022minha estante
bdsm é extremamente contra o estupro, todas as relações de bdsm tem um contrato de sempre ter respeito um com o outro e é tudo sempre combinado

Aracele 14/10/2018

Conto de fadas? NUNCA!
Um livro que me prendeu a cada página virada e cada palavra lida.
Não tinha lido nada dessa autora Anne Rice, me surpreendeu pelo fato de eu achar que era um conto de fadas as avessas #sqn nem chega perto de um romance, gostei muito. Livro muito forte , para poucas pessoas com desempenho de separar uma simples leitura do real.
Se pensa que vai achar romance de época esqueça, Anne Rice se superou em contar a historinha de criança numa forma do "e viveram felizes para sempre", nessa historia isso não existe, e se não gosta do assunto nem tente ler.
Claude.Valentine 16/01/2019minha estante
Finalmente, não tinha encontrado ninguém que gostou desse livro. As pessoas simplesmente não entendem o que é gosto.

VâniaAkira 20/04/2022minha estante
atualmente eu to tentando ler pela segunda vez !! e assim, é quase que difiicil no primeiro momento mais, vamos dizer que a raiva pelo principe e a vontade de saber se bela irá reagir me faz atualmente querer muito terminar, ja que é uma trilogia !! um ponto que marco é como a escrita da Anne Rice é divina, digo pois esse é a minha primeira leitura ou melhor contato que tenho da escritora .

BelleNogue 14/10/2012

Sem noção
Amo a Anne Rice mas o que danado aconteceu com esse livro, não cheguei nem na página 100 e olhe que insisti muito. Totalmente sem pé nem cabeça.

Ane 14/05/2019

Esqueça a " Anne Rice " que você conhece.
Antes da resenha, vamos a um check list bem rápido!

? bom detalhamento de ambiente, e fácil imaginação.
? Personagens com evolução
? BDSM HARDCORE.
? Possuí continuação
? Entrosamento de leitor-personagem é viável ( na maioria das vezes, ao menos )
? ALTAMENTE EXPLÍCITO ( Afinal, isso é uma trilogia erótica meus amores )
? TORTURA pode ser vista aqui, e não é pouca!
? Múltiplos personagens que fazem sentido a história ( sabe aquele carinha que você acha não fazer a mínima diferença no fim das contas? Pois é, aqui ele faz! )
× Não é " Pró-security ". Se você se incomoda com leituras BDSM que não exista safe, talvez esse livro não seja para você.
× O prazer não é mútuo: se você espera que os submissos aqui gostem do que recebem, talvez se frustre.
× Práticas proibidas são realizadas aqui.

É óbvio que o livro não se trata de um contos de fadas que deva ser retratado com final feliz, pois o começo mesmo não é nada feliz, muito menos a passagem da pobre Bela. A realeza aqui tem forte poder e exerce isso dá corma mais humilhante possível: escravizando sexualmente aqueles que devem servir a si. Inclusive a nobreza.

Princesas mimadas rindo e almoçando em mesas longas? Não mesmo! Aqui, elas comem ao solo, aumejando um dia estar aos pés da rainha. Literalmente.

Príncipes que casam e amam sua predestinada? A rainha não permite de maneira alguma, na mínima desconfiança a relação é cortada.

Jogos sexuais, tortura ( pesada, hardcore, seja lá como queira chamar ), intriga, desejos e descobertas. No livro tem de tudo um pouco, e se você já está cansado do clichê " heterozinho " de Dominador e Submissa, não se preocupe: aqui tem de tudo um pouco, sem distinção.

A escrita de Anne Rice muda um bocado nessa trilogia, e particularmente algumas coisas são difíceis de imaginar, minha maior dificuldade foi de entender o " varal humano ", a famosa cena do melado - pobre princesa, concordo com Bela nesse caso -.
O livro é bem envolvente, tirando pelas cenas que podem sentir repúdio, dá para se sentir triste com nossa protagonista, amar e odiar a rainha ( que mulherão! ), querer esganar o treinador de Bela e dar uns tabefes no princípe - não vou dizer qual, haha! - passei boas páginas imaginando o que seria o pior castigo empregado: a " Vila ", para onde vão os incorrigíveis que servem a realeza, parte de mim desejou que Bela fosse pra lá só para matar a curiosidade.

É um bom livro pra quem gosta do gênero, será que Anne Rice tem um passado obscuro por essas bandas?
Claude.Valentine 18/10/2019minha estante
Pois é. ? inacreditável que alguém se sentou e escreveu algumas dessas cenas usando realmente aquelas palavras! Mas não achei assim tão inacreditável que fosse a rainha Anne Rice (a maioria de seus livros tem teor erótico). Adorei sua resenha, finalmente alguém que entendeu a proposta da obra.
Mas poderia explicar o que quis dizer com:
"Para quem vem de leituras do Entrevista, fica os pensamentos sobre Lestat, Armand e Louis... HUUUMMMMMM...."

Vivian 01/05/2013

A unica coisa a dizer é que é um livro bem difícil de ler,mas depois q se acostuma não conseque parar de ler.

Kelly Barros 19/01/2013

Chocante e perturbador
Nem sei muito como escrever o que eu penso sobre esse livro. Nessa onda de livros Hot, resolvi ler Os Desejos da Bela Adormecida, achando que seria algo no estilo Cinquenta Tons de Cinza. Mas não cometa o mesmo erro que eu. Cinquenta Tons é para "amadores", se você quer algo mais hardcore este é o livro pra você. A história começa tradicionalmente com o Príncipe encontrando a Bela Adormecida e a desperta não com um beijo, mas tirando a castidade dela. Ok. Eu sabia que seria um livro Hot, mas eu - a ingênua - não esperava isso logo nas primeiras folhas. Mas isso não é nada comparado ao que vai acontecer depois. O Príncipe leva Bela para o seu castelo e lá ele a escraviza, e ela não vira a escrava sexual só dele, mas como de qualquer um do seu reino - desde um reles serviçal até a rainha! - ali todo mundo é de todo mundo. Nem me atrevo a contar o que a Bela tem que passar antes de chegar ao castelo, ou depois que ela chega, porque foram cenas que me deram ânsia de vômito, nunca pensei que fosse ler algo que me causasse isso - nem acredito que estou escrevendo isso, mas não consegui descrever de outra forma, me desculpem.

Não há amor, e há amor. Bem, eu não acho que o quê a autora chama de amor, seja amor. Compreendem? Talvez lá no mundo que ela inventou seja, mas não no meu mundo. Os escravos são tratados como animais, só servem para o divertimento das outras pessoas e são obrigados as coisas mais inimagináveis ou são castigados com mais inimagináveis ainda. Em vários momentos eu me vi imaginando como era a vida dos escravos no Brasil antes da Lei Áurea e senti um misto de nojo e dó, porque parecia bem com o que era descrito na história.

Agora, você que já leu esse livro, por favor, me explique o que foi o capítulo final? Por que raios ela fez aquilo? Não condiz com o comportamento da Bela até então. Eu tenho uma teoria, mas me recuso a aceitar isso! Foi curiosidade, não foi? Ela queria saber como era o lugar e por isso fez aquilo? O livro termina de um jeito totalmente estapafúrdio! Não é de todo um livro ruim, afinal eu dei 3 corações. Mas ele só ganhou essa nota porque ele enriqueceu meu vocabulário, aprendi várias palavras novas - a minha favorita é inépcia! - e porque ele me fez refletir sobre aquele sociedade bizarra criada pela mente mirabolante da Anne Rice, mas convenhamos, não estamos tão longe de tal. Mas eu só recomendo essa leitura se você tiver estômago forte e estiver preparado para um livro completamente sem romance ou pudores.

Resenha publicada originalmente em: http://comchocolatequente.blogspot.com.br/2013/01/resenha-os-desejos-da-bela-adormecida.html
Yumi 13/02/2013minha estante
Amei sua resenha. Não vou ler mais esse livro nem sonhando o.o omg. Muito obrigada por me salvar de tal coisa kkk